quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

O que foi o ano de 2008?


O ano não poderia acabar sem que nós recebêssemos mais um “chamado” do Planeta Leucemia. Os vírus pairaram mais uma vez sobre a Rua Faro e a Bel ficou de cama domingo, gripadíssima, com muita febre, que lhe rendeu uma esticada de descanso forçado ainda na segunda. A solução foi tirar as pequenas de casa o máximo possível, tarefa que coube ao papai no domingo e na segunda com a grande ajuda da nossa querida Tia Lulú. Tudo muito bom até que na segunda-feira à noite percebêssemos a Bela mais quentinha: 37,8° C e estados de alerta todos ligados. Ligações para os médicos, checagem se o hospital tinha quartos, malas sendo arrumadas e ficamos tirando a temperatura a cada meia hora, dentro do protocolo que temos acertado com os médicos. Passou de 38° C entra com antitérmico e vai para o hospital para fazer um hemograma para checar as defesas. Aguarda o resultado e inicia-se com um antibiótico, caso as defesas estejam baixas, como sempre tentando “correr para o bicho não pegar”.

Como não poderia ser simples e o ano não poderia acabar de forma fácil, os 38,5° chegaram por volta de 1:30 da manhã e fomos nós fazermos uma visita de final de ano ao Copa D’Or com malas, que mais pareciam uma mudança, que de fato poderia ocorrer. Ligação para a Vovó Cecília, para que pudesse estar cedo aqui em casa, para que a Nana acordasse e sentisse menos a nossa falta. Hospital dormindo, tranqüilo, burocracias de rotina e optamos por fazer apenas a picada do hemograma e não deixar um acesso venoso pronto, que sempre é mais desconfortável. Resultados relativamente rápidos e para a nossa surpresa relativamente bons, com taxas que nos diziam termos defesas suficientes para que o seu organismo pudesse combater por conta própria os invasores que anunciavam sua chegada. Volta para casa por volta de 3:30 da manhã e para um misto de desespero e muita alegria, nossa baixinha ligadona, querendo comer “pitizza”. Resumo da ópera, conseguimos colocá-la para dormir novamente por volta de 5 da manhã, tendo uma terça-feira com um misto de ressaca pela noite de sono entrecortado e o descanso pedido pelo seu corpo, para se defender. Graças a Deus não teve mais febre.

Mas o que poderia ter sido esse ano de 2008 para a gente? Pegando um gancho no questionário que a Anne postou, pensamos: O que eu aprendi? O que/ quem eu perdoei ? O que me fez sentir raiva? O que eu conquistei? O que eu perdi ? Qdo eu fui mais feliz ? O que me deixou triste ? O que eu mudei ? Do que me orgulhei? Qual meu maior erro?

O que nós aprendemos?

A valorizar ainda mais a vida e seus pequenos detalhes. Aprendemos a sermos mais tolerantes, mais pacientes, mais calmos. Aprendemos a ouvir mais, perguntar muito mais ainda e questionar sempre, até que tivéssemos uma resposta que pudesse atender às nossas mentes cartesianas. Aprendemos a estarmos em um lugar só, tanto fisicamente como mentalmente. Se era com a Bela no hospital, foco total nos horários, nas rotinas, nos remédios etc. Se era com a Nana na piscina do clube, foco na Nana, nas suas demandas, nos permitindo no máximo uma rápida espichada de olho para o Cristo Redentor e pedir pela Bela e pelo outro de nós que estava com a Bela no hospital.
.
Aprendemos que em momentos delicados de crise, se alguém não é parte da solução, passa a fazer parte do problema. Aprendemos a sermos mais sensíveis ao sofrimento dos outros. Aprendemos a saber o que realmente é um problema, quando muitos nós inventamos, pois verdadeiramente não são. Tudo ficou bem mais relativo...

Ah! Muito importante, aprendemos a tirar os sapatos sempre que chegamos em casa e lavar também as mãos, de tempos em tempos, um hábito salutar e não obsessivo, imposto inicialmente pelas regras para assegurar a proteção da Bela com defesas baixas.
.
O que/ quem nós perdoamos?

Alguns poucos. Perdoamos reações que não eram apropriadas para os momentos que vivemos, nos gerando uma carga emocional a mais que não era o momento adequado para suportarmos, mas tivemos também mais uma aprendizado que não pode se exigir mais do que as pessoas podem dar. Conseguimos nos manter serenos e focados boa parte do tempo e não seria justo exigir essa mesma calma a muitos dos que nos cercaram proximamente.

Não conseguimos perdoar a falta de humildade, o reconhecimento de um erro, quando o assunto era vida, na relação do atendimento médico/saúde. Houve alguns casos de erros, salvos à tempo pela nossa presença constante com a Bela, mas o não reconhecimento, desculpas esfarrapadas ou evasivas foram imperdoáveis.

Até mesmo Deus foi questionado e depois perdoado.

O que nos fez sentir raiva?

Talvez até ódio? Dizem que a indiferença é o contrário do amor, pois o ódio, por mais que não seja um sentimento bom, é um sentimento que você tem por alguma pessoa. Os momentos imperdoáveis nos fizeram sentir mais do que raiva e fomos até o final, exigindo que o profissional com o binômio falta de competência e falta de humildade fosse retirado do nosso convívio pessoal-profissional. Foram poucos, apenas 2 em quase um ano.

O que nós conquistamos?

Primeiro, sem dúvida, a vida da Bela. Uma conquista diária, de migalhinhas. Um dia melhor do que o outro. Hoje melhor do que ontem, pior do que anteontem. Foi assim que vivemos, à base do conta-gotas. Conquistamos também mais sabedoria, mais força interior, mais união, mais equilíbrio, pelas diversas situações de crise que vivemos.

E como não poderia deixar de faltar, conquistamos muitos novos amigos. Novos, verdadeiramente novos e tantos outras antigas amizades que floresceram e ficaram ainda mais sólidas.

O que nós perdemos?

Muitos medos. De vez o medo de nos revelarmos, de nos abrirmos, de compartilharmos os nossos problemas e sofrimentos, que não é um exercício fácil, mas que quando se começa e logo se percebe como faz bem, não tem mais volta. Por outro lado, sentimos que perdemos e ainda não reconquistamos a espontaneidade do viver, como esse chamado repentino do Planeta Leucemia e os estados constantes de “atensão” que vivemos. Não há um momento em que não tentemos colocar disfarçadamente nossas mãos na testa ou pescoço da Bela para poder sentir sua temperatura. O Rodrigo aprendeu até a dizer a temperatura e erra por +/- 0,2° C...

Quando nós fomos mais felizes?

A cada resultado de exame positivo que fomos tendo. Vivemos em dimensões do tempo diferentes. O dia-a-dia comparativo foi importante, mas os “milestones” dos exames de checagem eram importantes, com esperas agonizantes e sofridas. Quanto mais sofrido melhor? Quem não se recorda do resultado do exame que não foi bom e que esperamos mais uma semana para termos a resposta positiva? Mas foi um ano de comemorações curtas, pois era celebrar as conquistas, curtir a felicidade do momento, mas voltar para os estados de alerta, como bem escrevemos durante o ano “o preço da liberdade é a eterna vigilância”.

Especialmente não podemos deixar de registrar os momentos de felicidade do primeiro banho de piscina da Bela, a apresentação da Nana na escola e do seu balé, como também o dia de aula que tivemos com a Nana, cada um de nós, onde não pudemos deixar de ir ao futuro e imaginar esse dia com a Bela.

O que nos deixou tristes?

Aprendemos a “colaborar com o inevitável”, como dito muitas vezes no blog. Dizer que a leucemia da Bela nos deixou triste? Não adiantava ficar triste, tínhamos que arregaçar as mangas e lutar e não havia espaço para sentimentos de tristeza.

Do mesmo jeito em que não pudemos viver momentos de felicidade longos, não poderíamos deixar que momentos tristes durassem mais do que deveriam, mas alguns nos marcaram muito profundamente, como a família desesperada do menino João Roberto baleado por PMs na Tijuca, que foi transferido e faleceu no Copa D’Or, quando tivemos uma manhã intensa naquele dia no hospital. Nos deixou tristes podermos ter acesso e vermos a situação de miséria em que está a saúde pública no Brasil, quando fomos na área de hematologia pediátrica do Hospital da Lagoa, no Hospital do Servidores do Estado e até mesmo no INCA, que destoa positivamente dos outros e poderia ser considerado um local de excelência. A falta de recursos do HemoRio, mas com pessoas/servidores que se dedicam verdadeiramente de corpo e alma para tentar suprir as ausências materiais. Como já dissemos aqui, o Rodrigo passar quase todos os dias em frente à Cidade da Música, quando falta tanto do básico...

O que nós mudamos?

Hábitos? Muitos para não dizer quase todos. Readaptamos nossas vidas para a Bela. Mudamos a nossa vida, mudamos a nossa casa, tiramos móveis e criamos espaços para brincadeiras. Ainda sobre vida, mudamos a forma de valorizar a vida, em todos os seus pequenos detalhes.

Mudamos de emprego. Sim, a Bel do seu escritório para o emprego maior de ser mãe em tempo integral de uma filha que muito precisava de nós e da Mariana que tem desempenhado um papel não menos importante, exemplar em toda essa situação.

Se Deus quiser em 2009 nos mudamos para o novo aparamento...

Do que nos orgulhamos?

Da nossa Bela? Sem dúvida, pela força de vida, a alegria de viver, muitas vezes nos dando o “Hello!” na hora certa, que ela estava ali lutando por sua vida e nós, o meio para atingir os seus objetivos, não poderíamos deixar a peteca cair de jeito nenhum.

E a nossa Nana? Que orgulho. Desde as tímidas viagens com os dindos, babá e Vovó Cecília no Carnaval para Angra, pois a casa estava vazia, um local para onde não queria voltar. Como cresceu, como amadureceu, sem perder sua ternura, seu jeitinho meigo, seus olhinhos sorridentes e brilhantes, sempre com uma comentário atento e sagaz. Se foi coadjuvante da protagonista, foi a estrela principal em alegria, ânimo, força, risadas, sorrisinhos tímidos, aberturas de olho da Bela. Foi sem dúvida o seu maior energizante, sua melhor fisioterapeuta, sua melhor doutora alegria.

Qual o nosso maior erro?

Em alguns momentos ter questionado a fé, o porquê de tudo isso, se estava acontecendo, se era verdadeiro, real, se tinha que ser realmente com a gente. Seria um erro ainda conviver com pensamentos ruins e ter medo, ao invés de pensar no melhor em primeiro lugar? Talvez devêssemos ter perdoado algumas pessoas pelo caminho que tivemos, mas quem sabe se daqui um tempo a gente não perdoa...

Ah! Deveríamos ter tirado o dinheiro que estava na bolsa antes dela cair...

Vamos ficando por aqui, desejando a todos um 2009 com muitas alegrias, paz e saúde. Ah! a Bela está bem, não teve mais febre até então, ainda com coriza, espirros, litros de Rinossoro, alegre e falante, mas acusando o resfriado. Novos exames na sexta e quimioterápicos suspensos para dar um alívio para o seu organismo. Ainda não tivemos coragem de desfazer as malas que estão na sala... Fiquem com Deus e até o próximo post.

17 comentários:

Anônimo disse...

Bel, Rodrigo, Bela e Mariana

Que o ano de 2009 já comece com sorrisos largos, brincadeiras, beijos, abraços, amor... Enfim cheio de energia boa!

Beijo grande “procês” e muitos momentos felizes como o banho de piscina da Bela e a apresentação da Nana na escola. ;)

JackieEller

Anônimo disse...

Bel e Rodrigo,

Hoje entrei aqui no Blog para copiar o questionário da Anne e ver o Mantra para 2009 e que surpresa!!! noticias fresquinhas de vcs.

Primeiro gostaria de dizer que a Bela continua nos nossos pensamentos e orações e é claro que o coração acelera quando lemos que mais uma vez vcs voltaram ao Copa Dor ...

Graças a Deus as taxas estão ótimas e ela ficou boa logo. Apesar do susto, não se esqueçam que a Bela está curada e que NADA QUE NÃO SEJA DIVINO ESTARÁ DENTRO DELA. Penso nisso todos os dias!

Li e reli com calma as respostas do questionário da Anne e a retrospectiva de vcs de 2008.

Quanto aprendizado, quantas emoções e como vcs evoluiram...

Desejo a vocês um FELIZ 2009, Vida nova, casa nova, novos amigos, muita PAZ e muita saúde para toda a familia.

Um beijo carinhoso da nova amiga,

Aninha, Alvaro, Pedro e Maricota


Blogueiros queridos, feliz 2009 para todos!!! Saúde e paz!

Anônimo disse...

Queridos sobrinhos,

Mais um Super susto ! Vocês. infelizmente, estão "expert" em ficar com o coração na mão. Graças à Deus, nossa Beloca pode reagir sem internação, o que só vem comprovar como tudo está caminhando da melhor forma possível. Deus é nosso Pai !!!!!

A retrospectiva que vocês fizeram do ano que finda, foi muito linda e
verdadeira. Todos deveríamos fazer
um bom balanço anual para tentarmos
aprender e crescer como filhos de Deus que somos. Vou tentar fazer
a minha. Obrigada pelo exemplo.

No mais, queridos, desejo à esta querida, lutadora e vitoriosa família, tudo,tudo, tudo de melhor,
no ano que chegae em todos os próximos.

Com o carinho de sempre, um grande beijo da tia Cristina

PS1 Os meus melhores votos à todos os participantes desta corrente de
Fé, Amor e Esperança.

PS2 Germana, obrigada pelo carinho,
e tenha certeza de que o seu querido Bob faz parte das nossas melhores vibrações.

Anônimo disse...

Bel e Rodrigo,
2008 vai embora, carregando tudo o que de negativo provocou. Se vcs forem se sentir mais seguros, deixem as malas prontas, mas coloquem em outro lugar (escondidinhas) para que esse ano "danadinho" não se confunda e leve as malas também.
Tenho fé de que essa nova etapa será cheia de bons acontecimentos. Da alegria nas pequenas e grandes coisas, da felicidade sendo vivida sem parcimônia. Em especial para vocês quatro, que encararam de forma corajosa as adversidades. Que fizeram e ensinaram a fazer do limão a limonada. Que escancararam os corações mostrando como são lindos. Que criaram este espaço de fé, solidariedade e amizade.
Na época em que as esperanças se renovam, vocês serão os pioneiros das boas notícias.
Beijos,
Maria Elisa
PS: Para todos os queridos blogueiros um 2009 igualmente maravilhoso. Esperando que, mesmo com o estado de "Volto Já", nosso bate papo tão agradável e frutífero não se perca.
PS2: Gê adorei sua lista,que igual a de Papai Noel "não se esqueçe de ninguém". Como não tenho essa competência, mando um beijo para todos, todos mesmo, mas sem a coragem de listar nominalmente, sob pena de ser injusta e esquecer alguém.

Anônimo disse...

Queridos Bel e Rodrigo,
Que 2009 seja um ano MARAVILHOSO! Que a Bela fique 100% boa e que todos os seus sonhos se realizem!

Muita saude, paz, amor e dinheiro no bolso!
Beijos,
Ana Paula C. Branco

Anônimo disse...

Bel e Rodrigo,

Um susto de última hora não precisava mesmo. Ainda bem que foi sustinho. Se é que há sustinhos nesse planeta. Que tudo fique bem.
Engraçado que eu voltei lá do meio do nada (de onde postei outro dia) com a maior febre, mal estar, dor de cabeça... Fui parar no hospital (já de volta ao meio do tudo) e como a sala dos adultos estava cheia me colocaram em uma sala de crianças pois eu precisava fazer uns exames e tomar umas coisas na veia. Fiquei lá, com um cateter na veia, esperando no meio de borboletas coloridas e pinturas na parede e pensei em vocês, na Bela, no tanto que já foram e vieram de hospitais e salas de exame com brinquedos infantis. Tudo em situações tão mais críticas. Pensei também no pessoal lá do meio do nada, sendo "meio do nada" muito mais um conceito do que um local geográfico. O conceito do não se ter acesso a essas facilidades que temos, ou quando se tem são mais dificuldades (pela precariedade do que é oferecido) do que propriamente facilidades. Lendo o que lhes entristece no post de hoje (instalações precárias do INCA, Hospital da Lagoa e outros locais públicos) vejo que, neste caso, ficamos tristes pelas mesmas coisas. Certamente ninguém aqui é insensível a isso. Quem sabe o blog comece a virar um ponto de mudança para algumas coisas? Ponto de partida para uma ou outra iniciativa que possa trazer facilidades para quem tem só dificuldades. Ano novo começando, é sempre hora de aparecerem idéias do que podemos fazer diferente.
Espero que Bel e Bela já estejam bem para aproveitarem a passagem para um ano novo que será certamente melhor para vocês do que o que está acabando. Desejo novamente FELICIDADE para vocês todos e que 2009 seja um ano sem sustos. Ou, se isso for muito fora da realidade, pelo menos um ano de poucos sustos (pequenos).
Vim para o Rio com a turma toda hoje e passo o reveillon por aqui. Estando geograficamente próximo, posso mandar bons pensamentos de forma mais efetiva para vocês dois, Nana e, em particular, Bela.
Feliz ano novo.
Para todos aqui do Blog, também desejo Felicidade e que 2009 seja excelente para todo mundo.

Um beijo a todos,

Roberto Newton e turma

Anna Claudia disse...

Queridos Bel e Rodrigo, queridos blogueiros

Vim postar um feliz ano novo e me derapei com esse post lindíssimo e emocionante.

Que alegria que a noite de reveillon será em casa ! Lembrem-se que pode ser mais difícil agora para ser mais fácil no futuro !

Desejo a todos um ano novo maravilhoso com muita SAÚDE, paz, amor e realizações.

A minha boa notícia é que ontem Anna Luísa fez o exame de controle e está maravilhosa ! Amém ! Assim, caminhamos mais felizes !

Hoje, dia de agradecer, dia de sonhar, deixando para trás o ano velho (tão difícil para vocês) mas que também foi o ano do renascimento da Bela !

Que venha o ano novo, que aqui estejamos juntos para celebrar e compartilhar amor e ótimas notícias !

Com amor,
Anna Cláudia

Anônimo disse...

Minha Madrinha querida e Rodrigo,
2009 será um ano de muitas bençãos para vocês e nossas queridas pequenas!! Aqui estamos indo de acordo como a vida quer. Minha avó, D. Dulcelina nos seus 91 anos está nos mostrando o quanto a paciência é algo nobre de se ter. Esperamos que 2009 seja um ano de corações pacientes!! Quero pedir sua benção e a de meu Padrinho Paixão também, para que meu 2009 seja bastante promissor. Sinto muitas saudades de vocês e espero que possamos nos encontrar em 2009. Que Deus nos abençõe neste novo ano que se inicia e que Bela e Mariana lhes dêem muitas alegrias nesta nova etapa de vida que começa. É o que deseja sua afilhada, do fundo do meu coração. Sua comadre manda beijos e muitas bençãos. Um grande beijo na Família Sertã Paixão Capistrano. Fiquem com Deus sempre. um bjo.

Anna Claudia disse...

Queridos Bel e Rodrigo,

Que bom que 2008 ficou para trás !

Hoje, dia 1o. de janeiro, inicia um ano novo feliz para todos nós.

Amém !

Muitos beijos, luz e paz !
Anna Cláudia

Anônimo disse...

Bel, Rodrigo e meninas,
nós aprendemos muito com vocês neste ano que passou.
2009 chega agora trazendo ótimas vibrações. Muito amor, saúde e paz. A cura da Bela é uma realidade. Daqui pra frente, casa nova, escola nova, viagens, brincadeiras... Tudo aquilo que vocês merecem.
Um beijo carinhoso
Lu, Décio e João.

Anônimo disse...

Bel, Rodrigo, Nana e Bela.

Um Feliz 2009 para todos vocês! Que este ano que está começando só traga alegria para vocês!

Beijos,
Juju

Paula Bento disse...

Primeiro dia do ano!
Que todos vocês tenham pelo menos 365 momentos felizes em 2009! Pelo menos um por dia, é o que realmente importa!
Beijos
Paula, Claudio, Felipe e Flavio.

Germana disse...

Não aguento de saudades e passei aqui para dar um beijinho. Que lindo o retrospecto de 2008. Um ano que nunca será esquecido. Para nós foi o ano da perda de um pai (meu sogro) e do nascimento de um filho. Tudo muito forte. Como diz o Lédio, um choro se confundia com um sorriso. Uma perda com uma chegada. E a força da felicidade acabou se impondo diante da dor da perda.
Para vocês, imagino que esse fim de ano de CURA (apesar da última visita do ano ao Copa D´Or... não precisava!) supere com folga toda a dor e a aflição de todos esses meses percorridos até a manutenção.
Daqui para frente, em 2009, só felicidade, alegria, pequenas e grandes conquistas.
Aprendemos MUITO com vcs, amigos!
Um beijo gigante,

PS: foto do último dia do ano, Bob a caráter para o réveillon.
PS2: Viajo de novo para a última semana de férias. Até a volta.
PS3: beijos aos amigos queridos BlogFamily.

Anônimo disse...

Queridos amigos , lindo o post de vocês, dizendo como foi o ano, o que aprenderam, etc...Eu nem sabia que vcs. tinham levado esse susto com a Bela, mas estava desconfiada de que alguma coisa tinha acontecido, pela expressão do Rodrigo que eu encontrei aqui no prédio e até da que foi babá da Bel. Resolví olhar no blog e lí que algo tinha acontecido, mas que, graças a Deus tudo estava bem de novo.
Tudo isso que vocês desseram no blog, com certeza são coisas que já estavam dentro de vocês e os acontecimentos com a Bela, foram o veículo que fez tudo isso vir à tona.
Infelizmente também não tínhamos bola de cristal e como voces , também não prevíamos essa queda da bolsa!!!!O jeito é aguardar os acontecimentos e que isso nos faça lembrar o que um velho tio meu sempre dizia: bolsa é jogo, se tem gente ganhando é porque tem gente perdendo...A minha pergunta é: com tanta gente perdendo, quem será que está ganhando ou ganhou além daquele Murdoff???
Desejo a voces mais uma vez uma 2009 maravilhoso, sem sustos, no novo apartamento que deve estar lindo!!!!
Muita saude e paz, Cecilia e Oswaldo.

Anônimo disse...

Bel e Rodrigo,
Depois de 15 dias de férias, enfim estou de volta!!
Mas, não estou entendo nada!! Hoje aqui é dia 4, aí dia 3 e o último post foi do dia 31 de dezembro??
Espero que eu seja lida!!
Bem, durante estes dias fora, no Vietnam e Camboja, não tive tempo de entrar no computador, mas todas as noites antes de dormir, quando parei para rezar, a Bela, foi sempre lembrada e a torcida para que tudo estivesse correndo bem, foi diária.
Espero que estes dias sem postar estejam sendo ótimos como os anteriores, vide as fotos!!!
Este questionário, realmente só constata a garra, perseverança, união e AMOR incondicional de vocês dois pelas suas queridas filhas.
Enfim, o que eu mais desejo a minha família, a todos vocês e a todos que aqui acompanham a quase um ano a luta pela CURA da Bela é SAÚDE!!
Podem contar comigo com mais assiduidade de novo.
Adriana
P.s. Amigas blogueiras, estou com saudades!!! Feliz 2009!!

Anônimo disse...

Bebel e Rodrigo,

O ano de 2008 foi um grande ano, um ano de muitas dificuldades, muitos sustos, mas principalmente muitos aprendizados e muitas superações! No final o saldo é positivo.

Qto aos questionamentos de vcs, me faço diariamente deste de que comecei trabalhar em Hospitais públicos!!

Tenho a impressão que vivemos em uma redoma e ao ir trabalhar no Fundão coloco a cabeça fora desta redoma e vejo o mundo real... é muito duro ser doente no nosso Brasil! Poderia ficar horas contando fatos de arrepiar, mas o principal é termos a consciência que podemos fazer algo para mudar esta realidade, temos o VOTO, mas pricipalmente temos as nossas ações!

Não será fácil trazer nosso país para para uma saúde pública de qualidade, mas um dia chegaremos lá! Não para nós, nem para nossos filhos, mas quem sabe nossos netos...

Sugiro verem o documentário "Sicko SOS saúde" e verão que os planos de saúde tem uma grande culpa pelas agruras de nossa saúde pública. O filme é sobre o falido sistema de saúde norte-americano, mas pode ser adaptado para cá.

Qto à 2009 vamos continuar focados em vcs e vibrando com as sucessivas melhoras da Bela.

Feliz 2009 para todos do Blog!

Capistranos do Recreio!
Carlos Roberto, Cida, Carolina e Bruno.

Anônimo disse...

Olá queridos, FELIZ 2009 !!
Espero que todos os queridos blogueiros tenham começado bem o ano, assim como a "pequena família "- Bel, Rô, Nana e Bela, graças a Deus todos em casa e em paz.
Fiquei tb emocionada de ver o balanço 2008 de vocês, e ver o tanto de coisas bacanas que foram escritas me renova as esperanças para 2009.
Sabem, confesso que já estou de saco cheio desses prognósticos "urubuzentos" para este ano. Não estou negando a realidade nem a dureza desses tempos de ajuste mundial que estamos vivendo ( uma especie de acerto de contas entre a ganância desenfreada e a "sensatez" perdida), mas chega de só ouvir coisas negativas ! No que está ao nosso alcance, dá pra tocar a vida e ser feliz apesar da queda da bolsa, alta do dolar, recessão, etc.
Lendo o lindo balanço 2008 da Bel e do Rô , dá pra ter certeza de que podemos ser felizes em 2009 !
E mais ainda se continuarmos juntos, mantendo nosso bate papo virtual, apassando por aqui vez ou outra pra dizer alô e matar as saudades.
Dri, bem vinda ! Manda fotos do Vietnã e Cambodja pra gente ver ??
Anna Claudia : fiquei mto feliz com as boas novas do exame da Anna Luiza , agora Natal pra vcs é só tempo de celebração, aleluia !
Aninha e Tininha : ligo pra vcs pra combinar nosso passeio na Barra,
um beijo grande em todos
Anne