segunda-feira, 17 de março de 2008

T+55, vivendo cada momento

Um bom dia no domingo não significou uma noite bem dormida. Início da 2ª semana de 4 dessa segunda fase do primeiro bloco de QT. Pelo menos em day-clinic, não tão rápido mas também não tão "eterno" como os demais e o principal, voltando para casa. Vamos seguindo, mas sabendo que estamos indo para dias que poderão ser mais conturbados devido ao andamento das QTs.

Fechamos o post de ontem com as duas dormindo juntas, mas a Bela acordou chorando muito, talvez tendo pesadelo às 4 da manhã e ficou assim até quase 6h. Quando eram 8 horas acordou de novo e não dormiu mais, chorando muito novamente e com certeza novo pesadelo pois soluçava chorando: "Não quero ir para o hospital!". Para quem tinha ido dormir quase meia-noite (elas, nós somente um bom tempo depois...), foi uma noite de muito pouco sono para todos.

Começa uma rotina com as duas em casa de manhã. Conseguimos aliviar a Nana que botou o sono em dia e acordou bem tarde, o que encurta a manhã, com almoço, ida para escola, preparar tudo da Bela para ir em seguida para o day-clinic, hoje sem a Nini de folga, mas a Bel teve a ajuda da Vovó Lena. Separa mala, pasta, remédios, DVDs, documentos da internação, roupas, etc.... cansa!

Sabíamos que o day-clinic de cada início desses blocos é mais longo, pois após a ativação do catéter há um hemograma. Somente após o resultado é que se confirma a QT e aguarda-se a chegada dos medicamentos que são manipulados em farmácias especializadas. Aproveita-se a espera para trocar o curativo do catéter, que normalmente tem que ser trocado a cada 3 ou 4 dias para evitar qualquer risco de infecção. Inicia-se com um remédio contra enjôo e depois faz-se a QT. O que começou às 2 da tarde terminou 8:30 da noite, dando tempo do Rodrigo voltar do trabalho e pegar todas no hospital para levar para casa. Devido à QT e horários de cada medicamento na volta para casa uma verdadeira logística para acertar os horários dos remédios que continuam por via oral, com intervalos mínimos exigidos e de forma que não interfiram demais no sono da Bela.

Amanhã deve ser mais simples, pois aberto bloco hoje, as QTs seguintes já são confirmadas, não havendo novos hemogramas e esperas pelos remédios. Essas internações em day-clinic em certos momentos não são muito agradáveis, pois não é um quarto individual. Hoje escutamos histórias de luta pela vida de outra crianças que preferíamos não ouvir. Uma criança tendo sua medula totalmente zerada para uma transfusão de medula do seu irmão, que é compatível. As taxas de sangue da menina são zero: não há plaquetas, não há leucóticos, consequentemente neutrófilos, não há praticamente nada de nada. Pelo menos nos conforta saber que é outro tipo de Leucemia, mais complicada do que a Bela. Não estamos nessa, mas não dá para não ouvir e sentir.

Continuamos sempre otimistas. Temos a consciência de que estamos navegando nesse momento em águas mais tranquilas, nas quais nunca tivemos o privilégio de navegar, e sabemos que tempestades podem vir. Essas QTs vão a cada dia gerando aplasia, que joga todas as taxas do sangue para baixo, havendo necessidade de transfusão de plaquetas e hemácias, voltando a neutropenia da qual já falamos algumas vezes. Significa a volta da imunodeficiência e os riscos de infecções. Será um período bem vulnerável, mas temos que confiar que teremos a graça de não termos nenhuma intercorrência nesse período e que as respostas da medula e das taxas sejam positivas depois, com ela se recuperando e tendo o risco da leucemia definivamente definido (até agora estamos mais para baixo risco do que para alto).

Hoje o nosso amigo Robson foi doar plaquetas. É possível que ainda a Bela não as utilize nos próximos 5 dias, mas foi a Bela fazendo a parte dela. Foi para atendermos um pedido desesperado de uma família ao Hematologistas Associados. Uma crianças com dengue hemorrágica em outro hospital. Robson, obrigado por sua disposição em ir atender um chamado de uma "amiguinha" da nossa Bela, que talvez não aproveite suas plaquetas dessa vez, mas foi por uma super boa causa. Pensemos bastante na questão de doação de sangue. Já vimos várias vezes que a disponibilidade de sangue na hora certa salva vidas.

Agora já é uma fase em que o apetite vai embora e já temos que rebolar para fazer com que ela se alimente bem. As misturas com alimentos nutritivos tem sido as mais malucas, para contornarmos a irritação que está passando a ser a hora das refeições. Suprimentos entram em seringas como remédio, o que facilita um pouco.

A demora no day-clinic da Bela fez com que a Nana fosse depois da escola para a casa da sua priminha Bia, com a grande ajuda da nossa amiga Lulu mais uma vez. Obrigado também à nossa super irmã Mônica (Dinda) pelo seu amor, ajuda e presença permaente conosco! Quando já estávamos para voltar a Vovó Cecília foi buscá-la para nós, pois ela prefere estar em casa quando todos estão aqui. Entendemos perfeitamente e temos que respeitar essa vontade da Nana.

Amanhã tem mais, depois de amanhã também, até quinta, quando esperamos ganhar uma folga de 3 dias até o terceiro mini-bloco, folgando sexta, sábado e domingo. Isso para gente é um sonho tão distante!

Obrigado mais uma vez por toda a corrente que vocês fazem em torno da Bela, em torno de nós. É muito bom saber que não estamos sozinhos e que seguem com a gente nas tempestades e também nas bonanças. Gostaríamos de colocar hoje mais uma vez a nossa "medalha milagrosa" aqui, dessa vez para agradecer e não nos pedidos desesperados que já fizemos algumas vezes. Tenham todos uma ótima terça-feira e que fiquem com Deus.

21 comentários:

Cecília e Flávio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Abrir os comentários para mim é covardia, tento todos os dias postergar um pouco e deixar que alguém faça isso na minha frente. Por que afinal, morando em Seul, estou em pleno dia e depois que checo meus emails, vejo se já tenho notícias da Bela e senão, faço como agora, dei uma subida no meu quarto e vim conferir.
Claro que a Bela, tendo passado tanto tempo no hospital, sendo acordada, manipulada, diversas vezes durante a noite, não era possível que ela de repente voltasse a dormir uma noite inteira. Mas, vamos torcer que estes day-clinic, fazendo-a voltar para casa todos os dias, permitam que ela volte a dormir a noite toda na sua caminha. Sem sustos!!
Estamos aqui nesta corrente para que continuemos navegando em águas "calmas".
E tenham sempre FÉ!! Está dando TUDO CERTO!!!
Adriana Gottschalk

Cecília e Flávio disse...

Bebel e Rodrigo,

Tomara que vocês consigam ter o sonhado feriado de Páscoa com a família reunida e em casa. O importante é a Bela estar reagindo bem - na medida do possível - à tantos procedimentos, remédios, QTs, internações. Por tudo que vocês relatam, ela está reagindo maravilhosamente bem, com a graça de Deus.
Nossas orações estão direcionadas agora à essa fase de QT e que possam estar juntos comemorando a Páscoa.

Beijos no coração...
Cecília (do Flávio)

Anne disse...

Caramba, um dia fora e já perco um monte de news !! Parece um seriado novo que estou assistindo - Damages com a Glenn Close.
É uma série de addvogados e investigações e cada episodio vem uma reviravolta ! hoje tem !!
Mas o melhor de tudo é que é uma reviravolta de noticias boas. Que bom que o "mood" da medalha hoje é bem diferente da primeria vez que ela apareceu no blog. Que bom saber que dá pra ter fé e confiança de que as coisas vão melhorar !!
O que vcs falam de ver os casos proximos no hospital é interessante, porque nos faz ver que TUDO na vida é relativo, né ?
Um beijo carinhoso, mta disposição para a semana de day clinic, fiquem com os anjos ( vou rezar para que eles protejam o soninho da Bela).
Anne
PS - Dayse, parabéns pelo novo sobrinho !!

Elaine Vieira disse...

Bom dia Bel, Rodrigo e meninas,

Cada dia que chega trás consigo esperanças renovadas, sigam em frente não desanimem, quanto mais dias em casa melhor para todos principalmente para a pequena Nana.
parabéns pela energia de vocês e a força que vem demonstrando, fiquem firmes pois Deus não desampara.
Sei que em momentos de crise aparecem mil fórmulas enviadas de todas as partes, vou deixar aqui uma sugestão para tentar melhorar o sono da bela, além da oração com ela antes de dormir é muito gostoso e calmo colocar uma música suave antes mesmo dela adormecer, afim de criar um clima diferente do hospital, aliás até mesmo lá pode se utilizar esse recurso. Eu gosto muito de colocar um cd que tenho com 18 Aves Marias instrumental com arranjos variados tranquilo que na minha opinião e convicção deixa o quarto com uma paz indescritível.
Eu faço isso quando o dia é muito estressante.
tenham uma terça muito gostosa apesar das atribulações.
abraços fraternais!
Elaine Vieira

Anônimo disse...

Que Deus abençoe o soninho da Bela... Vai dar tudo certo e tenho certeza de que vcs terão uma ótima Pascoa.

Boa Terça

Natália Webb

Anônimo disse...

Bel e Ro,
Sigam em frente, mais um dia, mais uma semana ... força ... + força ... muito mais força ... e os dias, semanas, meses vão passando ... mas tudo vai passar rápido. Já estamos quase na Páscoa, feriadão em Abril, seu niver e do Tio Gilberto em Maio, o da Monica em Junho .. e já estaremos no meio do ano .. daí pro fim é um pulo e a nossa bela guerreira vencendo tudo que encontra pela frente!!!

Mil beijinhos,
Verinha, Lipe, Tati e Guga

Anônimo disse...

Bel e Rodrigo,

A vida segue....
Às vezes somos surpreendidos “olhando a grama do sozinho“ (a outra criança com doença mais grave, como relatado por vocês) ....
Nesses momentos agradecemos pela nossa vida e de alguma forma percebemos que Deus está do nosso lado....
Continuem vivendo cada dia, agradecendo as conquistas e pedindo força e paz nos momentos mais difíceis.
A nós, amigos, cabe a oração diária, mentalizar a Bela saudável e desejar que isso aconteça logo....
Cada um do seu jeito, com a sua crença e TODOS COM A BELA.
Beijos,
Aninha (Flamenguista, a propósito, saiu o resultado da enquete?)

Anônimo disse...

Queridos Bel e Rô,

Que foto LINNDDDAAA das meninas ontem, dormindo juntinhas, depois de muito se divertirem. Por mais que o soninho da Bela não tenha sido dos melhores nas horas que se seguiram, ela com certeza aproveitou muito cada segundinho ao lado da irmã tão amada! Aliás, não posso deixar de falar da Nana que sempre foi, e agora ainda mais, uma menina de OURO! Fico imaginando tudo que pode estar passando na cabecinha dela,as ausências, inseguranças, medos; mas ela tem se superado, se mostrado uma menininha muito forte, madura e sendo uma peça fundamental com sua compreensão, doçura e amor, nesse quebra cabeça da vida atual de vcs. Nana, minha linda, um beijinho muito especial para você!

E vcs, meus amigos, por mais difícil que possa ser, tentem não antever as possíveis tempestades que ainda estão por vir. Aproveitem e vivam intensamente esta merecida bonança, depois de tantos mares 12 (opa, olha a linguagem naval!) que vcs já atravessaram e venceram! Vamos acreditar e rezar para que essas próximas fases não sejam tão duras quanto às anteriores e que a Bebela continue recuperando o seu esplendor, rumo à grande conquista!

Um beijo muito carinhoso,

Rê, Marquinhos, Clara e Joana

PS: Alvinegros, tenho que parabenizá-los pela vitória e pela união! Vocês fazem um estardalhaço tão grande, que cheguei a pensar que fossem muitos neste blog! Mas são um percentual tão pequeninho... Mas como diz o velho ditado, "a união faz a força"! Saudações tricolores a todos!

Anônimo disse...

Bel e Rodrigo,

como disse a flamenguista Aninha (será que é a Aninha filha da Maria Dulce? Mãe do Ricardo?...Se for, conheço desde pequenininha...da Gávea, eu era vizinha da Tia Maria Teresa, além de Teresiana, rs..) aos amigos cabem as orações diárias, com muita fé, que sabemos que removem montanhas, e algumas palavras de apoio.

Se por um lado não foi uma noite legal, é mais que compreensível, né? Afinal no hospital é aquela loucura a noite toda e durante o dia também. Natural que ela tenha pesadelos sobre isso. É de cortar o coração, mas vamos rezar mais para os anjinhos velarem seu sono e o de vocês também, que também merecem e muito uma noite bem dormida.

Que continue tudo calmo, dentro do possível e que a semana acabe logo e vocês possam passar a páscoa em casa, sossegados, em paz.

Abraços,
Renata Moritz S. Coelho, também flamenguista!

Suzana disse...

Queridos Rodrigo e Bebel,
Meu coração ficou apertadinho com o relato sobre os pesadelos que a Bela teve...
Na verdade, com tudo que ela está vivendo é muito compreensível que isto aconteça, atormentando seu espírito quando deveria estar descansando.
Achei muito boa a idéia da música suave e nestas horas talvez seja importante descobrir o que a própria Bela prefere para se sentir tranqüila e segura e adormecer em paz...
Recentemente a Ana Clara ganhou de uma amiga nossa uma imagem de Nossa Senhora feita de vido com umas luzes coloridas que piscam internamente de maneira alternada. Eu realmente achei bem cafoninha... mas a Ana Clara simplesmente ADOROU! Não dorme sem acender a sua "santinha"! E sinto o quanto ela se sente bem com isso...
Outra coisa que tem funcionado muito bem lá em casa é quando eu converso com ela já adormecida procurando tranquilizá-la sobre um assunto que a esteja preocupando:
No dia seguinte ela sempre acorda bem mais confiante e segura!
Experimentem...
Com muito amor, carinho, fé e paciência, tudo vai se acertando...
Tenho certeza que o tempo será um grande aliado de todos vocês e transformará todas estas experiências desagradáveis em resultados positivos.
Mentalizo para vocês cada dia um dia melhor do que o anterior...
Coragem e Força!
Com muito carinho e confiança,
Suzana.

Anônimo disse...

Queridos Bel, Rodrigo,Nana Belinha Que Deus continue ao lado de vocês, dando esta força que tanto comove todos nós.Que estes dias passem bem rápido e que vocês possam curtir um fim de semana de tranquilidade todos juntinhos e alegres. Com todo nosso carinho Gilda e Maurício

Anônimo disse...

Queridos Bel e Rodrigo,

A foto de ontem estava mesmo linda!!!! Inspiradora!!!! Esperamos que vcs consigam passar muitos dias juntos e que dias como o domingo se repitam muitas vezes.
Imaginamos o pesadelo que seja para a Bela pensar em voltar para o hospital. Só de ler esse relato, fiquei emocionada e sem palavras... Apesar de não entendermos, uma frase do Evangelho me vem sempre à mente: "Tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus."
Um grande beijo, Martha, Marcelo, Maria, Luiza e Carla

Anônimo disse...

AHHHHHHHH vacabei de deletar todo o meu comentário!!!! que vontade de zunir o teclado e a tecla esc pelos ares!!!
M´enfim... Olha sábias palavras da Suzana. Todos nós, e principalmente as crianças que são em geral mais impressionáveis, levamos para o sono nossas experiências do dia, assim nada melhor do que palavras doces e tranquilizadoras, até um pouco de humor para dormirmos bem e acordarmos saltitando. Se formos assistir a um filme de terror com 10 anos, garanto-vos por experiência dispendida que não pregamos olho a noite inteira!! Assim á falta de uma historinha do Godofredo, umas palavras doces e tranquilizadores nas vozes da Bel e do Rô podem transformar o sono num mar de tranquilidade. A oração funciona muito com a Bia e Carol (bom para pararem de dar chutes na cama dignos de Rivelino) e acredito que com os mais velhos, pois ela nos acalma e nos prepara para o milagre do renascer do sol e a continuidade da vida. Sei que ela é pequenina mas quem sabe escutando a Nana rezando ela não lhe siga os passos.
Quanto aos agradecimentos á dinda, se nós estivessemos fazendo um milésimo que fosse do que vcs fizeram com as nossas pequeninas talvez fossemos dignos, mas somos nós que temos que agradecer por termos a oportunidade de ver a felicidade estampada em quatro rostinhos(deveríamos pagar uma espécie de couvert artistico emocional!! putz estariamos falidos!!).
beijos da família SP2 e lembrem-se de que as vezes a grama do vizinho não é tão verde quanto a nossa, ou seja demos graças a Deus por tudo

Anônimo disse...

Queridos primos,

Um dia de cada vez. Vocês estão perfeitos e fazendo com que esse momento sinistro da vida de vocês, seja vivido da melhor maneira possível para toda família. As coisas nem sempre são como a gente deseja, até pq não depende só da gente. E, ainda assim, vocês se superam a cada dia. Tanto a Bela quanto a Nana SENTEM isso.

Vocês não estão sozinhos se quer 1 segundo do dia. Correntes de oração, de saúde, de cura, de coragem, de força, de disposição, de amor, de pensamentos positivos e de boas energias são enviadas pra vocês diariamente, podem crer nisso.

Tudo vai dar certo e esse tempo vai passar. Vai passar sim e vocês terão a paz merecida com a cura da Bela.

Fiquem com Deus.

Nosso beijo carinhoso,
Lucinha e Bruna

Anônimo disse...

Queridos Bebel e Rodrigo,

Continuamos aqui nessa corrente de oração e fé, junto com voces. Que Deus abençoe a Bela e toda a família!

Bom day clinic!

Um beijo carinhoso,

Lucia e Sergio

Anônimo disse...

Querida família, depois de vários dias sem internet , desde o dia 13 até hoje 18!!!!!! , pude ler o blog para saber das news, apesar de que a Ana Paula , minha filha, sempre me conta. Vibrei com a foto das duas dormindo juntas!!! Que emoção, né? E alegria da família passar um domingo inteiro juntas, é para achar o domingo maravilhoso e não aquele dia chato que antecede a segunda-feira!!! Como a gente vê, na vida tudo é muito relativo... A noite atribulada da Bela acho até normal!!! São tantas mudanças que a cabecinha dela deve ficar confusa mesmo. Mas o mais importante é que ela , ao que parece, está melhorando a cada dia. Continuamos na torcida (tricolor , é claro). Um abraço, Cecilia e Oswaldo.

Anônimo disse...

Descobrindo o Planeta Leucemia...passeando por ele descobre-se outros habitantes.
Altos ,baixos....bonitos...
Uma viagem.
Com malas...voces indo,vindo!!!
Nos juntos ,sempre.
Vamos viajar....as vezes cansa mesmo,mas o bonde nao espera e vamos indo.
Boa viagem para Isabela,Nana,Bel, Rodrigo e todos nos nessa semana da Pascoa.
Beijo
Lucia Leibel

Anônimo disse...

Bel e Rodrigo,
estamos com muita Fé..
rezando muito pela Bela de vocês.
Fiquem com Deus.
Andrea, Leleta, Carol Rafa

Anônimo disse...

Apesar de escrever pouco, ou quase nunca, tendo minha mulher e minha irmã como representantes, deixo claro que vcs não saiem do meu pensamento, e acompanho tudo de "perto", na certeza que vai acabar tudo bem.
beijos a todos
Lipe

Anna Claudia disse...

Queridos Bel e Rodrigo,

Hoje meu recadinho vai no final do dia, que espero, tenha sido tranquilo.

É super normal baixar o maior desãnimo na volta ao hospital, especialmente após os momentos tensos que viveram. Dá desespero mesmo, dá insegurança, dá medo, dá impotência e a gente antecipa a angústia pela incerteza de quando será a próxima saída e do que poderá acontecer no futuro.

O melhor é psicológicamente não pensar, não antever, trocar o desãnimo pelo sinal de alerta e a incerteza pelo otimismo de que estamos no caminho certo, de que tudo que está dentro do previsto, que não há atalho e cada dia no hospital é um dia a menos no tratamento !

Lembrem que, acima das nuvens carregadas, o sol brilha e em breve avistaremos este sol !

Portanto, respirem fundo e pé na tábua !!!!!!!!!!

Queridos, sobre entrar em contato com outros casos, principalmente mais graves, fará parte da rotina de vocês. Afinal, o universo do hospital, que é a amostra que vocês terão contato, ou estão em tratamento ou são insucessos. Os casos que já deram certo, não estarão no hospital e vocês perdem a noção desta amostragem dentro do todo. Esse é um dos motivos pelos quais as famílias que vivem uma situação de sucesso (mais de 80% dos casos de LLA !) buscam dar depoimentos para trazer uma luz e contrabalançar as situações que vocês convivem no hospital.

Cada um tem um jeito. Vivenciar os casos graves, me enfraquecia mas também me fortalecia. Agradecia a Deus por não estar na mesma situação e retribuía me doando, sendo útil e confortando as famílias que necessitavam mais do que eu. Fiz isso intensamente no hospital. Hoje, faço com aqueles que a vida coloca no meu caminho, como a Bela.

Muito maior do que a tristeza dos casos que não dão certo, é a alegria das histórias que dão e eu não tenho dúvida que a história da Bela é de sucesso e ficará estampada no BLOG, no "nosso" livro (rsrs) para que todos que necessitarem busquem ali a força da vida, a coragem, o conhecimento, o exemplo de vocês e a inspiração para viver cada um dos dias deste caminho até a cura.

Fiquem com Deus, firmes e fortes !!!

Tudo dará certo !!!!!

Beijos carinhosos

Anna Cláudia

PS1: Lucia Leibel: que lindas e sábias as suas palavras !!!!!!!!

PS2: Caí num reduto tricolor ! Mas estou á vontade. Segredo de alcova: fui tricoloar até meus filhos nascerem e se tornarem botafoguenses. Portanto, o coração lá no fundo bate pelo tricolor quando o meu BOTAFOGO não está na disputa. Mas Flamengo, esse eu nunca hei de ser !!!!!!!!