sexta-feira, 18 de abril de 2008

T+87, not yet

Novo hemograma na tarde de hoje. Taxas todas subindo, mas ainda não dá para fazer o exame da medula que estamos aguardando. Uma longa folga de dois dias, sábado e domingo, voltando segunda para novo exame, para ver se dá para fazer o mielograma na terça-feira cedo, quando o laboratório estará aberto novamente.

Ainda não foi agora. Não deu, mas a subida das taxas confirmaram a tendência de recuperação de tudo. Plaquetas chegando ao nível considerado mínimo desejado para uma pessoa sã. Parte vermelha do sangue, as hemácias, se mantendo desde a última transfusão e subindo até um pouquinho mais, deixando a Bela ainda com suas bochechinhas rosadas e com fôlego para suas atividades. Parte branca também subindo, de novo com leucócitos dobrando mais uma vez a sua quantidade desde o último "fundo do poço" próximos do limite mínimo em que uma pessoa é considerada com baixa imunidade. Os tímidos neutrófilos vão dando suas caras, nossa Tropa de Elite, que literalmente é fabricada dentro de "um osso duro de roer" para poderem pegar um pegar geral, qualquer bactéria que aparecer. Como dizem os médicos, abaixo de 100 neutrófilos, tanto faz se cem é com "c" ou com "s". Ela está um pouquinho acima agora. Ainda é estado que requer atenção e cuidados com a Bela, dadas as defesas baixas, mas acreditamos que até segunda teremos surpresas muito positivas.

Estamos na fase do universo dos números do Planeta Leucemia, com contagens, taxas, cálculos de taxas dentro das taxas, critérios, limites etc. Talvez essa fase seja mais fácil para uma economista e um administrador financeiro nesse nosso planeta. Infelizmente não podemos pegar o crescimento médio dos últimos dois hemogramas e fazer uma projeção, pois na medicina não é bem assim. Ah se fosse! Já teria até planilha de Excel e gráficos prontos.

A Bela passou uma manhã muito boa, mas a alimentação oscila muito, no geral não tão fácil como já foi no passado. O efeito cumulativo dos últimos quimioterápicos é realmente forte. Como bem dito pelos médicos, ela não vomitar é bom, mas com certeza tem náuseas e não é nada agradável ficar assim. Imaginemos quando nós mesmos estamos assim, se temos vontade de comer ou sequer fazer algo mais. Mesmo assim ela consegue.

Papai hoje começou a fazer um check-up. Hemograma e teste de esforço. Já teve o resultado hoje mesmo do teste que tranquilizou-nos bastante. Estamos vivendo em um ritmo bastante puxado, exigindo demais dos nossos organismos, não somos mais crianças e não custa nada dar uma checada. Na verdade custa, mas o plano cobre, ainda bem. Como o Rodrigo estaria pela zona sul, aproveitou e marcou reunião no banco de sangue, pois precisávamos acertar alguns ponteiros. A Bela vendo-o em casa quando voltou do exame cardíaco pediu: "Papai eu quelo i pro pital hoje com vochêeee". Impossível a recusa e reorganiza-se a reunião para ser feita no próprio Copa D'Or, ao invés de Botafogo e concilia-se tudo.

Mamãe na sua manhã de rotina habitual: Nana na escola, passa em casa, almoça voando e vai com a Bela para o hospital, para que ela durma quando chegar lá, fazendo passar mais rápido uma boa parte de sua tarde. Como hoje fomos juntos, a nossa princesinha se permitiu se entregar e já chegou lá desacordada no colo da mamãe. Com muito carinho a mamãe leva e deita ela no day-clinic, ajudando as enfermeiras a ativar o catéter e colher o sangue, sem que a nossa Bela Adormecida acordasse e pudesse descansar bastante, acordando quase na hora em que tivemos o resultado. Não era preciso transfusão e não teria exame no sábado. Fecha-se o catéter e volta para casa.

Na dúvida, hoje os estoques de plaquetas foram repostos pelo bom amigo Robson, com quem o Rodrigo já trabalhou, que foi doar já pela terceira vez. Obrigado Robson, que Deus sempre lhe proteja! Pelos resultados de hoje e o que esperamos na segunda muito provavelmente estamos contribuindo com plaquetas para a turma que está com dengue.

Momentos tristes, mas consoladores hoje no hospital, quando vemos que há situações piores do que as nossas, muitas vezes nesse nosso universo. Quarta percebemos grande agito entre médicos e enfermeiras e hoje um semblante triste, nas sempre atenciosas, carinhosas e alegres enfermeiras do hospital. Uma vida estava se perdendo. Morte cerebral de uma menina de uns 15 anos, que convivia com uma fibrose pulmonar, sempre cercada de cuidados, que pegou dengue hemorrágica e não resistiu. Realmente um absurdo essa epidemia. Difícil olhar para os pais dessa menina e a família toda reunida. Bem, faz parte do nosso universo, pois o Planeta Leucemia, orbita em constelações hospitalares e acabamos vivenciando momentos que não gostaríamos, que nos baqueiam, mas ao mesmo tempo nos fortalecem.

Vamos ficando por aqui, menos cansados do que ontem. Muito legal! Se escrevemos pouco ontem, adoramos ver que o blog é de todos e que vocês nos suportam, sempre presentes. Tenham todos um excelente final de semana prolongado e prolongadíssimo para aqueles que vão emendar o feriado de São Jorge no Rio. Obrigado mais uma vez por tão lindas palavras trocadas entre vocês. Fiquem com Deus e até amanhã.

PS1 - Humor para a nossa convivência. Frase que recebemos hoje. Momento ecológico: "O Ibama considera um crime a confecção de bolsas com couro de jacaré, mas não há lei que proíba a confecção de bolsas-família com o nosso couro!"

PS2 - Fiquem tranquilos que se for preciso, colocamos um "descansando", mas dando-os a devida tranquilidade sobre o que está acontecendo, nem que seja bem breve.

15 comentários:

Anônimo disse...

Primeiraaaa!!!!Ebaa!!!
Que saudades!!!
Não estou mais aguentando!!!!
Hoje liguem para a dinda para saber como estavam as coisas, e ela disse que estavam bem. Pensei logo:que bom!!!
Nana,vou postar hoje sobre você!!

Essa nossa "Morena de Neve" está crescendo cada vez mais rápiso!!!!
Lembrando dos tempos que você era uma picurrucha, ainda aprendendo a andra no chão da salinha!!!!!
Minha Nanoca , você se desenvolveu muuuuuito esse ano!!
Ficou muuuuuuuuuuito menos tímida com as pessoas!
Exemplo: Estava saindo do Hospital comigo e com a vovó e você disse para a emfermeira:"Você quer ir na minha festinha lá na minha casa????"
Foi tão fofo!!!
Nana, estou morrendo de saudades!!!
Isso serve para você também Teté!!!!!!!!!

Um beijão
Carol

Anônimo disse...

Bel e Rodrigo,
Ontem não pude postar, aqui no planeta Ásia, 3 filhos, marido fora........não me deu tempo, mas eu li TUDO.
Vocês realmente são inacreditáveis mantendo este blog diariamente, nesta LUTA.
Vocês merecem e precisam de qualquer brechinha para "dormir".
Nós aqui na torcida, sempre orando para que a Bela vá tirando isto de letra e continue mantendo o seu bom humor, que isso está sendo vital.
Adriana Gottschalk
P.S. Anna Cláudia, você é MARAVILHOSA, uma GUERREIRA com todas as letras. Imagino como você conseguiu cativar a equipe TODA do Copa D'Or. Imagino a FELICIDADE GERAL quando Ana Luisa, conseguiu alta. Você deve ter feito muitos da equipe que já lidavam com os pacientes, de forma até meio robotizada, voltarem a ter aqueles sentimentos que muitos dos médicos, perdem assim que saem da faculdade, muitas vezes até para se pouparem. Mas, a vida não ter que ser poupada e sim VIVIDA. Como você faz, sem falar aqui no casal Capistrano.

Anônimo disse...

Que bom poder ler o Blog de novo!!!!
computer quebrado;...
Vejo que no Planeta Leucemia estamos no lucro.
Um feriado com muita tranquilidade!
Beijosss
lucia

Anna Claudia disse...

Queridos amigos, Bel e Rodrigo

São 2:30 hs da manhã e estou voltando da comemoração do aniversário de 2 amigas do tempo do Andrews. Foi no Estrela da lapa ! E hoje tinha show dos Mulheres de Chico, uma banda que só toca música de Chico Buarque em ritmo de samba ! Me esbaldei ! Que idéia ótima do grupo ! A professora de música o meu filho toca bandolim no grupo ! Um verdadeiro bloco de carnaval !

Fui com minha prima e o namorado, um gringo que está no Brasil pela 2a. vez e é do interior dos EUA. Ele ficou boquiaberto com a Lapa !

Mas estava cheio e depois de um tempo eu realmente fico querendo conforto. mas foi muito bem ver os amigos de tanto tempo.

Para mim, o momento mais emocionate foi quando elas cantaram:

"AMANHÃ VAI SER OUTRO DIA !
"AMANHÃ VAI SER OUTRO DIA ! "

Brindei a saúde da Bela (com caipivodka pois vinho só quando o Cooper nos oferecer rsrsrsrs). Amanhã vai ser outro dia, e eu vou morrer de rir porque este dia há de vir antes do que pensamos !

Bom, até amanhã pois tenho que acordar muito cedo para levar minha filha na escola para ela viajar.

Beijos e adorei todas as notícias do post. Amanhã comento mais !

Anna Cláudia

Anônimo disse...

Amigos,

Continuo na torcida por crescimento exponencial das taxas... tudo vai dar certo.

Adoro as bochechas rosadas, me lembram da Bel (acho que já falei isto!)

Bjs

Duda

Anônimo disse...

Meus queridos.
Depois de ter lido o blog de ontem e constatar que o mielograma só será feito na terça feira, resolvemos dar uma "fugidinha" para atender o "help" da Elisa. Hoje almoçaremos com ela em Penedo, pois ela estará por aquelas bandas. A noitinha iremos para Aparecida quando participaremos da Missa das 19h. Amanhã estaremos subindo a Bocaina para "afagar" um pouquinho a tia Blanche e segunda feira já estaremos de volta... Parece até que estamos indo para Europa...
Triste o episódio da menina de 15 anos... Os mistérios da vida, a vida com seus mistérios. Rezaremos por ela e por toda a família. Que triste!
Vocês estão de parabéns, principalmente a Teté que, inconscientemente, formou essa "corrente de amor", provocando o sentimento mais nobre que existe em cada um de nós: o amor. Sentimente esse tão sublime que temos a capacidade de reconhecermos a nossa origem divina. Obrigado pois, a vocês dois, filhos queridos, que nos dão a oportunidade de testemunhar esse amor entre vocês e também nos dão a chance de partilharmos aquilo que somos e o que temos. Fiquem certos de que haverá sempre a "lei do retorno", que dá em dobro tudo o que se dá com o coração.
Fiquem então, com todo o nosso amor e sintam todo nosso carinho, agora e sempre.
Mil beijos no coração de vocês todos.
MAMÃE E PAPAI
P.S. Espero que o pai da Nini esteja melhor e que ela possa retornar o mais breve possível.
Beijos.

Anônimo disse...

Bel e Rodrigo,

adorei o blog sobre ontem.
Tudo bem que não deu para fazer o mielograma, paciência...
Mas as taxas subindo: VIVA! Que BOM!!!

Fiquei sensibilizada com a menina de quinze anos que se foi. Triste. Também vou rezar por ela e pela família dela.

Um bom fim de semana para todos.

Abraços,
Renata S.Coelho e familia.

Anônimo disse...

Queridos Bebel e Rodrigo,

Que bom que vcs terão uma folga nesse fim-de-semana. Aproveitem bastante esses dois dias!!!! Descansem (dentro do que for possível) e curtam as princesas.
Na segunda, as taxas estarão mais altas e o exame poderá ser feito. Estamos torcendo por isso.

Um grande beijo, Martha, Marcelo, Maria, Luiza e Carla

Anne disse...

Bel e Rô :
Que bom que os vermelhinhos e branquinhos da Bela estão atendendo nossos chamados e aparecendo "na fita" para alegria geral.
Como alguém sabiamente já disse por aqui, deixemos a Bela ditar o ritmo desta gangorra / dança / jornada / etc etc .
O importante é perceber pelo relato heróico de vocês ( heróico pela resistência ao cansaço, e pelo conteúdo mesmo) que a Bela está feliz, e nos dando uma ótima leitura de toda essa situação.
Com certeza o "pital" dela é um lugar muito mais acolhedor e prazeroso do que o que conhecemos por hospital.
A Bela nos ensina que aceitar e colaborar com o inevitável é uma sabedoria, e dá resultado !!!
Aproveitem a folga para dormir , curtir uma boa cama e uma xícara daquele cafézinho ( perdão, expresso !) esperto do Rodrigo !!
Estou por aqui no feriado todo, se precisarem de algum delivery, estou à postos !
Um beijo grande
Anne
PS - Silveira, cadê você ??

Anônimo disse...

Bel e Rodrigo, adorei quase tudo do blog de hoje, menos, é claro, da morte da menina de 15 anos no Copa D'Or. Incrívelmente triste. Mas com a Bela sinto graaaaaaaaandes melhoras. Está caminhando e logo logo vcs farão esse exame que estão aguardando. Até terça então!!
Beijos em todos, Gê

Anônimo disse...

Estou de plantão (uma sina?)na Barra e estava sentado na varanda (almoço meio lento), pensando em vocês. Falam de taxas em um parágrafo e da animação da Bela em outro. Me perguntei o que é saúde?
Me ocorreu um pensamento muito estranho. A Bela é saudável. Talvez a sua infância lhe permite viver de forma muito mais livres seus sentimentos. Nós, adultos, adoecemos de futuro de de exames laborartoriais! Claro que a Bela tem alterações significativas nos exames e todos nós queremos que as taxas retornem a níveis razoáveis. Mas, como disse D. Lena, há algo no comportamento da Bela que deveria nos fazer pensar um pouco nas nossas vidas. Quantas vezes não adoecemos de algo que,não necessariamente deveria nos impactar? Ou nos impactar até certo ponto? A Bela vai no sensorial puro. Uma sabedoria animal. Tá ruim, fica quietinha. Tá bom, correria e falação.
Vou voltar para a varanda e pensar mais um pouco sobre isso. E, obviamente, não reclamar desse almoço meia boca. Me divertir com os clientes que vieram, sem me preocupar com os que não vieram. Favorecer a presença e não marcar a ausência. Acho que isso vale para muitas coisas.
Quem quiser aparecer na Barra, será um prazer. Quem ler isto mais tarde, não precisa dizer: que pena, se eu soubesse... O plantão é hoje e amanhã.
Beijo- Cooper
ps Anna Cláudia- o vinho está na adega, aguardando o momento certo. Vai tomando as caipivodkas...
ps D. Lena- que animação! que fôlego!

Suzana disse...

Bel e Rô,
A gente não entende o porque das coisas, mas lembrem-se tudo, absolutamente tudo, tem um para que!
Por mais real que seja o sofrimento da família que perdeu a jovem adolescente, Deus não permitiria nenhum sofrimento em vão... por isso, não se impressionem, não é momento para isto!
Agradeçam à Deus pela maravilhosa recuperação da Bela!
É maravilhoso constatar que Ela está a cada dia melhor!
Estamos torcendo para que o mielograma possa ser feito na terça-feira, porque confiamos plenamente que ele nos trará muito bons resultados!
Aproveitem a folga para ficarem bem juntinhos!
Beijos,
Suzana, Mario e Ana Clara.

Anônimo disse...

Que bom ter notícias boas! Fiquei muito feliz! Que os próximos dias tragam ainda notícias melhores.

beijos,
Juju

Anna Claudia disse...

Queridos Bel e Rodrigo,

As taxas decolaram e na segunda já devem estar em velocidade cruzeiro e nós, em céu de brigadeiro !!!!

Que bom ! Mielograma e mais um capítulo fechado !

Estou rindo sozinha do que relataram sobre fazer projeção de taxas. Como tentei ! Como Engenheira e chegada ao Excel, eu me exercitava rsrsrsrs. Mas nunca cheguei a um modelo de projeção de taxas com um desvio padrão aceitável rsrsrs. O que notei é que as taxas ficam lá embaixoooo em torno de 1 semana e em uns 4 dias elas voltam e cheias de vontade, aumentando bem mais de 100% de um dia para o outro. É quando se diz que "a medula pegou !".

Maravilha !!!!!!!!!

Muito bom também saber que o papai Rodrigo está batendo um bolão com o check-up em dia ! Cuide-se bem mesmo porque você é tão importante para a Bela que até "pital" vira passeio interessante ...

Rodrigo, muito bacana seu amigo Robson ! Quem já doou plaquetas sabe que este é um ato de doação pois é demorado e desconfortável. Requer disponibilidade física, afetiva, de tempo. Manter um estoque de plaquetas em dia é uma logística que requer planejamento e amigos MUITO especiais. Beijos e aplausos para o Robson e os demais "plaquetudos" ! Uma lição de humanidade e solidariedade !

Sobre o caso que nos contaram sobre a menina de 15 anos, é impossível não sentirem a tristeza invadir... O dia-a-dia de um hospital é muito triste... Afinal, o que lá existe são doentes ... E na pediatria,isso comove ainda mais pois criança foi feita para ser feliz, para brincar e não para sofrer. O 5o. andar do Copa D´Or encerra muitas histórias tristes, várias delas presenciadas por mim. Mas também muitas com final feliz !

Sabe, de tudo tiramos aprendizado e a convivência com a perda (e vocês dois sabem bem disso) nos amadurece. Se todo mundo fosse obrigado a fazer um estágio em um hospital, vendo o sofrimento dos pacientes e o quanto essa vida que temos é tênue e relativa, talvez a humanidade estivesse diferente, menos individualista e mais solidária.

Fazemos nossa parte ! Cada um de nós, blogueiros, amigos e família da Bela, de todas as partes do mundo, cada qual com seus compromissos, sonhos e frustrações, damos provas de que sempre cabe mais um em nossos corações e que investir em gente do bem dá muito retorno pois não somos ninguém neste mundo se não tivermos pessoas que nos querem bem para nos apoiar !

Um bom fim de semana !

Adorei o Tigrão !!!!!

Amanhã tem um clássico do Blog: Botafogo X Fluminense !!!! Alvinegros, vamos torcer muito, tá ?

Ah, adoooorei que até voc~es adotaram o PS1, PS2 e etc rsrsrsrs

Beijos

Anna Cláudia

PS1: Silveira e Mônica, parem de namorar um pouquinho ! Façam um intervalo e venham escrever no BLOG ! A gente está com saudade !

PS2: Cooper, meia boca só, excepcionalmente, na quantidade de clientes porque na qualidade é impossível ! O plantão é almoço ou jantar também ? OK, vou tomando caipivodka com absolut (Absolut na Lapa ? É ruim, hein ? rsrsrsrs)

Anônimo disse...

Bééééél, Rodrigo, Nana e Bela,
Fico tão ligada nas notícias e emoções deste diário que às vezes até me sinto inibida em escrever depois dos textos profundos e bem feitos.São um dom! Assim como o dom da Bela ir naturalmente ao "pital", inventar brincadeiras, se manter alegre curtindo a família e aceitando as saídas da Nana quando não pode acompanhá-la.
Como os sinto fortes e lutadores! (Mas concordo que devem colocar um "descansando..." qq.dia).
Duro saber da menina de 15 anos mas, apesar de gerar tristeza, ajuda a tocar a "bola p´ra frente" ! Com a BELA "amanhã vai ser outro dia" - SEMPRE MELHOR!
Beijos com carinho,
Denise, (Carlos), Lourenço e Olavo

P.S.: Adriana , meu marido está levando um grupo de brasileiros para a Ásia por 24 dias...depois França, Leste Europeu...com uns "pit stops" em casa. É assim até +- outubro, quando a temporada diminui.Já me acostumei (são mais de 10 anos) mas o início de cada temporada é duro!). BEIJOS A TODOS!!!!!