quinta-feira, 16 de outubro de 2008

D267, tudo calmo?

Por aqui tudo bem, tudo super calmo com a nossa Bela. Na verdade calma ela não está, está animadíssima! Querendo correr de um lado para o outro, fazer tudo, falar sem parar, pular, abraçar e brincar. É um sentimento maravilhoso para nós poder ver que está para lá de feliz, canta sozinha, brinca, gargalha e se diverte, com tudo. Cria diálogos com suas bonecas com uma voz diferente, mais fininha que merecem ser gravados. Melhor visão, impossível. Vovô Beto, Vovó Lena e Vovó Cecília foram testemunhas do seu ótimo estado também no fim da tarde, quando nos visitaram. Obrigado pelas visitas!

A manhã começou cedo para nós e para Nana que tinha aula de balé. Enquanto a Nana estava no balé, Teté dormia, só acordando mais tarde e indo de carrinho com a mamãe encontrar a Nana. A Hípica é sempre um programa. As duas se divertem com as tartarugas, borboletas, cavalos, árvores, laguinhos e tudo mais, uma delícia.

Estávamos apreensivos para ver como seria esta manhã pós Purinethol, 1º remédio quimioterápico da manutenção. Mas passou bem, sem enjôos por enquanto. Ficaremos nesta semana, com uma dosagem inicial mais baixa que a dose plena, a que terá na maior parte da manutenção. Na quarta que vem, novos exames para verificar possível ajuste da dosagem. Ao longo da manutenção também teremos de volta nosso amigo Methotrexate, aquele famoso MTX. Esperamos que o oral seja bem mais suave que o intravenoso, vamos ver.... Nos próximos quatro meses, temos uma intratecal de Induxan no sistema nervoso central por mês. Essa tem day-clinic e anestesia geral, agora sem o cateter que economizava uma punção de veia. Mais sofrimento para a nossa baixinha e para nós. Mas não vamos pensar nisso, um dia de cada vez.

Longo sono da Bela nos fazem ter uma menininha elétrica agora em casa. Nana já capotou depois de um dia para lá de agitado. Papai e mamãe loucos para irem também, mas a baixinha pequena está a 1000 por hora. Que vida ela tem! Vamos tentar desacelerar, se não vamos adentrar a madrugada. Bela está bem melhor da perninha, quase não dá mais para notar o seu mínimo mancar. Com ela quase 100%, voltamos a ter uma criança quase 100% em casa, com suas devidas artes. Hoje foi tentar ficar em pé em uma cadeirinha no quarto da Nana em um segundo que a mamãe se virou, a cadeirinha voltou no seu queixo. Muito choro e um grande roxo embaixo do seu rostinho. Hoje a noite, no colo do papai, na velocidade de um gato, coloca a mão em uma lâmpada que havia acabado de ser desligada. Muito choro e água corrente para aliviar o dedinho queimado. Coisas de uma menininha rápida de 2 anos e meio, faz parte.

Amanhã temos telefonemas para os médicos para passagem do seu estado geral e marcarmos próximos passos na agenda, próximos exames e a aplicação da próxima Intratecal. Daremos notícias. Muito obrigado por estarem sempre por aqui, nesta grande família que virou o Todos com a Bela. Muitos beijos e abraços e fiquem com Deus. Bel e Rodrigo.
.
PS: Gê, um beijo muito carinhoso nosso pela sua avó. Queremos chegar um dia lá assim...

16 comentários:

Anônimo disse...

Queridos Bel e Rodrigo

Estou ha quase 3 semanas viajando, sumi do blog, mas nao me esqueci de vcs nem um minuto. Fui para Italia e Paris e em TODAS as igrejas que entrei fiz uma oracao especial por vcs!!! Mt bom voltar e ver vcs animados, a Bela bem disposta, feliz; enfim tudo caminhando em paz e como o planejado. Um bj muito carinhoso, agora de volta a esta deliciosa e gratificante convivencia,

Ana Luisa Loo

Anônimo disse...

Bel e Rodrigo,
Que maravilha você estar melhor, a Bela ter iniciado a fase de manutenção, a Nana sempre cercada de muitos amiguinhos e carinhos de todos os lados e o Rodrigo estar conseguindo se safar desta gripe que te acamou.
Só notícias boas, e nos ficamos aqui com a certeza que logo, será a Bela a tirar fotos com cabelos ao vento, como a fofa da Anna Luisa.
Obrigada mesmo a minha Nossa Senhora, que tanto tem intercedido para que a Bela esteja passando por TUDO isso sem intercorrências e feliz.
Adriana
P.S. Desculpe, Lia, pelos parabéns tão atrasados. Parabéns!!!!
P.S. Germana, tadinha da sua mãe, preocupada com uma filha que tinha sido operada e recebe a notícia que sua avó faleceu. Apesar, de sabermos que já estava na hora, bate uma saudade enorme....eu bem, sei por que minha avó faleceu ano passado nas vésperas de fazer 99anos. Foi como uma velinha que se apagou, ela que tinha 1.50m na juventude acho que faleceu com 1.40m. Mas, sempre lúcida, até o último minuto. Mas, tenho certeza que ela se encontra agora na completa PAZ do SENHOR. Meus sentimentos Germana e que a sua irmã se recupere muito bem da cirurgia. Beijos enormes no seu chumbinho também.
P.S. Nika, meu pai fica até dia 15 de novembro. Seja bem-vinda, a Ásia está de braços abertos para recebê-la de pé direito!!
Agora tenho que ver o jantar da minha big tchurma aqui, pois hoje foi feriado escolar e passamos o dia todo no zoológico, só comendo besteira.

Lia disse...

Bel e Rodrigo

Que bom que agora está tudo mais leve, a Bela realmente é encantadora, escuto ela no play e tenho que me controlar para não ir lá beijar as bochechas! Ainda mais agora que estou com a gripe da Bel, sem febre mas, a garganta chateando.

É bom saber que os novos remédios não estão mexendo com o astral da Bela! E a Nana, só imagino essa morena dançando!

Que vcs consigam descansar um pouco e tenham um ótimo fim de semana.

Bjs para os 4
Lia Taliberti

PS1- Anna Claudia, Adriana e outros blogueiros, obrigada pelos Parabéns.

PS2- Nika, boa viagem e que esta nova fase de sua vida seja rica em novas experiências.

PS3- Germana, que bom que correu tudo bem com a sua irmã! Que a sua avõ esteja realmente descansado depois dessa vida tão longa, um beijo para a sua mãe.

Anônimo disse...

Queridos,

Apenas mais um cometario.
Ontem a introducao da Liturgia Diaria me fez pensar muito em vcs e no instrumento de amor que eh este blog.

"A formula para uma existencia feliz pode ser encontrada no amor entre as pessoas. À medida que queremos bem ao nosso semelhante, criamos uma corrente de ajuda mútua e de solidariedade, contribuindo, assim, para tornar mais suave e leve a vida já difícil."

E eh isso que vcs nos ensinam diariamente!

Muito obrigada!

Um bj carinhoso

Ana Luisa Lobo

Anônimo disse...

Oi Bel e Ro,
Como a Beloca está sapeca! Que bom!
Torcemos por aqui que se adapte bem aos novos medicamentos e com certeza isso vai ocorrer!

Nika (minha querida cunhada),
Boa viagem e que você chegue bem em Cingapura! Fique tranquila com Vitor e Lulu por aqui ... estarei entrando em contato com eles!
Dá um beijinho especial no Mac pelo dia 24/10!
Tudo de bom e até novembro!
Bjs,
Verinha

Anônimo disse...

Oi Gente !
Fico MUITO feliz de saber que a Bela oficialmente já está na fase de manuntenção ! Evito escrever coisas do tipo : tenho certeza de que o exame vai ser ótimo, etc , antes do resultado para não gerar mais ansiedade e expectativa na Bel e Rodrigo.Mas sempre mantenho o otimismo e qdo escrevi da ultima vez, na quarta, sem saber do resultado, já tinha certeza de íamos ter boas notícias !!
Estou mega atrasada em vários PS's que tenho vontade de escrever (desde uma obs sobre correr a meia Maratona, para a Aninha até as fotos da Anna - tb quero ver !! - e a vó da Gê), mas agora tô pegada no trabalho e no final de semana apareço em grande estilo !
Um beijo grande em todos
Antes 2 PS's rapidinhos :
1 - Bel : desculpe ter falado super rápido contigo ontem ,mas estava numa missão especial : dava apoio moral ao meu chefe que estava comprando uma aliança para as bodas de prata - 25 anos de casado !!
Sua ajuda foi ótima, ele acabou pedindo pra gravar a data.
2 - Adriana : engraçado ter sido feriado na Coreia junto como feriado aqui no Brasil - tb foi dia do Mestre ??
Mais beijos em todos
Anne

Patricia Salamonde disse...

Ai! que nostalgia lembrar das tartarugas da Hipica... como dizia Elis Regina, " ainda somos os mesmos que os nossos pais" .
beijos,
Pat

Anônimo disse...

Bebel e Rodrigo,

Primeiramente fico feliz com a melhora da "nossa" Bebel. É tanto tempo acompanhando, quase diariamente, que todos vcs já são quase nossos tb...

Qto ao MTX, é uma das drogas que mais utilizamos na Reumatologia, mas em doses muito menores. Temos uma larga experiência com o uso oral, mas salvaguardando a diferença posológica, alguns pacientes passam mal, mas MUITOS levam o tratamento s/ grandes efeitos colaterais. Estamos na torcida para a Bela estar entre este último grupo.

Rodrigo, qto à nossa conversa por telefone, falei c/ a Drª Blanca Bica (Reumatologista Pediátrica e amiga) e ela tb achou que não deve ser instituida medicação específica para a baixa massa óssea, pois a Bela é muito pequena, mas podemos iniciar o uso de Cálcio c/ Vitamina D.

Como vcs vão ligar para os médicos amanhã, sugiro converçar sobre esta reposição.

Beijos e abraços dos Capistranos do Recreio.
Carlos Roberto, Cida, Carolina, Bruno e Mell(o Bruno certa vez falou c/ a mamãe que queria tanto um cachorro, no que ela respondeu "Vcs tem a Mell", mas a resposta dele foi de bate-pronto, "A Mell é minha irmã...!!!". Fique bem claro que se é irmã das cças é adotiva...rsrsrsrs)

Germana disse...

Lindos, amigos. Obrigada pelo beijo que mandaram para mim no comentário de hoje. Com certeza, vejo vcs beeeeeeeeeeeeeem velhinhos, rodeados de netos, bisnetos e até trinetos, heim? Será!?
Eu tb quero estar beeeeeeeeeeeem velhinha pertinho de vcs tb lá em 2068! O contato com vcs é precioso e acho que essa amizade com vcs e a Familia Blog é uma das melhores coisas deste 2008 que espero manter por muitos e muitos anos! Claro que o motivo que nos uniu poderia ter sido outro... mas agora o importante é ver a beloca saudável, vibrante e elétrica, como está! Uma coisa!
Muito bom ler que está tudo calmo do lado daí dessa tela do computador. Ufa. Era chegada a hora de uma descansada geral, com menos "atensão".
Beijos mil para vcs 4 e para todos que mandaram seu carinho para mim e minha mãe. Vcs são especiais!
Anna Claudia, libera as fotos urgente, heim? Beijos enormes.

Anônimo disse...

Bel e Rodrigo,

Que alegria que deve estar esse apartamento da Rua Faro, com essas duas princesas cheias de vida!!!
Essa idade das meninas é maravilhosa, cada dia uma descoberta, uma novidade, bom demais!
Ontem peguei a Maria olhando no espelho (o que ela mais faz na vida, ama um espelho)toda de batom (a boca e parte do rosto) e cantando a música do dia das mães que ela aprendeu na escola.... Uma fofa. Devia ter gravado para ficar registrado, mas até achar a câmera.... Enfim, uma coisa maravilhosa, dentre muitas deste blog, são os registros da vida de vocês e das meninas. É mais do que um diário e tenho certeza que elas vão amar quando lerem isso mais tarde.... Uma curiosidade, vcs tem backup disso tudo? Talvez esteja perguntando uma besteira, não levem a mal, sou leiga no assunto!
Bem espero que o fim de semana seja tranquilo, que vcs curtam bastante as pequenas e quem sabe um bom restaurante, jantar com amigos, um filme?
beijos e fiquem com Deus.
Aninha

PS: Anne, vc faz falta.... quero saber seus conselhos sobre a meia maratona....

PS: Germana, pensei muito em vc e espero que vc esteja bem. Lembrei muito da minha avó, que saudades! E fiz as contas, acho que em 2068 eu já fui....

PS: Anna Cláudia, dá um jeito de consertar seu computador, como é que vamos perder seus comentários com o "le vin" na cabeça? A propósito, qual o show de hoje?

PS: Adriana, que delicia passar o dia com as crianças no zoológico! Aproveite a Nika por ai!
Beijos

Anônimo disse...

Bel e Rodrigo,

adorei o post de hoje. Tudo bem? Tudo bem não, tudo ótimo com a Bela aprontando todas e fazendo a felicidade da casa junto com a Nana. Tudo como tem que ser.

Vamos em frente com a manutenção. Se Deus quiser os remédios não trarão muitos efeitos colaterais e ela continuará nessa alegria contagiante.

Bel: espero que vc esteja bem melhor.

Gê: espero que vc tenha visto meu e-mail. Sobre os horários da creche, a Elisa estuda à tarde, mas no próximo evento vou procurar localizar seu sobrinho, ok?

Anna Claudia: Cadê o Le vin? E o show de hoje?

Gente, um bom final de semana a todos!

Abraços,

Renata (Serpa Coelho)

Anônimo disse...

Bel e Rodrigo,
cada vez mais coisas boas vão acontecer. A vida normal chegando, mas com um sabor melhor, depois de tantas dificuldades tudo tem mais valor. Para vcs e para nós que aprendemos com vcs. Bjs, Maria Elisa
PS1: Gê, um beijo especial para vc e sua família. Que as boas lembranças da sua avó fiquem para sempre.

Anna Claudia disse...

Queridos Bel e Rodrigo e Amigos da família Blog,

Hoje, quando acordei, soube que faltava luz no prédio que eu trabalho por um problema da Light e não haveria expediente. Isso queria dizer sem computador, ou melhor, sem internet, ou melhor ainda, sem a leitura matinal do blog assim que as crianças saem para a escola.

Como assim não ler o blog ? O blog não é que nem novela que se arrasta. Perder capítulos faz toda a diferença !

Então pensei: sem blog, não rola ! Resolvi então arregaçar as mangas, soltar todos os fios do computador que estavam num emaranhado. Também, é computador, mouse, camera, caixas de som, impressora, ipod, hard disk externo extra, modem, a caixinha do DLink para fazer a rede local, o controle para jogar game. Ufa, tudinho solto, limpinho novamente e reconectado ! Deu trabalho mas vejam: tudo voltou a funcionar ! Algum (ou alguns) maus contatos me impediam de comparecer aqui. Estou no ar de novo !!!!!

Fico feliz em saber que está tudo calmo rsrsrsrsrs ! Como diz o Garfield, ter filhos é padecer no paraíso ! rsrsrsrsrsrsrs Guenta a bagunça e a energia porque ela só aumenta !!!! rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

Estou confiante que o purinethol descerá redondo. Tivemos ZERO problemas com ele. Nem mesmo enjoo.

Estou rindo da picadinha de mosquito. A gente aboliu a palavra picadinha. Falavámos que íamos fazer um mosquitinho. E haja mosquitinho ! Creiam (embora seja difícil que acreditem): até com o mosquitinho a gente se acostuma e se adapta !

Um ótimo sábado para vocês.

Começo o meu com um casamento de manhã em Niterói. De manhã ? Isso mesmo, ninguém merece !!! cabelereiro marcado às 8:30 hs !!! Eu odeio acordar cedo no sábado ! rsrsrsrsrsrs Mas a amiga vale a pena !!!!!!!

Beijos,
Anna Cláudia

PS1: Germana querida, um abraço apertado pela sua avó. Mal consigo escrever sobre isso pois sou ligadíssima a minha avó já bem velhinha e que praticamente me criou. Os olhos embaçam só de pensar que a cada dia perdê-la está mais próximo. Vai ser um choque para mim e por mais que eu tente me preparar, não consigo. O que faço ? Não penso nisso e ponto. Quando este dia chegar, enfrentarei como faço com tudo na minha vida.

PS2: Sou escorpiana ! Lá no finalzinho, quase sagitariana ... Aniversário e mais rugas chegando ... rsrsrsrs
Ainda falta um pouquinho ... Só peço para não ter inferno astral !

PS3: Ainda não estou com as fotos. Ele vai me entregar um DVD com cerca de 80 fotos, 1 poster e 15 fotos grandes impressas. Foi caro: 1 mil e uns quebradinhos. Quero també fazer. Uma amiga fez e ficaram d+++ !!! Vai ter que esperar o ano que vem para ter dindim$$$$$$$$

PS4: Apertem os cintos ! os Robertos sumiram !!!! Que pena !

PS5: Aninha, hoje não fui a nenhum show ... "Le vin" será substituído pelo prosecco na festa do casamento que vou neste sábado de manhã.

PS6: A Renata continua assinando Serpa Coelho !!! Adoro o que escreve ! Com e sem o "le vin" rsrsrsrs

PS7: Geórgia, um dia ainda vou escrever sobre as conexões deste blog. Conheço bem a Cristine Queima pois trabalhamos juntas e jogávamos volei nas segundas... A Vanessa Barbosa e a Adriana Cavalcanti saíram de lá mas também as conheço ! Êta mundo pequenininho !

PS8: Dééééé, parabéns pelo aniversário de casamento !

PS9: Maria Elisa, adorei sua bronca carinhosa na D. Lena !

PS10: D. Lena, não tem cabimento não contar com os amigos ! Manda o e-mail para a Maria Elisa !

PS11: Família SP2: cadê você ? Quando não vierem, manda as representantes mirins rsrsrsrsrs

PS12: Roberto Newton, também sou leitora de Fernando Pessoa e algo me intriga: já viu como tem frase do fernando sabino na internet dizendo que o autor é o fernando pessoa ? E é engraçado pois o Pessoa tem uma escrita intensa mas amargurada, o que não combina com as frases que o atribuem.

PS13: Nosso eu-reporter Rodrigo Capistrano e o buraco da Rua Faro ! Show !

PS14: Germana (again), o pessoal da reportagem de tecnologia me ligou. Acho que vai rolar e estou tremendo da cabeça aos pés rsrsrsrs Se for confirmado, dou mais detalhes para a família blog.

PS15: Germana (again II): qual é a sua prima médica que trabalha na pediatria do Copa D´Or ?

PS16: Germana (again III): que bom que saiu tudo certo na operação !

PS17: Nika, boa viagem !!!!!

PS18: Ana Luisa de Souza Lobo Morgado Horta: nome enooorme ! Tão grande quanto o da minha filha ! rsrsrsrsrs Que delícia a viagem, hein ? Paris, Itália . Muito bom !

PS19: Adriana, um beijão ! Como é o zoológico daí ? Deve ser muito bacana, hein ?

PS20: Que ótimo o humor dos Capistranos do Recreio !!!! Aqui é uma briga para se ganhar uma Mell !

PS20: Verinha, anteontem fui almoçar no Botafogo Plaza (Off-Price), lá no Gula-Gula e o bebeto de Freitas passou por mim, ficou me olhando ... e me cumprimentou ! Caramba, sou figurinha fácil rsrsrsrsrsrs

PS21: Anne querida, pare um pouquinho para a gente te ver !!!! E as obras ? E a mudança ? Queremos dar palpites !!!!! rsrsrs

PS22: Pat, perfeito: "ainda somos os mesmos como os nossos pais sim !!!!"

PS23: Aninha (again): será que a maria puxou a mãe dela ? Acho que sim ! rsrsrsrs Acho uma delícia essa coisa feminina do batom. Que mulher não gosta de um espelho, hein ? No elevador do trabalho, tem um espelhão e é imbatível: a mulherada entra e se olha de cima a baixo no espelho (como se não tivesse se olhado em casa. Imagine só ... rsrsrsrs). Da próxima vez, filma, tá ?

PS24: Tininha, neste sábado de manhã começa a venda dos ingressos do ballet e sapateado para a sexta de gala. Blog, descobri que a sobrinha da Tininha e a Anna Luisa vão dançar na mesma noite. Faremos cobertura total. Beijos Tininha !

PS25: Hoje a Anna Luisa falou uma para ficar registrada: com tanta violência no Jornal Nacional, ela disse que a culpa era do Adão ter comido a maça. Fiquei abismada e resolvi checar se tinha entendido-a bem. Ela então me explicou que se ele não tivesse comido a maça, viveríamos então no paraíso e não haveria a violência ! Ela tinha entendido e contextualizado perfeitamente ! (e a mãe dela encheu-se de orgulho).

PS26: Que loucura o caso do sequestro em São paulo. Que raios é este de amor que mata ? Que loucura ! Quem ama, protege ! Minhas orações hoje estão reforçadas: peçamos todos por um milagre para que a Eloá possa recuperar a vida e a saúde que aquele maluco tentou tirar dela ! Papai do Céu, permita que esta menina prossiga vivendo e sendo feliz !

PS perdi a conta rsrsrsrs: Bati o recorde dos PS´s !!!! Não torçam para a minha internet ficar fora do ar novamente, tá ? rsrsrsrsrs

Anônimo disse...

Queridos amigos,

Como é bom abrir um post novo, ler, saber e vivenciar o bem-estar da Bela.Voltar a vê-la gargalhar, brincar, pular, correr, faz os nossos corações transbordarem de alegria! Até as traquinagens e peripércias passam a ser bem-vindas!

Estamos certos que a fase da manutenção trará a tão esperada bonança (mas ainda de olhos bem atentos) após tantas e devastadoras tempestades. E quanto a nós, manteremos nossa fé, nossas orações de que ela reagirá muito bem à QT oral!

Um ótimo final de semana para vcs,
Beijos grandes,

Rê, Marquinhos (de volta), Clara e Joana

PS1: Gê, nossos sentimentos e um beijo carinhoso pela sua avó. Que ela descanse em paz junto ao Pai.

PS2: Dééé, parabéns pelo niver de casamento!Bodas de quê??

PS3: Nika, boa viagem e pise com o pé direito em terras asiáticas!

PS4: Anna Cláudia, pude visualizar perfeitamente a cena da filhota com os cabelos esvoaçantes e a emoção que vc sentiu.Não é para menos...Vale um mega poster! Também estou na espera de ver essas fotos. bjs.

Germana disse...

Blogueiros, queridos, vcs não existem! Quantos e quantos PSs dedicados à minha avozinha! Obrigada pelo carinho. É bom demais nos sentirmos queridos assim. Com expliquei, estamos bem. Até minha mãe está serena. Ela viveu bem e lúcida (só tinha dor nas costas e andava muito mal) até os 95. De lá para cá, quanta peninha. Muito desligada, cada dia mais distante, sem nos reconhecer. Tenho mil fotos do Bob com ela, mas não posso dizer que ela o conheceu...
O que mais nos preocupava (e peocupa ainda) é o meu tio Flavinho, o queridinho dela, que tem um retardo e é extreamente agarrado à mãe. Mas acreditam que até ele está razoavelmente conformado? A gente vinha peparando ele há muito tempo. E como ele é a pessoa mas fofa do mundo, ele fica "bonzinho" exatamente como sempre pedimos. O enterro será só amanhã porque aguardamos a chegada do meu tio que estava nos EUA.
Anna, adorei os varios PSs com meu nome. Risos. Minha prima se chama Lia Theophilo, ela trabalha há pouco tempo lá. Acho que começou este ano. Não é da sua época e tampouco conhece a Bel e o Rodrigo. Mas ela sabe tudo de cor da vida da Bela e da Anna Luisa. Bel, precisando, já sabe que pode contar! Mas vc não precisa de mais nada! VIVA!
Anna, que máximo que o Jornal da Globo te ligou. Nessa correria, eles não fizeram mais contato comigo e eu ia te ligar para saber se tinha rolado. A audiência da Globo esse dia vai quintuplicar, só com os blogueiros da Bela ligados na telinha!
Aninha, em 2068 terei 98 anos! Olha que animada!
Rê (Serpa) eu vi que a Elisa estuda à tarde. Lucas e Elisa ainda não se encontrarm, mas essa amizade promete.
Vou m'embora agora dormir!
Beijocas em todos e todas.

Germana disse...

Anna, me toquei agora. Sexta-feira e a Light te fez um favor de te arurmar uma folguinha??? Aiiiiiiiii que delicia!
Mais beijos, amiga. Precisamos armar um encontro para corujar as fotos da Anna.
Ahh, Aninha, falando em corujar, lembrei da Maria na frente do espelho! Aperta aquelas bochechas por mim!
Bel e Rô, mal posso esperar para ler as histórias fofas da Bela e sua bagunça! Um amigo meu criou um índice desses perigos que o filho dele se mete: é a QMM (Quantidade de merda por minuto)!
Beijocas