sexta-feira, 10 de outubro de 2008

D261, próximos longos passos

Pelo menos nas próximas semanas, os passos serão da Bela ainda mancando, mas sem imobilização. Dia de Bela, resultados RX, conversas com médicos, consulta longa com hematologista, ufa! Ainda bem que o Rodrigo conseguiu trabalhar por aqui hoje e também ajudar na logística geral do dia.

Tudo começou cedo quando ligamos para a Casa de Saúde São José para pedir que os exames fossem liberados. Como o Rio de Janeiro é um ovo, o recepcionista da área de radiologia era ex-Copa D'Or e lembrava da gente perfeitamente. Falou com os radiologistas que liberaram as imagens em 1 hora. Para a regra que era a liberação em 5 dias úteis, nada como um bom papo, mas o "leukemia pass" também ajuda...

Buscamos as imagens e levamos para o ortopedista que recebeu e avaliou. Realmente é o que eles chamam de fratura incompleta, ou fissura da tíbia. O motivo? A osteopenia ou tipo osteoporose causada pelo carga altíssima de corticóides. Cooper, traduz o "medicinês"? Na queda quando brincava, escorregou e fez uma torção que fraturou o osso frágil. Não vimos isso na radiografia do tornozelo pois ainda não dava para ver. As vezes este tipo de fissura demora para aparecer. Como já temos 13 dias da queda, já podemos ver nas imagens o início da consolidação do osso. No lugar e certinho. Conversas do ortopedista com o nosso pediatra e resolve-se não engessar mais. Já evoluiu bem, graças a Deus. Agora é observar a sua melhora em relação ao andar, só com o tempo.

No resto da tarde tivemos longa consulta com a hematologista. Acertamos próximos exames, prescrições para a fase de manutenção e checkup geral da nossa guerreira. Está muito bem. Mas para variar temos algumas preocupações para acompanhar. Primeira e mais importante é esta questão óssea. Pode haver uma piora gradativa desta fraqueza dos ossos, comum com os corticóides. Observação total pelos próximos 6 meses (!) e evitar qualquer estripulia física, o que já não fazemos normalmente. Outra preocupação menos grave é o pipi um pouco assado, coisas da fase sem defesa, novas pomadas e tentativa de colocar a pequena mais tempo de calcinha ao invés da fralda. Na verdade poderíamos até ter começado a tirar a fralda, mas com tanto tempo de hospital e day clinics, sempre com o cateter conectado ao equipo do hospital, a fralda se tornou super conveniente para ela, e para nós também. Vamos no seu tempo.

Quanto à manutenção começamos a conversar sobre a realidade que nos espera. Melhor do que tudo que já passamos, mas ainda é o tratamento, no início ainda com restrições que as defesas mais baixas nos impõem. Quando perguntamos sobre apetite, que ainda está bem comprometido, é um fato, pois ainda há remédios no corpinho da Bela e remédios teremos em fase de manutenção. Conviveremos com as possibilidades de falta de apetite e enjôos, mas cada criança é uma criança. Vamos rezar para que os efeitos colaterais na Beloca sejam os menores possíveis. Ainda levaremos um a dois meses para sentirmos como o organismo da Bela irá reagir às QTs orais. Não faz sentido entrar previamente com uma carga de remédios de suporte ou estabilização, sem ainda saber como reagirá. Quarta que vem, novo hemograma para checagem das taxas.

Enquanto estávamos no médico com a guerreirinha, Nana se esbaldava no dia das crianças na escola. Hoje era dia de ir de roupa normal, sem uniforme, e o lanche era de festa, junto com todos os amigos. Estava animadíssima com o grande evento. A foto é com as amiguinhas Bela Iglesias e Lara. Vovó Cecília foi buscá-la e foi encontrar papai, mamãe e Teté no consultório. É sempre uma diversão e uma emoção o encontro das duas irmãs. Uma sempre apoiando a outra, muito fofas. E as duas adoram a hematologista.

Volta para a casa e Teté já estava cambaleante pois o dia foi intenso e acabou não dormindo a tarde. Tomou banho, jantou, assistiu um pouquinho de vídeo e capotou no estilo mais fofo do mundo. Nana se esbalda agora com as novas miçangas que a Evinha trouxe do Saara. Acho que tudo vai ser encerrado um pouco mais cedo por aqui e nós vamos aproveitar para sair, comer, beber e relaxar um pouco.

Mais uma vez podemos dizer, menos um dia, mais um dia. Duzentos e sessenta e um dias já se passaram e ainda temos um longo caminho pela frente, onde irão variar momentos de "atensão" e vigilâncias eternas para garantirem nossa possível, mas ainda pequena futura liberdade.

Obrigado por estarem sempre passando por aqui, trazendo sentimentos bacanas e nos ajudando a seguirmos pela longa jornada que ainda temos pela frente. Tenham todos um excelente final de semana, que suas crianças tenham um domingo muito alegre. Fiquem com Deus. Com carinho, Bel, Rodrigo, Nana e Bela.

12 comentários:

Anônimo disse...

Aí,meu Deus, que emoção!! Nem sei o que dizer. Vou voltar e ler o post fresquinho para logo, logo voltar.
Bye
Paula

Anônimo disse...

Belzinha e Rodrigo,

Mesmo com o dia a dia corrido que temos a batalha de vcs não sai da minha cabeça. Feliz dia das crianças para as duas princesas que vcs têm em casa !

Beijocas carinhosas
Dri, Leo , Cati e Henrique

ps. Bel , acho que vc não recebeu meu ultimo email

Anônimo disse...

Amigos,
Eu de volta!
Que bom que não há necessidade de gesso. É mais um ítem para ficarem ligados, mas como a pequena está todo tempo cercada de anjos, nada acontecerá! Grandes provações para vcs, mas nada, nada de pior acontece. A guerreirinha anda com seu exécito protetor dos dois mundos ao seu lado!
Boa noite para vcs que dormem com todo esse povo alado ao seu lado!
um bj muito carinhoso
paula

Denise Sertã disse...

Béééééééél e Rodrigo !

Boa noite! Aí já comemorando a rápida resposta do organismo da Bela em relação (também) à fissura! Que bom!
Aqui estamos na contagem regressiva p/ a chegada do papai Carlos amanhã(from Asia)- ufa! Deve ser a última longa viagem do ano.
As fotos estão TODAS ótimas!
Os comentários, nem se fala! Só não sumo daqui pq. sou teimosa, mas q. dá aquela timidez em escrever depois desta galera de peso, ah, isso dá!
BEIJOS !!!!!!!!!!!!!!!!!
Denise, Carlos, Lourenço e Olavo

Vovó Cecília: está assistindo ao GLOBO REPÓRTER?

Anônimo disse...

Fissura, sem imobilizar, vira uma discreta mancadinha. Menos mal.
A pedidos- Osteopenia- osteo=osso,
penia=pobreza (lembrem-se de penúria). Significa que a densidade mineral do osso está menor do que o normal. Um osso com menor densidade mineral é mais frágil, susceptível a fraturas e fissuras.
Ontem se comentou que se a Bela tivesse que suar gesso não seria um problema, que daria a volta por cima. Crianças não têm a noção que nós adultos temos de que as coisas poderiam ser de outro jeito. Elas são como se apresentam para elas e isso faz com que consigam se adaptar muito mais facilmente do que nós, adultos. Nós pensamos em termos de ou. Ou estou com saúde, ou sem. Crianças sentem em termos de e. Estou assim e assado. Tudo junto. Irracional ou contra intuitivo para um adulto. Mas maravilhosamente natural para uma criança. E, se nós adultos fossem mais inclusivos (e) e menos excludentes (ou), talvez pudessemos sentir alegria ampliadas. D.Lena sempre (isto é, quando nos brinda com a sua presença) comenta a respeito da importância de preservarmos a criança em nós. Não é metáfora, é real.
Tudo vale a pena, se a alma não é pequena.
Beijo- Cooper
ps-Silveira- que bom humor. E, francamente, que coragem para um homem casado. Fazer piada como a que fez....admirável.

Anônimo disse...

Bel e Rodrigo,
Ontem, quando vi aquela carinha fofa da Bela cercada de espuma, quase pulei no computador. Mas, ontem a casa estava animada demais para eu ter tempo de escrever. Meu pai que tinha ido para Pequim, voltou no final da tarde com mil e uma novidades...mas li, rezei, pedi, agradeci....
Estou feliz, em ter sido uma fissura que não precisa ser imobilizada. Melhor assim, terão mais e mais banhos de espuma!!!
O tratamento é looooongo e "Atenção" o tempo todo, com certeza, mas o pior já passou, esta etapa é bem menos punk. E se vocês superaram TUDO isso, irão superar este final, sem dúvida nenhuma.
Daqui a bem pouco tempo vou ganhar reforços nas minhas preces from Ásia!! E vocês blogueiros, já podem entrar na próxima excursão com o marido da Denise e já sabem que tem 2 lugares para economizarem hotel e comerem um feijãozinho!!
O importante é que está dando TUDO SEMPRE CERTO!!!
Adriana

P.S. Silveira, fui dos risos às lágrimas, do carnaval em Salvador às recordações de Friburgo, que quem teve infância e juventude na serra tem sempre lembranças muito parecidas. A casa cheia, carteado, lareira, churrasco,piscina com água da Sibéria, matinês de carnaval....mas o bom de tudo isso é que temos as recordações felizes de todos estes momentos.

P.S. Germana, quero ir na sua festa de 40anos!! É tão engraçado quando vejo que a Bel e Rodrigo, se angustiam de vez em quando por não poderem planejar o futuro. Eu já desisti disso, faz tempo!! Minha vida tem um tempão que virou algum tipo de caixinha surpresa. Alguém já imaginou morar no Japão??? Filha de nodestinos e casada com filho de alemães? E agora Coréia???
Sempre ouvi minha avó dizer: "O futuro a Deus pertence"
E assim vou vivendo planejando no máximo o amanhã, VIVENDO, intensamente. Acho que sou do tipo Anna Cláudia.
Aliás, para terminar vi o show do Duran Duran aqui e adorei, é outro tipo de viagem ao passado, se informa Anna Cláudia que você vai adorar e o vocalista também faz parte do grupo da raibow flag!!

Anônimo disse...

Oi queridos amigos,
Um rápido post para desejar um fim de semana delicioso! Que neste dia das crianças a Belinha e a Nana possam se divertir pra caramba.
Bjs,
Vivi, Dede e Lulu

Suzana disse...

Vou começar pela Linda Morena de vocês que tem olhos que brilham e encantam, conciliando perfeitamente charme e doçura...
Ia dizer: Uma graça!
Mas é pouco: Quanta graça!
É sempre gratificante constatar a alegria nos olhos de uma criança...
Germana, ainda não havia me pronunciado sobre a sua campanha, mas não posso deixar de enaltecer a importância de seu gesto...
Só não me ofereci para ajudar porque toda a turminha da Ana Clara já havia se comprometido em visitar um orfanato aqui perto...
Quanto à Bela: Seu nome é fortaleza!
Fissurou a tídia mas seu próprio organismo já tratou de repará-la, iniciando direitinho a consolidação do osso bem no lugar...
Ninguém segura esta menina!
Penso que sua vida toda será marcada por uma trajetória iluminada!
É claro que estou falando de longe, mas vejo uma determinação e uma segurança ímpares no seu olhar...
Natural que se assuste com alguns procedimentos, mas não me parece que se assuste com a própria vida...
Nosso filósofo de plantão destacou maravilhosamente bem a diferença de uma atitude inclusiva e exclusiva...
Um excelente (e abrangente) material para a nossa reflexão...
A atitude inclusiva é uma forma de aceitação e, simultâneamente, de confiança... Não confiança no outro ou no que está fora, mas em nós e na complexidade do nosso interior...
Talvez seja exatamente isso o que sinto na Bela...
Nossa pequena-grande professora...
Não vou me estender mais, porque tenho três malas para arrumar.
Segunda bem cedinho iremos viajar, passando uma semana fora...
Não pensem que a aluna vai gazetear: É uma viagem de estudos com a faculdade, mas como não abro mão da minha pequena-grande família, vamos todos juntos...
Vou levar essa reflexão comigo, para as horas vagas...Um motivo a mais para pensar em vocês...
Beijos e até amanhã!
Suzana.

Germana disse...

Beloca vai superar mais essa! Essa Osteopenia (escrevi certo?) é chatinha, mas ela vai se recuperar. Pelo que entendi, o próprio organismo se encarrega disso ao seu tempo, ne?
A Nana está um charme toda fashion na foto, ao lado das amigas-modelo.
Hoje escrevo voando porque o dia está a mil. Fui madrinha pela manhã (que orgulho) do filho de um casal muito amigo (padrinho do Bob). Uma ação entre amigos. Hahahaha. Mas o legal é que as crianças têm a mesma idade e nós vamos fazer tdo para mentê-las sempre juntas. Agora estou de saída lá para o Amar (só eu e a sogrinha, desisti de levar o Little Bob) e já recebi vários telefonemas contando mil novidades de lá. Estou carregada de brinquedos doados. Muito bom!
Beijos gigantes na Família Blog.
Driiiiiiiii, anota aí, o último finde de fevereiro de 2010. Petrópolis nunca mais será a mesma!
Antes disso, quem sabe não somos nós a embarcar na excursão do Carlos e ir até aí ver vcs e a Nika? Beijos mil.
PS: dei um close no sorriso do garotão, já que a foto é pequena demais. Mas a Bete, que estava na foto antes, nossa doce empregada, ficou mesmo se sentndo toda Prosa& Verso de estar na Internet, Anna. Vc acertou em cheio. Ela amou.

Anônimo disse...

Bel e Rodrigo,
mais uma vez tudo deu especialmente certo. Sem gesso e já dando sinais de recuperação. Mais uma vez temos que agradecer.
Um feliz dias das crianças para todos ! Para as crianças em idade e para as crianças interiores de cada um. Bjs, Maria Elisa

Anônimo disse...

Apenas dois pequenos apartes, que aqui no nosso cantinho chamamos de PS's.
1_Adriana, fui apaixonada lá pelos meus 13 ou 14 anos pelo Duran Duran. Era louca pelo Simon Le Bon e pelos irmãos Taylor. TODOS meus cadernos eram forrados com recortes do grupo. Fiz Bel trazer de viagem uns LP´s deles. Eram um sucesso!!
2_G, que graça o Bob. Um gostoso!
Dá vontade de amassar esse fofo.
3_Bel e Rô, espero que hoje tenha sido um sábado tranquilo e possam nos brindar com lindas fotos da família.
4_Hoje, tive aula muito cedo. Eu e Felipe estamos cansados e vamos ficar em casa com as crianças à noite. Imagine que o programa sucesso em família é Zorra Total. Jade imita Lady Kate e Dra. Lorca e Rapha o Zéca Pimenteira. Morremos de rir das coisas mais estúpidas desse programa. Estamos ficando velhos e bobos.

Anônimo disse...

Bebel e Rodrigo,

Já foi muito bem explicado, mas é sempre bom lembrar que atualmente se sabe que além da massa óssea é fundamental a qualidade do osso. Massa óssea não é a mesma coisa que qualidade óssea. Se analisarmos a densidade de um giz, será alta, assim como sua fragilidade.

Sugiro procurarem um Reumatologista Pediátrico para fazer o tratamento da osteopenia, pois se trata de doença silênciosa, mas com um grande risco de fraturas.

Vcs devem estar muito bem assessorados, mas caso aja necessidade estou à disposição para indicar uma colega Reumatologista Pediátrica.

Um grande abraço para vcs e principalmente para as meninas.

Carlos Roberto Capistrano.