terça-feira, 25 de março de 2008

T+63, hoje foi dia de Nana!

Nana melhor. Bela seguindo na sua luta e se recuperando a cada dia, apesar dos apertos das QTs. Hoje a barra apertou mais para o lado da Nana, desde o início da madrugada, e tivemos que ajustar o equalizador de atenções para a nossa "fofinha média", como ela se intitula. Foi boa essa sensação que tivemos hoje, em ver que pudemos dar apoio para a Nana no momento em que ela precisava.

Enquanto escrevíamos ontem a Nana já tinha tido febre que tinha baixado após um anti-térmico. Logo depois que postamos a febre foi voltando timidamente e quando chegou por volta de 38,5º C demos novamente um anit-térmico. Passou longe e 40 minutos depois, a Nana que já dormia chegou a ter 39º C. Para não tirá-la da cama e entrar em um banho, optamos por compressas, que após um bom tempo começaram a surtir efeito. Certas "dicas dos tempos da vovó" funcionam e a febre baixou, nos tranquilizando e evitando que tivéssemos que ir para a emergência pediátrica com ela, para o quê já estávamos nos preparando, principalmente mentalmente.

A noite das duas foi boa e o Rodrigo ficou para ajudar com a Nana, pois a Bel só de pensar no drama que seria levá-la ao pediatra já ficaria sem dormir, por mais madrugada que conseguíssemos ir para cama. Graças a Deus a Nana teve pouquíssimos problemas de saúde e como não está acostumada, faz um drama enorme para ir a qualquer médico. Fomos ao pediatra com ela em um horário encaixado de manhã. Por mais que disséssemos que iríamos também trocar um presentinho da Bela ali perto e era para ela nos ajudar, ela de boba não tem nada e a saída de casa ficou um pouco dramática. O Rodrigo foi estacionar o carro e pode encontrá-las na galeria do prédio apenas pelos gritos e choro da Nana. Não comparamos jamais e vemos a Bela hoje tirar de letra situações muito piores. Ô como a vida ensina! A Bel preferiu subir para avisar da nossa chegada e deixar o Rodrigo com a Nana pois seria um encaixe e evitaríamos mais drama no próprio consultório, a "boca do leão" para a Nana.

Tivemos hoje nossos momentos invertidos de pais. Quantas vezes a Bel não "rebolou" para aliviar os sofrimentos da Bela nesses últimos dois meses? Quantas vezes não "economizou" anestesias para ela poder fazer tomografias e ressonâncias quietinha, ouvindo histórias da Mamãe "fantasiada de soldado de chumbo"? Quantas vezes não contou outras histórias mil e conseguiu aliviar os sofrimentos de mais punções de veias, quando o catéter não podia ser utilizado? Quantas vezes não dançou, fingiu escorregar, cantou, para alegrar a nossa pequena que estava tristinha, sem sorrisos, com os olhinhos virados ou tampando seus ouvidos e olhos para fugir do mundo em volta?

Hoje foi dia do Papai. Um abraço apertado e perguntando para a Nana porque ela estava assim? "É porque eu tenho medo, pai!". Uma conversa franca, dizendo que era natural ela ter medo, que podia ter medo, mas que a Mamãe e o Papai estavam ali para que ela não tivesse medo, para protegê-la, para cuidar dela. Quantas vezes o papai não foi ao trabalho para ficar com a Bela e hoje estava ali para ficar com ela, pois a Bela também tinha medo e hoje era dia da Nana ter medo. Explicou passo a passo o que seria o exame, a garganta, o ouvido, as palpações no abdome, da forma que a Bela já encarava, quando até mesmo ajudava os médicos com o estetoscópio, seguindo onde os médicos apontavam. Treino de exame de ouvido e garganta com um canudo. Treino dos exames abdmoninais com cosquinhas na barriga. Para surpresa da Bel ela aparece na sala de espera do médico antes de ser chamada, confiante dentro de toda a sua desconfiança. Ficamos orgulhosos da nossa Nana. Abriu uma boca de leão, riu a cada palpação e foi hoje a nossa verdadeira heroína. A assistente do nosso pediatra que estava ajudando nos encaixes que não eram poucos aproveitou a onda e com maestria conseguiu examiná-la toda.

Como já aprendemos que a medicina não é uma ciência exata e o que é hoje, pode não ser exatamente amanhã, a Nana poderia ter um quadro de virose. Febre alta e vômitos. Faltavam as cólicas e diarréia. Como tem uma gripe que não foi embora e está muito encatarrada, apesar de pulmão limpo (talvez nosso maior receio), poderia ser uma sinusite. Optou-se sabiamente por segurar os antibióticos para começarem a noite, para dar o intervalo certo de 12 horas. Veio de tarde a diarréia e cólica. Ficamos com a primeira opção e a Nana está bem melhor, passando uma tarde, sem escola, bem melhor. Vamos continuar observando de perto amanhã.

Certamente esse blog não seria para a história da vida da Nana, mas hoje é dia dela e contamos os detalhes, inclusive médicos, pois ela vive também no Planeta Leucemia e é um dos maiores centros de gravidade que temos. Nossa terra, nosso ar, nossa água, tudo o que precisamos para sobrevivermos nesse planeta.

E a Bela? Manhã excelente com a Vovó Cecília em casa. Tarde de QT com a Mamãe no hospital. De diferente foi só o Copa D'Or lotado de repórteres pois o Diego Hipólito foi operado lá. O rapaz do estacionamento diz para a Mamãe que não poderia entregar o carro na porta do hospital e que ela teria que caminhar até a outra ponta, na chuva. Nessas horas damos uma "carteirada de leucemia" e o carro estava prontinho na porta, com os seguranças afastando os repórteres e fotógrafos. Na volta para casa, os seus primerios cinco passinhos sozinha. Foi lindo! É uma alegria vê-la se recuperando, ganhando confiança, por mais devastador que seja o efeito cumulativo dos famosos bloquinhos de Ara-C, essa fase da quimioterapia, que joga tudo para baixo. Papai voltou tarde do trabalho e já pegou as duas caindo pelas tabelas. Pelo menos há muito tempo que não dormiam antes das 10 horas!

Vamos ficando por aqui, agradecendo pela Nana estar bem, por sermos atendidos pelas nossas medalhas milagrosas. Agradecendo pela Bela estar sendo a heroína da resistência e indo bem nessa fase e conseguindo se recuperar dos primerios trancos. Tenham uma boa quarta-feira e fiquem todos com Deus.

18 comentários:

Anônimo disse...

Queridos,
Quantas emoções hein!! É preciso mesmo não sofrer do coração.
Que bom que estão todos encaminhados, e em franca recuperação.
Faço uma ideia da carinha da Naninha "deixando-se" convencer de que o médico não é o leão. Ela é uma gostosura. Fico feliz e aliviada pela bravura da Tetézinha.
Casal,cuidem-se please!!!!
Que Deus os proteja, fiquem com a PAZ.
Beijo grande em todos,
Tadeu,Teresa e Bebel Wawruszczak

Anônimo disse...

Queridos amigos , estava louca para saber notícias da Nana , já havia batido na porta para agradecer os chuchus( lindos , tão verdinhos) que a vovó Cecilia tão gentilmente enviou para mim e para a Ana Paula, minha filha, e perguntei para a Nini pelas duas. A Nana já havia ido para o médico e pelo visto é uma virose mesmo. A Bela vai de vento em popa, graças a Deus. Quanto a fazer escândalo no pediatra , a Giulia, minha neta,bate todos os recordes, quando chega no prédio já começa a urrar!!!! Nossa, o mundo vem abaixo e muitas vezes, como a Ana Paula não pode sair do trabalho, eu levo e sofro junto. (Mas agora que ela está mais crescidinha, acho que melhorou) Enfim, vó é para essas coisas mesmo. Que tudo continue correndo bem, fiquem com Deus. Cecilia e Oswaldo.

daniella disse...

Amigos,

Fiquei feliz em saber que a Nana ja estah melhor. Pensei muito nela esta noite para que tudo se resolvesse.Que bom!
Estamos juntos com vcs.

Um beijo enorme

Daniella (C+V+F)

Anônimo disse...

Vcs ,a cada dia q. passa se revelam verdadeiros super herois!!!Mas, graças a Deus,as coisa estão se resolvendo, os nós se desatando p/ um final feliz.Graças a Deus a Nana está melhor e a Bela reagindo bravamente como a guerreira q. é.Uma ótima semana com tudo de melhor q. ela possa trazer.Fiquem c/Deus.Um bj tambem na Cecilia(super vovó) e no Delfim.Beth Macedo

Anônimo disse...

Bel e Ro,
Que bom que a Nana está melhorando e que ontem teve, como sempre, toda a assistência do casal "super biônico"!!
Nesses tempos em que inacreditavelmente um mosquito mata uma criança ou um adulto, já ficamos apavorados com qualquer febre, dor no estomago, etc...
Como uma boa canceriana, não pude deixar de chorar ao assisitir a reportagem sobre as crianças que morreram de dengue, divulgada ontem no Jornal Nacional!!
Mas a vida segue com a Bela vencendo mais um dia, mais uma semana, etc...
Bjs com carinho,
Verinha, Lipe, Tati e Guga

Anônimo disse...

Amigos, como vocês conseguem ser tão práticos e fofos, atenciosos, meigos e tão eficientes e dispostos ?! Tiramos muitas lições nesse blog. Fico agora sempre muito atenta para não mais transformar os pequenos detalhes do meu dia em dramas existênciais...
Que bom que Nana melhorou e Bela teve um bom dia.

Anônimo disse...

Olá Bel e Rodrigo,
Nossa realmente vcs tem que cuidar muiiiiiiiito bem dos vossos corações!!! Cada dia uma surpresa e vcs prontos e fortes para enfrentá-las!!!
Mas Graças a Deus a Nana está melhor e logo vai ficar boa.
Fiquei mais uma vez com lágrimas nos olhos quando li q a Bela deu seus primeiros passinhos!! Que felicidade!!
Fiquem com DEUS!
bjs Lu, Dudu, Gi e Duda

Anônimo disse...

Vocês são o máximo!

Muita, muita saúde, muita força e todas as bençãos do Pai pra Bela, Nana, Bebel e Rodrigo!


Graças a Deus a Nana está melhor e vai ficar logo boa. A guerreira Bela, dando seus passinhos e vocês, como sempre, se desdobrando em atenção, dedicação e paciência.

Já disseram aqui e eu concordo, vocês são uma lição diária, de como saber lidar com as adversidades da vida, sobretudo, no dia-a-dia e não transformá-las em verdadeiros dramas.

Obrigada primos.

Que o dia de hoje seja muito melhor que o de ontem. Que a Nana fique logo boa e que a Bela continue firme e forte no seu tratamento.

Vai dar tudo certo. Fiquem com Deus.

Beijos,
Lucinha e Bruna

Anônimo disse...

Ainda as palavrinhas e o olharzinho da Teté ressoando aqui dentro: " Dindo, você vai embora?" e uma vontade enorme de dormir no corredor juntinho da porta dela e dali pegar o busum pra angra, mas duas outras médias me esperavam e seria outro drama...
Falando em drama, a Nana deve ter frequentado o Carol´s drama actor school, pois lembramos bem, (que dirá vovó Lena?) dos ataques no consultório dos pediatras!! Hoje, são delas as palavras de suporte para a Bia que nem precisa pois tira de letra as consultas e as injeções, tal qual a Teté (guardadas as devidas proporções). Ou seja a primogénita tem dessas coisas? Coincidências de família...
O certo é que estes dois super pais estão cada vez mais nos surpreendendo. Este Ro então virou um grande negociador. Está para o Kevin Spacey lidando com o Samuel Jackson em The negotiator. Só que mais doce porque a Nana não é nenhuma ameaça. Muito pelo contrário! A Nana soube se afastar mesmo que involuntáriamente e deixar Bel e Rô dedicarem a atenção máxima á Teté. Ela soube buscar outras diversões e distrações e assim encarar novidades em tudo que estes dois meses lhe reservaram. Idas á escola sem a Bel, dormir na casa de amiguinhos, dos vovos, dos dindos, tudo virou uma festa para ela. E divino timing até na doença ela soube o momento certo...
Nana, vc sabe que a gente te ama muito muito? Pois é, por vezes ficamos aqui falando da luta da Teté e desculpa se não lembramos teu nome em alto e bom som, mas certamente estás dentro dos nossos corações muito muito.

Beijos da Família SP2 em Angra, Sampa e Gavea

PS 1: vai ter enquete sobre o Charnaux Sertã ou ele que se apresente?
Pode muito bem ser o Otávio pelo humor, mas o trabalho lhe permitirá essa folga? O Fred também podia ser, mas filhos pequenos não nos dão muito tempo livre... Talvez o Claudio já que deve ser um decano, para falar de Garrincha! Jô e Rê estão excluídos porque nunca foram muito de futebol... O Beto lá do longínquo planalto central? Acho que ele já virou Goiás ou Brasiliense...
O Angelo parece que é tricolor, mas saopaulino! Fábio? hummm não me parece mas tem chance. Marcelo é outro que tal como o Claudio também pode ter sua possibilidade pela antiguidade no cargo. Não vejo ninguém se pronunciar á exceção da Marthinha. Vamos lá Charnaux Sertãs!

PS2: Obrigado de irmão, impressionante essa vossa disposição mesmo com tanta coisa na cabeça! Deus vos abençoe.

Anônimo disse...

Aproveitando o horário de almoço, eis um bom tema para a coluna cultura inútil:

Curiosidades sobre a família Morand Paixão!

Carol, para você resolver este problema, que envolve lógica:

Sabia que na família Morand Paixão deverá haver mais tricolores do que vascaínos? Acompanhe o raciocínio:

66,66% dos filhos de seu bisavô são tricolores e tiveram nove filhos. Os outros 33,33% são vascaínos e somente possuem duas filhas. Eu não sei que série escolar você está cursando, mas se tiver dúvidas sobre porcentagem pergunte ao seu avô, que, aliás, é um professor de ótima didática.

Levante o número de vascaínos e de tricolores na família do Tio Geraldo, pois das demais famílias eu me responsabilizo pela pesquisa. Viu, como eu sou bonzinho?

Conto com o poder de persuasão do Tio Geraldo e do Geraldinho sobre os seus descendentes.

Não me recordo se foi na final de 69 ou de 71 que o nosso grupo, incluindo o Geraldinho e eu, foi ao Maracanã assistir à decisão do campeonato carioca. Com esta dica o Frede já foi eliminado.

Se a minha memória ainda funciona, a Mônica somente convenceu a Martinha a trocar de time ou será que a Lucinha também é vira-casaca?

Com tantas pistas, seu pai com certeza descobrirá quem é o Charnaux Sertã........

Anônimo disse...

Queridos Bebel e Rodrigo,

Que a Nana se recupere logo dessa virose e volte à sua rotina. A Bela, nem se fala, que continue caminhando bem no tratamento e surpreendendo a todos sempre com a sua atitude super positiva!

Um beijo carinhoso,

Lucia e Sergio

Anônimo disse...

E vocês acreditaram que este era um blog da vida da Bela? Este é um blog da vida. Da vida de uma família, das famílias da família, dos amigos. É um blog que reflete a vida. Vejam quantos comentários se identificando aqui ou se solidarizando ali. E todos se identificando com as ações e emoções descritas. De escadas rolantes de metrô a desobstrução de cateter. Por isso que a descrição do que passaram com a Nana faz parte integral e total do blog. Já falei antes, repito. Isto é um BeLOnGing. Nesse sentido, vale tudo que for vida. Vale tudo que for sentido.
Tudo vale a pena, se a alma não é pequena.
E de pequena, a alma de vocês não tem nada!
Beijo- Cooper

Anônimo disse...

Meus queridos. Estou adorando esse blog... Lê-lo, é a primeira coisa que faço antes de iniciar meus afazeres diários. Além de toda uma história de vida, agora temos um mistério envolvendo a família Charnaux Sertã! Está emocionante!
Bel querida, hoje me vi dentro do "tunel do tempo" recordando seus dramas, birras, lágrimas, choros, igualzinho a Nana... nas idas ao pediatra. Você se lembra do seu escoderijo, debaixo da mesa do médico? Do braço deslocado? Da porta trancada? A vida se repete...e como!? Tinha uma amiga que sempre dizia: "Tout casse, tout passe, tout lasse, heuresement tout se remplace..."
Rô querido, a sua imagem com a Nana no colo chorando e você consolando e aconselhando-a, me deu a nítida idéia de que nós também, muitas vezes, temos vontade de gritar, chorar... e pela fé, nasce a certeza de que o Pai Eterno nos "coloca no colo" e se temos ouvidos, conseguimos escutar seus conselhos e consolos. É tão bom!
Ontem tivemos a reunião da Comunidade, onde e quando rezamos muito por todos vocês e aqui fica mais uma mensagem de Páscoa, depois da ressurreição, quando Jesus apareceu pela primeira vez entre os discípulos e disse por tres vezes: "A paz esteja com vocês". Que este seja o sentimento interno de todos nós apesar de todas as adversidades e das vicissitudes da vida. Mil beijos carinhosos no coração dessas duas bonecas e em vocês dois.
MAMÃE E PAPAI.

Anônimo disse...

Mais curiosidades da família Morand Paixão para a coluna cultural inútil...

Meu pai, meu irmão e meus três sobrinhos(a) lindos são tricolores. Uma pena...
Eu e a Bruna somos FLAMENGUISTAS! E não é a toa não!!!

Foi assim:meu pai e meu irmão nunca me levaram ao Maracanã pra ver o Fluminense jogar. O pai da Bruna, no início dos anos 80, me levou ao Maracanã num clássico de domingo. Época de ouro do mengão. Tinhamos Cláudio Coutinho no comando, Zico, Júnior, Cláudio Adão, Rondineli e tantos outros craques em campo, jogando um bolão. E eu, simplesmente fiquei encantada com o time e com a torcida, que naquela época, já fazia seu show.
O Flamengo é raça, amor e paixão!!

Adoro a Mônica, mas Vasco...NUNCA!

Beijo rubro-negro com muita paz para todos!
Lucinha

Anônimo disse...

Esqueci de dizer...na família do Tio Geraldo NÃO TEM nenhum(a)vascaíno não!!

Mais beijo

Anne disse...

Gente, temos agora um mistério !! que maneiro, esse blog daqui a pouco desbanca Hollywood, sério !
Temos humor, dor, amor, aventuras, disputas ( de torcedores,de pioneiros no blog, etc)....
Olha Bel, até hoje curo as minhas febres ( graças a Deus raras) com compressas, porque como sou alérgica à dipirona e AS, "economizo" o Tylenol o máximo possível. E funciona direitinho !!
ADOREI a "carteirada de leucemia" , mandaram super bem .
E falem para a Nana que eu entendo ela, até hoje tenho birra de ir à médico, e só não faço escandalos porque na minha idade já não pega bem, mas abusei bastante deste direito quando era criança...
Meu já finado e querido pediatra, Tulio Gonik, um santo, que o diga !!
Um beijo grande
Anne
PS - Rodrigo, falei com o Pedro : não é nenhum Bechara conhecido nosso.

Anônimo disse...

Bel e Rodrigo,

Que bom que a Nana já está melhor! Pensei muito nela e fico feliz que tenha melhorado e, ainda mais: encarado com coragem o pediatra! Que vitória!

Boas notícias também da Bela, que bom que ela está reagindo bem ao tratamento! Logo logo a fofinha pequena estará curada e sairá fortalecida desta jornada.

Achei muito "fofa" essa história de fofinha pequena, média e grande. Que família fofa e maravilhosa que vcs sâo!

Beijos,

Juju (204)

FlavioM disse...

PROTESTO!!! rsrsrs

Não foi só a Marthinha! Eu postei no dia 24, mas era tarde e vc não leu, Silveira!

Repito aqui:

flaviofm disse...
Bebel e Rodrigo,
Todos nós nos sentimos leves sabendo de um domingo de alegrias tão simples como estas que vocês contam.
Viva a Bela por mostrar este caminho a vocês e a todos nós.
Adorei estes programas ABC. Quem não tem, bem guardado, no fundo da memória, coisas desse tipo que fizemos com nossos próprios pais.
Aquele pedaço entre o Santos Dumont e a Escola Naval, era um canto do Rio onde eu também gostava de levar meus filhos. Conheço aquele canto desde o tempo em que levava papai, de DKW, à Escola Naval (antes de 65 - Tô ficando veeeelho!!!)
Quanto à enquete dos tricolores, tão bem sugerida pelo Silveira e endossada pela Marthinha, lembro que no N.R.A. estão incluídos alguns outros Charnaux Sertã tricolores. Sem contar as meninas, faltam: Fábio, Marcelo, Jô, Renato e Beto.
Tenho meu palpite mas vou aguardar para votar.
Beijos a todos,
Flávio (da Cecília)

Segunda-feira, Março 24, 2008


Beijo e carinho para todos,

Flávio (da Cecília)