terça-feira, 22 de abril de 2008

T+91, no aguardo

É como se tivessem nos informado que a nossa vez vai chegar, mas está tudo um pouco lento e por enquanto, teremos que aguardar mais um pouco. Aguardamos as taxas subirem no exame de quinta e aguardamos, um pouco preocupados, o exame clínico do local da implantação do catéter que será feito amanhã pelo cirurgião. Como havíamos dito, o curativo de ontem foi um sufoco, com gazes que grudaram e sangramento em um local para lá de sensível.

Fechamos o dia de ontem falando sobre tempo. Ô variável difícil de se administrar neste Planeta. Por um lado, a vida anda, Rodrigo volta para o trabalho hoje, Nana se diverte em Angra, mas no Planeta Leucemia o tempo demora a passar. É aquela nítida sensação de engarramento na pista onde você está, sendo que as outras andam mais rápido. Um trabalho permanente de controle da ansiedade, de viver do presente e não das angústias do futuro. Mas vamos seguindo, no trânsito meio lento, mas andando.

Como combustível, temos uma Bela animada, cantando, falando, feliz e para cima. Energia para qualquer um suportar este planeta, segurar a ansiedade e ser feliz junto com ela. Beleza! Apetite muito muito bom, o que nos dá ânimo para testarmos a retirada do remédio contra enjôo. Se pudermos evitar mais um químico agindo no corpo da baixinha por agora seria bom. Vamos observar como fica.

Nana ótima e se divertindo muito lá em Angra com as primas e Vovó Cecília. Volta amanhã logo após o almoço para a felicidade dos papais loucos de saudades. A casa fica mais vazia sem ela.

Já é tarde, Bela relutou bastante para dormir, mas já foi. O engraçado é que agora a colocamos na cama e ela se levanta imediatamente dizendo "Quelo acordar!!". Explicamos que ela nem dormiu ainda, então ela responde "então não quelo dormir agola". Lá se vão livros e histórias para domar a ferinha, agora com muita energia, graças a Deus. Depois embarca agarrada ao seu soninho e às suas 10 chupetas espalhadas perto da sua mãozinha. Dorme como um anjinho. Rezamos ao seu lado e agradacemos pelo dia e por sua vida.

Vamos aproveitar a brecha e tentar dormir em um horário razoável. Beijos, abraços e todo o carinho de sempre deste casal aqui. Fiquem com Deus e até amanhã.

PS1: Ana Paula, recebemos as gazes americanas, muito obrigado! Vamos falar com o médico amanhã e damos notícias.
PS2: Ligações de Lisboa e Boston hoje. Que maravilha! Obrigado amigos.

13 comentários:

Anônimo disse...

Bel e Rodrigo,
É incrível a energia e a força que a Bela tem. Como ela está mais animada desde o início do tratamento, é um ótimo sinal!

Continuando a analogia com o engarrafamento que vcs fizeram: na hora que vc está parado parece que nunca vai andar nem chegar no seu destino. Mas depois que começa a andar, acaba engrenando e logo passa mais rápido do que vc imaginava.

Bom feriado para vcs. E que o sinal da Pacheco Leão, onde sempre acaba o engarrafamento da Rua JB, chegue rápido.

Beijos,

Juju e Vitor

Lia disse...

Bel e Rodrigo

Vcs descrevem tão bem a Bela lutando contra o sono, que parece que ouvimos a voz dela! Graças a Deus ela está animada e alegre, apesar do incomodo que deve estar sentindo na região do catéter.
Espero que hoje no hospital tudo corra bem, sem muitos sofrimentos no novo curativo.

Gostei muito da descrição do congestionamento, esta espera é mesmo desgastante, mas no fundo temos que pensar que ela irá servir para fortalecer um pouco mais a Bela e ajudar as taxas subirem.

Que vcs tenham um ótimo dia, que pelo menos está cheio de luz, com pouquíssimas nuvens no céu. A Nana vai chegar e a farra vai ser boa, será que vai rolar uma pizza?

Fiquem com Deus e que hoje São Jorge proteja ainda mais a Bela.
Bjs

Lia Taliberti

Anônimo disse...

Queridos primos,
Como disseram vocês, o trânsito é lento, mas anda...
O combustível é a vivacidade da Bela, a energia imensa de seus pais, e um pouquinho da torcida de cada um de nós...
Beijos e abraços do primo
Renato

Anônimo disse...

Bel e Rodrigo,
Acho que os comentários anteriores já dizem tudo!! Com certeza, o trânsito vai ficar livre, tudo fluirá da melhor maneira possível. Afinal, é por isso que estamos aqui neste corrente de muita energia positiva, muita luz, de todos os credos e continentes.
Confiem!!
Adriana Gottschalk
P.S. Cooper, aceito e acato a retífica. Afinal, foi por amor as Pessoas, com tudo que possa estar implícito nesta palavra que escolhi
a medicina, como profissão.

Patricia Salamonde disse...

Bela,
quer dizer que você passeou MUITO com o papai e a mamae? Muito legal, né? Aquela casa que você viu é da tia Gabi, mas a tia Pat estava lá no dia em que a gente se encontrou. Fizemos uma bagunça, né? Lembra que tinha um cachorrinho e um passarinho? Muito boa a casa da tia Gabi. A tia Pat mora MUITO mais longe, numa casa que só dá para ir de aviao grandao. Um dia a gente vai combinar de vocè entrar num aviao grande, sem medo, para visitar a tia Pat. Aqui em casa é muito legal também. E tem aviao que passa bem em cima, dá para ver do jardim! Vou mandar uma foto para vocè ver, tá? Um beijo muito grande e continua se comportando como uma linda princesa: princesa Bela!

Anônimo disse...

O tempo! Olha ele aí de novo. Ou será que ele nunca deixou de estar por aí? Pouco tempo, muito tempo, não tenho tempo, tempo livre ou ocioso. Curiosamente, esse tempo que usamos, minutos,hora, dias, meses e anos, não existe na natureza. Uma criação humana, imposta sobre a natureza. A natureza tem seus tempo. Tempos enormes, insondáveis como o tempo cósmico, tempos microscópicos, velocíssimos como correria de proteínas dentro de uma célula. O que sabemos, e não gostamos,é que o tempo varia. Meia hora na cadeira do dentista x meia hora namorando! Completamente diferente. Mas, sobre o tempo, talvez uma das coisas mais sábias esteja no Eclesiastes:

Tudo neste mundo tem seu tempo;
cada coisa tem sua ocasião.

Há um tempo de nascer e tempo de morrer;
tempo de plantar e tempo de arrancar;
tempo de matar e tempo de curar;
tempo de derrubar e tempo de construir.


Há tempo de ficar triste e tempo de se alegrar;
tempo de chorar e tempo de dançar;
tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las;
tempo de abraçar e tempo de afastar.


Há tempo de procurar e tempo de perder;
tempo de economizar e tempo de desperdiçar;
tempo de rasgar e tempo de remendar;
tempo de ficar calado e tempo de falar.


Há tempo de amar e tempo de odiar;
tempo de guerra e tempo de paz.

E há o tempo do organismo da Bela. Administrar a nossa ansiedade é que é difícil. Mas vocês tem o melhor ansiolítico do mundo, a própria Bela, brincando, alegre, animada, comendo, dizendo coisas incríveis.
Dar tempo ao tempo, e curtir a Bela, todo o tempo!
Beijo- Cooper
ps- Engarrafamento? Quem quiser ler um dos contos mais interessantes, que trata de um engarrafamento surreal, leia La autopista del sur (A autoestrada do sul?) de Julio Cortázar. Está no livro Todos os fogos o fogo. Bel e Rodrigo- leiam, é uma modo de passar o tempo!

Suzana disse...

É incrível como vocês nos fazem ir nos apaixonando pelas suas filhas...
Não que a tarefa seja difícil, longe disso!
É que, como disse a Lia, vocês nos aproximam de tal modo das suas fofinhas que parece que podemos ouví-las..., não com os ouvidos, mas sim com o coração!
No corre-corre da vida, acabamos nos esquecendo de registrar essas tiradas engraçadas, tão simples e tão cheias de vida, que fazem a nossa felicidade.
Que bom que quando as meninas crescerem terão a oportunidade de ler esse lindo diário de amor!
Quanto à ansiedade, quisera eu conhecer um tratamento preventivo contra esse sentimento que vira e mexe me "encaçapa"..., talvez só mesmo as alegrias e as gracinhas das nossas filhas para acalmar nossos corações e mudar o nosso pensamento...
Precisamos nos lembrar constantemente que até mesmo as circunstâncias que não nos parecem favoráveis (como o engarrafamento) sempre "escondem" uma dádiva de Deus!
Agradeçamos, como tão bem nos sugeriu ontem a Maria Luiza, por todas as conquistas que ainda virão e até mesmo por aquilo que ainda não compreendemos, mas, acima de tudo, pelo privilégio indescritível de termos nossas filhas enchendo nossas vidas com a mais perfeita reciprocidade de amor!
Beijos,
Suzana.
P.S. Cooper, você sempre nos agraciando suas colocações no devido tempo, hein?! Adorei o Eclesiástes de hoje!

Anônimo disse...

Oláá!!!
Bom, eu quase não comento aqui, mas resolvi escrever só para dizer que tenho rezado muito pela Bela!!!
Bjss, Carla!!

Um OBS para Dayse: Eu tava viajando, mas, quando eu cheguei, minha mãe me disse que tinha um comentário falando que tava na escola das filhas e viu uma menina c/ o blusa do Fluminense recebendo um diploma.... Bom, essa menina sou eu mesma!! hehe! Eu to no 8º ano e estudo lá na ESB há muuuuuito tempo (desde que eu tenho 3 anos). Ano passado eu fiz dois exames, um de francês e outro de inglês, e passei nos dois!
Mas foi só pra avisar que eu sou da família mesmo (minha mãe é prima de 1º grau da Bebel)!

É isso aí!!
bjss

Anônimo disse...

Queridos Bebel e Rodrigo,

Podem se sentir orgulhosos de receber uma mensagem da Carlinha, pois ela não é de muito falar, mas é de muito agir,pois tem rezado muito pela recuperação da Bela. Aliás, quem não tem rezado? Todos nós estamos nessa mesma corrente de orações. E tenho certeza de que nosso Papai do Ceu está agindo, da maneira dele, devagar, mas vamos chegar. Tenham um pouco de paciencia, pois o transito é lento devido ao acumulo de pedidos.

Bjs carinhosos da Tia Rôrô

Anônimo disse...

Queridos Rodrigo e Bel,

A porta-voz, naturalmente constituída, da nossa família costuma ser a Marthinha ou a Carla, que se manifestou hoje por sinal, embora todos fiquemos sabendo de tudo via Blog. O que temos feito sempre é rezar pela Bela e por vocês para que tenham a sensibilidade espiritual de perceber as Graças que Deus tem enviado a vocês nesse período, as quais lhes darão forças para ultrapassar essa grande prova de fé e de esperança. Como vocês próprios dizem, em seus comentários, vivam o momento presente pois ele é o único que nos permite fazer escolhas e também o único em que Deus efetivamente atua. Deixem-se sempre contagiar pela alegria de viver da Bela, que é, sem dúvidas, um reflexo do Amor de Deus para com ela.

Um abraço afetuoso,
Marcelo Padilha

Anônimo disse...

Eu queria aprender a colocar essas figuras que muitos dos blogueiros colocam...mas falta tempo.
Queria visitar e encontrar tanta gente que nao vejo a tanto tempo...mas falta tempo.
O tempo é um saco!
A Bebela ja percebeu isso!
Voces pelo visto tambem.
Mas.....dizem que o tempo é um santo remédio...remediado então.
Que esse tempo seja generoso para voces e passe rápidinho.
Abraços FLAMENGUISTAS!!!!
Lucia Leibel

Anna Claudia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anna Claudia disse...

Queridos Bel e Rodrigo,

Hoje vou fazer coro com o Cooper !

Ficamos contando a horas e ouvindo passos !

Vamos viver os passos sem contar as horas !

Minha filha tinha que passar por 6 blocos. Ao final de 4 blocos, a famosa estadia na UTI. Depois dela, a recuperação e o começar de novo com um detalhe: eu havia saído de todo e qualquer protocolo. Quais os próximos passos ? Foram definidos pelos médicos, baseado em experiência e não na estatística de um protocolo !

O tempo não importa. Importa saber passar o tempo, importa que tudo esteja correndo bem, importa que NÃO HÁ NADA que nos faça pensar diferente !

A estrada está engarrafada, a ponte estreita. Ainda passará por estradas engarrafadas e muitas pontes. Pense na estrada de Angra no feriadão. Depois que chega, vale a pena !

Ou ainda, não pense na estrada. pense na pressa do baiano, na rede a beira do mar, esperando o tempo passar. Pense à lá Dorival Caymmi, à la Jorge Amado. Tudo tem seu tempo !

Uma poesia que me lembrei e li quando criança. Não sei de quem...


O TEMPO DO TEMPO DO AMOR

Perguntei ao amor, quanto amor me tem,
o amor me respondeu, que o amor que me tem,
tem o tamanho que o amor tem....
Perguntei ao coração quanto vai durar essa paixão,
o coração respondeu que a paixão vai durar
enquanto o tempo que o tempo tem,
Perguntei ao tempo, quanto tempo tenho,
o tempo me respondeu que tenho o tempo que o amor tem....
Não quis mais perguntar, decidi simplesmente,
viver o amor enquanto tempo tenho,
porque o tempo do amor,
é o tempo do tempo,
e o tempo do tempo, é o tempo do amor....
O tempo perguntou pro tempo,
quanto tempo o tempo tem...
O tempo respondeu pro tempo,
que o tempo tem o tempo que tempo tem...
E se teve tempo para ler,
tem tempo para esperar...


Beijos
Anna Cláudia

PS: FOGO !!! FOGO !!!!