sábado, 29 de novembro de 2008

D311, Árvore da Lagoa

Chegamos mais tarde em casa do que imaginávamos, mas felizes e leves pela noite que tivemos. Fomos mais uma vez assistir do apartamento dos nossos queridos amigos Fabrícia e Arnaldo a inauguração da Árvore da Lagoa. Existem muitos sentimentos na inauguração de uma árvore de Natal, uma lembrança que o tempo do Natal se avizinha, que vão desde o real sentimento do espírito de Natal, do nascimento de Jesus, até os cariocas que se desesperam no trânsito da Lagoa, que engarrafa meio Rio de Janeiro. Podemos afirmar que nos encontramos dentro dos dois grupos, mas hoje o sentimento foi particular para nós dois.
.
Hoje foi o primeiro sentimento de virada de página, de uma rodada de calendário. Pudemos ter a confirmação da nossa presença em cima da hora, pois planejar a longo prazo é algo que ainda não podemos fazer, por mais que arrisquemos algumas vezes. Não conseguimos ainda nos livrar dos fantasmas dos poréns do Planeta Leucemia, mas hoje tivemos uma maravilhosa volta ao Planeta Terra. As meninas estavam indóceis, já querendo que fôssemos para a Lagoa de tarde. Tomaram banho e se vestiram como duas lindas princesinhas, felizes da vida, pois iriam ver em primeira mão a Árvore da Lagoa. É importante dizer que a árvore tem um significado especial para nós, pois ficamos com ela na frente da janela do quarto das meninas por longas semanas e passou a fazer parte da vida delas. É uma das perdas que teremos quando nos mudarmos para o novo apartamento, mas não dá para se ter tudo...

Tivemos uma tarde deliciosa, pois o nosso querido amiguinho Pepê almoçou conosco e ficou a tarde e início da noite brincando com a Nana e Bela, até a nossa saída. Uma delícia. Passa fácil como irmão, até mesmo gêmeo, da Nana. Brinca com as meninas, com ternura e respeito, sem perder o jeito moleque e agitado de um menino. Uma tarde que já era maravilhosa e após o jantar dado, as duas nos cobrando apressadas para irmos para a casa da Tia Fabrícia e do Tio Arnaldo. O sentimento para nós de sairmos de casa com a família reunida, principalmente com a Bela, com animação reforçada por um longo e fundamental soninho na parte da tarde, é algo que não conseguimos explicar e se tentarmos a garganta tranca e os olhos se enchem de lágrimas.

E foi assim. Alegria por já chegarmos juntos dos nossos tão queridos Tios Raul e Ana Paula, com seus fofíssimos e também ultra queridos Bê e João Paulo, que mesmo pouco vendo nossa meninas, beijos e abraços carinhosos foram trocados na garagem. Crianças mais velhas na casa e as duas um pouco arredias no início, mas curtindo cada cantinho e detalhe que os anfitriões se esmeravam para deixarem nossas pequeninas felizes. Ficaram radiantes. Obrigado!

Chegou a hora. Os fogos anunciando que o botão ON das luzes da árvore seria ligado. A Bela ultra sensível a barulho assistiu no conforto e segurança do colo da mamãe um bom pedaço até pedir para voltar para o quarto onde estava brincando. A Nana, no colo do papai, com os ouvidos tampados com suas mãozinhas, atrás de um vidro que lhe dava uma proteção fictícia, pois a varanda estava aberta, vencia mais uma barreira, do medo do barulho dos fogos, assistindo até o final. Final que na verdade não foi final, pois o primeiro momento de queima de fogos foi curto, até mesmo decepcionante. Houve um segundo, bem mais tarde, muito mais longo e bonito do que o da inauguração oficial e a Nana ao ouvir, pediu para ir com o papai, para o mesmo lugar e viu tudo, corajosa, vencendo os seus medos. Pelo menos achamos que a árvore desse ano está muito bonita, bem diferente da do ano passado, que achamos aqui uma das mais feias. Talvez os nossos olhos estejam bem diferentes, por mais que não soubéssemos que a Bela estivesse doente no ano passado nessa época.

Voltamos para casa bem mais tarde do que pensávamos, principalmente pelas meninas se sentirem bem e não quererem ir embora. Voltaram felizes da vida, falantes, alegres, cobrando de nós se haverá nova inauguração da árvore no próximo ano. Sorry amigos, fica aqui a cobrança por tabela. Chegamos em casa com uma sensação muito gostosa, de podermos estar em um evento com mais gente, entre amigos, com a Bela, e com a Nana muito mais solta, mais dada, mais amadurecida, sem perder sua doçura, meiguice e encanto. Por coincidências da vida. Coincidência? Achamos que não, pois não é por acaso tanta gente boa e querida estar junta, fomos visitar os vizinhos do apartamento de baixo, muito amigos da Vovó Cecília e do Vovô Delfim, só Rodrigo e Nana, pois a Bela estava grudada com a mamãe, ainda "pós-fogos". Pudemos estar com os nossos queridos amigos Dani e Vitor (D+V+C+F) e muito mais outros "+" de sua família reunida. Nana extasiada com a mesa com brigadeiros de copinhos de todas as cores e granulados. Comeu todos os que queria, sem deixar de levar um para a Bela, que também devorou o seu, feliz da vida. E ainda teriam as sobremesas a serem servidas e mais brigadeiros para se refestelarem no jantar em que estávamos. Foi realmente difícil irmos embora, com a Bela de bico, batendo o pezinho no chão, malcriada, dizendo "Não quero ir embora!".

Realmente tivemos hoje um marco, um sinal, muito importante para nós dois e só temos que agradecer por podermos ter vivido esse momento, que nos colocará na cama, dormindo como dois anjinhos, com a alma leve e o coração tranquilo. Obrigado Fabrícia e Arnaldo, por sua sensibilidade em resolverem mudar de idéia e prover um momento tão gostoso para todos nós, por mais que soubéssemos dos riscos de irmos ou não. Obrigado a todos de sua família, todos os outros bons amigos que temos em comum, pelo carinho e acolhida que tivemos, com a nossa Beloca e Nana. Foi realmente muito bom! Dormiremos em paz sob o espírito do Natal. Fiquem com Deus e até amanhã.

12 comentários:

Germana disse...

Amigos lindos, vocês conseguiram a coisa mais incrível do mundo que é me fazer gostar (um pouco) dessa árvore da Lagoa. Passei a achá-la até bonita também! Viu só o que a Beloca não faz com a gente? Agora sério, sem brincadeiras, da forma como vcs descreveram estavam mesmo num climão de réveillon, de virada de página e de ano. A nossa primavera, com chuvarada, chegou dia 29/11, às vésperas do Natal!!! Viva a borboletinha que saiu voando e está mais solta e tagarela. Parabéns, queridos, por cultivarem tão bons amigos e estarem com eles nas horas importantes. Não bastou um casal amigo, ainda tinham mais visitas a fazer no mesmo prédio. É porque vcs são queridos demais, vão juntando gente ao redor.
Falando em amigos e pessoas queridas, um dia queria conhecer sa afilhada Bruna. Cada vez que ela entra, fala com tanto carinho que a gente fica curiosa. É criança, é mocinha, já é mulher? Mora aqui no Rio? Bruna, seus posts são fofos.
Mais sobre amigos: Aninha, a Flau não é uma coisa linda e querida?? Minha amiga há 20 anos, desde o início da PUC. Quero saber sobre as aventuras de vcs novinhas lá no Parracho e na Broadway de Ajuda. Até já imagino o que aprontaram. Saudades daquela Ajuda que não existe mais. Vc já leu os livros dela para crianças? Sério, são imperdíveis, em especial os com a personagem Pilar (é uma série, no Egito, na Grécia, na Bahia etc). Faz uma busca com o nome dela no submarino/Livros e depois me conta.
Lia, conheço a Ana Liks, esposa do Otto Liks (meu cliente) que era do site Meninas da Moda. É amiga da sua filha? Mundo mínimo mesmo.
Anne, obrigada, amiga!
Beijos, amigos.

Anônimo disse...

Bel e Rodrigo

Que linda a arvore deste ano!!!!!
Amanha quando as criancas acordarem vou mostrar essa foto que vcs postaram.

Esse ano nao me animei para leva-las porque o tempo nao ajudou, como chove nesta cidade!!!!

Imagino a emocao de vcs no dia de hoje: Viraram a pagina deste lindo e emocionante livro que eh a vida de vcs de maneira trinfal, com fogos de artificio comemorando o inicio de uma nova fase.

Parabens, vcs sao vencedores e merecem desfrutar de bons momentos como o de hoje.

Ja esta muito tarde e amanha volto de novo.
Beijos e boa noite,
Aninha

Germana: Conheci a Flavia em julho de 1989. Ela foi fazer um estagio no escritorio que eu trabalhava e quinze dias depois fizemos a tal viagem... Te conto depois nossas aventuras na Bahia! Tenho os livros da Pilar e leio para as criancas que adoram as historias.... Eu quero saber onde encontro esse novo livro, me avisa onde posso comprar, ok? Bjs.

Anônimo disse...

Bel e Rodrigo,
emocinante a descrição do que foi a inauguração da árvore para vocês. Quantas conquistas do ano passado até hoje. Quantos significados em algo que muitos só enxergam como comercial, mas que vcs nos emprestam lentes que enxergam com religiosidade, sensibilidade e beleza.
Mais uns dias e a Germana vai filmar o Bob com a árvore ao fundo, falando toda derretida: "Olha filho, a árvore. Que linda. Tem luz, pisca", etc e tal.rsrsrs
Aliás, num dos últimos comentários, a Gê falou que eu adotei os filhos da Dê e do Carlão, mas eles adotaram a minha filha primeiro. Sempre foram tios super dedicados e presentes, fazendo questão de incluí-la em muitos programas. Não é à toa o grande amor da Beatriz por eles e pelos meninos.
Bjs, Maria Elisa

Suzana disse...

Não posso me demorar, mas também não podia deixar de dizer que estou muito feliz por vocês...
Beijos,
Suzana.

Anônimo disse...

Bel e Rodrigo,
Tenho que colocar minha trupe para dormir, mas vou dormir mais leve depois da descrição do lindo dia e da inauguração da árvore da Lagoa. Também fico muuuuuuuuuito emocionada e saudosa nesta época do ano.
Mas, tenho aqui uma turma MARAVILHOSA e AMIGA, que está no mesmo barco, e a gente não se sente tão distante do Brasil. Tenho o CALOR dos compatriotas.
Tenho certeza que este Natal será muito melhor do que você imaginaram, já começamos o Advento, com MUUUUITOS motivos para agradecer.
Que o domingo ainda seja melhor, se é que isso é possível.
Adriana

P.S. Germana, eu sou SUPER PRÓ ADOÇÃO, quando tiver mais tempo te conto. Tenho 6primos adotados de 3 famílias diferentes. Uma dels adotou 4 e virou caso verdade da Globo. É realmente uma história linda e estes primos hoje tem, todos mais do que 30anos.
Bem, não tenho mais tempo, mas me aguarde....

Anne disse...

Ai, puxa, a Adriana me deixou curiosa com a história dos primos -deixar suspense assim não vale !!
Tem sempre um momento emblemático nos momentos importantes da vida, que simbolizam o "cair a ficha" né ?
Para a Bel e Rô foi a inauguração da Árvore , que é um momento mágico por si só, mas o importante é que a cura da Bela é reforçada dia a dia, né ?
Um beijo grande em todos
Bom domingo e ao que parece, com sol !
Beijos
Anne

Anônimo disse...

Bel, Rodrigo, Nana e Bela

Adorei ontem poder ver "parte"da família.
Parabéns! A Nana está tão LINDA!!!!!!! Como ela ainda é uma pequena menininha.... como não as vejo sempre e somente pelas fotos do blog, não consigia dimensionar o tamanho dela......Até porque os 4 anos lá de casa já se passaram há tantos anos.... o Rodrigo pode ver de perto os meus dois homenzinhos...

Fico muito feliz que vcs acabam este ano com a Bela curada e sabendo que tudo de mais aflitivo ficou para trás.

Fiquem com Deus
Um beijo muito carinhoso,
Daniella (V+C+F)

Germana disse...

Boa tarde!!
Voltei depois de caminhar a Lagoa inteira com o carrinho (bati o recorde hoje e acho que deixei o garoto muito exposto ao sol!), rever a Lagoa sem chuva e ler alguns pedaços dos jornais com preguiça. Agora o bebê dorme calminho e aguardo maridão pós-jogo para irmos almoçar. Um dia perfeito.
Dri, que bom que tem amigas aí pertinho! A família Blog Brasil tb está com vc, ta? Agora me conta: vcs vêm para o fim do ano? Ou nem pensar? Tb achei um absurdo esse suspense dos primos, que parece um filme. Conta!!!!
Maria Elisa, é mesmo. Beatriz veio antes. Mas vc entendue o espírito. Risos.
Aninha, tb não sei onde compra o tal livro e estou arrasada. Fiz um google com o nome dele e da Flavia e nada. Já mandei e-mail para a editora e te mantenho informada.
Belzita, esse Natal terá um gosto muito especial não só para vcs mas para todos nós!
Beijos.

Germana disse...

Suzana, trata de voltar e rapidinho. Só esses teasers não são suficientes!

Anônimo disse...

Bel e Rodrigo
Foi uma delícia estarmos com vocês. A felicidade de vocês e das meninas emocionou a todos nós. Como foi bom ver você Rodrigo tão animado e até passando a caneca para coletar o dinheiro para compra no AppleTV do High School Musical 3!! Pena que só o trailler estava disponível! Prometo fazer uma seção de cinema pras meninas assim que o filme estiver no Itune Store. E a Bel ,como todos comentavam, estava serena e tão linda!!
Hoje quando acordamos achamos a bonequinha da Bela no quarto da Elisa. Lembramos da noite anterior e nos emocionamos muito.
Não vamos esperar à próxima inauguração da árvore não! Vamos repetir muitas vezes estes momentos maravilhosos.
Fiquem com Deus
bj grande
Arnaldo e Fabricia

Denise Sertã disse...

Béééééééél e Rodrigo !!!

Fiquei realmente emocionada com o dia de ontem. Faz com que a gente aprenda a valorizar, cada vez mais, os bons MOMENTOS da vida. Quando somos jovens, só vale se for TUDO bom. Aos poucos vamos aprendendo com a vida...E agora é curtir! Saborear um simples MOMENTO.
Parabéns por saberem aproveitar com todo amor, carinho e religiosidade (como disse M.Elisa) o lado bom da vida!
Beijos, queridos!
Denise, Carlos, Lourenço e Olavo.

P.S.: Aninha, obrigada pela dica de homeopatia...estou realmente pensando no caso.
P.S.2: Gê, valeu tb. pela força. Parabéns e boa sorte na próxima palestra.
P.S.3: Tia Lena, me emocionei tb. com seu comentário sobre o papai...hoje já fizemos uma missa pelos 7 anos (!) da sua ausência entre nós.

Anônimo disse...

Bel e Rodrigo,
Que post emocionante e feliz!!!! Que sentimento bom em ler um depoimento tão alegre como esse!!! Alegrou minha noite de domingo!!! Boa semana para vocês!
Beijos,
Juju