domingo, 30 de novembro de 2008

D312, tênis e frescobol

Um domingo bem tranquilo, com a turma torda acordando tarde, ressaca da noite anterior, inclusive nós. Aqui nas nossas bandas do Jardim Botânico, um meio penico do Rio, era olhar para a montanha do Corcovado e sair de capa e guarda-chuva, olhar para a Lagoa e praia, se animar a colocar uma roupa para dia quente, pois brechas de céu azul apareciam. E foi assim que demos uma saída de casa com a Nana e Bela para arejarem, tirando uma média de cada janela, para a Nana alugar o DVD do High School Musical que ela tanto queria assistir. Para passar o dia, uma esticada no comércio das redondezas, jornaleiro, supermercado e sorveteria. Volta para casa, vídeo com a Nana e brincadeiras com a Bela, que se recostou no sofá para assistir, foi se aninhando, quando já não era mais hora de tirar o seu soninho da tarde. Quando vimos, já era hora do jantar delas, com a visita da Vovó Cecília e pizzas do Zona Sul. Dia tranquilo e curto, esperando os exames da próxima semana, para vermos como a nossa baixinha engrena com a retomada das QTs orais.

Aproveitando o post curto, podem notar que o título não tem nada a ver com o que fizemos, mas gostaríamos de dividir com vocês um texto que recebemos por email pouco tempo atrás. É um texto atribuído a Rubem Alves, Escritor, Psicanalista, Doutor em Filosofia, Doutor emTeologia, Educador e muito bem inspirado.. (desculpem a nossa santa ignorância, mas não sabemos quem é), que fala sobre os casamentos, os relacionamentos, que após dizer ter muito pensado sobre o assunto, conclui que existem os casamentos/relacionamentos tipo tênis e os tipo frescobol.

Trazemos aqui parte do texto, pois quando fomos lendo, lembramos das tantas vezes que falamos sobre jogos de tênis, nós de um lado com os quimioterápicos, alguns parceiros desajeitados, e a leucemia, a tristeza e a solidão do outro, tentando nos derrotar. Outras vezes falou-se que o blog era como um jogo de frescobol, onde o objetivo era de manter a bola em jogo, mesmo que ela viesse meio quadrada, o outro devolvia certinha na mão, mantendo o bom nível do jogo. Achamos muito interessante a analagoia principalmente ao frescobol, e ele diz assim:

"O tênis é um jogo feroz. O seu objetivo é derrotar o adversário. E a sua derrota se revela no seu erro: o outro foi incapaz de devolver a bola.Joga-se tênis para fazer o outro errar. O bom jogador é aquele que tem a exata noção do ponto fraco do seu adversário, e é justamente para aí que ele vai dirigir sua cortada - palavra muito sugestiva - que indica o seu objetivo sádico, que é o de cortar, interromper, derrotar. O prazer do tênis se encontra, portanto, justamente no momento em que o jogo não pode mais continuar porque o adversário foi colocado fora de jogo. Termina sempre coma alegria de um e a tristeza de outro.

O frescobol se parece muito com o tênis: dois jogadores, duas raquetes e uma bola. Só que, para o jogo ser bom, é preciso que nenhum dos dois perca. Se abola veio meio torta, a gente sabe que não foi de propósito e faz o maior esforço do mundo para devolvê-la gostosa, no lugar certo, para que o outro possa pegá-la. Não existe adversário porque não há ninguém a ser derrotado. Aqui ou os dois ganham ou ninguém ganha. E ninguém fica feliz quando o outro erra - pois o que se deseja é que ninguém erre e o que errou pede desculpas, e o que provocou o erro se sente culpado. Mas não tem importância: começa-se de novo este delicioso jogo em que ninguém marca pontos... A bola são nossas fantasias, irrealidades, sonhos sob a forma de palavras.

Conversar é ficar batendo sonho pra lá, sonho pra cá.. Mas há casais que jogam com os sonhos como se jogassem tênis. Ficam à espera do momento certo para a cortada. Tênis é assim: recebe-se o sonho do outro para destruí-lo, arrebentá-lo, como bolha de sabão... O que se busca é ter razão, e o que se ganha é o distanciamento. Aqui, quem ganha sempre perde.

Já no frescobol é diferente: o sonho do outro é um brinquedo que deve ser preservado, pois se sabe que, se é sonho, é coisa delicada, do coração. O bom ouvinte é aquele que, ao falar, abre espaços para que as bolhas de sabão do outro voem livres. Bola vai, bola vem cresce o amor... Ninguém ganha, para que os dois ganhem. E se deseja então que o outro viva sempre, eternamente, para que o jogo nunca tenha fim."

Tenham uma excelente semana. Bem-vindo dezembro! Fiquem com Deus.
.
PS: Feliz aniversárioa para a Pri, amiga querida e irmã da outra blogueira Coli. Que Deus lhe ilumine sempre. Muita saúde, paz e alegrias para você, Gui e toda a sua família. Grande beijo e nosso imenso carinho.

10 comentários:

Denise Sertã disse...

Béééééééél e Rodrigo, Nana e Bela,

Adorei esta analogia do Rubem Alves! O google revela q. até dons culinários ele tem...Inspiradíssimo mesmo.
Ainda bem que a Nana e a Bela contam com um casal de queridos papais que, apesar de jogarem tênis no planeta terra, são craques no frescobol nos 2 planetas.
(Vou começar a treinar na praia de icaraí...(rsrsrs)
BEIJOS, BOA NOITE, BOA SEMANA,
Denise, Carlos, Lourenço e Olavo.

P.S.: Renata, tô doida para saber das novidades!

Anônimo disse...

Bel e Rodrigo,
Adorei a analogia!! Mas, gostei mais ainda deste domingo, com pizza do Zona Sul, para fechar!!
Isso é maldade, por que pizzaolo coreano, ninguém merece.
Vou contar uma, quando pisei pela primeira vez na Coréia, depois de 24h de avião, 3 crianças e uma casa de cabeça para baixo. Quase tive um treco. Minha mudança havia chegado, enquanto eu estava no Brasil e tiraram TUDO das caixas e espalharam pela casa toda.
Enfim, só estou querendo que vocês imaginem o cenário. A secretária do Roberto estava aqui para nos receber e com uma pizza do Pizza Hut!! Até que nos animamos um pouco....depois de acharmos pratos, copos, talheres, nos sentamos e advinha de que era a pizza????????????????????
DE BATATA-DOCE!!!!
Enfim, eu e a culinária coreana não nos damos muito bem até hoje, mas meu marido gosta muito, menos da pizza de batata-doce!!! Essa só olho puxado mesmo!!
Que este mês de dezembro seja repleto de SAÚDE!!!!!!
Adriana

Anônimo disse...

Oi Bel e Ro,
Muito interessante essa analogia: tenis/ frescobol!
As raquetes de frescobol têm sido parceiras constantes nas nossas idas a praia, clubes, viagens, etc... Já tem até um lugarzinho especial na mala do carro.
O Lipe sempre fala para as crianças que a bola tem que chegar até a outra raquete, seja vindo quadrada ou redonda, mas tem que chegar ... e o melhor é que não existe competição!
Retomamos com o frescobol por causa de um problema coluna Lipe que o impede de fazer esportes com alto impacto .. então ele está super feliz por poder bater uma bolinha com as crianças e se surpreendendo com a evolução dos dois desde que começaram com esse programa no inicio desse ano!
Mudando de assunto: que domingo curto, mas muito prazeroso! Imagino a alegria Nana indo alugar DVD do HSM! Que a semana continue assim!

DICA SÃO PAULO - Estive em SP há duas semanas atrás e seguindo sugestão do Guga, fomos visitar junto com Moara + familia, o Museu do Futebol que fica no Estádio do Pacaembu! Imperdível - Custo R$ 6,00 e meia R$ 3,00 - abre diariamente a partir das 10h00, exceto dias de jogos no estádio! Super interessante, interativo, organizado, enfim ... programa maravilhoso!! Vale a pena mesmo para quem não gosta de futebol!

Bjs a todos,
Verinha

Anônimo disse...

Oi queridos amigos,

Fico feliz em saber que o fim de semana foi tao gostoso... tao feliz e especial para as meninas com a inauguração da arvore...

Eu tb gosto da arvore... ja faz parte do Rio... e sabado fica uma festa... todos os predios iluminados... lindo, lindo...

Achei LINDO o texto que vcs postaram... que analogia linda...

muitos bjs para vcs 4!

Patty Langoni

Anônimo disse...

Amigos,
Realmente essa região do Jardim Botânico é uma delicia. Morei por aí 5 anos e morro de saudades dos meus vizinhos e dessa mesma programação que vc fizeram. É muito bom! Ainda desço do morro (gávea) e volto pra aí!
Que interessante a analogia do tenis_frescobol! Melhor ainda ver um típico dia de uma família carioca num domingão do Jardim Botânico!
beijos, boa semana para todo mundo
Paula
PS_ Adriana, ainda bem q a pizza foi só de batata-doce. Imagina se é de gafanhoto! beijos em todos!

Anônimo disse...

Bel e Rodrigo,

que maravilha o exame de sexta com a Bela e a Nana. Duas princesas comportadas. Vcs estão de parabéns! As meninas então nem se fala!

Que bom que as taxas aumentaram e vcs vão poder continuar com a medicação da Bela. Vamos rezar bastante para ela continuar passando bem, apesar dos remédios, ok?

Adorei as fotos e os relatos do fim de semana. Àrvore acesa, Natal e Reveillon chegando e com eles a certeza de que a página foi virada e que o próximo ano será excelente para vcs. Vcs batalharam muito por isso e assim será. Amén!

Germana: amei e me emocionei com seu depoimento sobre a adoção. Vc deve ser um anjo disfarçado, sabia?
O Bob é muito, muito sortudo! Beijocas nele e em vc.

Adriana: seus relatos sobre as suas dificuldades aí na Asia me deixam com uma sensação de que vc também é heroína! No mínimo Super-mãe.

Rê : vc também já pode vestir a camisa do time de super-heróis! Que bom que chegou aí direitinho com as crianças e reecontrou o maridão. Elas devem ter ficado loucas quando viram o pai! Depois conta pra gente, ok?

Essa época de correria tem propisciado uma certa baixa no blog, hein? Sinto falta de alguns BelonGueiros... Até o anônimo anda sumido...rs...

Gente, uma boa semana para todos e até breve.

Renata Serpa Coelho.

Anônimo disse...

Queridos Bel e Rodrigo
Que alegria estar com vocês no sábado e ver sua família linda na festa, curtindo, alegre, participando. Parabéns! Vocês são um exemplo para nós! Beijos Ana Luiza e Tom

Anônimo disse...

Bel e Rodrigo,

Adorei o texto que postaram hoje. é interessante comparar o frescobol com a vida e com os relacioanamentos.... fiquei pensando a respeito.

Que bom saber que o domingo foi ótimo e que vcs estão mais tranquilos. Estive novamente no Conde Dalba e a Maria queria ir na portaria do "prédio da Bela" mostrar pro irmão " um monte de papai noel"... Estava chuviscando e deixamos para outro dia.

Lia, parabéns pela decoração, vc podia tirar uma foto para mostrar para os blogueiros. Está uma graça!

Uma ótima semana para todos e um beijo para as meninas,
Aninha

Anônimo disse...

Queridos Bebel e Rodrigo,
Adorei esse texto sobre o frescobol. Nunca tinha pensado no jogo por esse ângulo. Que vcs tenham uma ótima semana e também um ótimo mês de dezembro que agora começa!
Um beijo carinhoso,
Lucia e Sergio

Anônimo disse...

Bel e Rô
só hoje li o post de ontem. Gente, que delícia de programa, the Fab Four, normal life.
Fiquei super feliz. Pequenos momentos, grandes conquistas e excelentes resultados.
Valeu e está valendo.

Post rápido. Tá tarde, amanhã conto as novidades do dia.
beijos para vocês
Com muita alegria. Feliz de ver vocês respirando aliviado.
Beijos
Nika