segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

D327, Desiderata

Mais um dia tranquilo, novamente com muita chuva, que significa para nós reclusão. Lugares fechados por lugares fechados, ficamos trancados em casa. Pepê e Bela Iglesias, amiguinhos da escola da Nana, vieram brincar aqui em casa. Bel aproveitando para ticar diversos to-do's da nossa obra e para a grande apresentação do balé da Nana amanhã. Está dando mais trabalho do que espetáculo da Broadway. Nossa moreninha chegou em casa do ensaio quase 9 horas da noite. Sinceramente nós é que não temos muita paciência para isso tudo, talvez um pouco "over" de balé, ensaios, fantasias etc para uma menininha de 4 anos. Que ela não nos ouça e apenas leia daqui a alguns anos. Em casa, continuamos apoiando, pois está super empolgada com a apresentação. Respeitamos e incentivamos. Que seja feliz, no palco ou fora dele.

A Bela continua muito bem e hoje foi dia de baixa no apetite dela. Altos e baixos contornados pelas mamadeiras ultra-vitaminadas, sem que houvesse nenhuma alteração nos quimioterápicos que pudessem responder por isso. É um jogo de adaptação do organismo mesmo. As vezes mais animada, as vezes com mais sono, as vezes com mais fome. Outras vezes, tudo em baixa. Assim vamos nos adaptando. Quarta-feira, novos exames e mais emoções no planeta, possivelmente teremos a subida das doses de MTX. Vamos ver. Mais um post curtinho devido ao corre corre deste fim de ano, mas hoje tomamos a liberdade de compartilhar um texto que o Rodrigo recebeu na celebração de Natal que tiveram no trabalho na semana passada. Esperamos que gostem. Obrigado por estarem sempre aqui, fiquem com Deus e até amanhã.

"Siga tranqüilamente, entre a inquietude e a pressa, lembrando-se que há sempre paz no silêncio. Tanto quanto possível, sem humilhar-se viva em harmonia com todos os que o cercam. Fale a sua verdade mansa e claramente, e ouça a dos outros, mesmo a dos insensatos e ignorantes, eles também tem sua própria história. Evite as pessoas agressivas e transtornadas, elas afligem o nosso espírito. Se você se comparar com os outros, você se tornará presunçoso e magoado, pois haverá sempre alguém inferior e alguém superior a você. Você é filho do universo, irmão das estrelas e árvores, você merece estar aqui; e mesmo que você não possa perceber, a Terra e o Universo vão cumprindo o seu destino. Viva intensamente o que já pode realizar, mantenha-se interessado em seu trabalho, ainda que humilde, ele é o que de real existe ao longo de todo o tempo. Seja cauteloso nos negócios, porque o mundo está cheio de astúcia, mas não caia na descrença, a virtude existirá sempre. Muita gente luta por altos ideais, em toda parte a vida está cheia de heroísmo. Seja você mesmo, principalmente não simule afeição nem seja descrente do amor, porque mesmo diante de tanta aridez e desencanto ele é tão perene quanto a relva. Aceite com carinho o conselho dos mais velhos, mas também seja compreensivo aos impulsos inovadores da juventude, alimente a força do espírito que o protegerá no infortúnio inesperado; mas não se desespere com perigos imaginários, muitos temores nascem do cansaço e da solidão. E a despeito de uma disciplina rigorosa seja gentil consigo mesmo. Você é filho do universo, irmão das estrelas e árvores, você merece estar aqui; e mesmo que você não possa perceber a terra e o universo, vão cumprindo o seu destino. Portanto esteja em paz com Deus, como quer que você o conceba e quaisquer que sejam os seus trabalhos e aspirações, da fatigante jornada pela vida, mantenha-se em paz com sua própria alma. Acima da falsidade, do desencanto e agruras, o mundo ainda é bonito. Seja prudente. Faça tudo para ser feliz."
.
DESIDERATA - Do Latim Desideratu: Aquilo que se deseja, aspiração. Este texto foi encontrado na velha Igreja de Saint Paul, Baltimore, datado de 1692. O texto é de Max Ehrmannn e foi registrado pela primeira vez em 1927.

13 comentários:

Anônimo disse...

Bel e Rodrigo,

que bom o dia ter sido tranquilo, podendo colocar as coisas em dia na obra.
O meu micro banheiro finalmente vai ficar "pronto" (ainda pendente a marcenaria)esta semana.

Desejo uma linda apresentação para a Nana amanha.

Gostei muito do texto, um bonito guia de vida, confortante e inspirador.
Tenham uma otima noite e um otimo dia amanha.
Beijos
Tininha

Anônimo disse...

Queridos Bel e Rodrigo,
Que texto lindo! Adorei! Me inspirou em uma manhã onde sei que terei muito trabalho pela frente.
Estou torcendo para que a Nana esteja linda no Balé e encha vocês de orgulho!
Um beijo enorme,
Ana Paula C. Branco

Germana disse...

Bom dia, amigos. Eu tb amei o texto!!! Não o conhecia e achei um barato falar de tantos males modernos lá em 1692!
Beloca cada dia melhor e Nana a mil com sua apresentação. Tb acho meio over e fico cansada só de imaginar tantas apresentações - balé, colégio, inglês - na mesma época. Mas parece que é assim mesmo, ne? E ela adora, está feliz, isso é que importa.
Ontem foi PUNK! Para recuperar os arquivos, foram surgindo 200 mil mensagens, cada uma numa caixa de entrada diferente ou naquelas partinhas particulares. Fiquei com N mensagens duplicadas. Saí deletando, filtrando tudo e só saí do trabalho a uma da manhã! Detalhe, ainda faltam mais 5 mil para triar (ontem, eram 8 mil!). Um saco! De enloquecer!
Conto as horas e os segundos para as férias na próxima segunda, dia 22!
Lédio ia tirar férias comigo, mas só entra oficialmente dia 24 à tarde. Pintou uma viagem para a Argentina, para a final do campeonato deles e ele chega em pleno dia de Natal. A viagem é o máximo, o campeonato idem... mas ele tá MORTO! Me deu até vontade de ir com ele... mas o pequeno Bob não tem nem passaporte nem identidade ainda. Fica para outra vez com mais calma.
Os PSs de ontem:
Clarinha, vc é a coisa mais fofa desse mundo! Quero muito te conhecer. Que linda a sua mensagem.
Pati Langony, minha heroína. Outro dia, passei por ela, eu de carrinho na Lagoa e ela correndo. Dei um tchauzinho e ela me respondeu... depois me contou que naquele ponto estava no 30o quilômetro, já exausta. E ainda foi simpática e nos deu atenção. Como pode??? Incrível.
Aninha e Nika, 12 quilômetros e vcs tb são minhas ídolas. Estou em 4... Vai fazer exatamente um ano, dia 22, que dei minha ultima volta na Lagoa (7,5) e me machuquei seriamente ano passado. Uma M. Agora é recomeçar devagar e sempre.
Anna, conta do show. Espero que tenha amado. Conserta logo esse computador porque suas mensagens são um dos pontos altos do meu dia!
Tininha, estou louca para ver esse banheiro!!! Aproveita bem os feriados com mãe e irmão queridos, ambos aniversariantes. Terê essa época é uma delícia.
Driiiiiiiiiiiiiii, fiquei louca com as suas histórias de crianças & viagens. Ai meu Deus, o que me espera!
Blogueiros queridos, obrigada pelas lindas mensagens sobre o Bob no YouTube. Esse primeiro Natal tinha que ficar registrado e aí a brincadeira foi crescendo, crescendo... me inspirei naquele clip da Anna Claudia para a Bela, lembram? E tb num vídeo assim, com fotos em seqüência, que fizemos para o niver de uma amiga.
Vou me embora, já atrasada, para deletar mais 5 mil mensagens e me organizar para a última semana do ano.
Sobre JB X Jockey. Todos concordam que o JB é realmente a melhor opção. Se chover, podemos sim ir ao Vitória. Realmente, um sócio responsável tem que fazer a reserva e deixar os nomes dos convidados na portaria. Acabei de ligar e me informar. O Tel é 2540-9017 (Vitória). Então, falamos mais perto. Se agente ver que realmente vai chover, os interessados me ligam no 91990803 e no germana@approach.com.br até o sábado e eu faço a reserva.
Alguém tem alguma sugestão melhor? Alternativa C: os blogueiros queridos vêm aqui pra casa, colocamos os DVDs e joguinhos para as crianças no quarto, adultos se espalham pela sala e varanda, pedimos algum delivery. Bebidas e sorvetes ficam por minha conta. Mas não me arrisco a cozinhar!
Pensem aí e me avisem. Moro na Fonte da Saudade. Será um prazer recebê-los, mas aviso que é algo improvisado, na bagunça mesmo.
Só acho que devemos fugir ao máximo de shoppings e churrascarias nessa época, concordam?
Beijossssssssssssss
Gê - 91990803 e germana@approach.com.br

Suzana disse...

Muito Bom para a gente poder começar o dia com um texto tão lindo...
Fim de ano é sempre momento propício para a reflexão e oportuno para planejarmos um ano melhor que o anterior...
Principalmente sobre o ponto de vista interior...
Bom, continuo no meu corre-corre, mas conversei com a Ana Clara e, se não chover, acho que estaremos no Jardim Botânico sim... só não sei o que é o Vitória nem onde fica...

Renata e Adriana, parabéns mamães corajosas, pela dedicação e pelo resultado de suas grandes aventuras! Pode não ter sido fácil, mas a experiência de vocês com certeza ficará para sempre registrada com a satisfação única dos momentos onde o amor incondicional nos faz vencer todas as dificuldades e vencer!

Gê, o Bob é o fofo do ano, não pelas dobrinhas gostosas, mas pelo encanto e tranquilidade de seu olhar seguro e feliz...

Quanto a Nana, o importante é que ela está tendo liberdade para experimentar vários caminhos e descobrir aquele com o qual mais se identifica: Se está entusiasmada e feliz, já vale todas as horas dedicadas...

Beijos,
Suzana, Mario e Ana Clara

Anônimo disse...

Bel e Rodrigo,

Hoje é dia de Nana.
Espero que ela tenha curtido a apresentação pois se empenhou tanto nos ensaios... Estou louca para ver a foto e tb saber como foi!
Ontem foi a "apresentação" de balé da Maria na Garatuja. A professora dela é da Carlota e dá aula extra para as crianças da creche e conhecidos. Na verdade era uma coisa bem simples, com uma fantasia bem fofa e a Maria amou. FEz tudo muito direitinho e adorou a platéia cheia tirando mil fotos. Eu aproveitei a visita do meu irmão e chamei a familia toda!!! Ela ficou muito feliz dos primos conhecerem a escola dela os amigos e a professora.

Fim de ano é mesmo uma loucura, mil festas, comemorações, jantares e haja disposição para trabalhar no dia seguinte. Estou em contagem regressiva...

Espero que a Bela esteja bem e que o apetite melhore a cada dia.

Um beijo para vcs e aproveitem o dia, apesar de chuvoso.
Um beijo especial para a bailarina Nana!!!


anna Claudia: Como foi ontem? Queremos noticias suas.

Germana: O Plano A é tão melhor que o B, vamos torcer para que o tempo ajude!

Anônimo disse...

Bel e Rodrigo,
que bom que tudo segue bem. O tempo não tem ajudado nada, mas vcs são craques em entreter as crianças e assim os dias vão passando. A turminha da vizinhança é da pesada e ajuda muito né? Isso é ótimo. Minha avó dizia que mais vale um bom vizinho, do que um bom parente, afinal o vizinho está ao lado, sempre.

O texto de hoje é lindo! Adorei.

Estou meio atrasada nos comentários. Vamos lá:

PS: Teresa e Bel, boa sorte hoje para a apresentação das meninas. Levem Kleenex! E mais uma vez, obrigada pelo oferecimento da bicicleta para a Elisa, mas acho que vou esperar mais um pouco..rs.. Ela está mais para babalina (é o jeito que ela fala)!

Rê (Sertã): que bom que voltou! Que maratona, hein? Mas no final deu tudo certo e são momentos como o do seu reencontro e das crianças com o pai, que fazem nossa vida e todos os nossos esforços valerem a pena. Beijos!

Germana Angel: achei ótimo o plano B, e também o seu oferecimento do plano C, mas vou torcer pelo A, que será mais fácil e simples para todos, imagino. São Pedro há de ajudar, né? O jornal já sinaliza uma melhora para o fim de semana. Vamos torcer!
Como te falei, o BOB está o máximo!

Anna Claudia: temos que dar um jeito nesse seu computador... é muito tempo sem seus comentários preciosos... E a Madona ontem? Vc também deu mortal? Que loucura, hein?

Ahhh, para as maratonistas de plantão boa sorte! Não consigo nem imaginar! Não corro nem de ladrão.

Só mais esse: tirando o amigo do Rodrigo que veio se juntar a nós, a ala masculina do blog sumiu,né? Que pena. Tomara que voltem logo!

Abraços a todos!

Renata Serpa Coelho.

Anônimo disse...

Oi Bel e Ro,
Espero que vcs coloquem as fotos da nossa bailarina no blog. Ela deve ter ficado uma fofa!! Me recordo da Tati com uns 5 anos fazendo duas apresentações de ballet uma com roupa de ursinho e a outra não me recordo, só lembro que eu segurava a camera para filmar e as lagrimas escorriam pelo rosto!!
Ainda com o babador pendurado, informo que o Guga participou de um concurso de desenho para filhos funcionários da Estácio e são 14.000 funcionários .... e ganhou dentro da categoria da faixa etária dele (11 anos), um Playstation 2 e o seu desenho ilustrará um dos meses do calendário da Estácio 2009!!!!
Voltando ao blog: que texto lindíssimo!!
Bel - amanhã 4f - Tati está ansiosa em rever as meninas!!

Bjs para todos e um otimo início de final de semana!
Verinha

Anônimo disse...

Bel e Rodrigo,
Só passei para dar um beijo em vcs e nas meninas!
Bjs
Juju

Germana disse...

Aninha e amigos, tb acho que o Plano AAAAAAAAAAA nem se compara ao B. Mas olha a previsão do tempo no ClimaTempo: chuva e mais chuva, de manhâ, de tarde, de noite.
Opções:
1) mudar tudo para o dia 20, que tem promessa de sol entre nuvens pela manhã. Eu posso pela manhã mas tenho um niver as 13h.
2) Sendo domingo, que eu não tenho nada marcado, assumir que será aqui em casa, eu chamo um churrasqueiro e fazemos logo uma farra generalizada. O pior é a incerteza. Mas se for 100% certo, teremos um churrasco e a gente faz um rateio basico entre nós (nada muito caro).

Germana disse...

Essa história de churrasco é uma delícia. Mas meu medo é a Bel e as meninas não poderem ir porque, afinal, é um ambiente mais barulhento cheio de gente e tal. Ela sempre escreve no Blog que procura lugares mais vazios e tranquilos. O que acha, Bel?
Não tem um clube ou Play mais
tranqüilo com espaço para eles brincarem sem grandes produções?

Não conheço Caiçaras ou Piraque, nem sei se é facil liberar os acessos...

E os Plays? Alguém tem um espaço agradavel aqui na redondeza? O meu prédio não tem.

Fiquei pensando de novo no Vitória (Suzana, é dentro do Jockey Clube. Super fácio acesso, ali pela Lagoa Barra - Rua Mario Ribeiro. veja meu post de ontem) que é bem amplo e tem aquela espécie de play embaixo, com bastante espaço para as correrias dos pequenos.

Acho que Bel e Rô tem que bater o martelo, senão surgem dez opções e fica aquela dúvida eterna. O que eles decidirem, dentro do que for melhor para eles, eu me adapto.

Outra idéia (acho que agora vou acertar numa idéia boa) é manter o tal Parquinho do JB mesmo. Se chover, ninguém nem precisa ligar... está automaticamente cancelado e fica remarcado para outra data. Minha sugestão é que a data Plano B seja o último domingo de janeiro (quando estarei de volta das férias). Sendo janeiro, já fica tudo bem mais tranquilo, menos cheio e tal.

Então, acertei agora?

Béeeeeeeeeeeeeeeeeel, a palavra é sua!

Anônimo disse...

Bel e Rodrigo,
Como diz a Aninha, gradativamente a Bela está superando todos os obstáculos e vencendo.
O importante é que está tudo sob controle!
Adriana

P.S. Vou viajar daqui a 2 dias, para o Vietnam e Camboja! Estou animada , mas nada arrumado!! Até ontem, tive mais uma ceia de Natal antecipado e despedida de um casal muuuuito querido que está indo para os EUA.
Se conhecer gente e lugares novos reduz a chance de Alzheimer, vou morrer de outra coisa, por que esta vida de ex-patriado é uma loucura.
Bem, espero entrar aqui de novo antes de viajar.....e espero que o maridão leve o lap top, assim mesmo sem comentar, estarei atualizada.
De qualquer maneira, meu pensamento e coração estarão sempre torcendo pela Bela e por todos os meus queridos blogueiros.

Suzana disse...

Presente de Natal:
Gente, vocês se lembram do Gui de Niterói, filho da Letícia, que está fazendo tratamento contra um tipo de câncer no cérebro bem mais complicado do que a Leucemia?!
Pois ele tinha metástese na coluna em quatro pontos, mas no último exame que fez três deles simplesmente sumiram e o único que restou está bastante reduzido!!!
Nossa, Fiquei tão feliz!!!
Um presente de Natal para lá de emocionante e significativo!!!
Nessas horas, o fato da gente nem se conhecer virá um detalhe insignificante, porque imaginar o alívio desta mãe é motivo muito mais do que suficiente para agadecer demais...
Vou dormir muito feliz e senti vontade de compartilhar este sentimento com todos vocês...
Beijos,
Suzana

Anônimo disse...

Queridos amigos, que lindo texto esse que vocês nos deixaram hoje!!! Bom demais, porque tem gente que está muito longe de tudo aquilo, na minha opinião, é claro. De quem estou falando? Do nosso presidente, que é o oposto da gentileza e da delicadeza. Apesar dos 70 por cento que dizem que ele tem de aprovação, faço parte daqueles 30 que o acham o fim da picada. Como alguém pode estar satisfeito com um governo que além de corrupto , não faz nada para diminuir a violência nesse país. Na Grécia, porque mataram um estudante, o povo foi para as ruas tentar derrubar o governo. Aquí, onde isso acontece todos os dias , em todos os estados, o nosso governo tem 70 por cento de aprovação??? Desculpem o desabafo, mas esse texto me fez pensar em como tem um monte de coisas erradas ´no nosso país.
Desculpem o aluguel e mudando de assunto, entendo perfeitamente o excesso em se tratando de ballet. As minhas netas já dançaram e lá na UERJ... Maior mão-de -obra, ensaio, fantasia, tudo caríssimo , mas no final a gente acha tudo tão bonitinho que vale o esforço.
Outro dia encontrei com a Bela na portaria e conversamos muito. Ela está uma gracinha e muito falante!!! Que bom!!!
Nana , tenho certeza que o seu espetáculo de ballet vai ser um sucesso e todos vão ver como todo aquele esforço valeu a pena.
Beijos a todos e fiquem com Deus. Cecilia e Oswaldo.