segunda-feira, 17 de novembro de 2008

D299, Nana gripada

E a desconfiança se concretizou. O que suspeitávamos que fosse um resfriado se transformou em uma gripe pesada da nossa morena. Lá veio o olho fundo lacrimejando, o nariz escorrendo e a alteração de temperatura, hoje chegando aos 37,5º e ficando nesta faixa por toda a tarde. Sem dúvida sofremos por antecipação em relação à Bela. Até agora, nenhum sinal que tenha pego nada, mas o filme de 2 semanas atrás internados no Copa D'or exatamente por conta de uma gripe, não sai das nossas cabeças. Providências para evitar o contágio são tomadas. Lavamos as mãos da Nana, assoamos seu nariz longe da Bela, tomamos os cuidados para não dividirem os mesmos talheres, lavamos muito o seu nariz com soro, colocamos-na para dormir no nosso quarto e não com a irmã. Entramos também com um descongestionante nasal para este processo de coriza. Mas sabemos que a gripe tem seu ciclo, agora é rezar para que saia rápido dele e que nossa pequena guerreira saia ilesa desta. Ficou realmente bastante baqueada, quando normalmente é um tourinho.

Obrigado amigos pelos valiosíssimos comentários de hoje. É sempre tão boa esta retribuição de carinho de vocês, cada um a sua forma, olhando para um lado especifíco de toda a coisa, sugerindo uma forma de atenuar o nosso sofrimento. Muito obrigado mais uma vez, vocês mal podem avaliar como nos aliviam estando aqui conosco. O Blog é um grande "remédio" para as nossas angústias. Tínhamos planos de viagem sim, curtinha ali para Itaipava, mas o tempo e as viroses não nos ajudam. A médica da Bela sugere que não viajemos com tempo ruim, frio ou para lugares úmidos, o que faz sentido. Então cancela-se viagens e aguarda-se. Este não é o problema, como dissemos antes, a falta de planejamento, o afastamento do trabalho da Bel, os programas caseiros não são um problema. O cansaço que desgasta é o emocional, o medo antecipado de algo que ainda não aconteceu, mas sabemos bem como é doloroso. Não conseguimos fugir da pré-ocupação.

A retirada do catéter foi merecidamente comemorada, pois o dia-a-dia da Bela mudou para muito melhor, mas em contrapartida (sempre há o mas...), os períodos de internação passaram a ser infinitamete mais dolorosos. Este medo da sua dor futura é o que nos corta o coração. E sabemos que a Nana e a Bela terão gripes e resfriados, só precisamos nos acostumar com a idéia do que é simplesmente remediado com uma dose de Novalgina, para nós não será, por um bom tempo. Sabemos exatamente o que temos que trabalhar, a bola está conosco e o blog nos ajuda a desvendar esta nossa ansiedade, expor o fantasma para conseguirmos afastá-lo. Se a internação chegar, vamos tratá-la da melhor forma, com energia e alegria como a nossa baixinha merece. O difícil é o momento que antecede, a entresafra, o cinza, onde o futuro é incerto, não sabemos se enfrentaremos o branco ou o preto.

Mas o que importa hoje é que a nossa Bela está muito bem, com um ótimo apetite e tendo tirado um bom soninho a tarde e recuperado as forças. Enquanto isso, Nana voltou da escola para lá de arriada e também tirou um bom soninho enquanto a Bela ainda dormia. Acordaram e brincaram. Tentamos separá-las ao máximo, mas é praticamente impossível, pois onde uma vai a outra vai atrás. Na cabecinha delas, as melhores brincadeiras são quando estão juntas. Separaremos então quando dormirem.

Já é bem tarde e Bela ainda está acordada e falente, o que não ajuda muito a nós aqui desligarmos. Vamos ficando hoje por aqui, pois a semana começou puxada. Fiquem com Deus e obrigado pela grande troca.

18 comentários:

Anne disse...

Oi queridos !
Ontem nao pude escrever mas em compensação acho que serei a primeira hoje !
Começo com uma frase , mais uma !, que entrou recentemente no meu caderninho de frases bacanas ( sim, eu tenho um caderno só pra isso):
O contrário do medo não é a coragem, e sim a fé .
Quando eu a escutei, confesso que me deu uma tranquilizada. E poderia escrever um tratado sobre isso, mas vou poupá-los.
O fato é que a gente se cobra muito o tempo todo e acabamos visando um padrão super heroico, que não existe ! E isso é um prato cheio para as angústias, frustrações ,tristezas .
O que essa frase me fez pensar é que a gente não tem o poder todo que imagina, e por isso vamos sempre sentir medo, ter preocupações, porque nunca estaremos totalmente prontos para as surpresas . Já ter fé é o que melhor pode nos preparar para enfrentar seja o que for. Ter fé é reconhecer que somos limitados e , imperfeitos , e ao mesmo tempo é se encher de poder, de confiança e de esperança.
Também quando escutei a frase, lembrei mto de vocês, Bel e Rô, pq sei que Fé vcs têm de monte e esse pensamento me fez renovar a confiança de que está tudo indo bem com a Bela e vai ficar melhor ainda . Foi uma lufada de ar bom , uma re energizada nos pensamentos. Gostei de pensar assim e te ter essa visão da vida : a gente se cobra não ter medo de nada, estar pronto para tudo, mas em algum ponto isso se torna inócuo, porque o mais importante é ter fé, e isso, como já disse, vcs têm de sobra.
Só mais uma coisinha: reforço o incentivo para vcs desabafarem e desopilarem seja via blog, telefone, ao vivo... Serão sempre acolhidos com carinho.
Um beijo grande
Anne
Ps's agora :
Tininha : sabia que vc ia fechar com o cara,e seu micro banheiro vai ficar mega lindo ! Sei que vc já está alhures, mas aproveite a viagem. Passei a tarde ontem com a Ana Luisa e ela falou mto bem de vc e seu irmão .
Demais companheiras de Morar Mais.. : Elisa e Bia , Denise, Aninha, Anna, Anna Luiza, Germana&Bob - foi uma tarde deliciosa, temos que arrumar agora outro tema para nossos programas pq tão cedo não teremos outra mostra de decoração.
Beijos novamente
Anne

Anna Claudia disse...

Não resito a este PS prévio:

Anne: Como não teremos outra mostra de decoração ? Enquanto houver obras, teremos muitas mostras ! O banheiro da Tininha, o novo apartamento da Anne, os móveis que um dia a Germana vai comprar, o novo apartamento do Rodrigo e da Bel, a adega da Vó Cecília e muitos outros que virão rsrsrsrs Êta blog obreiro este !

Germana disse...

Ahhh, nada como um dia após o outro e uma noite com temporal no meio, ne? Minha casa virou um Titanic afundando sob as águas, passamos horas desentupindo calha, limpando tudo... Bob no bercinho acompanhando de camarote! Dormi exausta, preocupada pensando "e agora?" "Como será que eles estão?". Ufa! Tão bom acordar com sol, a casa seca (reforma da calha já sendo providenciada), Bob sorrindo (nariz escorrendo, mas sorrindo). Melhor de tudo, acordar e ler que vcs se sentiram acolhidos, mais otimistas, e que a Beloca continua naquele gás todo! Ahh, a gripe da Nana vai ser como a febrinha do João Eduardo (da Tininha): bobagem passageira.

Eu achei ó-t-i-m-o o post de vcs ontem. De onde vcs tiraram a idéia de que tem que estar tudo 100% bom o tempo todo? De que não podem sentir medo? De que vcs têm que sair saltitando alegres por aí? reparem que no final do post vcs pedem desculpas. DESCULPAS???????? Pelo quê?

Quando mencionei em se dar esse tempo, não falar da doença e até sumir do blog (eventualmente, como um respiro), não quis reprimí-los não. Nem afastá-los do nosso colinho. Longe de mim. Mas é que tenho medo de que, de alguma forma, vcs se cobrem a nos mostrar ou parecer que estão ótimos o tempo todo, que são esse modelo de família, de equilíbrio etc. Todos nós, eu mais do que ninguém, vivemos repetindo que vcs são incríveis, são nossos super heróis e por aí vai. Pois olhem só que coisa ótima: vcs são humanos, são gente. Podem se descabelar, podem ter medo, podem se sentir frágeis, podem não entender nada, patavinas do que está acontecendo a sua volta. Podem se sentir perdidos. E tb podem se sentir feliz, alegres, curtindo bons momentos. Não existe preto e branco. É sempre uma coisa meio misturada na outra.

Sobre o medo do futuro, amigos, lá vou eu fazer propaganda da Arte de Viver (www.artedeviver.org.br). É sobre respiração e meditação, como já contei. Eles dizem que nosso pensamento vaga entre o passado (angústia, culpa, remorso) e o futuro (ansiedade, expectativa, medo). A chave é focar no presente. Facil falar, mas para fazer há que se exercitar muito. É uma técnica!!! Eu faço a coisa meio na lateral. Por exemplo, não medito todo dia, como carne vermelha, falto um montão de encontros. Mas quando faço, quanta diferença!!!! Não é nada muito zen, estereotipado. É uma técnica relativamente simples e útil para todo mundo!

Se não querem meditar a fundo, tentem simplesmente barrar o pensamento futuro. E a sugestão minha, da Anna Claudia, da Nika e de tanta gente continua: um divãzinho é fundamental! Eu já teria afundado muitas vezes sem essa ajuda. A Anna Caudia segurou a onda de tudo e quando disseram que a filha dela estava bem e não ia mais ao hospital regularmente ela quase pirou e foi para análise (é claro que estou simplificando). Pode isso? É muita emoção misturada, todas as reações são possíveis!

De certa forma, esse blog é uma análise coletiva, ne? Muito legal mesmo essa troca. Até nós que não estamos vivendo na carne a ex-doença da Bela nos sentimos apoiados com tantos comentários lindos aqui. Mas não é suficiente, ta?

Cooper, que barra pesada essas 12 horas de pânico!!! Ainda bem que não era nada! Essa lente de aumento que vc descreveu se encaixa perfeitamente na vida de todos nós. Infelizmente esses sustos sempre vão nos acompanhar...

Bel e Rô, fiquem com Deus. Espero que tanto palpite da minha parte não seja invasivo demais, ta?

Beijos, Gê

Família SP2 disse...

Cooper, Anne, Germana e Anna Claudia!
Como escrever uma linha qeu seja depois do que eles escreveram sem ser redundante? Sem chover no molhado?
Eles foram extremamente felizes em tudo o que escreveram e todos a seu modo tem razao no que se resume simplesmente em:
A vida segue em frente e voces vao seguir junto.
Com gripes com resfriados, com picadas no braço, com ou sem antecipação de sofrimento.
E todos nos sabemos que independe de estarmos aqui falando e vos aconselhando a maneirar, a relaxar, a viajar, a se despreocupar, que voces vão continuar vivenciando ao vosso modo e esse vosso modo é um modo que tem a sua dose de atençao, de preocupação.
Deixemos que o tempo vos amaine as preocupações. Que os sorrisos e brincadeiras das meninas vos aliviem o fardo.
Tal como disse uma vez D. Lena queriamos todos vos tomar esse fardo, mas todos sabemos como isso é praticamente impossivel.
De maneira que aqui deste nosso "speaker's corner" vamos imprecando contra as febres e os resfriados, vamos torcendo para dias de sol, vamos orando para que que a Fé continue inabalavel dentro dos vossos corações, vamos vos acompanhando dia e noite e dizendo:"estamos aqui, pro que der e vier!"

Junto-me aqueles que estranharam os pedidos de desculpas. Permito-me vos relembrar que este blog é de voces!! Nos somos meros coadjuvantes, aqueles carinhas que limpam os camarins dos astros e estrelas!
Voces aqui tudo podem: rir, chorar(espero que pouco ou nada!) berrar, xingar, espernear, louvar, tudo o que vos der na telha!

Ah e quem tem que agradecer somos nos por voces terem levado as meninas la pra casa! nao o contrario! È festa cada vez que elas pousam là em casa! E é uma benção podermos aproveitar cada momento maravilhoso desta cura. E os dindos estavam tronchos de saudades dessas duas princesas!! E dos irmãos também!!


Beijão da Familia SP2

PS1 - Cooper, Anne (to com febre!!), Germana e Anna Claudia, belas palavras. O sentimento que vos serve de tinta e a razão de caneta, dão aos vossos comentarios um toque todo especial;
PS2 - Nika, ainda estas sob efeito do Frontal??
PS3 - Carol e Bia, vamos aproveitar que as férias chegaram e agradecer todos os cumprimentos que receberam aqui.

Luciana d' Avila disse...

Olá Bel e Rodrigo,
Sabe que agradeço a Deus por estar apreendendo uma grande lição de vida com vocês e os amigos blogueiros, tão sábias escritas com sentimentos de solidariedade, amor, fé, angústias, tristezas, fraquezas, alegrias e ESPERANÇA.
Passei para deixar um beijo enorme e dizer que estamos aqui sempre com orações e pensamentos positivos na torcida que tudo acabará com uma SUPER VITÓRIA.
Fiquem com DEUS.
bjs Lu, Dudu, Duda e Gi

Anônimo disse...

Nada como um dia após o outro....

Gente o que que foi aquela chuva de ontem? Uma ventania louca e aqui na minha área (nem queiram saber onde fica a Prefeitura) tudo parado, metrô fechado, o que fazer?

Primeiro saber onde estavam os meus pequenos. Todos em casa, maravilha....
Fui ficando e pensando muito em como vcs passaram o dia de ontem... Pensei muito no mantra da Bela e repeti inúmeras vezes o NADA QUE NÃO SEJA DIVINO ESTARÁ DENTRO DELA.

Fiquei em paz, tranquila.

Espero que vcs tb estejam em paz.

Quanto ao desabafo, faz parte do programa, vcs são humanos!!!


Beijos
Aninha

PS: Anna Claudia, é tão ler suas palavras.... Viu que foto linda vc e a Anna? Vc que consegue, coloca aqui no Blog.

PS: Nika querida, ainda está "fusada" ?

PS:Carol e Bia esqueci de dar os parabéns para vcs pois passar direto no Santo Agostinho não é para qualquer um não!!! Parabéns meninas e aproveitem muito as merecidas férias.

Lia disse...

Bel e Rodrigo

Espero que a gripe da Nana esteja bem leve e que vcs consigam manter a Bela não tão grudada na irmã, o bom é que apesar da super chuva de ontem o clima continua bom.

Apesar das dificuldades, hoje sentimos vcs um pouco mais animados ou melhor dizendo menos angustiados. Vcs sabem que não estão sozinhos, podem e devem pedir colo sempre que necessário.

Tenham uma 3ª feira bem leve e com menos febre.
Fiquem com Deus.
Bjs para os 4.
Lia Taliberti

PS1- O Cooper reapareceu, como sempre com palavras certeiras.

PS2- Anna Claudia, as fotos da Anna Luisa estão lindas! Desde as poses do ensaio até as coreografias do sapateado, parabéns!

PS2- Meninas fiquei com pena de não ter ido encontrá-las na Morar mais por Menos, mas estava super cansada, fiz uma caminhada pelas trilhas da floresta da Tijuca de 8 hs até 13 hs. Na próxima não faltarei.

PS4- Gostei da idéia de uma confraternização de "Natal" mas não é bom ser muito para Dezembro.

Anônimo disse...

Bel e Rodrigo,

passei aqui para ter notícias... mais notícias de vcs e da Nana do que da Bela.

Viram como as coisas já mudaram muito? Hoje, eu e a maioria dos blogueiros estamos preocupados com vcs. E também com a Nana. A Bela graças a Deus está ótima.

Espero que vcs tenham dormido melhor e descansado um pouco e espero que o resfriado da Nana vá logo embora.

Bela pelo visto está reinando quase absoluta. Viva ela! Que o fantasminha da gripe passe longe longe...

Blogueiros, vcs se superam a cada dia... cada comentário mais lindo do que o outro. Muitas trocas, muitas lições de vida. Muito legal!

Beijos e Abraços,

Renata Serpa coelho.

Anônimo disse...

Bel e Rodrigo,

puxa vida, que coisa não?
Estamos aqui todos, ávidos por acolher vocês, nossos heróis, nossos exemplos e nossos humanos!

Cada um vai segurando a peteca como pode, é natural que as vezes ela caia ou seja segura lááá em baixo... faz parte e, acredito eu, faz bem. Faz bem sim.

Eu estou numa fase de mudanças (literalmente) e às vezes, mal consigo processar tudo, minhas angústias em relação à adaptação dos meus filhos, a sair da zona de conforto, "start it all over again"... enfim. Como estou reagindo com isso? Com o rosto todo pipocado de alergias e acnes. Tem que botar para fora por algum lugar!!! A vantagem é que estou me sentindo uma adolescente. Ha ha ha

Li com intensidade tudo o que foi dito e como o Silveira disse, não há como não chover no molhado.
Cooper, Anna Claudia, Anne: vocês tiveram a capacidade de dizer exatamente o que penso (sem saber que pensava isso). Incrível, não?

Tomara que a gripe da Nana seja passageira que nem a chuva de ontem. A Lulu levou 1 hora e meia no trajeto cosme-velho / humaitá. Chegou bem e esfomeada.

Beijos acolhedores, reconfortadores, compreensivos e com muito carinho.
Nika

P.S Meninas, voltei!! Vida normal. Fiquei morrendo de pena de não ter ido ao Morar mais... Agora já estou na ativa. Contem comigo.

Anne: depois do "colabore com o inevitável", nova frase para ser meu lema. Quanto você quer pelo seu caderninho de frases?

Germana: outra coincidência: aquela menina que estava fazendo primeira comunhão veio direto de lá aqui em casa, com a mãe. O pai já está lá, colega do Ronaldo e eu trouxe umas coisas que ele mandou para elas.

Silveira: tô viva e desfrontalizada. Ah, meus pais amaram o final de semana em Angra, elogios e elogios ao casal.


Luciana D'Ávila, adorei o que vc escreveu. Concordo!

Germana disse...

Lia, que caminhada bacana! Na próxima, sou adepta. heim? só mandar torpedo para 91990803. Adoro isso. Nessa quinta-feira, feriado, minha turma da corrida & Bike vai fazer uma corrida ou pedalada até a Vista Chinesa. Se anima? A saida é 8h (pontual) da Lagoa, na tenda em frente aos pedalinhos.

Nika, que coincidência boa! Que fofa a menina, ne? Vc com acnes adolescentes deve estar tirando a maior onda com a cara dos "entas" (acima de quarenta) do blog, heim?

Adorei o que a Renata escreveu. hahahaha. Todos preocupados com os pais e com a Nana. Beloca tá ótima e esbanjando saúde.

Silveira, como é bom quando vc escreve! Beijos nas meninas.

Família SP2 disse...

PS 4 - Anne, Georgia, Lucinha, Bruna e demais rubro-negros, tenho camisas do Vasco (e o Ro do Flu) para voces poderem ir a Sao Janu torcer!!!! Quem diria, hein?!!
So não vos passo a escalação do time porque tenho dò de mim mesmo ao repeti-la!

Família SP2 disse...

PS 5 - Nika, muito bom ter outra integrante da falange Emoção/Razão do blog, de volta!
Quanto a receber teus pais e tua familia em Angra, repito o que disse ao Ro e à Bel, nos é que deviamos agradecer pois a tua familia é nota 10 e é mais do que um prazer desfrutar do convivio!
Agora depois de toda a babação quero uma coisa: um postal ou um folheto ou um cinzeiro ou um chaveiro ( so nao vale guardanapo de papel!!) do Raffles, que é o "Nec Plus Ultra" dos hoteis!!

Família SP2 disse...

PS 6 - Lia e Germana, esses programas energéticos me lembram as subidas em Bike que eu, Ro e Lipe(Marido da Verinha) faziamos ao Cristo!!!
Hoje em dia chego a duvidar que tenhamos feito essas proezas!!!

Família SP2 disse...

PS 7 - Anne, nao vou tecer comentarios ao teu sequestro do blog, mas esse teu caderninho de frases desperta curiosidades, acho que a bem da ansiedade feminina(claro està, uma redundancia!!) e da curiosidade masculina (aquilo que faz o mundo avançar!) deverias publicar uma frase por dia com o tratado (resumido) respectivo!

Família SP2 disse...

PS 8 - Vovò Lena,
a turba ignara ruge por suas palavras embebidas de luz!!! Volte ao nosso convivio!

Anônimo disse...

Minha Madrinha Querida, não se preocupe. Resfriados são passageiros. Nana ficará bem logo, logo. O futuro será maravilhoso!! Em meus sonhos, estamos comemorando o aniversário da Bela. Todos felizes e ela 100% curada, saudável e feliz!!! Foi um sonho lindo que tive ontem e que com certeza, com a ajuda de Deus e de Nossa Senhora de Fátima, será realidade em breve. Fiquem com Eles, pois estamos enviando nossas orações e energias positivas pra vocês. Com amor de sua afilhada e comadre, um bjo grande.

Anônimo disse...

Há, sem sombra de dúvida, um tom mais relaxado no blog de hoje. Mas, macaco velho (para não usar expressão mais contundente, porém menos educada!) não vou deixar barato essa relaxada de hoje. Isto é, vou deixar barato, se, de fato, relaxaram um pouco. Mas não se deixem iludir pelas historinhas que se contam (nos contamos). Ocorre que, depois de uma assumida de cansaço e esgotamento, como a de ontem (anteontem), as defesas se refaçam. Uma ressaca se instala e a pergunta clássica do day after aparece: acho que exagerei (um pouco). Aí vestimos nossa cara séria, como que a pedir- não falemos sobre ontem! Mas eu, metido, falo mesmo. Falo para que sintam que foi um momento iluminado de vocês. Foi um momento de generosidade e confiança ímpar. E, para nós um privilégio. Digo isso apenas para que sintam o conforto de deixar a cabeça no colo e pedir cafuné.
Se relaxaram mesmo, tanto melhor. Fica o colo disponível, sempre.
Beijo- Cooper

Anna Claudia disse...

Queridos Bel e Rodrigo,

Um beijo de boa noite reforçando o blogo-colo mais carinhoso e confortável do mundo, não ?

Obrigado por serem e parecerem humanos. Soltem a voz e os fantasmas. Na luz, desaparecem !

Obrigada pela confiança em nossa amizade !

Boa noite e melhoras para a Nana. Quem sabe ela não fica boa e vocês dão um pulo em Itaipava ? Hoje a minha Anna Luísa começou a ficar um pouco gripada. Mas vamos com fé que dá !

Grande beijo,
Anna Cláudia

PS1: Aninha, as fotos ficaram ótimas. Se puder, me mande as originais pois as que mandou estão pequenas ...

PS2: Anne, também quero colar o caderninho de frases. Também tenho várias (não escrevo com tanta disciplina).