segunda-feira, 24 de novembro de 2008

D306, com essas taxas, mais casa ainda

Dia de hemograma. Apesar do mau humor que a Bela estava hoje de manhã, a picadinha até que foi bem tranquila. Estava realmente no famoso "tipo assim, que saco, tenho que ir fazer exame", sem falar muito. Sua atitude no laboratório foi de se levantar sozinha, se dirigir para o local do exame e sentar sozinha, sem a ajuda de ninguém. Ganhou um chocolate e enquanto abria..."vapt vupt", mãos de seda com a rapidez de um batedor de carteiras da Dagmar e a Bela nem teve tempo de reclamar. Apenas um aí, curto e baixinho enquanto se distraia no colo da mamãe tentando abrir o chocolate. Hoje foi uma bela resposta do colaborar com o inevitável.

Com o tempo ruim. Ruim não, horroroso, quê qué isso? 18°C durante o dia no Rio quase em dezembro? E essa chuva? Não tínhamos muito o que fazer, a não ser ficar com as meninas em casa e bem agasalhadas, pois estava bem frio aqui dentro também. A equação brincar muito no domingo + terem acordado cedo + Bela não dormindo de tarde + esse tempinho de manhã = dormiram por mais de 12 horas. Mesmo assim o mau humor imperou aqui em casa de manhã. Bela como já dissemos acima e a Nana querendo ir de saia e sandália para a escola, dando uma boa sugada nas energias da Bel. Realmente escolhemos as batalhas que achamos que valem ser enfrentadas com as nossas filhas e essa tinha que ser uma, pois temos que manter gripes e resfriados afastados aqui de casa. O convencimento foi que se ficasse gripada iria para o hospital e para o pediatra. Tiro pela culatra, pois abriu um berreiro, desesperada que não queria ir para o pediatra ou o hospital, que não queria ficar doente. Até que funcionou e chegamos a um meio termo em relação à roupa.

Os resultados do exames da Bela também vieram mau humorados e não foram nada bons. As taxas das defesas caíram mais ainda, muito possivelmente por um quadro viral, que a medula/organismo está trabalhando para combater. Aproveitamos a ida ao CopaD'or para fazer um checkup da Bela, com exames clínicos de rotina. Tudo super bem. Graças a Deus ela está bem, sem sintoma algum que nos preocupe. E esperamos realmente que continue firme assim. O resultado no momento é reclusão mais do que total, independentemente do tempo frio e úmido e suspensão dos quimioterápicos orais. Está difícil de engrenar essa fase de Manutenção.

Aproveitando a paisagem da nossa janela na tarde de hoje, de frio e chuva, ao conversar com a médica uma certa duchinha de água fria. Achávamos, mas não sabemos de onde, que essa fase se encerraria no prazo de 2 anos do início do diagnóstico. Oh oh! São setenta e duas semanas de quimioterápicos orais e hoje tivemos que refazer dia a dia as dosagens dessa fase, que somente havíamos conseguido inaugurar no dia 15 de outubro, no D266. De lá para cá, diversas interrupções e agora mais uma e as 72 duas semanas vão se esticando. Vimos como o diário de bordo que deixamos nas entrelinhas de cada post nos ajuda nessas horas. E não tivemos como escapar dessa vez da frieza de uma planilha de Excel para ir calculando as dosagens dadas e as que terão que ser completadas mais a frente.

Um lado positivo, que acabamos comentando sempre que ele é negativo, é a questão da alimentação. Tem comido bem, o que ajuda a recuperação do seu organismo, da sua medula. A hematologista chegou a suspeitar de baixas de ácido fólico, pois nessa fase a alimentação fica mais complicada, mas nada! O apetite não está uma Brastemp, mas temos conseguido lhe dar uma alimentação bastante rica e saudável, com feijões turbinados. Melhor assim.

E vamos assim, do jeito que dá, sem muitas firulas e guiando a nossa guerreirinha mais uma vez na ponta dos dedos, com pista molhada, devagar, atentos e com o cinto de segurança afivelado. Atenção total para não trocarmos o cedilha por um "s", que está por pouco.

Obrigado por termos a companhia de todos vocês diariamente por aqui. É realmente o que a Germana hoje escreveu hoje, respondendo a uma nova visitante que tivemos, de uma nova família habitando nosso planeta, nessas nossas bandas da galáxia: "juntem-se aos que querem bem a vocês, estabeleçam uma corrente de fé, unam-se nos dias ruins e nos alegres também, dividam as dores, coloquem tudo para fora e os fantasmas parecerão menos assustadores". Buuuuuu!!!! Fiquem com Deus e até amanhã.

11 comentários:

Denise Sertã disse...

Béééééééél e Rodrigo,

Hoje estou disputando com a Adriana.
Aliás, cadê o anônimo?
Este tempinho não está combinando nada com nosso Rio/Niterói!
Olavo amanheceu com febre...
Adorei a foto da "farra da pintura". (Mas tb. senti falta das priminhas) E a chupeta? E o super comentário do Cooper sobre o fato?
Ah, que bom fazer parte deste BLOG!
Não conseguimos "viver" totalmente a rotina de vocês, mas não acredito que tb. saibam, DE FATO, o quanto nos ajudam com este diário...
Boa noite (caramba!já é 1:15!)
beijos
Denise, Carlos, Lourenço e Olavo.

P.S.: Daniela, seu afilhado tb. vai ficar bom!
P.S.2: Gê, que pique, heim?
P.S.3: Anna Paula! Não acreditei na sua semana! Parabéns pela reação!!!
P.S.4: Nika, preciso me animar em fazer o mesmo!
P.S.5: Tia Lena, tb. não dá p/ estar com vocês, quem sabe em 2009?
P.S.6: Anna Claudia....cadê você? Caiu no lago de novo?

Anna Claudia disse...

Dééé, não afoguei no lago mas estou cheia de histórias para contar !

Podem ir armando e preparando aquele feijão preto, eu estou voltando !

Estou colocando a leitura do blog em dia e ainda hoje atraco no meu aconchego predileto ! Que saudades do blog e de todos vocês !

Beijos

Anna Claudia

Germana disse...

Nada começar o dia lendo o blog e ainda por cima com Déeeeeeeeeee e Anna Claudia de volta!

Belzita e Rô, esse calendário e essa bendita planilha excell são, a primeira vista, desesperadores. Dá vontade de fazer igual a Bela: "que saco! mais um exame hoje?". Mau humor não é pecado! Vcs têm todo direito.

Mas eu daqui do meu quadrado, confesso que vejo um copo meio cheio. Ela nem sequer reclamou da picadinha, olha o progresso! Ok, as taxas estão baixas e o calendário é looooooongo. Mas ela tá bem disposta, bem alimentada (vcs fazem milagre nessa área), não pegou a tal gripe, daqui a pouco estará na escola. Ahh, tanta coisa boa.

Penso no aiflhado da Daniela que só agora começa a luta dele. Confesso que até suspirei na hora que li. Imagine pegar a máquina do tempo e voltar mais de 300 dias nesse blog. É muita coisa. A caminhada foi intensíssima e vcs chegaram ate aqui! Daqui até vitória definitiva, faltam mas uns quilômetros e só. Já podem fazer a caminhada de Santiago de Compostela, heim?! Já são andarilhos mais do qe experientes.

De resto, mais e mais beijos para os blogueiros.

Anna, do Peninha, caramba!!! Vcs ainda vão viajar? Eu fui a Caribe pela Venezuela (sem visto americano), super fácil. Agente de Viagens nota mil, Thiers: 97083625. (se bem que aqui n blog não faltam especialistas em turismo, heim? Vale ouvir outras dicas!)

Amigos, meu filho está se achando um homenzinho, um ser que fica em pé, um bípede. Levou um estabaco, mas não se rende.
http://www.youtube.com/watch?v=IetDzT7d6eA
Peço desculpas pela corujisse ainda mais excessiva que o normal. Bel, como vc não o conhece, quis te "apresentar".

Bjs

Anônimo disse...

Bel e Rodrigo,
Nossa, frio nesta época do ano é inacreditável!!
Estou aqui na maior confusão com meus filhos acordados, na minha volta, mas não posso deixar para depois...senão eu durmo.
Pelo a Bela, se entrou em contato com o virus, conseguiu fazer com que ele não se manisfestasse, não foi tão mal assim!!
E com calma, a medula vai voltar ao normal e o SOL também. Assim eu espero e acredito.
Que Deus os abençoe.
Adriana
P.S. Quem sabe tenho calma amnhaã para fazer como Anna Cláudia e botar o blog em dia!!

Anônimo disse...

Amigos,

Eu de novo, recém saída do Consulado do Mexico. Abandonei as Bahamas. Vamos para Cancun ou, ao menos, vamos tentar. Risos. A minha mãe tem uma agência de viagens e, realmente, havia uma forma de ir pela Copa Airlines, mas os dias de vôos não funcionavam bem e, além de tudo, as Bahamas são grudadas em Miami, o que diminui as possibilidades. E aí, confesso, que entrei no espírito da Paula off-top, blogueira de coração tb., que resolveu fazer aqueles comentários "zen" (do tipo - não era para ser...) para aplacar o meu mau-humor. Nâo fui e pronto. Vou tentar mais uma vez e quando ficar esperta o suficiente mando fotos me esbaldando em uma Marguerita (que nem gosto..) no mar de Cancun.
E vamos todos nos unir em uma corrente para trazer o SOL de volta. Nenhuma criança resiste a esse tempo e não é à toa que as taxas da Bela baixaram. Da próxima vez, peçam à Dagmar um pouquinho de sol na veia. É um santo remédio.
Bjs. ensolarados e secos a todos vcs.
Anna, a off-Bahamas

Anônimo disse...

Pessoal,
Vamos trazer é nosso sol aqui pro Blog. Xô, tempo ruim. Nesse planeta o calorzinho é nosso e ninguém tasca. G tem razão, é um copo meio cheio, Bela não reclamou. Simplesmente foi. Excell é necessário, claro, mas não se sustentem na já nossa conhecida "pré-ocupação".
Vamos em frente!!

Anna, confia no taco do destino. Repito: essas "paradas" que acontecem e mudam o rumo da estória, são, eu acrediro, "intervesões" à nosso favor. Relaxa e toma uma caipirinha!

G, vou dar uma espiada! Nessa época eu quase surtei com os dois tentando andar ao mesmo tempo. É claro q houveram colisões, quedas e muito choro!

Anônimo disse...

Blogueiros,

O sol saiu!!!!
Ontem nem li o blog pois Pedro continua com febre mas hj fui ao homeopata e está devidamente medicado.
Na minha oração noturna de ontem Bela e Pedro estavam juntos de mão dadas e o pensamento para que NADA QUE NÃO FOSSE DIVINO ESTEJA DENTRO DELES. Ontem a Belinha tinha companhia do meu fofo!
Como ele fica bonzinho com febre, bem humorado e colabora muito com o inevitável! Graças a Deus. Já a Maricota é escandalosa como a Nana quando o assunto é médico.... Enfim, tal como a Nana, tb é um tourinho! Graças a Deus!!!!

Apesar das taxas da Bela não estarem como gostariamos ela está ótima e é isso o que importa. Quanto ao tempo, isso a gente não tem como prever portanto vamos lá vivendo um dia de cada vez.... já se foram 306 dias....

Germana, adorei saber dos seus planos para 2010,o Bob vai amar um irmãozinho/a.

Anna Paula, a Claudia ja tinha me contado da aventura no SAARA totalmente alagado, mas não sabia da viagem, nem do carro inundado... Perda total, eba, vai ganhar um carro novo!

E eu estou com a Paula... não era para ir.... Nessas coisas eu nem penso no porque e sim agradeço, outras oportunidades surgirão!

Anna Claudia, vc estava viajando? Recebeu meu recado?
Achei a secretária eletrônica do seu celular com uma voz esquisita, será que eu liguei para outra pessoa? Como boa aquariana desligada é bem possível!!!!

Renata (Serpa) tb fomos para Araras nesse fim de semana, será que nos encontramos sem saber????? A feirinha de itaipava estava imperdivel...

RÊ: Boa viagem, tenho certeza que vai dar tudo certo. Um beijo pras meninas.

Beijos a todos

Anônimo disse...

Queridos,

Chato essa estoria de planilha de excell mas a Ge tem razão ja se passaram mais de 300 dias... muiiita coisa, quantas vitorias! Nao desanime, ta? Estamos aqui com vcs...

Nossa! Q blog mais animado hj! Anna Paula e sua viagem, Germana com planos para 2010...

Bom q venha o sol por favor!

Quem sabe com o sol os animos da Bela e da Nana melhorem... vamos combinar que com esse tempo qualquer um fica irritado e de mau humor...

muitos bjs a todos e especialmente para Bela, Nana, Bel e Ro...

Patty Langoni

Suzana disse...

Tudo Bem!
As taxas AINDA não estão nas alturas, mas a Bela continua bem e isso é o mais importante!
Vamos confiar que se houve mais um pequeno desvio de percurso foi por uma boa causa...
Contagiem-se com o alto astral do Blog que criaram e renovem as energias!
Adorei a corujice da Germana e seus planos de aumentar a família...
Façam também lindos planos para 2010 e mentalize-os bastante até se realizarem!
Planejem uma viagem para quando atingirem a meta de liberdade e permitam que esse sonho seja um incentivo a mais no dia a dia de vocês, uma recompensa pelo lindo trabalho que vêm realizando...
Ás vezes, o preço salgado que temos que pagar para realizar um sonho faz com que nos sintamos ainda mais felizes quando podemos finalmente realizá-lo...
Beijos e muito sol!
Suzana.

Anônimo disse...

Queridos primos,
Não desanimem, os contratempos (sem trocadilho, porque esse tempo está mesmo absurdamente molhado) servirão pra contrastar com as fases boas que certamente tornarão a vir !
Recebam o nosso carinho,
Adriana, Viviane, Roberta e Rê

Anna Claudia disse...

Queridos Bel e Rodrigo,

Ainda não foi hoje que consegui colocar o blog em dia.

Já li tudinho e fiz até resumo rsrsrsrsrsrs !!!! Acho que é herança de aluna CDF...

Vai ficar para amanhã.

Hoje, só quero agradecer pela saúde de todos aqui no blog, a começar pela Bela !!!!

Não importa quantas semanas teremos de QT, desde que sejam definitivas, em um caminho de CURA SEM VOLTA !!!! É isso que queremos ainda que muitas semanas tenhamos que trilhar !!! É$ isso que importa !!!!

Há pouco disse-lhes que em breve Bela entraria e faria exame sozinha. Viu, aconteceu ! Então acreditem que em breve a manutenção vai engrenar e as aulas começando, a rotina vai ficar mais parecida com a normalidade e até se adaptarão à manutenção de forma mais natural !

Vamos hoje celebrar a saúde !

Digo isso porque ontem estive a família de uma amiga na Casa de Saúde São José, apoiando-os enquanto minha amiga fazia uma mastectomia 9retirada completa da mama) em função de um cancêr que se alastrou. Uma amiga jovem, de 43 anos e um filho de 11 anos. Muito duro mas tenho fé que tudo dará certo !!!

Após chorar muito ontem, hoje fui dançar no show do Arlindo Cruz. Comprei dúzia de ovos para Santa Clara (só não sabia o que fazer com eles) e botei até roupa colorida para ver se o sol acontecia. não veio e então fui fazer a alegria brotar, em um show mega alto astral (recomendo !). Um pagodão, um sambão. Desta vez até no palco fui parar rsrsrsrsrsrsrsrs

É isso !!! Vamos celebrar a vida ! Vamos agradecer cada conquista !!! Se chegamos até aqui, vamos chegar aonde queremos (e batalhamos) para chegar !

Um grande beijo com caipivodka para vocês (hoje não foi le vin) !

Termino com uma estrofe da música do Arlindo gravada pela Beth Carvalho chamada "o show tem que continuar":

"Mas iremos achar o tom
Um acorde com lindo som
E fazer com que fique bom
Outra vez o nosso cantar
E a gente vai ser feliz
Olha nós outra vez no ar
O show tem que continuar!!!"

Beijo

Anna Claudia

PS1: Querido blog unido e pé quente, peço oração e muito pensamento positivo para minha amiga Maria Luisa Cooper (Malu Cooper) para que saia dessa batalha vitoriosa e curada ! A luta está começando e lhe desejo sorte e perseverança ! Desistir jamais ! Tem cura ! Vai dar certo !

PS2: Nika, a Malu Cooper é irmã do no Gustavo Cooper, namorado da Heloísa, sua conhecida ! Pode ser que alguém mais no blog a conheça pois é do Coral do São Vicente.

PS4: D. Lena, não deu para ir. Como foi o evento hoje ?

PS3:Os demais PS´s vem amanhã, tá ? Até lá, fiquem com Deus e recebam meu abraço e beijo carinhoso !