sábado, 1 de março de 2008

T+39, D+39 que não é bem "Dia Trinta e Nove"

Estávamos com a contagem de D+ desde o dia 23 de janeiro, dia em que iniciamos o tratamento, mas hoje entendemos um pouco mais sobre essa contagem. Na verdade ainda não finalizamos a primeira fase do primeiro bloco, que se tudo tivesse corrido exatamente dentro da cronologia do protocolo, com todas as taxas de sangue permitindo todas as QT's em suas datas exatas e não tendo nenhum efeito colateral, tais como intestino preso, infecção, solto, preso, clister, abcesso, etc., seria no D+33, quase uma semana atrás.

Entretanto, para não perdermos a referência da nossa "história", optamos por manter essa contagem, para vermos que hoje estamos no 39º dia do tratamento, o nosso "T"+39, uma contagem particular nossa, sem relação com os "D+'s" das fases do tratamento. Vamos aprendendo e se ficar confuso depois a gente muda a contagem de novo. O que importa é que estamos superando as pedras e seguindo o nosso caminho, como da linda imagem que recebemos da Cris Pessoa nessa semana.

Hoje de manhã no exame de sangue confirmou-se que as taxas de proteína no sangue permitiriam mais uma QT de uma das drogas que estava faltando. Como conseguimos fazer no domingo, na quarta e hoje, recuperamos um bom atraso que havia. Devido ao abcesso, postergou-se a intratecal (aplicação de QT no sistema nevoso central) que não tem problema de ser aplicada mais a frente. Para fechar essa primeira fase e passar para a segunda, faremos mais um mielograma, o terceiro (o 1º foi no diagnóstico e o segundo uns 15 dias após). Esse exame também é muito importante para a avaliação do risco. Os antibióticos continuam e não vemos melhora no abcesso ainda.

Quanto aos exames de ontem, vimos hoje que demos menos importância do que deveríamos ao resultado positivo, pela ausência do Cromossomo Philadelphia. É um grande alívo saber que ele não está na área, como bem colocado no comentário de ontem da Anna Cláudia, que vivenciou bem a leucemia de sua filha. A ausência do resultado do exame de Citogenética é de fato a falta de uma informação, mas até o momento temos muitos indícios de que o tratamento da leucemia em si está indo bem. Entretanto, parafraseando um dos médicos, faltou um pouco para a Bela de "mulambina", pois teve reações e infecções pouco usuais, que tomaram mais tempo e atenção do que o próprio tratamento da doença, quando diversas crianças que vivem em condições precárias não têm metade do que a Bela teve. É de fato uma brincadeira, pois a inexatidão da medicina não permite se antever as reações que cada paciente pode ter às drogas que recebem.

A Bela teve hoje talvez um dos seus melhores dias do passado recente, até a QT no final da tarde. Um olhar mais vivo, falante, atenta, rindo e provocando brincadeiras. Pediu o "papá de casa" para o almoço e o disk-Eva do final de semana funcionou perfeitamente. De tarde uma das enfermeiras que fazia a QT mencionou a palavra pipoca. Para quê? Santa Vovó Cecília que foi ao mercado, comprou pipoca de micro-ondas, foi na nossa casa e trouxe para cá uma deliciosa pipoca, que todos nós comemos. Não havia como esconder o cheiro que ficou impregnado no quarto, mas a Bela se fartou com mais esse derivado do seu querido milho. Fisicamente ainda muito fraca, com pouquíssimas forças mas já ficou sentada um tempinho de manhã, fazendo os seus quebra-cabeças que impressionam qualquer adulto. Estamos esperançosos que essa melhora de humor e atividade seja a retirada da cortisona e que possamos perceber em breve essa melhora em seu estado físico. Após a QT um longo sono no início da noite e um pouco mais irritada e menos disposta. Achamos que o efeito pipoca também está lhe incomodando. QT + pipoca, pudera.

Ficamos os dois por aqui hoje o dia todo para poder deixar a nossa babá descansar mais, pois estava realmente em uma pauleira braba no hospital. A Nana continua feliz da vida com a Vovó Lena e Vovô Beto e as priminhas Carol e Bia, que hoje fizeram vários programas. O pedido da Nana para ficar na casa dos avós "muito, muito!" diz tudo. De tarde passaram aqui para nos visitar e a Bela adorou, principalmente por poder ver a Carolzinha, mesmo que a distância, apesar de estar naquela hora monitorizada pois estava terminando a QT.

Mais um dia, menos um dia, foi-se um dia e agradecemos a vocês que estão Todos com a Bela. Um bom domingo, pelo menos com um pouco de sol para os cariocas.

Informação sobre as doações de sangue e plaquetas

Como temos postado, as plaquetas começaram a subir, que é uma boa notícia. A idéia é sempre ter um estoque de plaquetas de um número reduzido de doadores que se revezem, como vínhamos fazendo. Com essa estabilização nessa fase do tratamento os médicos pediram para suspendermos as doações temporariamente. Deveremos precisar mais a frente e teremos tempo hábil para chamar o nosso grupo de doadores listado no blog.
Na questão das hemácias não há alterações. Continuam as doações das pessoas que estão sendo avisadas pelo pessoal do trabalho do Rodrigo e da Bel, pois apesar de transfundir menos do que plaquetas nessa primeira fase, pode-se precisar a qualquer momento.

18 comentários:

Anônimo disse...

Bel e Ro,
A contagem dos dias pode ser em D+, T+, mas o que importa é que a Bela, tá D++++ !!! E nisso, ou com D ou T, os dias vão passando.
Se tivermos sol no domingo, que alguns raios iluminem a Bela!
Bjs e boa noite para vocês três!!!
Verinha e Lipe

Anna Claudia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anna Claudia disse...

Queridos Rodrigo e Bel,

Passamos longe do D+33 também. E olha que contamos os dias certinho. Que pedreira, quantas intercorrências ! Perguntem a Dra Lenira !

Está certo que, como botafoguenses legítimos que somos, já estamos acostumados ao improvável, mas êta remissão chorada. Gol aos D+40 e muito do 2o. tempo.

Eu já nem queria mais saber dos efeitos colaterais dos remédios pois se tivesse escrito uma reação adversa rara, batata !

Sabe, tentava entender porque algo já difícil conseguia ficar ainda tão mais difícil para a minha filha. Via pais passando day clinic e eu "six month clinic".
Achava que tinha jogado pedra na cruz...

Respostas ? Nunca encontrei a resposta e com o tempo (ou a falta dele), também parei de ficar pensando nisso.

A verdade é que cada um tem a sua história e sua provação. E ser mais difícil não significa nada em termos de prognóstico. Significa apenas que temos que ser mais fortes durante para sermos mais felizes depois !!!!!

Tudo isso será recompensado e será passado, por mais punk que seja o presente.

A CURA da Belinha virá !!! E virá porque ela é iluminada, quer viver, porque vocês merecem uma trégua, merecem criar suas filhas, porque Nana merece conviver com a Bela, porque vocês estão envoltos na energia positiva das orações, na fé, rodeado de familiares e amigos e dando um testemunho maravilhoso para todos aqueles que estão passando por momentos difíceis.
Vai dar certo !

Um beijão e bom domingo !
Estamos à disposição de vocês.

Anna Claudia

PS: Ah, uma informação: não sei se vocês tem fundo de garantia mas o fato é que vocês podem tirá-lo. Se quiserem mais informações, me falem. Beijos !

Lia disse...

Bel e Rodtigo

Vocês pediram um domingo de sol e aí está ele, luminoso e radiante, nem as nuvens o estão incomodando. Espero que aí no hospital vcs possam sentir toda a energia do nosso rei, que hoje seja um dia com a Bela passando muito bem e com muitas risadas.
Também acho que a contagem dos dias não é tão relevante assim, na realidade o que queremos é que a Bela possa passar mais dias em casa. Estou rezando bastante para que esta semana seja muito especial assim, a nossa princesa passará o seu aniversário na casinha dela comendo muito "papá de casa".
Um ótimo dia para vcs! Fiquem com Deus.
Bjs
Lia Taliberti

Anônimo disse...

Dindo e Dinda,
São:8:22 da manhã, eu acordei prara ver o blog e a Nana e a Bia ainda tão dormindo.Ontem elas brincaram abesa jogando o "NI" de um lado pro outro!!!Ontem fomos a Missa na PUC, e rezamos pela Teté,pela dinda e pelo dindo!

Mais uma coisinha , se vocês acham que foi só a Teté que ficou feliz em me ver, nossa eu fiquei... saltidando de alegria!!!!


Beijão Carol

PS:A Nana ficou 25 minutos dendro da Missa!!

Anônimo disse...

Queridos Bebel e Rodrigo,

Que bom poder acordar e (ao contrário dos outros dias da semana), vir direto ao Blog para vibrar com as últimas notícias!

Não sei se me entusiasmo mais com a certeza de que muitos obstáculos já foram vencidos, de que a Bela está reagindo cada vez melhor, da colaboração de tantos ao redor de vocês ou em constatar que tenho dois primos que merecem o diploma de médicos!!! Mais que isso, de um pai e uma mãe incansáveis, carinhosos, amorosos, criativos...Bem, os outros adjetivos da lista eu deixo por conta da Bela e da Nana, Ok?

Que vocês tenham um domingo muito bom, com notícias cada vez melhores...Talvez sem popcorn, o que vocês acham?

Um beijão bem carinhoso!
Da prima
Ana Lúcia.

Suzana disse...

Bela Família,
Os grandes desafios servem para descobrirmos do que somos capazes...
Assim acontece com a Bela e seus quebra-cabeças, mas também em todas as circuntâncias da vida.
As forças espirituais que sustentam o universo inteiro estão disponíveis para nos ajudar a qualquer hora...
Precisamos apenas aplicar o infinito poder de Deus, que tudo pode, para obtermos um maravilhoso resultado.
Também ajuda se tivermos fé na nossa própria fé, porque assim nossa ligação interior com Deus irá crescer cada vez mais até concluirmos nossa tarefa.

"Não foi de um salto que os grandes homens chegaram às culminâncias do êxito; mas, sim, trabalhando e velando enquanto os outros dormiam."
James Allen

Continuem caminhando com determinação e confiança como na Bela imagem de hoje...
Sempre que precisarem renovar o entusiamo e a alegria de vencer, percebam a luz que ilumina o caminho da menininha, tanto quanto o caminho da Bela e de vocês...
Uma multidão de espíritos iluminados os auxiliam ao longo do caminho e à margem de todo o percurso, uma multidão de amigos torcendo e vibrando pela vitória!
Muita Luz! Muita Paz! Muito Amor!
Suzana e cia.

P.S. Querida Cris,
Não te faltou inspiração na imagem de hoje!
O silêncio diante da linda menininha caminhando, falou muita coisa aos nossos corações.
Muito Obrigada! O amor tem inúmeras formas para se expressar...

Anônimo disse...

Bel e Rodrigo,

ótimo saber das últimas conquistas da Bela! Continuamos torcendo aqui - a distância fisicamente mas pertinho nas intenções e pensamentos.

com muito carinho,
Valeska, Vinicius, Rafa & Diego

Anônimo disse...

Bebel e Rodrigo!
Eu imagino a alegria de voces tres com a pipoca da super querida vovo
Cecilia!(que cozinha bem pra xuxu)
Aproveitem esse sol lindo de domingo,e nao esqueçam de deixar o mesmo bater em seus rostos, braços,costas!!Esta energia vai direto para Bela quando voces a abraçarem !
beijo
Bom domingo!!!!!!!!!
Lucia Leibel

Anônimo disse...

Meus queridos Teté, Nana, Bel e Rô,
Esta família SP2 está espalhada por todo o canto, só que ontem ficou meio incomunicável, Monica no evento, as meninas com a nana e os segundos (super, hiper mega power)pais Lena e Gilberto e finalmente, o Silveira completamente incomunicável, sem Vivo nem Telemar nem Nextel nem Velox!! Quando vem um nunca vem só! Mas parece que pelo menos a Telemar e a Velox já estão OK, por isso já foi possível acessar o blog e sentir a quantas andamos e também nos emocionar com tantas palavras lindas.Que bom que ontem ela estava melhor de humor e para vocês sendo talvez o dia de melhor humor. Sabemos o quanto é importante para vocês sentirem essa variação positiva nela. Certamente vos renova as forças para continuar a luta, mas a luta continua e vocês são de ferro, ou melhor de Fé! Teté e Nana, a dinda conseguiu esgotar os estoques da GAP Kids e TOYS R US e está fretando um cargueiro para trazer os conteineres de presentes para vocês. Será que ela também trouxe quebra-cabeças? just kidding honey...
Anna Claudia, é muito bom saber que você surgiu da nossa boa amiga Ana Teresa e se tornou um suporte para todos nós, não só por já ter vivenciado esta luta, mas por ter a coragem de vir aqui e se abrir conosco e ainda nos dar palavras tão lindas. bem haja.
Agora pelamordeDeus, mais uma chorona alvi-negra não, já basta a Verinha! brincandeirinha...
Carol, filhinha, depois desse seu comentário você está amnistiada para dois castigos vindouros! Mas não abuse da sorte!
Como dizia aquela comercial do Fiat Idea, que lindo dia!! Um domingo de Sol!
Domingo, dia de ir á Casa do Pai, vamos todos nos lembrar de agradecer a Ele por mais um dia do caminho percorrido e que Ele nos ajude a trilhar caminhos tão plácidos e lindos quanto o dessa menininha da imagem da Cris.

beijos a todos da família SP2

Anônimo disse...

Que a cada dia que passa surja sempre uma notícia boa!!!Que o domingo de vcs também seja iluminado pelo sol e pelas energias q. vem com ele.BOAS NOTÍCIAS!!!e fiquem com Deus.Beth

Anônimo disse...

Querida família, apesar dos acidentes de percurso, dos efeitos colaterais das químios, pelo que pude estender , o tratamento está caminhando bem e a não presença do "Philadélfia" , pelo que eu lí no comentário da Anna Cláudia , que já passou por isso, é um dado muito positivo. Que bom!!!! Tomara que essa semana seja boa , para que ela possa passar o aniversário dela em casa e que tudo continue caminhando da melhor forma possível. Nós aquí continuamos firme nessa "corrente prá frente", salve a Bela!!! Um abraço, Cecilia e Oswaldo.

Anônimo disse...

Queridíssimoa,
SALVE SALVE!!!!! as boas notícias. Ficamos muito felizes e radiantes. O diacho é esperar o tempo passar, e acordar desse pesadelo.Queremos as coisas para ontem.Mas... leva um tempo.
Pois é meus queridos, por 2 dias não mandei reforços escritos só pensamentos e vibrações positivas. É que a minha Bela, resolveu "arranhar seu para-choque". Sexta-feira pós escola, saimos para tomar um côco, com a Sofia e a Bebela. Corre daqui, corre de lá e pimba, de queixo na escada do Paissandú. Resultado, Centro Pediátrico, 3 pontos . Está linda de curativo.
Hoje, já batemos um papo com São Judas Tadeu na missa das 10:00hs. Pedimos para que ele suma com esse abcesso, e deixe a Tetézinha bem.
Bom restinho de domingo. Fiquem com Deus e na santa PAZ.
Força guerreiros.
Beijo na bochecha da Teté.
Tadeu, Teresa e Bebel.

Anônimo disse...

Bel e Rodrigo,
mais um dia e mais conquistas desta grande guerreira Bela, e é claro de toda esta família que unida faz com que os dias passem mais rápido...
As orações continuam e hoje em especial na capela da Santa Mônica vocês e a Bela estiveram presentes!!!
Beijos e abraços
Nina, Felipe e Jú

Unknown disse...

Amigos Bel e Rodrigo,
Tenho acompanhado pela Rê e por meio do blog, a trajetória de vocês.
Gostaria de reafirmar que estamos unidos nesta corrente pra frente em prol da Bela. Esta linda forma de se referir a ela só pode trazer maravilhosos fluidos.
Assim seja, sempre.
Contem comigo.
Avante Bela,
Bjs,
Bernardo Maranhão.

Suzana disse...

Bel e Rodrigo,
Por trás de cada vitória da vida existem sempre muitas renúncias...
Mas as renúncias de hoje irão se converter em muitas alegrias amanhã...
Entre hoje e amanhã, que Deus abençoe vocês com uma boa noite de sono reparador e uma linda manhã transbordante de luz e amor!
Beijos,
Suzana.

Unknown disse...

Bel e Rodrigo,

Me senti super prestigiada por ter a imagem publicada!!
Falamos com o tio Delfim hoje, e soubemos de notícias pelo telefone.
Estamos torcendo MUITO MUITO, como diz a Nana.

Com muito muito carinho,

Cris, Zé, Rô e Gui

Ps.: Suzana,

No dia da "pedra no meio do caminho", procurei a imagem de um lindo caminho florido para postar junto ao comentário. Achei essa aquarela (que eu adoro!), e tentei colar no blog, mas não consegui, então mandei para o e-mail do Rodrigo, e ele e a Bel gentilmente a colocaram no post de hoje.
É uma imagem que traduz o caminho que queremos que eles tenham.
Que bom que vc gostou...

Bjs,

Cris, Zé, Rô e Gui

famosos disse...

queridos primos Bebel e Rodrigo, Continuamos na torcida pela Bela, que o "dia da pipoca" seja apenas mais um entre muitos outros de boa recuperação dessa pequena tão valente !
Deus abençoe a todos, um beijo carinhoso de
Adriana, Viviane, Roberta e Renato Sertã