quarta-feira, 26 de março de 2008

T+64, chegando ao final de 3/4

Dia chuvoso, dia de ficar em casa. Às vezes dias de chuva nos fazem bem, pois sabemos que são dias para ficar em casa, com menos opções de programa ao ar livre, com menos vontade de sair, vivendo o mundo que a Bela pode viver. Uma manhã chuvosa, com a Nana melhorando (deve ter sido virose mesmo) e a nossa pequena super-heroína se recuperando. Na verdade ela está é lutando para se manter, pois já está chegando ao final do terceiro quarto desses mini-blocos de QT, que vão se acumulando no seu corpinho.

Durante a manhã, Nana e Bela brincaram muito. Nana já se adaptou às brincadeiras que a Bela pode acompanhar, engatinhando também e segurando a sua mãozinha para ajudar a andar. Brincam de quebra-cabeça, bonecas e carrinhos. Assistem também aos mesmos vídeos e cantam juntas. A Nana vem vibrando com as conquistas da irmãzinha e sempre pergunta se a Bela já está boa. Hoje na saída para a escola, deu um beijinho e foi surpreendida com a irmã afirmando que também queria ir para a escola. A Nana exclamou um "Oba!! Mamãe ela já pode ir para a escola?". Mais algumas explicações da mamãe em relação ao futuro e que muito em breve a Bela estaria na escola junto com ela.

Hoje foi dia de QT. Teria tudo para ser rápido, se fosse somente o remédio para enjôo e a QT. Entretanto, agora nessa fase há a necessidade de mais hemogramas para acompanhar as taxas do sangue, pois o acúmulo do Ara-C, droga da QT do momento, derruba tudo. Principalmente por amanhã ter um procedimento com anestesia e punção na coluna lombar, que requer que as taxas estejam em um mínimo desejável para isso. Nossa pequena vitoriosa vai resistindo bravamente. Suas plaquetas ainda se sustentando, assim como os leucócitos e a quantidade de neutrófilos (parte branca do sangue), que lhe dá pelo menos um mínimo de resistência, imunidade. Entretanto os hematócritos (parte vermelha - oxigenação) caíram mais e teremos que madrugar amanhã para a transfusão antes do procedimento com anestesia.

Foi feito hoje a noite o pedido de uma bolsa de hemácias dos nossos doadores que têm ido semanalmente doar sangue para a Bela, para que ela tenha sempre uma bolsa "fresquinha" a sua disposição. Obrigado a todos vocês que já foram lá doar e aos que ainda irão. Dessa forma não se esticou a estadia no day-clinic, mas amanhã temos que estar lá por volta de 6:30 da manhã, para que seja feita a transfusão e por volta de 8 horas possa ser feita a anestesia e o procedimento com a punção na coluna lombar (sistema nervoso central), uma intratecal. Depois que acordar, volta o ritmo normal dos últimos dias com uma injeção do remédio contra enjôo e depois a QT do Ara-C. Fecha-se a terceira semana das quatro. Faltará mais uma, dita a crucial, quando o acúmulo é total.

Nossa baixinha vai resistindo bravamente a esse acúmulo e a cada dia mostrando que está se recuperando da dureza dos primeiros exatos cinquenta e três dias de tratamento, enquanto recebe ainda mais drogas para fechar todo o primeiro bloco, importantíssimo para o restante do longo tratamento que é.

Como o blog é a história da vida da Bela, porque não registrarmos para um dia ela ler alguns fatos, que esperamos que sejam também história em 2016, quando ela tiver uns 10 anos e se interessar por saber tudo o que aconteceu? Bela, pasme, tivemos uma epidemia de dengue na cidade do Rio de Janeiro. Em pleno século vinte e um, no ano de 2008, governos federal, estadual e municipal não se entendem sobre quem é o culpado, equanto há filas de pessoas nos hospitais para serem tratadas, 54 pessoas já morreram e mais de 43 mil casos até hoje, em menos de três meses. As autoridades dizem que não é uma epidemia. Como disse o colunista José Simão não é uma epidemia, devem ser 43 mil casos isolados da doença. Não temos como não acompanharmos, tanto pelos jornais e televisão quando conseguimos ver, mas pelos médicos que nos atendem e que estão também no serviço público, nos relatando as barbaridades, o descaso e a falta de controle.

Vamos ficando por aqui, pois amanhã temos que madrugar para seguirmos lutando com a nossa super-poderosa. Esperamos que tenham todos uma excelente quinta-feira, que o tempo chuvoso melhore e que essa epidemia de dengue seja contida. Fiquemos todos com Deus e rezem para que tudo corra bem amanhã.

22 comentários:

Anônimo disse...

Caramba, vou inaugurar os comentários? Cecilias , cadê vcs????

Bel e Rodrigo,

Muita disposição amanhã(hoje) nos procedimentos e espero que seja menos cansativo e sem surpresas.
Realmente essa epidemia de dengue está assustando todo mundo.... Além de passar repelente nas crianças estou dando homeopatia que não evita a dengue mas torna-a mais branda.... Não sei se funciona mas, como mal não faz.....
Beijos,
Aninha

Anônimo disse...

Queridos Bel e Rodrigo,
Vai dar tudo certo hoje (jah passa da meia noite). Bou dormir agora, mas antes vou rezar e pedir a Deus para que a Bela amanha tire tudo de letra...e diante de tantos milagres, eu tenho certeza que ele vai lhes conceder esse pedido.
Fiquem com Deus,
Um beijo,
Ana Paula

Anônimo disse...

Querida família, de tudo o que voces relatam, o que eu acho mais lindo é a amizade das irmãs. Como se dão bem!!! Como brincam juntas!!! Como a Nana parece compreender tudo o que está acontecendo, como ela tem sido madura!!! Parabéns, papais e mamães, pois podem ter certeza que a relação entre duas irmãs tao próximas, não "rola" dessa maneira, nessa paz, tem muita briga no meio, disputa, ciüme ( falo não só pelas minhas netas que se amam , mas quebram o pau de vez em quando, como pelos meus sobrinhos e sobrinhas e pelo que eu vejo acontecer por aí). No mais que o dia de amanhã seja o mais tranquilo possível. Fiquem com Deus!!! Cecilia e Oswaldo. ( uma Cecilia já apareceu)...

Cecília e Flávio disse...

Bebel e Rodrigo,

Pode deixar, estamos rezando pela Bela e por todos vocês - SEMPRE -unidos nessa corrente de amor e amizade... Para que o Pai esteja cuidando de todos!

Beijos no coração,

Cecília (do Flávio)

PS - Aninha, estou sempre aqui lendo as notícias da Bela... Como já disse, só desligo o note depois de ler o relatório do dia, mesmo que seja tarde. Sou muito ansiosa e não consigo dormir sem saber o que aconteceu com a guerreirinha e seus fiés escudeiros!

Tenho evitado escrever para não ser a primeira... Fiquei envergonhada... risos

Anônimo disse...

Béééél, Rodrigo, Nana e Bela,
Viemos deixar mais um beijo para vocês.
Não postamos todos os dias, mas continuamos aqui, "grudados".
Que tudo corra bem amanhã.
Carinho,
Denise, Carlos, Lourenço e Olavo.

Anônimo disse...

Rodrigo e Bel,
estamos longe mas continuamos rezando para que tudo continue dando certo e a Bela se recupere logo. Beto vai fazer um curso aqui na Europa e eu vim com ele a Paris. Na terça estive na Igreja de N Sra. da Medalha Milagrosa e não preciso dizer o quanto rezei por vocês todos. Por nós todos. E para a Bela especialmente, claro! Quase inundei a igreja....
Não há uma por aqui em que eu entre que não escute minhas preces por vocês.
Bom, ainda bem que a Nana melhorou também.
Por aqui também chove muito.
Quanto à dengue, sem comentários, né? Haja repelente nas crianças pela manhã.
Beijos e que vcs tenham uma quinta-feira tranquila, e continuaremos aqui rezando para que a Bela aguente o melhor possível esse longo tratamento. Amén!!!!
Abraços,
Renata e Alberto.

Lia disse...

Bel e Rodrigo

Que bom que a Nana teve só uma virose, sabe como é, em tempos de dengue já ficamos apavorados.

Espero que hoje tudo corra muito bem com a Bela e que os procedimentos não sejam muito demorados, a guerreira segue em frente e com esse sorriso maravilhoso que cativa a todos que chegam perto dela.

Que vcs continuem fortes e confiantes, tenho Fé em Deus que a fase mais complicada e de grandes sustos ficou para trás.

Fiquem com Deus e que Nossa Senhora vos ilumine cada vez mais.

Bjs para as duas bonecas.

Lia Taliberti

Anônimo disse...

Bel e Rodrigo,

Nem sempre comento, mas leio diariamente as notícias sobre a Bela.
Estou muito feliz por saber o quão guerreira ela é. Crianças com essa garra, sempre vencem! Ela já é uma grande vitoriosa e ainda conta com o grande amor que a cerca. Meu Deus, como isso é importante! Saber-se amada e amparada.
Tenho certeza de que tudo continuará correndo muito bem e peço ao Divino que nos dê (à todos, inclusive àqueles que padecem pela omissão do Estado) força, fé e coragem para não desistir jamais e continuar acreditando que a vida é sim, muito Bela!

Abraços
Zoraide

Anônimo disse...

O clima ficou pesado, pois tem até lavagem de roupa suja no blogger da Bela! Acho melhor acabar com este suspense.

Lucinha,

Compreendo os seus motivos para justificar a sua opção de ser flamenguista, pelo menos o seu ídolo foi o Zico, que, conforme Romário, foi o maior jogador de clube que ele viu jogar.

E o ídolo do meu filho é o Obina. Acredite se quiser, o único flamenguista na família Charnaux Sertã é o neto do Janjão.

Imaginem a cena: o Janjão na Gávea com a camisa oficial do Flamengo, procurando o Obina para autografar a camisa para o seu neto. Acho que será o presente de aniversário que ele vai pedir para o avô.

Carol, mesmo que os vascaínos sejam minoria na nossa família, continue torcendo e sofrendo ao lado do seu pai.

Você não deve se lembrar de mim, sou o primo Beto: pai da Gigi e do Xande.

Um abraço a todos! Bebel e Rodrigo, estamos acompanhando diariamente as notícias da Bela e, mesmo à distância, conte sempre comigo!

Anônimo disse...

Queridos primos,

Bom dia. A chuva passou e o sol aparece, meio tímido, mas já esquentando a quinta-feira.

Que tudo corra bem no dia de hoje e que a Bela passe bem em mais um dia de QT.

Continuamos firmes e fortes com vocês em nossas orações. Pensamento positivo, sempre. E a certeza de que isso vai passar e tudo vai dar certo.

Fiquem com Deus.

Beto, seu filho tem bom gosto e sabe das coisas, hein!!!

Beijos,
Lucinha e Bruna

Patricia Salamonde disse...

Pat reaparece depois de longo sumiço. Acham que quem nao coloca "post" nao acompanha diariamente? Enganados ... é que ás vezes nao dá para escrever, mas sem notícias frescas dessa família nao vivo mais. Estive com os SP2 em Angra e fiquei ainda com mais saudades de conviver com vcs. Foi uma delícia encontrar Silveira, Monica e ver como as meninas estao lindas e crescidas! Silveira foi um lord e o encontro foi arrematado com um rápido mas muito bom papo com a eternamente bronzeada e linda sorridente Monica. Estou ansiosa para o planeta leucemia sair de cena e eu poder curtir os "Capistranos" em Angra ou mesmo no Rio! Beijo grande da tia Pat com gripe, virose ... ou será dengue!?

Anônimo disse...

Rio, 27 de março de 2016,
Bela,
Agora que você está com 10 anos, talvez tenha curiosidade de saber o que aconteceu no Rio de Janeiro, em 2008. Houve uma enorme epidemia de dengo! Uma epidemia produzida pelos mosquitinhos Eletricus Paixonis e Rationalis Capistranus. Esses dois mosquitinhos conseguiram, usando inoculação eletrônica, produzir uma maravilhosa epidemia de dengo. E era tudo dengo para você. Bem, nem tudo era para você, um pedaço desse dengo (que era enorme) foi para sua irmã e seus pais. Foi uma epidemia em que as pessoas se falavam de forma gentil, perguntavam por você, mandavam abraços e beijos e ficavam felizes com as notícias boas que recebiam. Uma epidemia que,graças à total incompetência das autoridades, se disseminou rapidamente, produzindo uma sensação muito gostosa entre todos os picado pelos mosquitinhos Eletricus e Rationalis.
Bela, se algum dia falarem de epidemia de dengue, nem dê bola. Fique orgulhosa de ter sido envolvida numa linda epidemia de dengo.
Beijo - Tio Cooper

Suzana disse...

Ai! Estava com MUITAS saudades...
Talvez por isso meus olhos tenham ficado tão molhados!
Acabei de entregar um trabalho que me exigiu algumas noites em claro e vários dias à base de sanduíches amorosamente feitos pelo Mario...
Estou tão feliz de poder, novamente, me conectar a esta deliciosa corrente de amor onde deixamos registradas tantas emoções de nossas vidas!
Estava muito preocupada com a Nana, como alguns já mencionaram, por causa da Dengue...
Foi um alívio saber que ela está se recuperando e que, provavelmente, tenha sido mesmo uma virose...
Ou terá ela sido vítima desta nova epidemia de Dengo? (Muito bom!)
Desta não conseguimos escapar nenhum de nós... Graças à Deus!
É bom demais dar vazão a tão bons sentimentos...
Nos sentimos verdadeiramente livres e felizes, valorizando as coisas mais simples e mais bonitas da vida.
E vocês têm sido responsáveis
por tudo isto!
Peço a Deus que cubra vocês com muitas benções por isto!
E que suas fofinhas sejam sempre MUITO protegidas, hoje e sempre!
Obrigada pela emoção que contagia meu coração!
Beijos, Suzana.

Anônimo disse...

Rio de Janeiro, 27 de março de 2026

Querida Bela,

Você já tem 20 anos! O tempo realmente está voando...A sensação é de que ontem estávamos em 2008, e enquanto se falava da dengue e do aquecimento global, você lutava bravamente para se livrar de uma doença muito séria. Será que é por isso que você resolveu fazer medicina? Vai saber...
O bom é que você está curada e - como boa integrante da família - é tricolor de coração! Isso é muito bom!
Querida Bela, agora que o mundo se tornou um planeta de paz, que o aquecimento global foi controlado e ainda existem ursos polares, espero que você seja muito feliz e tenha sempre muito carinho pelos seus pais e pela sua irmã, que te ajudaram tanto a passar por essa fase tão difícil.
Grande beijo
Sandra (del Soldato, caso haja alguma outra Sandra no blog)

Anônimo disse...

Queridos,
Tomara que essa tarde passe bem rápido, e a Tetezinha volte logo para seu lar.
Papais, cuidem-se bastante. Não esqueçam de vocês.
No mais, hoje eu ganhei uma beijoca de uma moreninha linda de faixa branquinha no cabelo.
Fiquem com a PAZ.
Beijo grande,
Tadeu,Teresa e Bebel Wawruszczak

Anônimo disse...

Bel e Rodrigo,

Hoje estou abusada mesmo, dois comentários num único dia....

Queria dizer às Cecilias que é muito bom ler os comentários de ambas todos os dias, por isso espero que vcs continem sempre comentando....

Adorei a "viagem no tunel do tempo" do Cooper e tb da Sandra....
Estou muito dengosa pela Bela!!!!!

Ainda não sendo da familia e sendo uma amiga virtual e espaçosa, não consigo deixar de dizer que os outros que me perdoem mas ser flamenguista é um estado de espirito, algo difícil de explicar.
Atualmente, sou aquela flamenguista que anda afastada do Maraca, sem contudo deixar de torcer e aceitar as derrotas e vibrar com as vitorias e o mais importante, respeito os tricolores, vascainos, botafoguenses....

Anônimo disse...

Queridos Bebel e Rodrigo,

Só consegui chegar ao blog agora no final do dia. Tudo de bom no dia de hoje,com muitas bençãos!

Um beijo carinhoso,

Lucia e Sergio

Anônimo disse...

Boa noite, dengosos Blogueiros!
Ufa....
a Bebela hoje por aqui...ja tem 10,20 anos....ufa ne Belinha!!!Que luta !!
Os QTs ja estao indo para o maximo das doses !
Artilharia completa no Planeta Leucemia.
Que essa sexta feira seja tranquila,com soninhos e em casa com a minha colega Fisioterapeuta Nana a trabalhar muuuito!!!
Beijos rubro negros!!!!
Lucia

FlavioM disse...

Oi, Bel e Rodrigo. Estamos aqui na corrente positiva, torcendo e rezando, esperando que tenha sido um dia de paz e de sucesso!

E querendo muito saber das notícias de hoje.

Beto, Beto, bem que eu desconfiei deste anônimo. Sinto dizer que você não foi o único Charnaux Sertã a ter que conviver (feliz) com espécimes daquela raça rubro-negra. Meus 2 filhos, Rodrigo e Fernando degeneraram nesta direção. Rodrigo, então, é do tipo "Flamengo doente" (tem algum são?) Pelo menos a Flávia, que já foi Flamengo, se diz, hoje, (meio)Fluminense.

Mas tivemos um caso ainda mais grave de desvio-padrão: Bernardo era talvez o único flamenguista da nossa geração (tinha algum outro?). Sempre foi "do-contra", o cara!

(Flamenguistas, por favor, não me levem tão a sério, hein?)

Beijos a todos! Corações ao Alto!!!

Flávio (da Cecília)

Anônimo disse...

Voltei...so para perguntar para meu companheiro blogueiro do recado acima,Flavio.
Me conte como a Flavia e uma meio Fluminense!!!rsrsrsr
pode deixar....nao levo a serio....
Abraços...ops..rubro negros...
e quase simpatizante nense.
Lucia Leibel

Anna Claudia disse...

Queridos Bel e Rodrigo,

Após um período meio afastada (uma “eternidade” para mim !) , estou de volta.

Estava na minha “caverna” interior, refletindo sobre muitas coisas que tenho vivido.

Eu, jururu, não combina comigo mesma, mas todo mundo tem aquela recolhida básica, né ?

Tenho lido o blog diariamente e vibrado com cada uma das conquistas !

Belas fotos das filhotas na Páscoa ! Preocupação e alegria pela melhora da Nana !

Vocês dois são fantásticos e o blog tem efeito energético e magnético !

Então, cá estou eu, animadíssima !

E morrendo de saudades de vocês e de todos os blogueiros.

Queridos, gostaria que pudessem dar uma palhinha sobre o planejamento dos blocos da indução (quantos são e etc) do baixo risco porque só conheço a do alto.

Entendi que estamos no 1º. Bloco da indução e este bloco é composto de 4 mini-blocos de Ara-C, certo ? E depois ?

Espero que a intratecal tenha corrido com sucesso. A Bel entra com a Bela ??? Eu entrava. Me despedia da Anna na porta do centro cirúrgico, corria pelas escadas, pegava a roupa de centro cirúrgico, me trocava, pegava a Anna e íamos para a sala dentro do Centro Cirúrgico juntas, onde eu a segurava para aplicação da anestesia e acompanhava a punção intratecal. Ufa ! Foram muitas vezes ! Mas sempre por um bom motivo ! E sempre correu tudo bem !

Queria dizer que o livro da vida da Bela está ficando lindo. É o BeLonGing da Bela, como diz o nosso inspiradíssimo Cooper, que hoje nos brindou com mais uma tirada genial e antológica: edipemia de dengo. Está vendo, Cooper ? Acabei de ser picada e saí do casulo para virar borboleta de novo rsrsrsrs. Cooper, além de médico, pizzaiolo e botafoguense, você é um excelente escritor ! E sabe como fazer suspense ! Afinal, saber que o divisor de águas entre a medicina e a pizza passa por Paris é no mínimo para me matar de curiosidade ! rsrsrs

Ah, Sandra Del Soldato, daqui a 20 anos a Bela será médica e certamente minha geriatra rsrsrsrsrs.

Amigos, para terminar queria agradecer profundamente a Suzana, um doce de pessoa ! Suzana me dedicou o post do dia de Páscoa ! Fiquei tão emocionada que travei ... Suzana, você é uma pessoa maravilhosa !!!! Obrigada pelo carinho de sempre !!!! Depois veio a Cristiana perguntar se eu existo (e você, existe, querida ? obrigada !) , veio o carinho da Dayse, da Denise (como está o Olavinho ? ) ... Nossa, quantas pessoas maravilhosas e já tão queridas para mim !

Vocês tem sido d+++++.

Deste blog não saio mais, daqui ninguém me tira rsrsrsrsrs

Um beijo carinhoso para todos !!!!!

Até AMANHÃ !!!!!

Anna Cláudia

Anônimo disse...

A força e coragem de vocês, só resultará em vitória.

Beijos
Sueli Barbieri