quinta-feira, 13 de março de 2008

T+51, montando um quebra-cabeças

Comparamos o dia de hoje à montagem de um quebra-cabeças. Nos últimos dois dias, e em especial ontem, as peças foram sendo produzidas e começaram a ser encaixadas hoje. Ainda não sabemos se temos peças demais ou de menos, mas peças foram entregues a diversos especialistas. Ainda não terminamos a montagem mas conseguimos evoluir. Paradoxalmente é o quebra-cabeças do corpinho da Bela, que tem uma habilidade fora de série para montar os seus quebra-cabeças. Hoje já pulou para um de 30 peças e tirou de letra. Ela mesma é quem vai nos ajudar a montar o seu próprio quebra-cabeças...

Foi mais um dia que começou cedo, quando havíamos ido dormir bem tarde. As invasões de exames, interrupções de sono, troca dos horários do sono da tarde estão mexendo no horário de dormir da Bela, quase 1 AM. Médicos bem cedo no hospital. Primeiro estudo profundo dos exames radiológicos de ontem. Discussões entre eles, fazendo-nos ganhar uma horinha a mais de sono e às 8 já estávamos juntos. Diferentemente do "não havia nada" de ontem a noite, a tomografia computadorizada mostrava sim possíveis lesões em órgãos, de possíveis focos de infecção fúngica. Estamos aprendendo que quem cuida de adulto não é a pessoa mais indicada para cuidar de criança. Com a nossa equipe toda de pediatrícia e suas especialidades, encontraram possíveis causas que fariam mais sentido para os efeitos que tentam controlar.

Essa descoberta preocupa, mas tem que ser tratada e já estava coberta, pois desde seguda a Bela vem recebendo diariamente uma dose de um poderoso antifúngico, dos que cobrem de A a Z, dado que fez reação alérgica ao que poderia ser considerado o "Tylenol" dos antifúngicos. Uma vez confirmada a "fungarada", foi chamado um especialista em fungos (sugestão da Anna Claudia que teve longa experiênica com estes bichinhos cá-fungando nossas pequenas - obrigado Anna e péssimo trocadilho não?). Aprendemos também que na hematologia o foco é a leucemia e, portanto, tudo o que sai dessa área é muito discutido com todos, especialistas entram em cena o tempo todo, sem qualquer problema para os médicos que estão liderando o caso. Ajudas são bem vindas, o que achamos muito bom e nos dá mais segurança, mais cabeças pensando, opiniões, diferentes olhares e, fundamental, as decisões tomadas via consenso.

Fechamos o dia ainda sem o consenso deles, que também pode mudar de um dia para o outro, pois o especialista em fungos esteve conosco, iria ver os exames e não sabemos o que conversou com o resto do time. Em paralelo os exames correram hoje para radiologistas especialistas em pediatria. Um verdadeiro trabalho de equipe com vaidades colocadas totalmente de lado e buscando a resposta, se houver uma.

O que foi fato é que o abcesso melhorou, continua-se com o antifúngico uns bons dia para a fente e os antibióticos foram novamente suspensos, pois o motorzinho da nossa leoazinha voltou a trabalhar mais fresquinho. Outro fato importantíssimo é o estado clínico da Bela. Cada dia melhor do que o outro. Hoje estava à mil por hora.

Esses fatos nos levam a pensar em voltarmos para casa antes do próximo bloco de QTs da próxima semana (segunda a quinta, mas em day-clinic). Para isso, vamos tentar voltar para o primeiro antifúngico que deu zebra, mas por via oral, que nos permite ficar em casa fora os dias de QT. Acredita-se que a reação deva ter ocorrido ao "veículo" que leva o ativo intra-venoso e não ao próprio ativo. Como todo cuidado é pouco, faremos um teste amanhã, com a ingestão oral e a Bela toda monitorizada por pelo menos umas 3 horas, para tentarmos ganhar nossa carta de alforria talvez para o sábado.

A frequência respiratória continua acelerada, que é ponto de atenção. Depois de algumas avaliações, pudemos perceber que isso só ocorre quando a Bela está acordada. Dormindo, a respiração é normal. Como os pulmões passaram nos exames de ontem, acredita-se em fraqueza muscular mesmo. Além de quase 40 dias deitada ou recostada e com as doses cavalares de cortisona do início do tratamento, que geram fadiga muscular, os esforços geram um grande cansaço. Ainda mais com a Bela que está ficando realmente mais ativa. Hoje se movimentou bastante, praticamente não fica mais deitada e ensaiou andar algumas vezes.

Tivemos a visita de uma fisioterapeuta que brincou bastante com ela. Mexendo sempre de uma forma lúdica e nos dando dicas de como podemos começar a exercitar nossa baixinha. Nos tranquilizou bastante desse lado da fraqueza dela.

Hoje nós dois passamos praticamente o dia inteiro no hospital juntos para todas estas conversas com médicos. Rodrigo foi buscar a Nana na escola para que ela pudesse visitar a irmã no hospital. De novo mais um daqueles encontros emocionantes, com abraços e beijos carinhosos entre elas. A Bela fica eufórica, querendo mostrar os novos quebra-cabeças que ganhou para a Nana e outros brinquedos novos. Como a Nana faz bem para ela! Parece que já desenvolveram uma linguagem própria. Sentada na cama e brincando com a Nana por algumas vezes deu engatinhadas para apanhar brinquedos e seguir com a brincadeira. Ótimo sinal. Depois no berço quis ficar em pé para ver a irmã que estava do outro lado do quarto. Ajudamos, ela se apoiou e depois se sentou, cansou. Outro bom sinal.

No rodízio da casa, Bel saiu com a Nana do hospital a noite para dormir em casa após 4 dias intensos de hospital. Merecido e fundamental descanso! Continua com dor de garganta, cansanda pela falta de um bom sono. Está tentando fugir da gripe com um coquetel de própolis, Trimedal, Vitamina C (estava faltando a cama!), Supradin, etc. Vamos ver se consegue. Rodrigo fica no hospital esta noite e recebe amanhã a infectologista às 7 da manhã para nova avaliação do abcesso e a tentativa do antifúngico oral.
.
Embora cansados, o estado geral da Bela com seus sorrisos, conversas, danças e brincadeiras nos divertem e nos dão forças. Ela está realmente demais! Hoje do nada falou para a Vovó Lena que fazia o delivery do almoço e se despedia: "Tchau vovó, obrigada meu papá". O carinho da Nana conosco e com a irmã fazem transbordar os nossos corações de alegria. Os comentários deste blog nos emocionam e nos empurram para mais um dia. Temos a sensação de estarmos cumprindo o nosso papel de pais, dando o chão para a Bela e para a Nana, mas todos vocês nos dão o nosso chão, nos dando colo, muito bem dado e aceito.

Hoje talvez a postagem mais tarde até então - quase 2 AM. Tem sido dias muito intensos. Começamos a desacelerar quase meia-noite. De 53 dias desde a emergência do hospital, talvez tenhamos passado umas 7 ou 8 noites em casa. Noites e não dias, pois diversos deles foram de days-clinics, alguns deles super longos. Podemos estar cansados, mas concordamos entre nós dois que não podemos deixar de postar jamais, pois há momentos em que somente rezamos nas horas de sufoco ou antes de dormir exauridos ou sequer encontramos tempo de agradecer pelas graças que recebemos dentro de tudo o que vivemos, mas a corrente que nos une é uma das maiores forças que nos sustenta. Se rezamos pouco, vocês rezam por nós. Se não temos tempo para pedir, vocês pedem por nós. Se esquecemos de agradecer, vocês entendem e agradecem por nós. Se estamos bravos, vocês xingam por nós. Se estamos tristes, vocês nos fazem rir. Se estamos cansados, vocês nos reconfortam. O que mais podemos ter? Fiquem com Deus e uma ótima sexta-feira. Obrigado realmente por todo esse carinho.

28 comentários:

Anônimo disse...

Bel e Rodrigo,
Entre tantas notícias ontem e hoje, e sem condições técnicas de montar sequer uma peça desse quebra-cabeças, o que mais chama a minha atenção é o bom humor e a vontade da Bela de brincar. Quem é mãe ou pai sabe que esse é o melhor sinal, é o indício claro de que o mal estar está passando e, no fundo, no fundo, esse é o nosso maior desejo.
Adorei o comentário do Silveira ontem sobre as histórias e os personagens que povoam a imaginação infantil e ficam para sempre. Também tenho vários deles que, hoje, com muito prazer, divido com o meu filho.
Estive pensando nisso e em todas as brincadeiras que vocês fazem com a Bela, nas boas risadas, nas brincadeiras com a Nana...magicamente, é a fantasia que a mantém muito presa à vida e com disposição para lutar. Como já se disse antes aqui, enquanto houver humor (e fantasia, eu acrescentaria), há saúde.
E, sem dúvida alguma, são essas as lembranças que a Bela terá desse período. Todo o resto, ela esquece bem rápido.
Um ótimo dia para vocês. As orações prosseguem, como sempre. Esperamos o resultado do quebra-cabeças de verdade, torcendo para que, enquanto isso, os de brincadeira sejam cada vez mais gostosos para a Bela.
Um beijão da
Marília

Suzana disse...

Bom dia, bravos guerreiros!
São 7:20AM e desejamos que a Bebel ainda esteja dormindo e que seu organismo se recupere logo com muitas bençãos celestiais!
Há alguns dias, algumas pessoas têm "tocado" num ponto muito importante: Precisamos sempre pedir para que médicos e enfermeiros sejam sempre iluminados e intuídos durante cada procedimento e durante todas as decisões e escolhas necessárias!
Acredito que Deus conhece muito bem as nossas necessidades, mas quando rezamos, pedindo não apenas por nós, mas por todos que nos cercam é como se ganhássemos direito a uma atenção especial por bom comportamento!(brincadeirinha!)
Afinal de contas este quebra-cabeças não é brincadeira de criança não e toda ajuda é sempre bem vinda!
Nana querida,
Cuida muito bem da mamãe e faz um monte de palhaçada para ela rir bastante, tá?!
Apesar do desgaste físico ser uma realidade que vai sendo contornada na medida das possibilidades de vocês, acredito que o desgaste emocional da Bel esteja de fato sobrecarregando seu organismo...
Então eu pensei: Será que alguém não conhece uma daquelas terapeutas que fazem massagem corporal para relaxar...?
Conheço uma muito boa, amiga da mamãe: Maria Luiza Bueno.
Diante da rotina massacrante que vocês estão vivendo fica muito difícil eliminar tantas tensões sem uma ajuda extra: pensem a respeito...o importante é não descuidarem de si próprios, ok?!
Ano passado, no dia das mães, após participarmos de uma longa gincana na escola, a professora de psicomotricidade da Ana Clara ensinou às crianças a fazerem uma massagem relaxante nos pés das mamães: Foi tão bom!!!
Nós elogiamos tanto a nossa "massagista" que até hoje ela continua nos fazendo relaxar...
Cuidem-se, por favor!!!
E recebam as nossas mais puras vibrações de amor!!!
Muitos beijos,
Suzana, Mario e Ana Clara.

Anônimo disse...

Que bom!!!
Um dia chuvosoo!!
Bom mesmo..para descansar os olhos.
O barulhinho da chuva lembra descanso.
A Bela esta fazendo quebra cabeça com 30 peças???Foi força de expressão Bel??
Podem deixar a reza para todos nos por aqui!!Se preocupem em cuidar de vocês , da Nana e Bebela.
Imaginem só,o nome de vocês esta no Muro laaaaa em Israel...com toda aquelas preces..diárias e na igreja do santo sepulcro também...O nome de todos os 4!
Então....como diz a Anna ,aqui no planeta leucemia ,tudo azul nessa sexta feira fresquinha.
Torcendo com dedos cruzadosssss,
Todos aqui para vocês poderem ir para casa este final de semana.
beijinho na testa de vocês !
Lucia Leibel

Suzana disse...

Bel querida,
Siga seus instintos...
Se precisar sentar e chorar: lembre-se que o choro alivia e acalma...
Se preferir sorrir, lembre-se que seu sorriso contagiante iluminará o seu caminho e a todos que ama...
Mas, em todas as circunstâncias, lembre-se que nunca estarás sozinha para o que quer que decidas fazer...
Juntos com a Bel, uma multidão de corações que velam por você!
Suzana.

Lia disse...

Bel e Rodrigo

Fiquei feliz de saber que a Bela está especialista em quebra-cabeças, acalma e mantem a mente esperta.
Bendita Anna Claudia! como os comentários dela tem nos ajudado a entender as etapas complicadas da doença, e de certa forma estarmos um pouco preparado para os "imprevistos" que vão chegando.
Bel descanse bastante (que tal uma massagem maravilhosa com a Ana do 102?), será que a Nana não quer ir para o colégio com a tia Lia? (vou "conhecer" a escola dela).
Podem deixar que nós continuamos rezando, pedindo e agradecendo por vcs. Não se esqueçam: "O amor de Deus é como o oceano, você pode ver o começo, mas não o fim"
Fiquem com Deus, muita Força e por favor tentem descansar.
Bjs

Lia Taliberti

Anna Claudia disse...

Queridos Bel e Rodrigo,

Eram quase 2 hs da manhã e confesso que o coração ficou apertadinho pois não havia post... Mentalizei vocês sucumbidos de cansaço e isso me aquietou.

Esse momento que estão vivendo é o meio do caminho. Mutos remédios já foram dados e muitos outros virão. O corpo da Bela é o campo de batalha e mostra sinais de que está sentindo a guerra do bem X mal que está sendo travada com muita competência por vocês.

Ontem, falei com a Bel sobre isso. Que maravilha que o corpo da Bela está sentindo a batalha ! Parece um paradoxo mas é justamente isso que cura !

Se a Bela estivesse passando pelo tratamento em céu de brigadeiro, ficaríamos menos sobressaltados mas seria preocupante. Poderia significar pouca sensibilidade do organismo às drogas e ao tratamento. Haverá um dia que a ciência descobrirá um jeito de só atingir o inimigo. Mas hoje, as QT´s são de arrasar quarteirão e não olham o alvo. Atacam tudo com o objetivo de não deixar nenhum blasto terrorista escondido dentro da Bela e conseguir desprogramar o organismo, fazendo-o desaprender como produzir estas células ruins. É como uma "lavagem cerebral", um tratamento de BOPE ("Pega um, Pega geral"!).

O paradoxo é que quanto mais sensível o organismo é, mais chances temos de curar, mas também mais risco corremos de fadigar os órgãos vitais. Temos que eliminar o que é ruim, sem sucumbir o que é bom. Aí entram as calibragens, o quebra-cabeças, as juntas médicas especialistas, para não errar no "tamanho da mão".

O tratamento da leucemia é baseado em protocolos estatísticos. O que é isso ? Não existe nenhum exame ao final que diga que o paciente está curado. O que existe é um índice estatístico que se o paciente for tratado dentro de uma sequência e de determinados rituais, a probabilidade de nunca mais retornar a LLA é alta (entre 80 a 90%). Por isso, temos que ser confiantes com relação à doença e atentos com as intecorrências.

Além das intercorrências colocarem o paciente em risco, podem afetar muito a sequência e intervalos de tempo propostos no protocolo. Ou seja, podem causar atrasos significativos, diminuindo o ritmo de ataque aos blastos e estes não podem ter trégua.

Por isso tantos médicos. Médicos se juntam para avaliar se as intecorrências estão sob controle e se elas são ou não impeditivo para continuar a aplicação do protocolo, isto é, seguir a seqência e intervalo de QT´s programadas.

Infelizmente, foi em uma decisão mal tomada desta que minha filha foi parar na UTI. Felizmente, por outras decisões bem tomadas, é que ela saiu. Para isso, trocamos a equipe médica. Imagine, trocar o motor do avião em pleno vôo de emergência... Mas Deus nos iluminou e o coração de mãe e pai não se enganaram.

O médico que lhes indiquei é uma pessoa fantástica, competente, humano e que foi quem deu o tiro certeiro na UTI. É um infectologista que também é hematologista pediátrico, especializado exatamente nas infecções que surgem no tratamento da leucemia. Ou seja, um cara que entende desta "queda de braço" entre "tratamento da doença" X "tratamento das intecorrências", ajudando a sinalizar o "vamos em frente" ou "é hora de pitstop".

Neste "Planeta Leucemia", não pode haver espaço para egos e vaidades. Não dá tempo, precisamos ser precisos. Não basta saber tratar a leucemia, tem que se ter muita experiência, ter vistos muitos e muitos casos para basear-se nas intecorrências vistas para subsidiar a tomada de decisão.

Bel e Rodrigo, vocês merecem servir de exemplo para todos os pais pela dedicação, pela simplicidade, pela disposição em aprender e ensinar. Dará tudo certo !!!

Vocês estão fazendo um trabalho fantástico ! Melhor impossível !
Como saber ? Olhem para a Bela e para sua super-hiper-mega disposição !!! Vamos combinar, é a melhor prova que ela está dominando esta batalha e ganhando longe !!!!!!!!!

Desejo tudo de bom, um dia bem produtivo e que possamos avançar com passos sólidos no tratamento.

Que papai do céu continue iluminado vocês, a Bela e a mente e coração de todos os médicos que cuidam dela.

Beijos carinhosos,

Anna Cláudia

PS: Cooper, saudações alvinegras ! Então você é médico, é ? Que legal ! Por que a medicina acabou em pizza ? Não resisti o trocadilho rsrsrsrs. Verinha, que Bela´s Blog de raça !

Anônimo disse...

Meus amigos,

Que nessa sexta-feira chuvosa, os fungos também fiquem com preguiça e não apareçam...
Que as enfermeiras entrem menos no quarto e deixem vcs. ouvir o barulinho da chuva ou as gargalhadas da Bela...
Que tomem um chá e continuem na torcida para que lhes seja concedido o caminho de casa...
Um grande beijo, dos amigos
Anna e Peninha

PS: Bel, Paula segue lá no morro, sem internet (não sei que diabos que ela foi arrumar que esse troço nunca funciona), ligando seja para mim ou para a Lucia para ouvir notícias do blog... Ontem e hoje tô muito enrolada aqui no trabalho, e não consegui um tempo para conversar com ela. Mas ela tá aqui conosco...

Anônimo disse...

Queridos:
Que bom ler os relatos de que a Bela está muito mais ativa e animada. O fisioterapeuta ter emplacado na quesito simpatia com ela também é super! Adoramos ler os trechos dos encontros da Nana e Bela. Ana Bê nos pergunta sempre quando poderá ver voces...ela pediu para convidar voces para nosso tradicional sorvetinho na JJ Seabra..
De resto, sabem que o que precisarem é só pedir. Estamos a 5 minutos da casa de voces e a 8 do hospital.
Um beijo,
Ana Paula, Raul, Ana Bê e João Paulo

Anônimo disse...

Bel e Rodrigo,
Andar com Fé
é saber que cada dia é um recomeço,
é ter certeza que os milagres acontecem
e que os sonhos podem se realizar.

Andar com Fé
é saber que temos asas invisíveis,
é fazer pedidos a estrelas cadentes
e abrir as mãos para o céu

Andar com Fé
é olhar sem temor as portas do desconhecido
ter a inocência dos olhos da criança,
a beleza da mão estendida para dar e receber.

Andar com Fé
é usar a força e a coragem
que habitam dentro de nós
quando tudo parece acabado

Andar com Fé
é saber que temos tudo a nosso favor,
é compartilhar as bênçãos multiplicadas,
é saber que sempre seremos surpreendidos com presentes de Deus,
é a certeza de que o melhor sempre acontece
e que tudo aquilo que almejamos está totalmente ao nosso alcance.

Basta Andar com Fé

É o que mais desejo a vocês FÉ
Adriana Gottschalk

Anônimo disse...

Rodrigo e Bel,
Como já disse antes, como tantos já disseram... Ler o Blog alimenta a nossa fé, é uma catarse para quem escreve e um registro de amor para quem lê. Vamos em frente. Que bom que a Isabela está tendo a chance de ser criança em vez de paciente (impaciente??) e poder brincar com a Nana, rir, se divertir e emocionar quem vê e quem lê.
Vamos em frente, um dia de cada vez.
Bel, tente descansar (ha-ha-ha) e se cuide. Haja complexo vitamínico...
Beijos, e obrigada por dividirem com nós toda essa vivência. Somos todos aprendizes.
Nika

Anônimo disse...

Bebel e Rodrigo,
Vendo a figura de hoje do quebra-cabeças, achei uma Bela imagem, pois parece com um monte de "bonequinhos" todos unidos uns aos outros, assim como a corrente de bem que vocês estão realizando, pois estamos todos unidos, todoscomabela, rezando, pedindo, orando, agradecendo e emanando vibrações de saúde, de força e de fé.
Continuem com Deus e tenham um ótimo dia repleto de boas vibrações!!
Um FORTE abraço,
Luciana (filha da Beatriz e do Arimathéa)

Anônimo disse...

Bel e Rodrigo,
Não dá para conter as lágrimas em ler o post de vocês ... o último parágrafo então ...
A sensação que tenho é de que cada dia que vocês vivem é um capítulo de um livro, que está sendo lido por todos, que "devoram" cada palavra que é registrada!! Mas o capítulo não termina com a postagem de vocês, ele continua com a leitura dos inspirados e maravilhosos "posts"!
A Bela é a protagonista principal e os médicos, anestesistas, pediatras, hematologistas, "fungologistas", enfermeiros, etc .. são os coadjuvantes, tendo cada um deles um papel muito importante.
O último capítulo deste "Best Seller" vai dar início a uma nova fase na vida da Bela, Nana e vocês!! E nas nossas vidas também, pois ficará por incrível que pareça, uma "lacuna", com a dissidência desse grupo tão especial, que está sempre presente virtualmente no Bela´´s Blog!!!

Beijos especiais, com gotas de chuva ...
Verinha

Anônimo disse...

Bel e Rodrigo,

Tenho pensado muito em vocês e rezado todas as noites para que vcs acordem com disposição suficiente para mais um dia, com paz no coração e iluminados para participar ativamente de todos os procedimentos.

A cada dia admiro ainda mais o casal, que não conheço, mas que fazem parte da minha vida, das minhas orações e pensamentos positivos, sempre!

Essa semana levei um susto com a minha Maria e fiquei muito aflita e insegura, ai me lembrei de vocês que tem demonstrado firmeza, segurança, humor e muito, muito amor. Graças a Deus, que sempre está perto da gente, o problema se resolveu e a noite me vi rezando e pedindo à Deus que vcs consigam caminhar, sem olhar para trás e pensando sempre que amanhã vai ser outro dia.

Vocês não estão sozinhos nessa batalha e deixem por nosso conta (blogueiros) as orações e agradecimentos às bênçãos concedidas. Concentrem-se nas meninas e em vocês.

Bel, a sugestão da massagem é maravilhosa, acho que aliviaria um pouco o stress e vc tem a Lulu que já me disseram que tem mãos de fada....

Beijos
Aninha

Anônimo disse...

É tão bom saber que a Bela está conseguindo ficar bem, animada sem se deixar abater! Ela é muito forte e vai vencer a leucemia de 10, vcs vão ver!
Um ótimo dia e um beijo enorme!
Dri e Duda

Anônimo disse...

Rodrigo e Bel,
tem dias que realmente leio o blog e me dá vontade de sair daqui do trabalho e ir para o hospital ou para sua casa só para ficar sentado ao lado de vocês aprendendo de perto essa lição de vida, em todos os sentidos, que vocês estão proporcionando para nós. Então, se um dia eu estiver aí sentado, quieto, só olhando, não se impressionem, estou só admirando e aprendendo. Fiquem tranquilos que continuamos aqui rezando e dando força para que Deus ilumine todos vocês. Um forte abraço, Zeca

Anônimo disse...

Meus queridos. Ontem fiquei encantada, aliás, mais encantada ainda, quando a Bel chamou minha atenção para perceber o esforço da Bela ao alcançar as bolinhas, do seu novo jogo, em cima da cama. Para isso, ela deu 3 "engatinhadas"!!! Novas vibrações positivas renasceram em meu espírito. Beleza pura!
Mas, o que me impressionou mesmo, o que me "derrubou", no bom sentido, foi minha despedida já descrita no blog. Sem alguém soprar, sem alguém dizer algo para ser repetido, sem alguém comandar, ela por si mesma dizer: "Vovó Lena, obrigado pelo papá..." Foi demais! Afinal, ela SÓ tem 2 anos! Que amadurecimento! Se ela tivesse a capacidade de avaliar o bem que aquela simples frase fez ao meu ser, perceberia dentro de sua inocência e simplicidade a sua grandesa e importância. Bela querida, você estava iluminada e seu brilho resplandecia sua semelhança com o Pai que se serve das crianças para demonstrar Sua ternura por todos nós. Obrigado (agora digo eu...) querida Belinha.
Einstein, certo dia disse: "O gênio é uma grande criança com intuição certa..." Vamos então, pedir ao Pai para que todos os médicos e especialistas deixem aflorar a "criança" que existe dentro de cada um e tenham a "intuição" para completarem esse verdadeiro "quebra-cabeça" que constitue o tratamento da leucemia. (Se fosse a Bela daria um "banho" em todos nós...)
E que vocês dois, queridos filhos, fiquem na paz porque o Pai está dentro de vocês, em cada uma de suas células e conhece, perfeitamente, o que vocês tem e estão passando. E agora, principalmente, vocês estão no colo Dele, além dos nossos. Fiquem certos disso. Mil beijos no coração.
MAMÃE E PAPAI.

Anônimo disse...

Queridos primos,

Tudo vai correr bem no dia de hoje e tomara que amanhã vocês possam estar em casa amanhã.

Estamos todos em constante prece para que vocês tenham energia, força e disposição a cada dia; para que a Bela vença, todos os dias, todas as batalhas que vierem. E ela já está vencendo-as!

Estamos todos com a Bela e com vocês.

Bendita seja toda a equipe que está tratando a Bela.
Vai dar tudo certo e esse tempo vai passar.

Fiquem com Deus.

Beijos e abraços com muito carinho pra todos vocês e o nosso colo também!!!
Lucinha e Bruna

Anônimo disse...

Queridos Bebel e Rodrigo,

Fico pensando no que escrever que já não está escrito e descrito por todos aqueles que amam vocês. Tento não ser repetitiva para não cansá-los ainda mais. Vi a foto de vocês no blog e gostei de ver como estão bem!

Mas hoje queria citar a Poliana (originalmente Pollyanna), daquele livro maravilhoso que nos ensinou o "Jogo do Contente". Bebel, o sistema imunológico (as dores de garganta, gripes) é altamente influenciado pelo nosso ânimo, pela nossa alegria. Sei que parece impossível melhorar de ânimo quando nossos filhos estão no hospital. No entanto, como você precisa estar sempre bem, jogue "o jogo" - citando o livro "o jogo se resume em encontrar alegria seja lá no que for". No caso da Poliana, ela aprendeu a jogar o jogo na ocasião em que ganhou um par de muletas quando havia pedido uma boneca de presente. E ficou alegre justamente porque não precisava de muletas! Segundo ela, quanto mais difícil a situação, mais interessante fica o jogo! Portanto, vou te dar umas dicas: você pode ficar alegre porque a Bela tem os 2 pais para cuidar dela (e tantos outros parentes e amigos, veja só!), você pode ficar alegre porque com tudo isso acontecendo vocês passam muito tempo juntas, e por aí vai. Com o tempo se pega o jeito.

Queridos, força, fé e esperança! A Bela, apesar de estar passando por tudo isso (que judiação, Meu Deus!), está por outro lado recebendo tanto, mas tanto, que tenho certeza que ela sairá disso tudo um ser humano fortalecido!

Mil beijos,

Moara, Marcelo e Erik

Anônimo disse...

Oie Bel e Rodrigo,
Sempre quando leio o blog não contenho minhas lágrimas. Vocês são incríveis, quando chega o final da noite ou madrugada, ainda conseguem relatar minunciosamente os acontecimentos do dia.
Que lição de vida e fé que tem nos passado diariamente.
Estamos aqui TODOS COM A BELA!!
Fiquem com DEUS!!
bjs Lu, Dudu, Gi e Duda

Anônimo disse...

Queridos Bel e RÔ,

Lendo o blog de ontem, me deu uma vontade enorme de gritar ou escrever todos os palavrões imagináveis, mas pensei e vi que tenho um nome a zelar na família e agora, junto aos "amigos blogueiros" (rsrsrs). Mas, PQP, que m...de doença, que rotina f...! Como vcs bem dizem, o que estão passando não é para pais cardíacos, mas vou além, tão pouco é para amigos cardíacos!Porém, vamos olhar por um outro prisma, que apesar dessas inúmeras intercorrências, a nossa Bebela continua nos trilhos, superando as tormentas, desbravando o terreno acidentado desse rally, deixando a todos nós radiantes, confiantes e convictos de que ela é MUITO, mas MUITO mas forte do que um milhão de Blastos juntos!!!

E quanto a vocês amgigos-irmãos, se cuidem, estejam fortes fisicamente, permitam-se sim sentar no chão e chorar, pedir nossos colos, clamar por socorro, gritar de desespero porque nós e todos que estão junto a vocês, continuamos aqui de prontidão para nos desdobrarmos e atendê-los no que for preciso e não tenham dúvidas, que o que fizermos por vocês será sempre muito menos do que gostaríamos de fazer.

Continuamos rezando, pedindo, e implorando a Deus para que voltem logo deste "Planeta Leucemia" para onde foram abduzidos por estes alienígenas maldosos e que essa viagem inter-galática enfim, chegue ao fim e que possam pisar em terra firme.


Um beijo do tamanho do mundo para os 4,

Rê, Marquinhos, Clara e Joana

Anônimo disse...

Bebel e ROdrigo,
fiquem descansados porque quando voces não puderem rezar, estamos todos nós, inclusive a Isadora do jeitinho dela rezando pela prima Isabela, a emoção é muito grande a cada dia que lemos este diário, mas o que é forte mesmo é saber como amamos nossos filhos e o que somos capazes de suportar por eles, é realmente um amor e uma força incondicional que o nosso Pai nos dá. Portanto parabéns a todos voces incluindo a Mariana, os avós e tios, e tenham a certeza que todos estão em nossas orações.
bjs
Isadora, Claudinha e Jô

Anônimo disse...

Se vocês podem escrever algo criativo todo dia, mantendo o bom humor, a ligação de todos, o foco na Bela, cuidando da Mariana e de si, acho que é pouco o que devolvemos aqui. Mas, não se trata de uma competição. É mais como um frescobol. Só fica realmente bom quando ninguém ganha e a bolinha não cai. Vamos aqui nesse frescobol de letras virtuais e de emoções reais! Volta e meia tem uma jogada brilhante, um mergulho no chão para pegar a bolinha, como a descrição impagável das histórias em quadrinhos que povoaram nosso imaginário infantil.
Hoje, lendo o blog e os comentários, começei a cantarolar uma música. Achei que poderia postá-la. Ela tem tudo a ver com tudo! Dualidade (montanha russa ou trem fantasma) do viver. Aí vai:

Samba da benção
(Vinícius de Moraes)

É melhor ser alegre que ser triste
Alegria é a melhor coisa que existe
É assim como a luz no coração
Mas pra fazer um samba um samba com beleza
É preciso um bocado de tristeza
Senão não se faz um samba, não

Senão é como amar uma mulher só linda; e daí?
Uma mulher tem que ter qualquer coisa além da beleza
Qualquer coisa de triste, qualquer coisa que chora
Qualquer coisa que sente saudade
Um molejo de amor machucado,
Uma beleza que vem da tristeza de se saber mulher,
Feita apenas para amar, para sofrer pelo seu amor
E para ser só perdão

Fazer samba não é contar piada
Quem faz samba assim não é de nada
O bom samba é uma forma de oração
Porque o samba é a tristeza que balança
E a tristeza tem sempre uma esperança
De um dia não ser mais triste não...

Ponha um pouco de amor numa cadência
E vai ver que ninguém no mundo vence
A beleza que tem um samba não
Porque o samba nasceu lá na Bahia
E se hoje ele é branco na poesia
Se hoje ele é branco na poesia
Ele é negro demais no coração

Beijo- Cooper
ps- Anna Claudia- inferiu que fui médico! Isso eu só revelo em volta de uma pizza de milho (ou o sabor que a Bela escolher)! Independentemente do que eu fui, tudo neste país termina em pizza. Logo... Saudações alvinegras.

Anônimo disse...

Bel e Rodrigo,

Há mais ou menos dois anos, estávamos em SP para mais uma cirurgia no coração do meu neto. Chegamos com fé e coragem, não havia como fugir, nem adiar. Era vestir nossas armaduras, empunhar nossas lanças, respirar fundo e partir para a batalha! Lá pelo segundo ou terceiro dia de internação, comecei a sentir uma tremenda dor de garganta e me armei de todo o arsenal natureba para curar a dita cuja. Nada! Parti para o antiinflamatório.. nada! Felipe operou, se recuperou, voltamos para o RJ e a dor de garganta lá, firme e forte, apesar de todos os gargarejos, sprays de própolis com romã, etc, etc. Fiquei curada somente dois meses depois da cirurgia dele. A mesma coisa se repetiu qdo ele internou em Outubro passado, dessa vez, fiquei 3 meses com o incômodo. Que também passou. Ou seja, é mesmo muito difícil de engolir!

De qualquer maneira, vou deixar a receita de um cházinho oriental, que é uma beleza para gripe, Felipe já ficou fã, e qdo começa a fungar ele mesmo pede à mãe para fazer.

Tudo pode ser encontrado em loja de produtos naturais

Banchá da marca Vitao
UMEBOXI (ameixas salgadas)
gengibre

Faça uma infusão com as folhas do Banchá, coloque numa xícara com uma ameixa e um pedacinho de gengibre ralado. Deixe por um minutinho e depois coe. Tome quentinho, antes de deitar.

Não tem nenhuma contra-indicação. Se bem não fizer, mal tb não fará.

Leveza
"Deus sempre ajuda aqueles que têm coragem. Quando os filhos têm pensamentos elevados, o Pai torna-se presente. Simplesmente entregue todas as suas tarefas ao Pai e Ele saberá qual é a tarefa Dele. Não mantenha consigo a carga das responsabilidades. Permaneça como um tutor, fique leve e continue a voar. Quando seu coração está limpo, todas as suas esperanças são preenchidas." www.bkumaris.org.br

Muitas Bençãos e Graças para a Bela!

Zoraide

Anne disse...

Bel e Rô:
Tô de saida para um compromisso mas nada é mais importante do que saber das noticias desse blog/novela/seriado eletrizante !!
Gostei de ver que a Bela confirma minha teoria - essa baixinha vai longe....
puxa Bel, queria taaaanto fazer uma transfusão do cansaço de vocês para mim, não tem problema nenhum se eu ficar com dor de garganta, sono, etc ( no fundo é bom, uma desculpa pra ficar em casa hehehe)
Mas olha, vc tem o melhor "energizador" possivel que a Bela firme e forte, já fazendo peraltices.
O mais dificil vcs já conseguem conviver bem com as incertezas, abrir mão das rédeas do destino ( que na verdade não existem, mas vira e mexe a gente acha que tem!).
Queridos, vou sair e volto acho que à tempo de ver o próximo post. Quem sabe "ganho" da Cecilia e abro os comentários do dia ?!
(brincadeira entre blogueiras, tá ?!)
Anne

Anônimo disse...

Bebel, Rodrigo, Nana e Bela
As boas notícias postadas mostran que o esforços de vcs estão sendo recompensados.
Espero que este turbilhão que vcs estam vivendo termine logo e que a Nana e a Bela possam estar juntas e alegres sempre.
Deus abençoe cada um de vcs. e tb. todos os os escudeiros da Bela e que todos saiam desta mais fortes.Que papai do céu cubra-os com seu manto sagrado,transmitindo forças e proteção.

Anônimo disse...

Queridos Bel e Rodrigo,
Depois de tantas palavras maravilhosas e eu aqui jah com os olhos marejados nem sei o que falar a nao ser dizer que durmo e acordo pensando em vcs e que Bela e Nana sao DEMAIS!
Um beijo carinho nos super herois,
Ana Paula C Branco Peracio
Obs: Anne, vc soh vai ganhar da minha mae porque a casa dela tah sem internet ha dois dias! Eh por isso que ela tah sumida.

Anônimo disse...

Bel e Rodrigo,
estamos aqui pedindo a Deus que voces fiquem o mais tranquilos possiveis, tentem relaxar, descansar o corpo, a alma e a mente. Nossos pensamentos e orações estao sempre com voces, dia e noite. Que o dia de voces hoje tenha sido de paz interior e de muitas bençãos e que o final de semana seja em casa com as filhotas e com os corações transbordando de alegrias.
beijos
Tininha e Joao

Anne disse...

Bel e Rô:
Preciso fazer uma "edição extra" do meu post porque essa amiga de vocês às vezes consegue ser muito avoada !!
Queridos, só hoje lembrei de dar-lhes um recado da Sandra, que era para eu ter transmitido para vocês no sábado.Ela ficou com febre no dia e por isso não foi à missa. E também o pai dela está bem bem doente, no hospital há um bom tempo, e ela tinha que ficar boa logo pois no domingo iria render a mãe para ficar com ele.
Mas pediu pra dizer que está com o pensamento em vocês. Ela "joga" ( não sei se esse é o verbo correto) pêndulo todo dia pedindo pela saúde da Bela.
Perdoem por favor meu esquecimento, tá ? Acho que foi a emoção de ter sido "leitora", sei lá...
Ah, e tb agora estava relendo meu post de mais cedo e fiquei boba de ver que comi todos os pontos e vírgulas. Que horror !!!!
Beijos carinhosos,
fiquem com os anjos
Anne