quarta-feira, 2 de abril de 2008

T+71, A Trilha

O que seria a foto ao lado?

(A) Um pedação de queijo?

(B) Ou uma torta?

(C) É o Pacman?

Depois do Odorico Paraguaçu de ontem, Pacman entrega legal... Achamos que nem entra no almanaque dos Anos 80! Não é nenhuma das respostas acima. É um simples gráfico de quanto já andamos até hoje, considerando a estimativa de dois anos de tratamento. Quase 10%. Pouco? Talvez já muito, considerando que as piores fases são consideras as iniciais.

Pois é, ontem falamos sobre tudo ser risco. É verdade, somente viver já é um risco. Se nos movemos na direção de outra pessoa, há sempre o risco de que aquela pessoa se afaste de nós, deixando-nos mais dolorosamente sozinhos do que estávamos antes. Amemos qualquer coisa viva - uma pessoa, um bicho de estimação, uma planta - e ela morrerá um dia. Confiemos em qualquer um e seremos magoados; dependamos de alguém e essa pessoa nos decepcionará. O preço do investimento é a dor. Mas, se estamos determinados a não nos arriscarmos a sentir dor, então devemos abrir mão de muitas coisas: filhos, casamento, trabalho, amizade. Tudo o que torna a vida viva, significativa e importante. Mudemos e cresçamos em qualquer dimensão e a dor, assim como a alegria, será a nossa recompensa. Uma vida plena será cheia de dor e a única alternativa a isso é não viver plenamente ou simplesmente não viver. A essência da vida é a mudança. Temos um limite de tempo para viver e amar. Podemos sempre ser guiados para usar o tempo da melhor maneira possível e desfrutar da vida ao máximo. Mas se não estamos dispostos a encarar plenamente a presença assustadora da morte sobre o nosso ombro erguido, nos privamos da sua sabedoria e não há como vivermos ou amarmos com clareza. Quando recuamos diante da morte, da natureza sempre mutável das coisas, inevitavelmente recuamos diante da vida. Boa parte dsse parágrafo que acabaram de ler é uma simples adaptação da sinopse de um livro que lemos recentemente. Uma indicação de um bom amigo, assim que soube do diagnóstico de leucemia da Bela. Foi e está sendo uma boa leitura para o nosso momento. Talvez não seja o de muitos de vocês, mas fica aqui a dica.

Ontem visitamos novamente o Blog do Guigui , que a Vivi já tinha comentado no final de semana e ontem tivemos a visita de sua mãe, Letícia. Curioso. Enquanto estávamos aqui falando sobre o risco de se viver e sobre certas "irresponsabilidades" que devemos cometer, para viver efetivamente nossas vidas, na nossa visita ao site falamos sobre esse livro, sobre o qual nunca comentamos com vocês. Vimos a longa trilha que temos que percorrer e ontem, pela primeira vez, a economista e o administrador fizeram contas (e para quem conhece o Rodrigo, uma planilha de Excel!) e viram que já percorreram longos dez porcento do percurso. Pouco ou muito, não sabemos. Vemos que horas é tão lento e outras horas é tão rápido... Hoje uma das enfermeiras voltou de 30 dias de férias. É uma das técnicas que a Bela mais gosta, que até batizou uma de suas bonecas com o apelido dela: Juju. Quando soubemos que a Juju ia sair trinta-dias-direto-de-férias pensamos em uma eternidade. O tempo voou. Certamente para a Juju foi bem mais rápido. Tudo fica tão relativo... Até o tempo. Filhos de amigos já nasceram, aniversários diversos já foram comemorados, os que foram viajar já voltaram e a vida segue.

Curiosidades ou coincidências a parte, hoje foi o terceiro dia de quatro dias de QTs dessa semana. A preliminar de amanhã, de mais um dia que começará cedo, mas mais cedo ainda do que foi na semana passada. Há novamente o procedimento da intratecal (punção para a aplicação de QT no sistema nervoso central - tipo raquidiana) e mais anestesia. O habeas corpus está sob júdice. Como esperado as taxas do sangue vão caindo enquanto nossa princesinha vai tendo essas QTs acumuladas no seu organismo. Até que os "leucos" e os "neutros" (ganhemos logo essa intimidade com a família dos leucóticos e neutrófilos) estão em níveis considerados bons, mas já dentro da área de baixa imunidade. Alguma imunidade ainda tem. As plaquetas vem caindo dia após dia, dentro do esperado. Haveria transfusão hoje, mas té pedir, irradiar, etc., chegaria por volta de 9 PM. Para que a Bela não ficasse esse tempo todo no day-clinic, combinamos de chegar mais cedo: 6:30 AM. Até não é muito pela transfusão, pois o "ouro líquido" desce bem rápido em aproximadamente 20 minutos (as plaquetas são de uma cor dourada, poderíamos dizer que linda - ainda mais linda por dar a vida para a nossa Bela), mas 6:30, tanto de manhã como de noite, já aprendemos que é o horário mágico no hospital onde tudo que tem que acontecer acontece. As trocas de turno são às 7 e pegamos quem quer ir embora com a boa pressa que precisamos para irem embora. Tudo funciona que é uma maravilha! Depois das 7, até quem chegou engrenar...

Quanto às plaquetas, obrigado bom amigo Augustin pois amanhã ela vai contigo. Obrigado antecipadamente bom amigo Ilton, que madrugará para repor o nosso estoque. Obrigado a todos vocês que tem doado sangue e plaquetas para a Bela. Se ela não se utiliza desse estoque, estão fazendo um grande bem a diversos homens, mulheres e muitas crianças do Rio de Janeiro, principalmente aqueles que estão padecendo e se curando da dengue, e do seu pior tipo, o hemorrágico, onde as plaquetas são fundamentais.

Vovó Lena outro dia fez um comentário que gostaríamos de deixar registrado aqui. A Bela na sua missão, "salvando" uma vida. Daciano, um dos queridos porteiros do nosso prédio (além de porteiros, babás das crianças, que os adoram), um nordestino cabra macho que morre de medo de ver uma agulha. Não daria o seu braço para ser espetado por nada. Dada a campanha para doação de sangue para a Bela, foi lá botar o seu braço para ser espetado, para saber o seu tipo sanguíneo, que não se lembrava. AB positivo. Infelizmente não serviria para a Bela. Entretanto, colesterol acima de 600. Um belo de um susto, fazendo com que alterasse radicalmente sua dieta e agora caminhando bem cedo na Lagoa. Talvez não um belo de um susto, mas uma Bela de uma surpresa que a nossa baixinha lhe proporcionou, dando lhe a opção de viver por muitos anos e olhar nossas meninas crescerem.

Àqueles que tiverem interesse o livro chama-se A Trilha Menos Percorrida, de M. Scott Peck. No mínimo vale ler o terço final do livro, principalmente a parte que fala sobre a Graça. Àqueles mais saudosistas ou àqueles que não sabem o que é Pacman, segue uma foto da tela desse video game que fez com que muitos de nós passassem horas em Fliperamas (nossa, entrega também!) ou brincando em casa no Atari (viiixeee entregamos de vez).

Vamos ficando por aqui, pois amanhã é dia de acordar antes das seis! Botafoguenses, o que houve? Síndrome de Ríver? Era River PI de PIaúí e não de Plate. Do nosso lado tricolor, tudo dentro do esperado. Uma excelente quinta-feira para todos vocês e fiquem com Deus.

PS Ana Lúcia - Recebemos o Sedex de Brasília. Obrigado!

38 comentários:

Anônimo disse...

Queridos Bel, Rodrigo, Bela, Nana e novos amigos blogueiros,

Estou a dias literalmente sem palavras...

Os dias tem sido "punks" mas religiosamente abro o blog as 6:30 (antes de levar as meninas ao colégio) e antes de dormir..

Além de estar sempre rezando, torcendo e querendo notícias fresquinhas da Bela, tenho que confessar que estou contaminada pela epidemia de "dengo" que mantem essa energia tão positiva girando.

Já é redundante dizer o quanto admiro este casal maravilhoso que mesmo em momentos tão delicados nos dá grandes exemplos de generosidade, reconhecimento e sobretudo de amor.

Mas hoje me vejo admirando também tantas pessoas que conheço apenas virtualmente.

Tenho que confessar que a cada dia a curiosidade de conhecer a todos e de sentir toda essa vibração positiva ao vivo aumenta.

A pergunta que não quer calar: O que vai vir primeiro? A pizza de milho do Cooper? A reunião na D. Lena? Bel e Rodrigo, vc conseguiriam dar uma escapada pra esse encontro real?

Muitos Beijos,

Dayse

PS – Também estou totalmente perdida com a família Sertã Paixão Capistrano Silveira Pinto. Voto a favor da árvore genealógica!

PS2 - Acho que hoje serei a primeira a postar!!!!!!!!!! OBA!

Anônimo disse...

DOIS dias abrindo os coments!!!!!Que legaaaal!!!!!
Dindos,
Não nos vemos a 2 dias mas ja estou com saudades!!!
Teca,foi tão bom ver você andando!!!
Outro dia estava lembrando e vendo algumas fotos de quando vc nasceu!!
Você era tão fofa(ainda e)!!!
Quando saia do banho parecia um floco de neve, toda enrroladinha na toalha, com a Laninha(antiga baba)te carregando!!!
Na segunda, quando fui ver vcs, ajudei a Jô a te dar banho(pq não tinha mas ninguem, dinda e dindo na reunião,Delma com a Nana, tia Cecilia fazendo a unha então ajudei com o maior prazer)
fiquei segurando seu bracinho pra o alto enrrolado na tolinha para proteger o corativo do cateter!
Como esta escrito nas organizacões que esta no seu quartinho:banho não e mais brincadeira!!!!
Nana,estou lembrando do dia em que a Bela estava deitada e vc falou:Bela, posso te dar um beijo?!
Fico tão feliz de ter primas, dindos, pais, avos e uma familia maravilhosa que me apoia sempre e que eu amo tanto!!!!!!!!


Tenhão um otimo dia !!!!!!!!

Um beijão

Carol

Anônimo disse...

Acho que o meu comentario demorou para entrar, e o da Tia Dayse passou na minha frente rsrs!

Mais beijos de quem ama vcs!

Carol

Anônimo disse...

Dindos,

Agora sou eu a Bia! Hoje levei a foto das primas para escola e mostrei para as minhas amiguinhas e para a minha tia!

Todos acharam a Tete muuuito fofa!

Eu amo muuito vcs e ja estou com saudades da Tete, da Nana e de estar com vcs!

Mil beijinhos com todo carinho!

Bia

Suzana disse...

Boa Noite, Queridos Bel e Rodrigo!
Ao fim de um longo dia de trabalho, acho que mereço uma boa recompensa e venho até aqui me reabastecer com tantas boas energias... E como num passe de mágica a exaustão se transforma em emoção e entusiasmo!
Que alegria constatar que, dia após dia, vamos acumulando tantas boas razões para agradecer!
Amadurecimentos, novos aprendizados, sentimentos que se fortalecem, outros que se descobrem...
Nossas vidas ganham muito mais sentido e muito mais força através desta Bela união que aqui se constrói...
É tão bonita e significativa a troca de carinhos que aqui se estabelece entre tantas pessoas que não reconhecemos por seus rostos, mas pela sua forma generosa de amar...
Fico pensando que devemos tudo isso a Bela filha de vocês, ao Belo casal que vocês são, à Bela família Sertã Paixão Capistrano Silveira Pinto que vocês ajudaram a construir, a tantas Belas pessoas que, juntas, formam esta "Bela Comunidade" na qual nos acorrentamos voluntariamente..., mas, principalmente, a Deus, que nos direciona sempre para Belos Caminhos, ainda que sejam difíceis de percorrer...
A felicidade é muito subjetiva...
Mas talvez pudéssemos entendê-la como uma alegria serena e constante por termos motivos tão concretos para agradecer... para viver... para sorrir... para amar!
Não sei se vocês, envolvidos tão diretamente com a difícil rotina deste estranho planeta, conseguem perceber a imensa energia positiva que envolve não apenas a Bela e vocês, mas a todos nós...
Quando a Anna Cláudia afirma que vai dar tudo certo, eu sinto nas suas palavras a mesma certeza que toma conta do meu coração.
Os riscos são reais, mas a Bela envolvida em tanta energia de amor é muito mais forte!
Eles podem até atrapalhar, mas não são capazes de vencer uma brava guerreira que está apenas começando sua missão!
Durmam com Deus e até amanhã!
Suzana.

P.S.¹ Querida Cris, fico feliz em sentí-los tão próximos de mim... Obrigada pelo carinho!

P.S.² Não é só a Bela que está indo dormir tarde não!!!

Anônimo disse...

Carolzinha,
Foi mal!!!!!
Se soubesse que iria tirar o seu sempre merecido primeiro lugar juro que teria deixado para postar agora (de manhã).
Aproveito para te dar um grande PARABÉNS pela menina maravilhosa que vc tem demonstrado ser.
beijos
Dayse

Anônimo disse...

Queridos Bel e Rodrigo, que bonito esse texto extraido do livro que voces citaram! LIndo e verdadeiro, uma boa leitura sempre ajuda. Hoje perdí o sono e às 6 da manhã estava na sala , quando ouví um barulho no hall e olhei pelo olho-mágico e eram a Bel saindo devagarinho com a babä atrás com a Bela no colo , ainda dormindo, com um paninho na cabeça para não acordar com a luz, indo para o hospital fazer as intervenções necessárias. Bel, voce nem imagina a admiração que eu sentí por você ao ver esta cena. Fiquei emocionada ao ver toda a sua dedicação, todo o seu cuidado para ela não acordar, fiquei pensando em como vc. deve estar exausta!!! E pensar que aquele gráfico mostra apenas um pedaço da batalha vencida, talvez o mais difícil, mas o AMOR vence tudo e o amor de mãe (os pais que me desculpem) é imbatível!!! Não que os pais amem menos, o Rodrigo então tem sido um super -pai, aquela pessoa forte com quem a Bel pode contar a hora que for, mas a abnegacão da mãe é diferente, talvez os 9 meses da gestação intra-uterina expliquem esse fato. Quero também dar os parabéns às babás, que tanto ajudam. O que seriam das mães que trabalham sem elas? E tenho acompanhado o carinho e a dedicacão delas com a pequena Bela. Isso sem falar nos familiares e amigos Enfim todos são maravilhosos , mas MÃE é MÃE. Bebel as minhas palavras hoje são dedicadas a você. Um beijo carinhoso, fiquem com Deus, Cecilia.

Anônimo disse...

Bel e Rodrigo,

Estamos acompanhando tudo via esta fantástica Internet, porém estou certo que isto não é suficiente... por isto tenham certeza que rezamos diariamente com a certeza que teremos a Bela bem faceira ao final de toda esta maratona... talvez isto não seja suficiente também, por isto envolvemos ao máximo pessoas para doar... talvez não seja suficiente também... Bem, estamos a total disposição para ajudar no que foi possível e impossível... é só chamar. Como no Blog cita nascimento de filhos... Matheus nasceu em 28/01 e está com 2 meses.

Grande abraço,
Donner e Família

Anônimo disse...

Querida Cecilia,

Que lindo o seu comentario sobre a Bel e como vc conseguiu descrever tão bem o carinho, o amor, a dedicação e a força que ela tem tido durante todo esse período da recuperação de Bebela!

Fiquei super emocionada mesmo e tenho tido a oportunidade de vivenciar tudo isso diariamente junto a ela. Tenho muito orgulho da minha irmã e ela tem nos ensinado que mesmo com todo esse sofrimento, o seu equlibrio tem sido em exemlo para todos nós!

Parabéns Bel! Vc é muito linda mesmo por dentro e por fora!

Acho que não posso mais ver o blog aqui do meu trabalho, pq tenho que sempre fechar a porta para não pagar mico rsrs!

Mil beijinhos e um ótimo dia para vcs!

Mônica

Anônimo disse...

O comentário hoje é reativo. Algumas (poucas) respostas a perguntas que ficam pendurandas no ar.
Primeiro- é óbvio que a imagem de hoje é a pizza de milho! Com uma bela fatia já sendo servida para a Bela. E não falamos mais nesse assunto!
Segundo- O quizz de ontem, lançado pela Anna Cláudia. Não tenho problema algum com essa coisa de idade. E, sou de uma época (primeira dica) onde não se pergunta a idade de uma moça. Apesar de não ter problema, vou deixar pistas. Estudein o Andrews do terceiro ginásio ao científico (segunda dica). O terceiro científico fiz na turma Andrews do curso Miguel Couto, na Barata Ribeiro (terceira dica). E, olhando para a foto da Anna Cláudia, garanto que saí do Andrews bem antes dela nascer(quarta dica). Em que ano eu saí do Andrews? E, por tabela, saberão minha idade!
Me pergunto se não estou contribuindo fortemente para transformar o blog em algo meio Caras? Mas, náo faz mal um pouquinho de futilidade e diversâo.
Beijo- Cooper

Anna Claudia disse...

Queridos Bel, Rodrigo e Amigos,

Este livro da vida que vem sendo escrito a cada dia pela vivência das pessoas que aqui se encontram cotidianamente é muito rico, é esplêndido. Constitui-na na crônica da vida e somos nós os personagens, cada um com seus sonhos, seus medos, suas esperanças, suas fraquezas, suas virtudes e com alguns vários traços em comum, sobretudo a solidariedade, o amor.

Aqui me perco de mim mesma e aqui me encontro todos os dias, em uma reflexão diária que tem me feito muito bem. Me sinto mais amadurecida, mais resiliente à vida. E vida quer dizer o "pacote" todo, com suas alegrias e tristezas, com suas conquistas e seus percalços. Resiliente para ser feliz ao longo do caminho mesmo com intercorrências e adversidades. O final do caminho da vida humana, como conhecemos, sabemos qual é. Não temos como escapar. Não sabemos onde, quando, como mas sabemos o porquê. Porque tudo tem um fim. Então, como diz Fernando Pessoa, temos a certeza de que seremos interrompidos antes de terminar e portanto, devemos fazer da queda um passo de dança, da interrupção um novo caminho, do sonho a ponte e da procura, um encontro.

Que este nosso encontro dure muito e muito tempo, muito além dos tempos difíceis. Por que a cura da Bela já está ocorrendo a cada dia e o tratamento logo terminará. Mas não terminará nunca o bem-estar de estar todos os dias escrevendo estas páginas da minha vida com vocês. Esta semente aqui plantada se tornará uma árvore frondosa. Não nos encontramos por acaso, estou segura disso também.

D. Cecília, seu depoimento me levou às lágrimas. Sei perfeitamente a imagem que viu. Quantas vezes, solitariamente, mães cumprem uma sina, uma saga, um desígnio, uma provação, sei lá o nome ... Mãe ... Onde tudo começa ... Onde damos o nosso melhor, através do qual aprendemos o milagre do amor, o se doar, o dar independente do que receberemos. Não existe amor maior !!! É inevitável não associar a imagem vista da Bel com a imagem da própria Maria, mãe de Deus, em sua saga, sua fuga, sua devoção para salvar seu filho. Elas se fundem. Maria estava ali no hall e está todos os dias com a Bel e com todas as mães que merecem ser chamadas de mãe e receber benção pela graça da maternidade.

Amanhã falo dos 10% e de Física Quântica pois o post de hoje já está para lá de enorme rsrsrsrs.

Desejo que o dia de hoje encerre os 4 mini-blocos de Ara-C e que Bela fique bem e que a sua imunidade dê conta do recado nos próximos dias !

Sintam-se abraçados fortemente !

Um excelente dia para todos !!!!

Beijos

Anna Cláudia

PS1: Bom amigo mesmo o que deu este livro à vocês e que inspirou o profundo, reflexivo e belíssimo blog de hoje. Comprarei o livro e devorarei certamente suas páginas. Aliás, indicação de bons livros são sempre muito bem-vindas !

PS2: Mônica e Silveira, que orgulho ! Seguiram as instruções e conseguiram colocar a foto ! Achei que ia terminar em pizza rsrsrs ! Cooper, sinta-se desafiado. Você vai conseguir. Informática é mais fácil do que medicina e do que cozinhar (eu não sei nem fazer café ...) .Me diz se precisar de ajuda !

PS3: Pac Man ? Que delícia ! Vou me entregar: jogava seu antecessor, o “dig dug”, um jogo para PC XT com 4 Mhz de frequência e memória de 64 K ? Inimaginável., não é ? Pré-histórico ! Quando lançaram o PC com o dobro de frequência, o bichinho corria tanto que não dava mais para escapar dos inimigos rsrsrsrs. Bons tempos. Eu era estagiária ! rsrsrsrs

PS4: Dicas de Andrews: vou dar o ano que entrei e que saí: entrei em 1973 (5ª. série) e saí em 1979 (“3º. Científico” ou 3º. Ano do 2º. Grau). Não vale fazer contas rsrsrs (depois do dig-dug nem precisa né ?)

PS5: O encontro com a Letícia, que enfrenta uma doença de malignidade ainda maior, não é por acaso. Nos faz refletir como até mesmo na adversidade, podemos agradecer a Deus por termos um desafio com uma probabilidade de cura maior. A Letícia, quero reforçar que a esperança e a fé são maiores do que tudo !!! Acredite que vai dar certo ! Não desista nunca ! Faça do presente um tempo feliz ! Já li o blog do Guigui e vou visitar vocês. Guigui já está também nas orações.

PS6: Impossível não ler as manchetes de jornal e não se chocar com o caso da menina jogada do prédio. E o nome Isabella nos remete imediatamente a nossa Isabela,. Duas crianças de mesmo nome e de destinos tão distintos. Por que ? A família !!!

Patricia Salamonde disse...

Ai, que lindo ler este blog ... cada post é uma emoçao, cada comentário tb. O post da Carol é MUITO lindo! Fiquei super feliz com as novidades. A Bela está dando show, assim como o time de ajuda. Parabéns a toda equipe, com um beijo estalado da Tia Pat.

Anônimo disse...

Meus queridos. Percebi que o primeiro paráfrafo dessa postagem não fazia muito o estilo de vocês. Mas, adorei o assunto. Vocês me conhecem e sabem o gênero de leitura que mais aprecio: formação, psicologia e, principalmente, espiritualidade. Fiquei, então, encantada com o interesse de vocês nesse tipo de literatura em se tratando da Graça. Formidavel. Vou adquirir o livro o mais rápido possivel.
Estou me achando "pré-histórica", pois não sei o que é Pacman, nunca fui a um Fliperama e só ouvi, de longe, o nome Atari. (Bel, penso que tivemos um desses aqui em casa, não?)
Fiquei penalizada com o caso do Guigui... e agora são vocês que executarão o papel da Anna Claudia na vida da Letícia. Vou tentar entrar no Blog deles.
Obrigado Cecília (vizinha) por ter "bancada a espiã" (no bom sentido, é claro) e transmitido para nós essa imagem, quase que sagrada, da nossa Bel, saindo de madrugada com a Bela rumo a mais um dia de tratamento.
Mônica, concordo em gênero, número e grau com você: a Bel é LINDA por dentro e por fora.
Bel querida, que o Pai continue dando-lhe toda a força, coragem e serenidade para poder conservar seu equilíbrio físico, mental e emocional de que tanto necessita nesses momentos tão penosos. Mas, você tem sido muito agraciada, mesmo... pois apesar de tudo, de tudinho ainda tem cabeça e espírito para programar, projetar, executar uma reuniãozinha, com mágico e tudo o mais, para a família (pois a Bela ainda não pode frequentar grandes plateias) e no colégio, para a Nana, que depois de amanhã completará seus 4 aninhos. Você é grande!
Aliás, vocês dois são GRANDES! Não posso me esquecer, pois está gravado e arquivado em meu computador mental, de quando tivemos a notícia da leucemia no Copa D´Or, suas lágrimas escorriam e o Rodrigo lhe abraçou pelas costas e lhe disse: "NÓS vamos vencer mais esta, Bel! Já passamos por muitas e essa será só mais uma!"
Rodrigo, você também é um rochedo e fico "astonished" diante de tanta fortaleza. Arrumando um armário, ontem a tarde, encontrei uns escritos da minha querida mãe, que como eu, eram sempre sobre espiritualidade, e que dizia algo sobre a fortaleza: "é um dos dons do Espírito Santo que noz faz superar os maiores obstáculos e nos sustenta nos temores, aflições, adversidades e
obstáculos..." Você, Rodrigo, é O agraciado por esse dom. Louvado seja Deus!
Espero de que tudo corra bem hoje no hospital, pois hoje será um dia completo quando a nossa Bela fará o protocolo total.
N.S. de Schoenstatt está aqui hoje nos visitando. É uma imagem linda que nos transmite muita paz e serenidade. Tem em um dos seus braços o Menimo Jesus e eu já
coloquei a Bela no outro. Tudo vai dar certo.
Mil beijos no coração de todos vocês.
MAMãE E PAPAI.

Anônimo disse...

Bel e Ro,
Recordo-me de estar no hospital com vocês, um dia antes de receberem o diagnóstico sobre a doença da Bela. Nem dá para imaginar o que deve ter sido para vocês esse dia seguinte com a confirmação do que o pediatra já previa.
A partir daí o que todos puderam descobrir era uma lado da vida de vocês que não conhecíamos tão profundamente. A dedicação e o amor que vcs tinham pelas meninas, multiplicou-se progressivamente de tal forma que hoje em dia vcs dois são exemplos para todos nós de como viver cada dia, superá-los e seguir a vida em frente com muita fé, pensamentos positivos, coragem, determinação, etc...
Consegui perceber o quanto somos importantes para os filhos, mas também o quanto eles são importantes para nós e passei a valorizar mais cada momento que tenho oportunidade de passar com eles. Se consigo dar um pulo em casa para almoçar com eles, chegar mais cedo do trabalho, fazer programas que curtem ... tudo fica alegre e feliz .. são momentos que podemos ter hoje, mas não sabemos o que teremos no "amanhã".
Por isso continuem assim com toda essa força de vontade e pensem que 10% já se passaram, mas que o restante também vai passar muito rápido e em breve teremos muitos passeios, viagens, comomorações ... para fazer com todas as crianças!!!
Um beijo especial para cada um!!
Verinha

1/ Sobre o Fogo .. acho que é a sindrome do nome RIVER (rs)
2/ Parabéns ao Nense que conseguiu a classificação antecipada, num torneio tão importante!!

Anônimo disse...

Boa Tarde Bel e Rodrigo
Adorei a mensagem e a dica do livro. VIVER É UM RISCO!!!
Desejo um bom dia para vocês!!
Seguimos com as nossas orações!!
Fiquem com DEUS!!
bjs Lu, Dudu, Gi e Duda

Anônimo disse...

Permitam-me hoje colocar um comentário. Cecília, Mônica, Anna Claudia e D. Lena falaram com muita propriedade sobre a Bel ser mãe, na ótica de outras mães que são, de uma irmã e da mãe da própria filha aqui em questão. Agora eu posso complementar o que é ser esposa.

Gostaria aqui de deixar o testemunho da mulher maravilhosa que a Bel é, de um casamento que fará 15 anos em outubro próximo onde vivemos tantos momentos difíceis que foram superados, mas bem menores do que os momentos maravilhos que passamos, onde se encaixam as superações dos momentos difíceis. Portanto podemos dizer que a vida sempre foi bela para nós.

Não sou essa rocha que a D. Lena diz. Hoje a rocha não estava lá embaixo com o carro ligado para que a Bela não acordasse. A rocha não aguentou acordar cedo e a Bel, em sua missão mãe e esposa, foi dessa vez sozinha para o hospital, com a nossa Nini, que não podemos deixar de registrar, deixando com que eu dormisse um pouco mais.

Realmente mãe é mãe e pai pode ser considerado um acessório, mas importante diga-se de passagem.

D. Lena não tenho esse dom. Temos Bel e eu juntos. Sem combinar ou pedir um ao outro, quem se encontra mais forte, ou talvez menos fraco, não permite que o outro desmorone. Naquele dia fui eu. Nem me recordo. Mas em diversos outros dias é a Bel que é essa fortaleza toda, que imagino que venha desde a D. Maria Helena via a Sra., com quem pouco convivi, mas muito aprendi pois a marca que ela deixou em toda a família Sertã é impressionante. Tenho certeza que ela é mais uma que está olhando por nós em especial pela neta Belzinha.

Ao ler os comentários, brinquei a pouco por telefone com a Bel se ela já tinha pedido os remédios na farmácia e que deveria pedir mais uma caixa de Kleenex. Entretanto, não é para fazer chorar e sim para ver que tudo isso vale muito a pena. Não porque os outros estão vendo e reconhecendo, mas estão testemunhando e atestando aqui a sua missão, missão de mãe da Bela, missão de mãe da Nana, missão da profissional competente que é, missão de filha de duas mães (não sei se sabem, mas tenho duas sogras!) e missão de ser a mulher maravilhosa que é para mim.

Mônica, se você diz que tem muito orgulho da sua irmã e que aprende com ela, saiba que eu agradeço a Deus todas as noites antes de dormir por ter uma família maravilhosa, por poder ser casado com sua irmã, ter ela como a grande mãe que é para as nossas filhas. Aprendizado com ela é constante, por mais que achemos que saibamos tudo muitas vezes e não queiramos escutar. Ela sabe também como fazer escutar, devagarinho, do jeitinho dela e nos faz ver as coisas como realmente devem ser vistas. Do seu jeito, com muito coração na frente de tudo.

Amor, um beijo enorme para você. Obrigado por tudo o que você tem feito por nós.

Te amo, Rô

Suzana disse...

Olha eu de novo por aqui...
Vim apenas para compartilhar um pensamento, mas fui pega de surpresa pelo presente que a Cecília nos deu, compartilhando conosco o privilégio que ela tem de poder espiar a vida de vocês tão de perto...
Depois veio a Mônica e a D.Lena... e lá se vão alguns lenços de papel!
Essas descrições vão ficar guardadas com muita emoção em nossos corações e, de certa forma, reforçam a minha tese a respeito das quatro filhas de vocês!
Como disse a Anna Claudia a respeito daquela menina inacreditavelmente atirada por uma janela, provavelmente a GRANDE diferença entre ela e a nossa Bela está na FAMÍLIA!
Algumas pessoas sustentam a tese de que "criança é um bichinho mau!"???
Jamais poderei concordar com isso!!!
Para mim, as crianças são transparentes e reagem instantâneamente, de maneira positiva ou negativa, de acordo com o que recebem e presenciam no âmbito familiar...
São como pequenas esponjinhas que absorvem e repassam aquilo que absorveram...
Eu diria que nesta maravilhosa Casa das Sete Mulheres (plagiando uma prima de voc�s...) com seus adoráveis maridos, Carol, Bia, Nana e Bela são um perfeito reflexo do amor e dedicação que receberam e recebem da Mônica e da Bebel e, consequentemente, do amor e dedicação que a Mônica e a Bebel receberam e recebem de D.Lena, e assim sucessivamente...
Boas sementes plantadas com tanto carinho gerando frutos maravilhosos!
Continuem perseverantes neste lindo trabalho de amor que fazem tão bem!
Uma já é "hours Concours", outras impecáveis veteranas, outras pequenas aprendizes... Que importa?
Vocês todas são merecedoras da nossa sincera admiração!!!

Beijos, Suzana.

Suzana disse...

Primo Querido,
QUE LINDO!!!
Sem comentários...
Apenas, PARABÉNS por ser um marido muito mais que especial!!!
Bebel,
Você merece!!!
Acho que se tivesse lido antes de postar ia ficar acanhada em escrever...
Obrigada, mais uma vez, pela oportunidade de conhecê-los melhor!
Suzana.

Lia disse...

Bel e Rodrigo

Quando soube da notícia da doença da Bela, falei com o Rodrigo e ele me disse: "Deus manda para a gente o que podemos aguentar".
É isso, vcs já passaram por muitos momentos tensos mas, a união de vcs e o grande amor que sentem um pelo outro, faz segurar qualquer barra. As meninas sentem isso e porisso são tão meigas e queridas.
Rodrigo, qualquer mulher ficaria orgulhosa de receber essas palavras, a Bel é uma pessoa de muita sorte.
Como disse Cecília (vizinha), nós sem sermos indiscretas, podemos inúmeras vezes presenciar a dedicação dessa super mãe por suas filhas e muitas vezes também pelas afilhadas. Bel continue assim, vc é uma pessoa especial!
Que o dia de hoje tenha sido muito produtivo nesta último bloco do tratamento.
Bjs para a Bela e a Nana (que deve estar contando os dias para os 4 anos)
Parabéns família Sertão Paixão Capistrano. Bjs

Lia Taliberti

Família SP2 disse...

Pópará!!!!
Assim não dá mais!!!

Vamos combinar o seguinte:
Primeiro, a partir de agora todos os coments têm que ser formais e com termos técnicos de medicina. Nem mais uma letra ou vírgula que seja destilando emoção, pois a Kleenex acaba de decretar que toda a sua produção futura está comprometida e não terá como prover mais nem um milímetro quadrado de lenço de papel para estes bloguistas!!

Segundo, Rô deu agora no jornal que o Clube dos cafajestes está querendo te processar por mau exemplo. Parece ( não se sabe porquê) que abalaste as estruturas dos relacionamentos e as mulheres, não sei como souberam do teu comment e estão entrando em greve exigindo que os maridos lhes levem café da manhã na cama com uma rosa na boca, levem e busquem as crianças na escola, deem prioridade as reuniões de pais nas escolas em detrimento das reuniões nos botecos, ajudem a fazer o dever de casa, abrindo mão do poker e da pelada (sem duplo sentido!). Cuidado que esses caras normalmente andam com uma peixeira na bainha...

Como disse a Anne (está sumida, hein cocacolista!?) foi apenas um chiste!!

Bom este foi o segundo comentário, porque o outro deu chabu e perdi, como foi escrito na emoção de acabar de ler, talvez não saia a mesma coisa,mas vou tentar reproduzir.

Rô meu querido irmão, talvez não te aches a rocha que muito justificadamente, D. Lena (sábia interpretadora de caráter) te adjetivou. Talvez não queiras assumir a tua quota parte nesta luta, pois és uma pessoa que desde que te conheço prima pela sobriedade e discreção, exceção feita, claro, ao teu lado humoristico-palhaço(né seu Elizeu?!). Mas eu te digo de quem vos acompanha de perto, que se não és a rocha , mas certamente és o Norte, o Sul, o Leste e o Oeste dessa família.
Soubeste como ninguém ter o timming para viver e conviver nessa tua bela família.
Aliás souberam os dois. Vocês se revezam sem querer substituir o outro, vocês se ajudam e entreajudam, vocês se completam e se igualam. Se um fala algo, o outro segue-o mesmo que discorde e depois se acertam. Não vejo melhor figura literária para representar do que vocês se encaixando tal como as peças do puzzle da Bela.
Vocês são o exemplo de que nós todos nos orgulhamos. Saber viver é algo de complexo e há que saber viver enfrentando o risco e tirando da vida todo o seu melhor . " Es preferible reir que llorar, asi la vida se debe passar, los ratos buenos hay que aprovechar, si fuerem malos hay que olvidar"
Sabem, tenho herois de carne e osso querepresentam mais para mim do que os Tintins, Astérix, Steve Canyon dos quadrinhos: Meus pais por tudo o que passaram e pelo exemplo que nos legaram. Pois bem, vocês hoje estão junto deles no meu Olimpo particular.

Belzinha, impossível de recordar daquele sábado, logo após a descoberta da leucemia e da tua ansiedade e angustia. Quanta vontade de te abraçar e tomar uma parte de tudo isso, de te dar um pouco de paz, de te falar sobre o para quê em vez do porquê, de te antecipar o que o Pe. Klein te diria de que Deus é sim misericordioso e que Ele ama a vida e a alegria. Mas já o sabia antes e reafirmo agora, o tempo traz a verdade de Deus e ela sempre será por nós.

Um beijão de quem muito vos ama.

A porção angrense da Família SP2

Anônimo disse...

Queridos,

Permitam-me agora postar o meu comentário, tarefa tão difícil depois de tantas coisas lindas escritas neste blog hoje. Só me resta agradecer, agradecer e agradecer. Juro que não mereço isso tudo. Para mim, é muito simples para fazer tudo o que tenho feito pela nossa família pelo simples fato que faço com muito amor, um amor tão grande que vem do fundo do meu coração e que nem me faz sentir o que estou fazendo. Só podemos dar o que temos para dar. É tão natural. Com amor, não é sacrifício, é alegria e qualquer convívio que temos com quem amamos passa a ser prazer. É muito bom poder conviver ainda mais com as nossas filhotas, mesmo que em tempos duros, indo e voltando de hospitais e procedimentos. O que vale é o convívio e a tentativa de transformar tudo isso em alegria.

É muito bom acordar ao lado de quem a gente ama todos os dias da nossa vida, é um privilégio ter você ao meu lado Rô. Você é uma pessoa maravilhosa e o melhor pai que as nossas filhas puderam um dia sonhar em ter. Mãe só, não basta. Pai é fundamental e um bom pai faz toda a diferença nas nossas vidas! Você me inspira a cada dia, seu carinho, seu senso de humor e sua determinação em fazer as coisas acontecerem me ajudam a ser uma pessoa melhor. Você sim é um exemplo de dedicação a todos, sempre colocando as pessoas como prioridade na sua vida, aqui na nossa família e no trabalho. Você sim é um exemplo de disponibilidade, prestatividade e amor. Confesso que nos momentos mais difíceis, quando questionava o porquê disso tudo, recebia a resposta de que Deus existia porque via você ao meu lado. Eu sim é que tenho que agradecer a Deus por você existir.
Te amo muito. De novo, só tenho o que agradecer, a começar por Cecília e Delfim por terem tido você e me aceitado realmente como filha na família. Serei eternamente grata a vocês por tudo o que já fizeram e continuam fazendo por mim. Apenas um detalhe a mais, só conseguimos sair hoje às 6h da manhã porque vovó Cecília dormia (mais uma vez) com a Nana aqui em casa...

Queria também agradecer aos meus queridos pais e irmã, por TANTO amor que recebi. Ao meu querido pai, nosso querido Vovô Beto, por ter sido talvez o melhor pai que alguém pudesse ter tido. Uma pessoa doce, carinhosa, presente, responsável, simples, para cima, sensível e de um coração com as filhas que se desmancha até hoje. Obrigada por tudo papai. A minha querida mãe, para aqueles que já a conhecem, a nossa fortaleza e inspiração, com o mix perfeito entre uma mãe acolhedora, carinhosa e forte, que conseguiu transmitir todo o seu amor, seus valores e força para encararmos a vida da melhor forma possível. Obrigada por tudo mamãe.
A minha querida irmã, minha melhor amiga, que só me deu carinho desde que eu nasci, 6 anos depois dela, mas nunca tendo tido qualquer ciúmes ou comparação entre nós. Mônica tem um coração maravilhoso, sempre na busca de fazer o bem aos outros, a sua família, aos amigos e a todos que trabalham com ela. Um sonho seria uma das meninas poder ser tão boa irmã como você é.

Sou uma felizarda e abençoada por ter tido vocês em minhas vidas. Obrigada por tudo. Amo todos vocês. Então só posso agradecer a Deus e tentar passar tudo o que recebi para as nossas filhas que tanto desejamos e amamos.

A todos os blogueiros a amigos tão queridos, meu eterno carinho.
Beijos, Bel

Anônimo disse...

Meus queridos. Não deveríamos ter o direito de réplica ou tréplica, porque senão esse blog não terá fim e daqui a pouco ninguém mais vai ter paciência, nem tempo para ficar diante de tudo o que se escreve... Mas hoje é impossivel não responder à beleza do escrito do Rodrigo.
Hoje, meu filho, você "extrapolou"... a caixa de Kleness ficou vazia... e repare que ultimamente ando um pouco "durona", não sei porque. Pode ser que seja para "compessar" as lágrimas do Gilberto...Não sei.
Essa declaração pública de amor à Bel deveria ser enquadrada e distribuida para todos os jovens que pensam se unirem pelo matrimônio, pois o amor é possível! Vocês com 15 anos e nós com 52. Nada de melhor.
Você retratou muito bem, o que eu chamo entre os casais do "jogo da gangorra"... Enquanto um está lá em baixo, na tristeza, depressão, cansaço físico, preocupações, ou algum problema, o outro faz força para que ele suba e se equilibre e assim vice e versa. Aí descobrem que há possibilidade de viverem a harmonia, sem concorrências, sem vaidades nem egoismos, mas ao contrário valorizando o crescimento mútuo, trazendo, aí sim, a realização conjugal, como vocês dois nos transmitem e tão bem.
Rô, hoje você tocou no meu "ponto fraco" para não dizer no meu ponto forte, aliás fortíssimo: minha mãe. Infelizmente você não a conheceu bem. Mas não cabe aqui falar dela, pois seria NADA em comparação a TUDO o que ela foi e representou para todos nós, como você bem salientou e com muita propriedade. Ela merece, não poucas palavras... mas um livro para deixar algo de muito forte para seus descendentes. Quem sabe se não o farei um dia? Deus foi tão bom conosco que permitiu que ela ficasse conosco por 1 ano e 8 meses em estado de coma para que nós (principalmente eu) nos acostumássemos com sua ausência fisíca. Tenho certeza que, agora na plenitude do Amor do Pai, na vida sem limitações, ela olha sim, sem dúvidas, pela Belzinha e agora com todo carinho pela nossa Belinha.
Rodrigo, você tem toda razão: a Bel é especial. Sua presença em nossas vidas foi sempre super atuante. Sempre teve ouvidos para escutar e captar, olhos para ver e enxergar, sábios conselhos a dar, atitudes a tomar. Às vezes até, invertíamos os papéis... Belzinha querida, muitíssimo obrigada por tudo o que representou e representa para todos nós. Você é, realmente, fora de série... Temos que agradecer ao Pai por tantas graças recebidas: Bel e Rô, Mônica e Silveira e pelos 4 tesouros em decorrência desses amores vividos com tanta intensidade.
Obrigado Rô pelo seu carinho e afeto por todos nós. E desculpe por ter escrito tanto, mas meu coração transborda...
Mil beijos.
MAMÃE E PAPAI.

Isabella disse...

Queridos Bebel, Rodrigo e amigos,

As ações da Kimberly-clark devem estar subindo como nunca...
Brincadeiras à parte, é um privilégio poder compartilhar o amor, a fé e a dedicação de vcs.
Como já disse a Tia Lena: "Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os eleitos". Continuem assim, sem querer ser repetitiva - mas não posso falar de outra forma - vcs são MUITO mais que super-heróis!!! Vcs são iluminados!! Se não os conhecesse, não iria acreditar que vcs existem!!!
Que orgulho fazer parte desta família! Aliás, somos todos uma grande família, a família TODOS COM A BELA.

Obrigada Bebel e Rodrigo pela lição e pelo exemplo de vida que vcs nos dão diariamente.

Estamos torcendo para que o dia de hoje seja tranquilo, totalmente bossa nova.

Beijos a todos,
Isabella, Liginha, Rubens, Marianna e Marcella

Anônimo disse...

Gente do céu,
quanta coisa linda de se ler. Não queria ficar postando toda hora porque todos falam por mim (e vamos combinar que de uma maneira muito mais bonita), mas pô, tantas declaraçoes de amor INCONDICIONAL me fazem voltar ao blog e ao lencinho. Estava conseguindo me segurar até então, mas depois da post do Rodrigo, corri para o Kleenex.
É tão bom vivenciar esse amor. Em tempos de mãe torturando filha, meninas caindo (?) de janela, nós temos o privilégio de ver aqui uma corrente do bem, de pessoas do bem, desejando o bem AO OUTRO num amor altruísta que tanto faz bem à alma.
É bom também estar próxima das pessoas que nunca ví, de quem já me sinto íntima. É bom ver todos, curtindo cada pedacinho de estória que escrevemos juntos. Se nossa história não vai mudar o mundo, não tem problema, já está mudando a nós.
Beijos a todos os meus amigos Blogueiros, fiquem com Deus
Nika

Anônimo disse...

Bel e Rodrigo,

Quantas palavras lindas, quantas palavras de amor: amor de mae, amor de filha, amor de irmao, amor de marido, amor de Deus abencoando e unindo estas pessoas.

Nao tenho mais duvida: a Bela e uma pessoa muito especial que vai deixar para todos nos todos estes exemplos, licoes, questionamentos.

Este blog nao e um relato de uma doenca. E um relato de amor e de fe: em Deus e na vida!!!

A Bel falou uma coisa tao bonita sobre a convivencia. E o que mais importa do que a convivencia com quem amamos? E todos nos aqui tb nao fazemos isso entre si mesmo que virtualmente? Qts pessoas passaram a se conhecer melhor, a se gostar mais a partir de tantas demostracoes de afeto que acontecem aqui diariamente.

Todos nos temos que agradecer a vcs por nos dar esta oportunidade de participar um pouquinho da vida e intimidade de vcs.

Esta declaracao de amor do Rodrigo, da sua mae, da sua irma, Bel, sao merecidas sim!!! O detalhe da Cecilia qd descreve vc correndo na piscina com a Nana entre um exame e outro, ou a ida ao hospital as 6:00 atenta para Bela nao acordar sao detalhes de delicadeza de uma pessoa forte a quem todos nos ja admiravamos ou aprendemos a admirar (como eu que ha tanto nao a via).

Eu tenho certeza absoluta que a Bela vai ficar logo boa e ja sei o para que esta aqui todos os dias, nao e mesmo???

Um bj mt carinhoso de uma nova fa, mas SUPER fa!!!

Ana Luisa Lobo

PS: Hoje qd abri meu computador novo o primeiro favorites foi o TODOS COM A BELA!!!!! Um blog de amor!!!!!!!!!

Anna Claudia disse...

Queridos Bel e "Rô" (que intimidade ! mas depois de tanto Kleenex e presenciar desta troca
maraviiilllhhhoooooossssaaa de declaração de amor, me sinto ainda mais próxima de vocês !!!!)

O dia de hoje é histórico !!!!

Que lindo estar convivendo com um núcleo familiar tão bem constituído, com pessoas que se admiram e se querem bem !!!!

As futuras gerações deste clã terão o privilégio de ler e aprender com isso !! (este livro vai virar best-seller !)

Adorei que vocês tenham se juntado a nós nos comentários. É muito gostoso sentir vocês pertinho de nós também durante o dia e não só perto das 12 badaladas !

É o blog mais saudável que já vi !!! Vida é o tema ! Vida e amor ! Cura ! Cura física e emocional !

Que vocês todos desta família Paixão Capistrano Silveira Pinto continuem transbordando de amor para que possamos todos beber da mesma fonte !!!!

Obrigada !! Obrigada !! Obrigada !!

Beijos

Anna Cláudia

Anônimo disse...

Bebel e Rodrigo, hoje os comentários se superaram! Muito emocionante! Mesmo!

Que Deus abençoe vcs!
Um beijo carinhoso,

Lucia

Teresa W. disse...

Assim não dá pessoal."PODIPARAR".
As palavras fogem e sinto um aperto enorme no meu coração. De sentir e ver tanto amor. Hoje foi de lavar a alma. A começar pela cena que a Cecília descreve. A saida da Bel. Sem medos, com esperança e certeza, sabendo que é isso que tem que ser feito e pronto. É prática, é forte e não titubeia. Parabéns moça bonita. Apesar de sua "embalagem parecer frágil",que forte guerreira você está se saindo.
Todos os elogios feitos, tanto a você Bel, quanto a você Rodrigo, são verdadeiros.Grandes exemplos. A firmeza, a dedicação, o cuidado um com o outro, são inerentes aos fortes bem resolvidos.
Bem-aventurados sejam. Pois não existe vergonha de dizer que amam. Que um não é completo sem o outro.
É de ficar de pé e aplaudir.
Fiquem com a PAZ.
Beijo grande em todos,
Teresa Wawruszczak.
Ps
Dna Lena,
A sra poderá ser culpada por uma tsunami carioca. Outra coisa, pense melhor antes de abrir as portas da Gávea. Do jeito que as coisas andam, vai virar um clube gigante de amor.Com direito a carteirinha,vinhos,pizzas, causos e tudo mais. Sem esquecer da area Vip para as crianças. Já pensou que delícia!!!

Anna Claudia,
Vou tentar postar seguindo suas dicas. Tomara que de certo.

Até breve.

Teresa W. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Queridos Bel e Rodrigo,

Comecei lendo o blog cedo e a minha internet caiu (estava trabalhando de casa) e acabei nao postando nada. Ainda bem, porque agora voltei e pude ver TANTO AMOR, TANTO, TANTO...
Peco a Monica (ja me sinto intima de todas aqui) ou a Anne, que imprima as lindas declaracoes de amor do Rodrigo e da Bel, as emoldure e pendure no quarto do casal de Super Herois.
Bel e Rodrigo, voces sao DEMAIS e a Bela quando crescer e ler tudo isso vai ficar tao feliz de ter causado essa corrente de amor!
O meu coracao hoje estah transbordando de alegria. Como eh bom ver o amor acontecendo, e a presenca de Deus em cada minuto da vida de voces!
Liguei agora para a minha mae e falei: Mae, a sua insonia de hoje acabou gerando as declaracoes de amor mais lindas que eu jah vi na minha vida! Falei para ela entrar no blog e ler todos os comentarios ah! E com a caixinha de Kleenex na mao.

Vou ficando por aqui porque haja coracao!
No mais, saudacoes tricolores e um beijo na Bela e Nana.
Uma sexta-feira iluminada para voces.

Ana Paula C. Branco Peracio

Suzana disse...

Testando: um, dois, três!

Suzana disse...

Anna Cláudia,
Que legal! Funcionou!
Mais fácil do que imaginava...
Como o dia hoje vai entrar para a história, resolvi tentar...
Obrigada!
Beijos, Suzana.

P.S. Mônica, Excelente a sugestão da Ana Paula!

Anne disse...

Nossa senhora !!!
Hoje é um dia memorável : começa com a Dayse inaugurando. Olha, adoro todos os blogueiros, de verdade, mas devo confessar que gosto muito de "ler " minhas velhas amigas, mato as saudades delas também !!
Depois vem Cecília e mostra de um ângulo privilegiado o que todos nós ficamos imaginando, mas quando se coloca assim no papel é que dá pra ver toda a poesia desse momento. É como diz o texto: não existe vida sem dor.
Cecília, posso dizer que seu post de hoje é a melhor descrição que já vi sobre a maternidade!!
Eu já disse aqui, no meu post "escancarado" , que a Bel e Rô são como uma dupla de vôlei, daquelas campeãs mundiais, porque justamente mostram toda a riqueza de um encontro verdadeiro, um encontro de almas : juntos meus queridos, vocês dois ficam potencialmente muito melhores , um faz o outro crescer e vice versa.
Não é à toa que até hoje eu lembro de quando escrevi o texto que li pra vocês na missa dos 10 anos.
Aliás, vcs lembram que eu era defensora ardorosa de uma comemoração dessa data. Lógico !! porque trata-se de um encontro especial, uma jóia que vocês têm. Foi fácil escrever pra vocês, me declarar fã e admiradora. Já disse também que o amor e o saber viver de vocês me inspiram, me guiam e quiçá ( gostou da palavra, Silveira ? é pra combinar com o chiste)eu consiga um dia ter um pouco dessa sabedoria....
Tia Lena, fico imaginando quão bom teria sido conhecer sua mãe, se já sou fã da família inteira....
Tio Gilberto - sei que você nos lê, e queria que vc soubesse que sempre que leio o post da tia Lena lembro junto de você também....Vc sabe que mora no meu coração, né ?
Hoje vou dormir de cara inchada, olho coçando, mas feliz ! Chorar faz bem, lava a alma e faz a gente afinar nossos sentimentos. Faz a gente se sentir humano, pq no fundo ser humano é se mostrar frágil, vulnerável, aberto, disponível. Chorar mina as carcaças invisíveis que vamos construindo para dar conta da vida ordinária. Chorar faz a gente viver a vida extraordinária !!
Um beijo carinhoso,
Anne

Anônimo disse...

Nossa!! Logo eu, a primeira, nem sei se ainda dá tempo!!
Mas, nem sei por onde era para começar, talvez no risco, 10%.. e depois de todos estes comentários, como terminar....
Bem, sabe a música "É preciso saber viver"?? Eu só tenho a dizer que vocês sabem viver. Por que para mim, isto é que é VIVER. É vencer obstáculos, e vocês vão pulando cada um que se apresenta, dando uma LIÇÃO atrás da outra.
Bel, que você é MARAVILHOSA, ninguém tem dúvida, e você está sendo uma mãe maravilhosa, é um fato incontestável. E eu sei quando você diz que faz por amor e de forma, digamos natural, por que eu sou mãe de 3, e sei exatamente o que isso quer dizer.
Mas, Rodrigo, o amor paterno por incrível que pareça não é tão natural, como o da mãe. Mas, você, é um PÃE. Você também é MARAVILHOSO, incontestavelmente.
E ambos tiveram muita sorte mesmo deste encontro e por que 10% do tratamento já se foi(!!!!!!!!!!!!!!!!!!), a semana heavy Metal está terminando(!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!) e vocês dando este testemunho lindo de PURO AMOR!
Obrigada, obrigada, obrigada, obrigada..........
Adriana Gottschalk

Anônimo disse...

Bel e Rodrigo,
Continuo lendo e relendo o blog e seus comentários diariamente. Todos os dias penso em comentar, penso em mil coisas para escrever, mas quando acabo de ler o blog já quase não me aguento de tanta emoção, então vou para os comentário e pronto GAME OVER pra mim.

Me sinto honrada em poder assistir tanto amor, tanta força e fé reunidos em uma família. Graças a Deus também sou de uma família abençoada que eu amo demais, mas sentar aqui em frente a esse computador é um aprendizado único, parece que depois de ler tudo me torno uma pessoa um pouquinho melhor, por tudo o que aprendo.

Enquanto fui professora da Nana já pude notar o quanto vocês são especiais, pude perceber a luz que vocês irradiam; isso sempre chamou a atenção de todos.

Agora, percebo que vocês são o real significado da palavra família.

Gostaria de conseguir escrever mais, porém realmente é difícil depois de tudo o que li. Meu coração ainda não desacelerou e o nó na garganta ainda está incomodando.

Mas deixo aqui um MUITO OBRIGADA a vocês dois e às duas pequeninas fortalezas por tudo o que nos têm ensinado.

Um beijo com muito carinho e admiração,
Ciça

Anônimo disse...

Querida família e queridos amigos blogueiros,muito obrigada pelas lindas palavras que escreveram para mim pelo meu post de hoje.O que presenciei foi uma imagem linda que vai ficar para sempre na minha memória e que me fez ver fundo a real dimensão de tudo o que esta família maravilhosa está vivendo de uma forma tão corajosa e principalmente com muito AMOR. Fiquem com Deus. Cecilia (vizinha)

daniella disse...

Meus queridos Bel, Rodrigo, Nana e Bela,e familia Sertã e Capistrano

Como o amor que vcs sentem uns peços outros é GRANDE!!!!
Chegou ateh aqui!!!!!!!
Estou as lágrimas mas não tenho Klenex então teve que ser com Neve mesmo!!!!!
Fiquem com Deus,
Um beijo enorme,
Daniella (C+V+F)

Anônimo disse...

Bel (hj o comentário é exclusivo),
Acompanhei o blog de hoje aos pedacinhos, desde bem cedinho e depois, várias vezes durante o dia. Fiquei muito tentada a escrever diversas vezes. Adorei o livro, o comentário da Cecília, o da Dayse (tb. adoro ler e redescobrir minhas amigas!), as dicas do Cooper...aí começaram as lindas declarações de amor e eu achei que a narrativa tinha atingido o ápice, o clímax, o momento a partir do qual nada mais restaria a ser dito.
Voltando agora para saber notícias fresquinhas (que ainda não vieram), reli todos os comentários e o que veio à minha cabeça foi um passado muito distante, os bons momentos em Friburgo, em Iguaba, em São Paulo, as provas de física, a Paula fazendo "piuiii!", muitas, muitas risadas, a viagem a Ouro Preto no carro emprestado da Tia Lena (que desceu até escada!), o jipe, e muito, muito mais.
Fiquei pensando em nossas expectativas e em nossas vidas, tanto tempo depois. De uma forma um tanto estranha para nós naquela época, acabei contribuindo muito diretamente para a história que hoje leio aqui, o que me faz muito feliz.
Acho que só estava faltando a antiga intimidade, o conviver diário, o riso e a emoção que desde o início do blog, e hoje em especial, voltaram a fazer parte da minha vida.
Um beijo com carinho da
Marília.