terça-feira, 4 de março de 2008

T+42, um dia cheio e lá vamos nós para a 2ª fase

Tudo começou às 6 da manhã com a bomba de um medicamento disparando e acordando a Bel e a Nini, e uma Bela esfomeada, mas que não podia comer pois tínhamos procedimento às 7 da manhã. Já vimos este filme..., enrola daqui, enrola de lá, diz que o papá já vem e reza para o anestesista chegar!!! Rodrigo ainda chegou a tempo de entrar e ter que sair do quarto e fingir que ia buscar o papá da Bela. Pelo menos engana por bons minutos. Todos chegaram na hora para preparar tudo e os procedimentos para o mielograma (coleta de sangue da medula). Como dissemos, o cirurgião veio ver o abcesso e aproveitou a anestesia e drenou o abcesso com um pequeno talho. Isso provavelmente deve acelerar a recuperação da Bela.

Por volta de 8 horas o fim dos procedimentos, Rodrigo e Vovô Delfim já estavam a postos para levarem as amostras de sangue para diferentes laboratórios. Um deles vai tentar realizar aquele exame de citogenética que não conseguimos obter os resultados, lembram? Vai ser difícil, pois possivelmente não há blastos (células terroristas) em quantidade suficiente para a realização do mesmo. Assim esperamos. Mas, por via das dúvidas, se ainda houver um perdido, aproveitamos para fazer novo exame.

Fizemos mais uma droga atrasada da QT da primeira fase e iniciamos hoje a segunda fase do 1º bloco do tratamento, que é chamado bloco de Indução. Agora são novos remédios e novos intervalos de tempo entre uma QT e outra. Ainda não sabemos muito bem ao certo como será nossa nova rotina. Mas todo o conceito do que é uma QT permanece: drogas pesadas que matam as células que se multiplicam rapidamente. Boa ou ruim. Atingimos com isso as principais células do sangue e outras que temos no nosso corpo como as do crescimento do cabelo, por exemplo, que usualmente cai. Depois que zera-se a medula, espera-se por sua recuperação por si só até que ela fique saudável e depois de um tempo curada. É uma longa jornada. Talvez uma forma simplista de explicar o tratamento, mas foi como nós entendemos até agora, desde que aterrissamos nesse Planeta Leucemia, cheio de termos, taxas, nomenclaturas, exames, procedimentos, etc.

Quanto aos comentários de vocês perguntando sobre nós (Bel e Rodrigo), estamos bem, com fé e animados com o dia-a-dia da Bela, mas muito cansados fisicamente. São noites mal dormidas, tensão em cada exame, o susto pelo pedido do exame e a apreensão pelo resultado, reuniões com médicos, remédios para controlar, observações 100% do tempo em relação ao estado geral da Bela, apetite, intestino etc. Cansa, mas é assim mesmo. Lá vamos nós com vitamina C, Centrum, Supradim, ácido fólico e complementos vitamínicos que provavelmente nossos amigos médicos acham que não serve para nada, mas que pelo menos para nós, dá um certo conforto psicológico. Espirrou, Trimedal. O Rodrigo tem se virado o máximo que pode entre trabalho, mesmo com a Bela no hospital, recaindo uma carga maior de hospital e acompanhamento da Bela sobre a Bel no período em que ele está no trabalho.

Como dissemos antes, haaja coração. Não é uma doença/tratamento para pais cardíacos, o nível de stress, os imprevistos, as intercorrências bem que tentam, mas ainda não conseguiram nos derrubar. Hoje tivemos a 1ª alteração de temperatura da Bela em todo este tempo. O Rodrigo chegou do trabalho, foi dar um beijinho e achou um pouco quente. 37,5°! Não, tá errado, apertou demais o braço e mede de novo: 37,4°. Espera meia hora e mede de novo: 37,5°. Depois caiu um pouco. Liga para médica, controla a temperatura a cada 30 minutos até que pudemos verificar que ficou nisso mesmo entre 37° e 37,5°. Provavelmente conseqüência de todas as mexidas de hoje, a drenagem do abcesso e dos níveis de defesa que subiram e que agora já é possível a manifestação da febre. Novas verificações serão feitas ao longo da noite. Até que ela aguentou bem o tranco de hoje e estava bem animada no final do dia após tantas funções.

Aparentemente amanhã deve ser um dia tranquilo. O futuro pode pertencer a Deus, mas a nós é que não pertence mesmo. A princípio somente uma coleta de sangue, os antibióticos e vamos aguardar o resultado desta punção na medula e ver o quanto de fato estamos evoluindo no tratamento. Deve sair até o final da semana o mielograma. Tendo o resultado, postado será.

Obrigado pelo carinho e estamos ansiosos para nos vermos pessoalmente no dia 8 (conforme convite do Post de ontem), para os que puderem estar conosco. Até amanhã e fiquem com Deus.

21 comentários:

Anônimo disse...

Queridos Rodrigo e Bel, não é fácil o que vocês estão passando. Imagino o cansaço, os sustos, o hospital, a casa, a Nana, a bela, o trabalho, tudo isso junto é de lascar. Uma luta diária. Mas , apesar de todas as dificuldades, sinto em vocês muita esperança. Voces tem sido uns bravos guerreiros. Nós aquí ficamos rezando e na torcida para que tudo de certo. Um abraço carinhoso, Cecilia e Oswaldo.

Anônimo disse...

Queridos amigos,
Muito legal essa idéia de comemorar o niver da Bela com uma missa. Será um dia mais especial ainda! E ainda dará aos amigos a oportunidades de dar aquele abraço bem apertado em vcs, q está guardado faz tempo. A Bela e a Nana são crianças privilegiadas pq podem dizer q têm pais super heróis de verdade! Pais, avós, tias, primas... uma família inteira de super heróis! Bjs Gabi e Bê

Anônimo disse...

olá, bom dia! quero parabenizar a Bela com antecedencia pq não estaremos no Rio este final de semana. na verdade muiiiiiitos parabens;pelos leucócitos, pela bravura, pela família, pelos amigos e por esta corrente q se formou;
no sábado estaremos em oração, mais uma vez por toda a familia e em especial pela aniversáriante. TODOS COM A BELA.
carinho
Silvia, Wilson e João Moraes

Anônimo disse...

Bom Dia Bel e Rodrigo,
Todos os dias, chego aqui no trabalho e a primeira coisa que faço é ver como foi o dia da Bela, da Nana e de vocês dois.
O tratamento é realmente punk, mas vocês são incansáveis! Parabéns!
Hoje, vocês são meus heróis!
Que Deus os ilumine hoje, lhes dê um dia de muita paz, luz e amor!
Um beijão,
Ana Paula C. Branco Peracio

Anônimo disse...

Olá Bel e Rodrigo,

Todos os dias leio atentamente o blog e penso vou escrever mas me faltam palavras, não tem como não se emocionar, filhos são nossas vidas, e fico imaginando o que vocês estão vivendo mas fico admirada cada dia que passa com a FÉ, ESPERANÇA e FORÇA, e tenho certeza que Deus está com vocês, Bela e Nana.
Estamos na torcida. Bjos Lu, Dudu, Gi e Duda.
Segue um texto que eu adoro.

“Uma noite eu tive um sonho...
Sonhei que estava andando na praia com o Senhor e através do céu, passavam cenas da minha vida.
Para cada cena que passava, percebi que eram deixados dois pares de pegadas na areia: um era meu e o outro era do Senhor.
Quando a última cena passou diante de nós, olhei para trás, para as pegadas na areia e notei que muitas vezes, no caminho da minha vida, havia apenas um par de pegadas na areia.
Notei também que isso aconteceu nos momentos mais difíceis e angustiosos do meu viver. Isso me aborreceu deveras e perguntei então ao Senhor:
- Senhor, Tu me disseste que, uma vez que resolvi te seguir, Tu andarias sempre comigo, em todo o caminho. Contudo, notei que durante as maiores atribulações do meu viver, havia apenas um par de pegadas na areia. Não compreendo porque nas horas em que eu mais necessitava de Ti, Tu me deixaste sozinho.
O Senhor me respondeu:
- Meu querido filho. Jamais eu te deixaria nas horas de provas e de sofrimento. Quando viste, na areia, apenas um par de pegadas, eram as minhas. Foi exatamente aí que eu te carreguei nos braços.”

Anônimo disse...

Continuo acompahando a cada manhã o dia da querida Bela.Não vou estar no Rio no próximo sábado mas estarei em comunhão com todos vcs rezando muito pela saúde da Bela e por toda a família que consegue ser tão unida,pasaando uns aos outros a força de cada um.Continuem com essa FÉ q. é ela q. vai fazer tudo acabar bem.Um beijo carinhoso na Bela,na Nana,nos papais,no anjo Nini e na Cecilia e no Delfim.Beth Macedo.Fiquem com Deus

Anônimo disse...

Olá amores,
FOORRRRRRRRRRRRÇAA. "Arranquem leite de pedra"!!!.
Bel, I love you!
Fiquei muito contente com as notícias. Até a febre inimiga, hoje, foi bem vista. Há reação!!!
Se Deus quiser, estaremos na missa de aniversário da Tetézinha.
Fiquem bem e na PAZ.
Beijo grande
Tadeu,Teresa e Bebel Wawruszczak

Anônimo disse...

Meus amigos,

Acho que vamos engrossar o coro daqueles que não estarão no RJ neste final de semana, mas, como sabem, continuamos juntos no carinho, nas orações e na torcida.
E que hoje seja um dia mais calmo e sem tantas intercorrências...
Com muito carinho,
Anna e Peninha

Anônimo disse...

Bom dia queridos primos!

Um dia de cada vez. E que hoje, vocês sejam abençoados, com muita saúde, fé, força e boas notícias!

A cura está vindo a cada dia com os bons resultados do tratamento. Está dando tudo certo e esse tempo vai passar.

Fiquem com DEUS.

Beijos e um dia sem dor e desconforto pra guerreira Bela.

Lucinha e Bruna

Suzana disse...

Bel e Rodrigo,
tento imaginar o cansaço de vocês e penso que deva ser bem maior do cada um de nós possa imaginar...
É necessário muito, muito preparo físico, mental e emocional para agüentar essa super maratona...
Se pudéssemos fazer um revezamento de cérebros e corações para que os de vocês pudessem descansar um pouquinho...
Como o percurso tem que ser concluído com sucesso, desejamos que cada minuto de prece e de sono possa ser muito, muito restaurador para seus corpos, mentes e espíritos...
Fiquei muito feliz em saber que foi possível realizar a drenagem do abcesso! Tenho certeza de isso vai acelerar bastante o processo de recuperação da Bela!
Foi também muito reconfortante saber que apesar do longo dia ela conseguiu concluí-lo com mais disposição...
Tenho certeza que cada novo dia será melhor que o anterior e que Deus continuará, como sempre esteve, ao lado de vocês lhes dando esta força monumental!
Beijos,
Suzana e Mario.

P.S. Estamos na metade do caminho de vocês dois juntos (hoje é nosso aniversário de 9 anos) e espero que quando a gente chegar aos 18 possamos continuar unidos e apaixonados como vocês dois.
Parabéns! Vocês são um lindo exemplo de amor e cumplicidade!

Anônimo disse...

Queridos Bebel e Rodrigo,

Que Deus abençoe a Bela, a Nana e vcs nessa nova fase do tratamento que se inicia. Mais um passo rumo ao final dessa jornada difícil mas que vai sendo vencida por vcs com todas essas demonstrações de amor, fé e serenidade. É muito bom poder estar acompanhando vcs de perto! Bom dia hoje!

Um beijo carinhoso,

Lucia e Sergio

Anônimo disse...

Bebel, tenho acompanhado diariamente a evolução da Bela e rezando para que tudo dê certo e vai dar. Fiz contato com uma funcionária sua para poder me candidatar a doador há mais ou menos 20 dias e ainda não obtive retorno. Reintero minha disposição em pooder ter uma ajuda mais direta e a doação é um caminho, considerando meu tipo de sangue A+.
Um grande beijo
Luiz Felipe de Souza Alves e Bia

Anônimo disse...

Queridos Rodrigo e Bel,

nunca etamos preparados para este tipo de notícia, mas ver a maneira que vocês estão enfrentando esta batalha nos dá muita esperança. Meu irmão passou no ano passado por experiência parecida, e coincidentemente, estou lendo o livro do Lance Armstrong, que por sua vontade de viver aliada a medicina moderna e ao calor humano recebido durante o tratamento, foi, como meu irmão, mais um que triunfou nesta guerra química. Aqui no Bomtempo estamos todos em corrente torcendo muito pelo breve restabelecimento da nossa querida Bela. Mando em nome de todos um forte abraço.
Eu e a Cris estaremos no Sábado na missa para podermos transmitir nosso carinho a vocês pessoalmente.
A partir de agora que ficamos sabendo deste Blog, vamos passar a acompanhar mais de perto o dia a dia de vocês.
Um forte abraço em toda a família
Rogério, Cris, Geórgia e Giovana.

Anônimo disse...

Belzita e Rodrigo,
Apenas hoje eu percebi que todos os comentários que eu fiz durante todos os D+... não foram postados. Dai resolvi ver como se faz um comentário, e entendi porque a loirinha aqui não estava conseguindo ver os posts.
Enfim, só para vocês saberem que desde que eu soube do dodói da Bela não tem um dia que se passe que eu não faça uma oração para vocês. O que me conforta mais é saber que ela vai sair dessa o quanto antes e que vocês são fortes o suficiente para enfrentar de frente e de peito aberto esse problema que não é nada pequeno. Tenho certeza que os Anjinhos da Guarda da Bela estão sentadinhos ao lado dela, ajudando e aliviando em cada fase desse tratamento.
Infelizmente estarei aqui em são paulo no sábado e domingo e além disso trabalhando aqui na Globo. Glória Perez me paga :)
Mas absolutamente todos os meus pensamentos e toda a minha fé estarão voltados para a Família Capistrano.
Um grande beijos no coração de vocês, Coli

Anônimo disse...

Bel e Rodrigo,
Que bom que uma nova fase do tratamento da Bela se inicia. Com certeza uma fase melhor e com resultados ainda mais positivos.

Que bom saber também notícias de vocês dois, que são com certeza exemplos para todos nós. Bom também saber que a Nana está bem, curtindo os avós e primos.

Muito linda a idéia de comemorar o aniversário da Bela com uma missa. E obrigada por terem convidado todos nós. Nao sei se vamos conseguir ir, pois temos uma cerimônia de casamento no mesmo horário, mas com certeza o nosso pensamento estará com vocês. Que este aniversário traga muitas alegrias e boas notícias para a Bela e para todos vocês.

Beijos e abraçcos, Juju e Vitor (204)

Anônimo disse...

Bela,

Vc tem o mesmo nome de minha netinha e também se tornou uma jóia preciosa que mora em meu coração.

Em comemoração ao Shivaratri, um festival comemorado em toda a Índia - neste dia, os devotos reverenciam SHIVA (um dos três deuses que compõe a Tríade: Brahma - Criador, Vishnu - Mantenedor, Shiva - Transformador)jejuando, fazendo vigílias e cantando as Glórias do Senhor, dedico à Bela um poderoso mantra, entoado pelo Dalai Lama, um budista tibetano (entoando um mantra hindu!)
É lindo, Bela, se vc pudesse ouvir.. talvez até se assustasse pois ele tem um tremendo vozeirão. E com sua grandeza de coração fez uma única exigência para permitir essa gravação: que ela fosse distribuida a todos os que a desejassem, sem nenhum custo.
Esse mantra envoca a dissolução das dificuldades, a cura de todos os males, de todas as enfermidades, e foi muito entoado na última internação do meu neto, assim como o Gayatri Mantra (o preferido dele).

O MAHAMRITYUNJAYA MANTRA

OM TRYAMBAKAM YAJAMAHE
SUGANDHIM PUSHTI VARDHANAM
URVA RUKAMIVA BANDHANAT
MRITYOR MUKSHIYA MAMRITAT



Bel e Rodrigo,

Ofereci-me para a doação de sangue, porém meu nome não consta na lista de doadores. Se o problema for minha presumida idade (já tenho dois netinhos - Felipe 7 anos e Isabela 3 meses) tenho "apenas 46 anos" (até o mês de Maio, heim!) e sou Sangue Bom!
Caso ainda seja necessário, estou às ordens.

Zoraide

Isabella disse...

Queridos Bebel e Rodrigo,

A jornada é longa, mas vcs estão no caminho certo.
Com a ajuda do Pai e de Nossa Senhora, que estào aí com vcs, TUDO vai dar certo e a Bela vai ficar curada.

Beijos,
Isabella, Liginha, Rubens, Marianna e Marcella

Anônimo disse...

Queridos Bel e Rodrigo,

Imagino o quanto vcs estão cansados. Por isso as nossas orações se voltam sempre para a Bela, mas para vcs e para a Nana porque sabemos que quando uma pessoa fica doente na família, todos também ficam (mesmo se de forma diferente). Que Deus continue lhes dando força para seguirem nessa estrada: vcs estão sendo um exemplo de coragem, de fé, de união, de doação...
Hoje eu falei com os meus sogros e eles disseram que rezam todos os dias por vcs e pela Bela. A Helô e a Cainha também perguntam sempre por vcs e pela Bela.
Tudo de muuuuuuuito booooom para vcs!!!!
Um grande beijo, Martha, Marcelo, Maria, Luiza e Carla

Anne disse...

Rô e Bel :
Apesar de todo o contexto "Planeta Leucemia" tenho adorado a rotina de todo o dia entrar aqui e postar um comentário . Cada um tem o seu esquema e para mim, o melhor é encerrar o dia com vocês, assim posso ir para a cama pensando nessa família linda, e também, confesso, desanuviando minha cabeça das chateações do dia. Logico que falamos de um assunto muito sério neste blog, mas também falamos de amor, companheirismo, amizade, força, e esses são os melhores antídotos contra o stress.
O engraçado é que vejo que vocês também têm uma rotina - os comentários em geral aparecem 23:58/23:59, antes de virarem abóbora !!
Olha, tenho certeza de que todos esses exames vão gerar boas noticias , é o efeito de tanta dedicação e da força da Bela !!
Quando vocês tiverem uma folguinha dessa dedicação 100% à Bela, vamos mimá-los muito : vocês merecem várias massagens relaxantes, e muitos days spa !!!!!!
Pode deixar que monto uma programação digna dos sheiks e das das estrelas de cinema.
Um beijo carinhoso, durmam com os anjos ,
Até sábado ( tô adorando dizer isso !!!)
Anne

Anna Claudia disse...

Queridos Bel e Rodrigo,

Acho que hoje sou eu que vim buscar um colinho aqui para me reabastecer e lembrar que quem vence leucemia tem a obrigação de tirar todos os outros problemas mundanos de letra porque tudo passa a ser fichinha perto do desgaste, do cansaço e da tortura física e mental que é este tratamento.

Por saber disso, é que me aproximei de vocês, uma aproximação dolorida e ao mesmo tempo gratificante, que me traz recordações que gostaria de esquecer mas que me traz garra para não deixá-los esmorecer, ainda que com o corpo padeça de cansaço. No final, tudo dá certo mas não há atalho e portanto, tem que se viver todos os dias, todas as dores para agradecer todas as conquistas que certamente virão.

Vamos agora comemorar o aniversário da Bela, o fim da 1a. fase e deixar para semana que vem as indagações para a 2a. fase.
Uma fase após a outra.

Por maior que seja o caminho pela frente, a cada dia estamos mais próximos do final feliz !

Guerreirros, isso é que importa !

Com carinho,

Anna Claudia

Anônimo disse...

Oi Ro,
Acompanhando as boas noticias da Bela o FLU está lhe dando um super presente, goleando o Arsenal, até o momento por 6 a 0. É isso mesmo!!
Vamos ver que time a Bela e a Nana vào escolher? Acho que a Nana já tá indo para o lado do Flu, dando seus passinhos com a havaiana que tem do Flu!!!

Silveira,
A Carol já foi comigo ao Maracanà ver jogo FOGO, mas ainda nào foi ver o Vasco ... (rs)!!

Esse post foi só para descontrair. Desejo a todos uma boa noite!!
Bjs,
Verinha