domingo, 31 de agosto de 2008
D222 R49, jogo adiado mais uma vez!
sábado, 30 de agosto de 2008
D221 R48, sinal verde
sexta-feira, 29 de agosto de 2008
D220 R47, sinal verde, amarelo, vermelho!
.
quinta-feira, 28 de agosto de 2008
D219 R46, a fofinha pequena apoiando a média
quarta-feira, 27 de agosto de 2008
D218 R45, o tempo no nosso planeta é diferente
terça-feira, 26 de agosto de 2008
D217 R44, mais um 'not yet'
Esse atraso tem um lado positivo, que é a Bela ficar um tempo sem QTs e seu organismo vai ficando mais "limpo", nos permitindo ter muito do que ela sempre foi de volta. Ainda está se recuperando do tranco dos corticóides, pois ainda está roliça, com papo e sente a musculatura e ossos, principalmente para se levantar, apoiando suas mãos sobre os joelhos. Essa "limpeza" é sinônimo de acesa. Ontem estavam elétricas, indo dormir tarde. Para nossa surpresa, ou desespero, acordaram relativamente cedo.
Essa "madrugada" da Bela nos levou a optar por ir cedo hoje com ela para fazer os exames. Vovó Cecília nos ajudando mais uma vez com a Nana, que também "madrugou". Certamente a Bela iria tirar sua soneca da tarde e em casa é bem melhor do que no hospital, ainda mais quando era um pit-stop rápido, apenas para colher o sangue. O rápido acabou se alongando, pois o hospital e o plano mudaram o procedimento dessas internações rápidas para hemogramas, criando uma maior burocracia e acabamos saindo sem que a autorização da internação tivesse chegado. Como somos fregueses da casa, cartão diamante, nos liberaram e ficamos de assinar os documentos na próxima ida.
O resultado saiu de tarde. Os leucócitos já ultrapassam um pouco mais o mínimo exigido, mas os neutrófilos, demoram a voltar com força. Subiram um pouco mais, mas muito pouco, ainda abaixo do mínimo para a próxima fase e também deixando a Bela na área de imunidade baixíssima. Sentimos que estamos quase lá e optou-se por tentar mais um na sexta e se Ok internar no sábado, ao invés de checagem no final de semana com internação na segunda, que fica como plano B.
No final da tarde, a escola ligou para a Bel avisando que a Nana, que já estava com o nariz escorrendo, estava febril e muito caidinha. Só não conseguiram saber quanto de febre, pois fez um escândalo para colocar o termômetro. Falta de costume. A Bela até explica como faz! Coração de mãe acelera nestas horas. Nana doente é uma preocupação por ela e pela Bela, no momento com baixas defesas. Ela chega da escola sem febre, mas reclamando de dor na cabeça, na altura dos olhos. Toma Tylenol e desaba. Dorme duas horas e meia. Acorda super bem disposta, bate um pratão de comida e liga as turbinas para brincar com a irmã. Já sentimos o drama dos horários indo por água abaixo mais um dia, pois a outra baixinha já estava turbinada tendo dormido mais de 1 hora a tarde. Noite longa, com show de balé das duas, brincadeiras de pique, desenhos, imitação de bichos e outras brincadeiras muito engraçadas. Acabamos tendo uma noite para lá de divertida, mas... dormir que é bom, nada. Só muito tarde. Ok, depois consertamos.
Quanto ao Mc Dia Feliz, se quiserem comprar os tíquetes, não deixem de ligar para a Renata Cordeiro, pois ela tem uma série de tíquetes para vender, que já tem destino certo, recursos "carimbados", que irão para a construção de uma futura emergência pediátrica para o INCA. Comprem dela se puderem e distribuam de presente para sensibilizarem mais pessoas pela causa, que é super nobre. Seu telefone é (21) 9981-4558.
Vamos mentalizar a medula da baixinha enchendo e os neutrófilos dando seus sinais de vida, para que na sexta tenhamos critério e possamos passar um final de semana internados, por uma boa causa. Fiquem com Deus. Obrigado por sua presença. Até amanhã com beijos e abraços da Bel e Rodrigo.
segunda-feira, 25 de agosto de 2008
D216 R43, mais uma contagem regressiva
Fomos abduzidos para um mundo para o qual não pedimos para vir, mas uma vez que estamos aqui é foco total no tratamento e cura da Bela. Entretanto, não podemos ficar aqui só de passagem. Aprendemos muito. Conhecemos ainda mais. Superamos algumas barreiras. Transpusemos fronteiras. Perdemos alguns medos. Temos ainda muitos outros, mas temos que fazer algo mais, e juntos podemos fazer muito mais. Faz bem à alma. Entretanto, novamente, as prioridades são a nossa Bela, seu tratamento, sua cura.
O dia foi relativamente calmo, com uma saída rápida para a pracinha de manhã na companhia do nosso amigão Pepê e sua babá Cristiane. A Bela adora o "Pê" como as duas o chamam, sendo seu novo sub-apelido. O principal, que pegou totalmente, foi dado pela Nana quando tinham em torno de 1 ano. De novo, vamos no final da manhã, quando a pracinha está sem crianças e praticamente privativa. Na volta, tour pelo lago das tartarugas e Pepê prefere ficar com as duas aqui em casa, para tomar banho, almoçar e irem juntos para a escola. Soninho de tarde para a Bela e na volta da Nana da escola, muitas brincadeiras juntas. Hoje foi aula da Nana para todas as bonecas, incluindo a Teté, absolutamente encantada com a idéia da escola. Já estava de mochila nas costas.
A noite, não há jeito mais da Nana dormir sozinha, só quer dormir no quarto da irmã. Hoje mamãe comprou novos edredons para ela e bem que tentou voltar para a sua cama, mas antes de adormecer, perguntava para a mamãe "Mãe, no nosso país tem bruxa?" "E a fada dos dentes, pega os brinquedos das crianças ou só os dentes?". Depois de um papo com a mamãe, confessou que estava com medo e que queria dormir com a Teté. Sem problemas, montamos um grande camão no chão do quarto da Teté e adormeceu em 2 minutos.
Amanhã é dia. É dia de mais um hemograma de checagem e troca do curativo do cateter. Mais uma espera por um resultado que nos diga que estamos aptos para continuar o tratamento. Uma semana de atraso protocolar, esperado ou permitido, mas quando começa a se alongar começamos a ficar novamente preocupados. Talvez seja o estado constante nesse planeta: preocupados. Talvez atentos? Sim, mas sempre com uma ponta de preocupação. Já aprendemos que a recuperação da medula, quando volta a encher após longos jogos com os nossos amigos quimioterápicos, não é em progressão aritimética ou muito menos geométrica, mas temos a expectativa de que atinjamos a contagem mínima de leucócitos e do sub-grupo da defesa, os neutrófilos, para seguirmos em frente.
Se tivermos sinal verde, já na quarta vamos para um jogo com o velho amigo de jogo chamado Induxan, que requer uma internação de um dia, pois é preciso haver novamente uma hiperhidratação. Tudo dando certo, saímos na quinta. Jogo de um set só, mas é partida longa e cercada de muitos cuidados, pois nosso parceiro de jogo é mais um daqueles parceiros desengonçados, meio desajeitado, que saca forte e ficamos encolhidos na rede pedindo que a bola passe por cima e não pegue nas nossas costas.Ainda há mais jogos pela frente. Iremos enfrentar mini-partidas, 4 sets, com os também já conhecidos "bloquinhos" de Ara-C do passado, um em cada dia, mas de day-clinic, 4 vezes por semana, por duas semanas. Preferimos não olhar ainda mais a frente, pois o campeonato é longo e estamos nos preparando para os jogos que temos pela frente.
Agradecemos a todos vocês que abraçaram as causas, a nossa causa, sempre passando por aqui, lendo, comentando, ou apenas lendo e se manifestando em pensamentos e orações pela nossa Bela. Abraçaram causas maiores do que as nossas, ajudando o Gui, rapidamente nos ajudando a conseguir o Erwinase que precisava, e agora até se aventurando em um Big Mac e dispostos a aprender e entender que ser um doador de medula é mais simples do que se imaginava.
Muito obrigado a todos vocês, do fundo dos nossos corações. Fazem isso tudo valer a pena. Fazem valer muito a pena. Esperamos que tenhamos bons resultados nos exames de amanhã. Fiquem com Deus.
PS1 Mc Dia Feliz: Nota de coluna de jornal/blog de jornalista: Renata Cordeiro Guerra, sócia do Arte de Receber, está em plena campanha de arrecadação para o INCA. Há quatro anos, a empresária luta pela causa, depois que seu filho, de então 2 anos, foi atendido pelos médicos do Instituto e ficou sensibilizada com a precariedade do local. Ela é uma das voluntárias do Instituto Ronald McDonald para promover o McDia Feliz, maior campanha do País de combate ao câncer infantil, este ano no dia 30 de agosto. Renata tem uma meta: pegou 40 mil tickets, cada um no valor de R$ 7,50, e, se vender tudo, o INCA vai ganhar um setor de Emergência Pediátrica. Para ajudar, é só ligar: (21) 9981-4558.
Em tempo, fomos apresentados à Renata, com quem falamos por telefone logo que soubemos do diagnóstico da leucemia da Bela. Foi mais um dos grandes apoios que recebemos quando sequer sabíamos onde estávamos ou para onde iríamos.
PS2 Reportagem JN de hoje que vale a pena conferir (ler e ver o vídeo): http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL736385-5605,00-MENINO+QUE+COMOVEU+PAIS+VOLTA+PARA+CASA+APOS+TRANSPLANTE+DE+MEDULA.html
PS3 Doação Medula HemoRio: Marcamos de fazer o nosso teste para a tipagem na próxima segunda, quando também agendamos uma conversa com a Coordenadora de Promoção de Doação de Medula, para vermos como o HemoRio pode se organizar com as empresas, indo até elas. Avisaremos.
domingo, 24 de agosto de 2008
D215 R42, Vamos doar VIDA?
sábado, 23 de agosto de 2008
D214 R41, ainda sobre o câncer infantil...
Hemorio
Rua Marquês de Itú 579 (próximo ao metrô Santa Cecília). de seg. à sexta das 7:00 as 18:00hs. sab. até as 15:00 hs. Colher 2 tubos de 5ml. Tel: 21767000 R-5962
sexta-feira, 22 de agosto de 2008
D213 R40, Mas Que Dia Mais Feliz
"É uma caloria do bem !!!!!!!!!!Lembro-me que antes de ter visitado o Planeta Leucemia, era simpática à campanha e me sensibilizava. Mas não tinha noção da importância dela. Quem diria que um dia eu seria mais do que simpatizante ? Vamos combinar: o tratamento, por si só, já é punk demais ! Para quem não tem recursos, um desafio extra extra extra extra !!Imaginem: a Bela pode pedir "caminha, caminha, caminha", pode pedir "papá para comer", pode ter erwinase quando precisa, pode ter de tudo e amor e carinho de todos (maravilha !!!). Essa é a realidade de poucos !!!!!! Vamos ajudar a contagiar nossos amigos, colegas de trabalho !!! Vamos prestigiar, levar nossos filhos para comer o sanduíche e explicar essa ação de solidariedade para que estes também contagiem seus coleguinhas !"
quinta-feira, 21 de agosto de 2008
D212 R39, passando o tempo brincando
Outro ponto muito importante, é que fora o "doping negativo" causado pela cortisona, o astral da nossa guerreira é muito alto, tem vontade de brincar, de pular, de cantar e adora conviver com os amiguinhos, hoje na sua maioria amiguinhos da Nana. Mas pouco importa, para ela, são dela, listados igualmente no seu coração como suas primas e seus pais. Sabemos das limitações que esta fase de baixa defesa da doença nos impõe. Mas a presença de mais uma ou duas crianças em casa, transforma ainda mais a vidinha da nossa pequena. Aí a doença é realmente esquecida por ela, fica em igualdade com a criançada, brincando, se fantasiando, correndo e se divertindo.
Ontem a Bela já falava na amiguinha da Nana, a doce e meiga Bebel, pela qual tem um grande carinho. Ontem mesmo marcamos da Bebel vir para cá no final da manhã para brincar e almoçar por aqui. Hoje de manhã, Pepê também veio e os 4 brincaram juntos no play, almoçaram e se divertiram juntos. Felicidade absoluta da Bela. Lógico que sem abusar, estimulamos este tipo de programação com as pequenas, pois para o psicológico da Bela é importante demais. É um prazer vê-la se divertindo com a criançada. Criança não liga para o "paninho", não repara na ausência do cabelinho e simplesmente considera a Bela mais uma criança, uma amiguinha como as outras. É o máximo. O chapeuzinho é para proteger sua cabecinha do sol, que fica muito exposta. As fotos que a Tia Teresa tirou pelo celular falam por si. Só o banho é que ficou para os "grandes", a limitação do catéter nos impede que ela entre na bagunça, por enquanto...
De tarde, ficamos pela casa. Sonequinha curta no fim da tarde e quando acordou, mamãe já chegava com a Nana da escola. Desta vez, viemos acompanhados pela amiguinha Lulú e nossa vizinha da Rua Itaipava, que ficou brincando por aqui, jantou e depois foi para casa. Mais alegrias para a Bela.
Os exames de checagem ficaram para sábado, para dar um pouco mais de tempo para a medula se recuperar. Vamos ver. As dores na boca melhoraram. O inchaço no corpo vem diminuindo lentamente. Medimos diariamente seu abdome, pois qualquer aumento neste momento seria preocupante, ele só pode e deve diminuir.
Agradecemos tantas manifestações e dicas sobre o sono das crianças. Como qualquer coisa que aconteça com a Bela já nos deixa preocupados, essa seria apenas mais uma, pois a Nana teve terror noturno com aproximadamente um ano e meio de idade. Até neuropediatra procuramos na época. Começou a dormir bem somente a partir dos 3 anos. Realmente é a potencialização dos sustos de tudo o que acontece, ou pode acontecer, com a Bela.
Acreditamos que hoje terminamos de enviar os emails das ajudas para o Erwinase do Gui. Tenham todos vocês uma excelente sexta-feira. Fiquem com Deus e até amanhã.
quarta-feira, 20 de agosto de 2008
D211 R38, vamos indo
terça-feira, 19 de agosto de 2008
D210 R37, na espera...
segunda-feira, 18 de agosto de 2008
D209 R36, mais um dia de Nana
.
domingo, 17 de agosto de 2008
D208 R35, obrigado Erw
sábado, 16 de agosto de 2008
D207 R34, fim de mais uma fase
sexta-feira, 15 de agosto de 2008
D206 R33, momentos de superação
A animação tem sido tanta, que agora luta inclusive com o seu sono da tarde, nosso velho aliado para a recuperação das forças da pequena e para que conseguíssemos passar o tempo mais rapidamente no hospital. Ruim por um lado, excelente por outro. É a nossa Bela! Estamos terminando de superar o primeiro obstáculo das doses maciças de corticóides. Maravilha! Entretanto, vamos para um segundo limitador, que tem sido a sua condição física, de um corpinho fragilizado pelos corticóides, principalmente seus músculos. Tem dificuldade até para subir na sua caminha e nos sofás. O abdome distendido também atrapalha bastante. Nem liga, vai do jeito que dá e se preciso for, um discreto empurrãozinho nosso no bumbum resolve. Contorna-se e é questão de tempo. Já assistimos essa volta uma vez e aguardamos por mais uma agora. Entretanto, ainda temos o limitador da falta de defesas. Esse não há empurrãozinho que resolva e precisamos aguardar que sua medula "pegue" de novo, após os sucessivos trancos que tomou dos nossos amigos quimitoterápicos das últimas 5 semanas. Reclusão total, para que continuemos os trilhos.
.
Com a Bela alegre e animada, as restrições ficam mais claras para ela. Hoje não foi diferente. Arrumamos a logística da manhã para a Nana ir para o clube com o Pepê, sendo levada pela Vovó Lena. A prudência nos impõe que a Bela fique em casa, mas com muita tristeza e choro ao ver a sua irmã ir. Repetia aos prantos "Eu quelo íh", "Eu quelo ih". Muitas conversas e tentativas de distração, mas em vão. Foram alguns minutos de muito choro, bem sentido. É duro, mas a causa é mais do que nobre. Queria ir tomar sorvete de tarde e conseguimos contornar, levando-a para buscar a Nana na escola. Do jeito que dá, conseguimos tirá-la de casa, com todo o cuidado, para que não fique o tempo todo enclausurada. Não é da forma que gostaria, mas agora que está mais animada ela sente, mas rapidamente se conforma.
Bel aproveita a calmaria e alegria do almoço da guerreira para fazer alguns alongamentos na academia do prédio. A coluna agradece. Rodrigo consegue sair mais cedo do trabalho e tira um bom sono no final da tarde/início da noite, restaurador. A melhora do humor e menor prostração da Bela nos animam bastante, ajudam na recuperação das nossas forças, nos permite relaxar um pouco, apesar dos cuidados extremos com suas defesas. Relaxamos, mas não ficamos desatentos, pois esses cuidados todos nós já conhecemos há mais de duzentos dias e já estão no automático aqui de casa. Não nos assusta, mas ficamos atentos a tudo e a todos.
Teremos um final de semana de tratamento, pois nossa janela do protocolo está quase fechando. Amanhã é dia de hemograma de checagem, para vermos se há critério para a última aplicação do Erwinase. Tudo dando certo, domingo é dia de QT. Esperamos que consigamos fazer essa QT que falta, apesar de acharmos que ainda teremos que esperar um pouco mais para que tenhamos os critérios para iniciar uma nova fase nesse protocolo, com novos amigos quimioterápicos chegando para jogarem juntos de nós. Se as taxas permitirem, já na segunda há nova internação para mais QTs. Novas QTs.
Tendo critério, domingo é mais um dia de QT com o nosso amiguinho Gui. Mais uma sobra preciosa da Bela e, tudo dando certo, como vai dar, ele já ficará com uma ampola cheia que sobrará da Bela. O tratamento dele é bem mais intensivo do que o da Bela e ele precisará das 5 ampolas que estão sendo importadas e chegam no dia 22. Com isso ele cobre quase que todo o seu protocolo, que é de alto risco. Sua janela protocolar deve dar para a aplicação total. Agradecemos de todo coração as inúmeras mensagens de apoio ao Gui. Estaremos respondendo todos os emails que faltam e dando as informações para todos vocês. A ajuda é muito bem-vinda, principalmente por vocês terem colocado o Gui junto da Bela em seus pensamentos, orações e intenções.
Tenham todos um excelente final de semana. Por mais que saibamos que o noso será intenso, em função do tratamento e que a Bela esteja sem defesas, por termos ela voltando a ser o que era já nos deixa muito mais tranquilos. Agradecemos a Deus e hoje em especial a Nossa Senhora. Dia 15 de Agosto, dia de Assunção de Nossa Senhora, que teve uma presença especial, marcante, na história que já contamos sobre o nome das meninas no post do D35. Fiquem com Deus e Nossa Senhora e até amanhã.
PS1: Anna Claudia, ficamos felizes demais com as notícias na Anna Luísa! Podemos afirmar de carteirinha que nenhuma outra notícia pode deixar os pais mais felizes do que esta. Que bom! Dê muitos beijos nelo por nós.
PS2: Adriana, excelente viagem de volta com sua família para o "outro lado do mundo". Voltamos a nos reencontrar através do blog. Foi muito bom estarmos juntos aqui no Rio. Estaremos juntos, apesar dos fusos horários trocados.