sexta-feira, 11 de abril de 2008

T+80, na entresafra

Continuamos na entresafra. Esperamos em breve colher bons resultados dos próximos hemogramas da Bela, vendo as plaquetas subirem, assim como os glóbulos vermelhos e principalmente os glóbulos brancos, que cuidam da defesa do organismo. O grande acúmulo das QTs recentes derrubam praticamente tudo, principalmente as células que se multiplicam com maior rapidez, tais como os linfoblastos, as células terroristas. Ontem um reforço de plaquetas, amanhã um reforço de hemácias, os glóbulos vermelhos, e talvez mais plaquetas. Quanto aos defensores, os glóbulos brancos, receberam o "fogo amigo" da recente carga pesada de quimioterápicos e dependemos exclusivamente da capacidade de reação da medula. Aguardamos ansiosos esse ponto de inflexão. Ontem estava tudo assustadoramente baixo. Será que amanhã já veremos uma melhora e teremos uma boa colheita? Estamos torcendo muito.

Mesmo sem defesas, a nossa Bela realmente está voltando. Um dia de brincadeiras mil, falante. Para vocês terem idéia, uma pequena frase resumiu bem o estado da Bela: "Vamos brincar de teatrinho, vamos? Boa idéia! Eu vou pegar! Eu volto tá!" e saiu com os seus passinhos curtos para buscar as marionetes e o palco do seu teatrinho. Ao brincar com sua maletinha de médico ela dá aula para qualquer um. "Tinta e sete! Tá bom! Vamo ver o corachão!". Perguntamos se é a Dra. Isabela e responde os nomes das médicas que têm mais contato com ela.

Papai hoje foi a pique. Hoje o Rodrigo acordou, ou melhor não acordou, com uma enxaqueca terrível, daquelas que a visão e o olftato ficam hiper sensíveis. Quem tem, sabe. Quando começou voltar ao Planeta Terra, ou melhor Planeta Leucemia, já eram quase 2 da tarde e ficou trabalhando de casa e pode aproveitar a Bela e se divertir com as brincadeiras dela, assim que ela acordou do soninho da tarde. Aproveitamos e fomos com a Bela de carro buscar a Nana na escola. Já que está confinada, um passeio de carro passa a ser o evento do dia. Confessamos que estamos no limite das nossas forças, com suplementos e vitaminas, mas com pouco sono, fora a atenção e tensão que todo esse meio nos dá. Temos que dar Graças a Deus às inúmeras gripes que com certeza teríamos pego, se pudéssemos nos permitir pegar nesse período todo. Passaram raspando. Mas dias como esse, onde a Bela mostra para a gente que está vivíssima nos fazem bem e são reenergizantes, nos dando um acúmulo de forças para vivermos bem os próximos dias.

Bem, amanhã temos mais day-clinic. Sabidamente mais longo, pois a transfusão de hemácias demora. Hemácias já pedidas e esperando pela Bela, assim como umas duas bolsas de plaquetas de reserva. Dessa vez serão da Claudinha, também da Webb e boa amiga da Bel. As da Jackie que venceriam foram hoje repassadas nominalmente para uma menina que acompanhamos a luta também no Copa D'Or. Nada se perde. Nesse caso precisavam do saldo inteiro da Jackie para essa menina. Usualmente pegam o que é preciso para outros, deixando sempre a reserva que a Bela precisa.

No hemograma de amanhã vamos rezar e torcer para que sejamos surpreendidos positivamente com já uma recuperação dos leucócitos e principalmente os neutrófilos que estavam quase a zero. Ficamos apreensivos com o risco de infecções como já falamos, mas o estado geral da Bela é bem diferente do que vivenciamos nos outros momentos de imunossupressão. Hoje está bem mais ativa e se alimentando agora bem. Se compararmos ao passado recente está se alimentando muitíssimo bem. Movimento e alimentação boa representam intestino funcionando bem. Pouco disso tivemos no passado e que nos faz crer que sairá ilesa desse quadro de baixíssima imunidade.

Seguimos nossos dias, com os olhos atentos a tudo, cuidados mil, mas dentro de um limite razoável de paúra, senão não vivemos. Agradecemos, agradecemos e agradecemos o apoio de todos vocês que estão sempre conosco de alguma forma sempre pensando no nosso bem. Em simples telefonemas com quem não falávamos há algum tempo, sentimos que acompanham e pensam positivamente sempre que podem na gente. Em simples ações, pois pensam constantemente na Bela e os cuidados em torno dela. Em rápidas ações para atenderem a um de nós ou àqueles que estão próximos de nós nos ajudando, quando não podemos perder a atenção na Bela. Isso é tudo!

Tenham um excelente final de semana, um sábado com muito sol, com muita luz. Fiquem com Deus nosso bons AMIGOS!

10 comentários:

Anna Claudia disse...

Queridos Bel e Rodrigo,

Fechei o dia de ontem e acho que vou abrir o de hoje !

Força, força, força !!!!!!!!

Durmam bem e descansem !!!

Beijos
Anna

Suzana disse...

Queridos Primos,
Mantenham a prudência, nos mínimos detalhes, porque ter prudência é ser sensato, sobretudo diante de situações que fogem ao nosso controle.
Mas não confundam a prudência com a preocupação que é sempre uma ameaça de desgastes emocionais, mais do que nunca desnecessários.
A preocupação consome nosso tempo e nossas energias e nos impedem de viver o momento presente, nos ocupando com coisas que poderão ou não acontecer.
Observai os pássaros do céu...
Observai como crescem os lírios dos campos...
Através da nossa fé adquirimos a confiança necessária, para que toda a energia divina que existe dentro de nós se manifeste e se desenvolva, aproximando-nos cada vez mais da proteção de Deus que sempre nos provê com o necessário.
Sigam para mais um day-clinic com a absoluta confiança de que independente dos resultados de amanhã, nosso Deus, que também é prudente, estará sempre cuidando de tudo numa infalível parceria com vocês.
Muito carinho, Suzana.

Anônimo disse...

Bel e Rodrigo,
Com certeza amanhã será um dia melhor nos exames, acho que a baixinha aí já está mostrando o resultado!!
Sabe, a enxaqueca, é só um sinal de que você preica parar, slow down. Daqui de fora, neste outro planeta, nem sempre é fácil, imagino no de vocês. Mas, nestes momentos, a única maneira de melhorar, é ter FÉ, e imaginar um futuro não muito distante, a Bela LIVRE, CURADA e curtindo com as irmãs e priminhas TUDO de bom que a vida tem para lhe oferecer.
Está TUDO dando CERTO. Isso é o que importa agora.
Adriana Gottcshalk

Anônimo disse...

Meus queridos.
Acabei de fazer uma "burrada" e o meu post desapareceu no tempo e no espaço... Vou tentar repetí-lo, não sei se consiguirei...paciência. Aliás é a virtude que vocês tem exercido com muita maestria ultimamente, não é mesmo?
Hoje, como sempre, acordei muito cedo e quiz saber, imediatamente, notícias de vocês. Constatei que, apesar das enxaquecas, dos "dribles" nos resfriados, das preocupações naturais e compreensivas, vocês, isso é o importante, continuam com o "espírito forte", com os olhos abertos, os ouvidos atentos, e os sentidos aguçados. E que esse espírito seja sempre o companheiro fiel de todas as horas, sem deixá-los esmorecer, porque vocês e a nossa "guerreira-mor" vencerão todos os obstáculos para uma escalada de grandes realizações e sem limites. Tenho certeza de que algo de muuuuuito bom está reservado para esta família maravilhosa!
Bel e Rô, sim, "sem paúras", mas com direito a serem humanos com suas limitações e fraquesas, com suas dores de cabeça e variações do emocional, mas na certeza do dom da esperança que anima os nossos corações apesar das dificuldades que enfrentam, dos obstáculos que ainda teremos que transpor.
Hoje em minhas orações, assim como vocês, que em todos os dias agradecem a todos os amigos conhecidos ou não tão conhecidos, lembrei-me daqueles que, sem buscarem honras ou glórias, desinteressadamente, tem nos ajudado a vencer os desafios (e que desafios!) desses dia-a-dia.
Agradeço ao Pai, pelas pessoas que tem a delicadesa de falar, ou melhor de escrever, o que nós precissávamos ouvir ou ler. A todos aqueles que unidos por essa grande "corrente de fé e amor", rezam, pedem, oram ao Pai, pela Bela e por todos nós. Essa é a nossa energia!
Agradeço ao Pai por aquelas que nos antecederam em suas vivências e cruzando os nossos caminhos, souberam, com muito amor e carinho, apontar as diretrizes, consolar nos sufocos, abrir e iluminar os horizontes, pois com experiências anteriores às nossas tiveram a oportunidade de nos servir.
Nós agradecemos ao Pai por todos na certeza de que, um dia, vocês também serão "guias" de muitos, colaborando, efetivamente, para felicidade e realização daqueles que necessitarem.
Tenham um bom "day clinic" com todo sucesso. E muito obrigada pela confiança de deixarem a Nana conosco e com as priminhas. Vai ser uma farra! Oba!
Fiquem com Deus e com mil beijos no coração de todos.
MAMÃE E PAPAI.

Anônimo disse...

Queridos Bel e Rodrigo,
Sabado bonito de sol, acordei e vim ler o blog. Tudo vai passar, tudo vai melhorar! Vamos mentalizar as taxas altas novamente e a Bela brincando com suas queridas primas Carol e Bia... E com a Nana, eh claro!
Vamos mentalizar a Bela toda linda com o umiforme azul da Escola Nova, enfim, a Fe vence TUDO e move montanhas.
Estamos com voces
Um beijao,
Ana Paula C Branco Peracio

Anônimo disse...

Bel e Rodrigo,
foi muito bom estar com a Nana ontem e observar de perto tudo que vocês têm escrito sobre ela... Realmente a Nana amadureceu muito e é lindo ver a forma carinhosa como ela se refere a irmã. A Nana é de uma doçura e meiguice que não existem. Somos todos fãs aqui em casa! Na hora de ir embora, João disse: "manda um beijão grandão para a Bebela. Grandão mesmo: do tamanho do Planeta Terra!"
Falou por nós também.
Força e coragem! Hoje e sempre!
Vocês já venceram uma etapa e com certeza vencerão todas as outras que virão.
Contem com a gente para o que precisarem.
Lu, Décio e João

Anônimo disse...

Queridos primos,

E a vida segue...mais um day-clinic. Que as hemácias e plaquetas sejam abençoadas e trabalhem com total sucesso.

Nosso Pai Maior está presente com a Bela e com vocês. Por isso, tudo vai dar certo e isso vai passar. Como disse a tia Lena, algo de muito bom está reservado pra vocês!!

Fiquem com Deus. Bom final de semana.

Beijos com carinho,
Lucinha e Bruna
"O CORPO REAL DA BELA É IMPENETRÁVEL, E NADA QUE NÃO SEJA DIVINO ESTARÁ DENTRO DELE"

Ligia maria disse...

Queridos primos,

Espero que o Rodrigo tenha melhorado, que o Day-clinic tenha transcorrido sem alterações.
É tão bom saber que a Bela está "voltando"! Não tem nada pior para os pais do que ver uma criança sem animo,sem forças até para brincar. A Isabella tinha alergia a antibiótico,e sempre que tinha problemas de garganta e ouvido(tinha sempre) ela tomava anti-alérgicos que deixavam ela super caidinha, era horrivel ver uma criança super ativa, alegre deitada no maior desanimo. Não tem nenhum exame que demonstre com tanta clareza o estado da Bela do que essa alegria e disposição para brincar. Ficamos muito felizes de saber do teatrinho. Continuamos rezando e pedindo forças.
Muitos beijos.
Liginha,Isabella,Rubens,Marianna e Marcella.

Anne disse...

Bel e Rô :
Já escrevo sábado à noite, e fazendo hora pra saber o resultado do jogo .
Outra coisa que estou pensando é que a essas alturas vocês já devem ter voltado do day clinic, e se Deus quiser os exames terão comprovado o que vocês nos descrevem : que a Bela está mais forte, animada,reagindo melhor do que no início.
Aliás, eu sempre penso a que horas vocês lêem os comentários - são várias vezes ao longo do dia , ou de uma vez só quando postam ?
E penso tb no que estarão fazendo enquanto eu escrevo. Agora, que já sei que o Fluminense tá na final, tô pensando na minha amiga Bel, que deve estar xingando muito o menino Pablo, e me solidarizo com ela: Eu sou flamenguista, mas queria ir pra final com o Vasco, que já foi nosso freguês na Taça Rio...
Espero ansiosa pelo post do dia de hoje,
Um beijo carinhoso
Anne

Família SP2 disse...

Neeeense!!!
Só porque o Rô estava com enxaqueca e porque ali na Rua Faro é 50% Nense...
Mas que saiu barato pra vcs, lá isso saiu... Deu até gosto de ver o Vasco!!

Também tenho andado com umas enxaquecas que só queria mesmo era desligar. Ter aquele botãozinho que faz clic e declic! on e off! abre e fecha! Aquele controle remoto do Adam Sandler!
Mas como estamos no planeta terra/leucemia, isso não existe. Existe sim a Fé! Existe sim pensarmos positivamente e acreditarmos que vamos nos curar e que existem coisas mais importantes como a luta da Teté e que temos que estar vigilantes, mas como é duro para nós aqui do lado de fora ver que os que não podem esmorecer, sofrer. Como nos dá vontade de estar ali para dizer fica, descansa que nossa corrente vai fortalecer mais a Bel para que ela te substitua o pouco que necessitas para voltares firme como a rocha.
Vcs são mesmo o Yin e o Yan! Concavo e convexo! Complementares como duas pecinhas dos puzzles da Teté. Um puzzle de duas peças! Ou de 4?
Pode até ser um puzzle de mais peças se colocarmos as pecinhas da Gavea, do Alto, de São Conrado...
Pode ser maior ainda se juntarmos as pecinhas do blog!!!
Enfim, vcs são o nucleo de muito amor e por isso venham gripes e enxaquecas ( venham nada!!! xô!! vadre retro!!) que nos vos damos forças para passarem (pessach né meu caro goy á pizzaiolomédicoescritorviajante) e daqui a pouco festejarem!!

Muitos beijos e muito carinho pra vcs da Família SP2

Carolzinha filhota linda que bom saber que vc nos substitui e ainda nos dá banho com sua prosa!! Vc e a Bibi e agora a Nana devem estar alegrando aquela casinha cheia de amor na Gavea!! Adoaria estar aí junto c vcs e a Mamãe! Obigado vovôs!

Anne querida, se bem conheço a Bel a esta altura não está xingando o tadico do Pablo que até jogou bem e sim deve estar xingando o Lopes pelo time ter voltado pra defesa depois de fazer o gol em vez de continuar martelando o Flu como fez durante a maioria do jogo. M'enfim... Pelo menos deu para gritar e torcer coisa que ha muito tempo nao fazia!!!

Ah! Além da Fé e do pensamento positivo também tem o Dr Delfim para se recorrer em emergencias. Brigado Delfim!