segunda-feira, 11 de agosto de 2008

D202 R29, a gente vê a hora passando...

O retrospecto é de termos sempre um porém às segundas-feiras e hoje foi um pouco diferente. Parcialmente diferente. Noite mal dormida, com a Bela acordando e chorando, que faz os nossos corações pularem pela boca. Não sabemos ao certo o que foi, mas foi o suficiente para tirar a Bel da cama e dormirmos mal, mais uma vez. Rodrigo logo cedo fazendo a conexão farmácia que manipula as QTs-hospital, assim como hospital-plano de saúde, pois a QT adicional do Erwinase ganhou o sinal verde somente ontem a noite. Graças a Deus time completo hoje de QTs que a Bela recebeu bem, mas sente os efeitos de um dia bastante duro. Melhor exemplo: ficar sem fome na fase atual. Rapidinho apareceu de volta...

Não podemos reclamar do sono da nossa guerreirinha em grande parte desse tempo que visitamos esse outro planeta. Pode dormir tarde ou pedir uma mamadeira cedo, mas usualmente tem dormido relativamente bem. Nos últimos dias não tão bem. Não sabemos ao certo o que foi, mas essa madrugada acordou chorando e gritando às 4 da manhã, suficiente para tomarmos um belo susto e demorarmos a voltar a dormir. Tem acordado também esfomeada nos últimos dias, obrigando-nos a abrir a cozinha mais cedo. Hoje urrava de fome.

Ontem, após o resultado do hemograma de checagem, somente conseguimos falar com a hematologista e nos acertarmos nas doses do Erwinase de hoje e mais duas QTs que ainda temos pela frente. Se não entendemos de medicina, ao menos fazer contas matemáticas nós sabemos e conseguimos acompanhar as estratégias possíveis, opinar e participar da decisão do que temos pela frente, no futuro bem próximo. Nossa preocupação era pelo dia longo que seria hoje e não correr nenhum risco do Erwinase perder o prazo de validade. Nem pensar! Não conseguimos falar com o nosso contato na farmácia que manipula as QTs e já dormimos com esta preocupação, mesmo com um SMS enviado de madrugada, para ver se o assunto saía da cabeça um pouco e nos permitiria uma noite de descanso.

A logística para hoje estava nos preocupando, pois o Erwinase é o que entra por último e ficamos ressabiados com a perda de validade do Elspar, naqueeeeela segunda-feira, que não pode ser classificada como um bom dia. A farmácia ficou em uma situação onde hoje tinha dois clientes pedindo horários distintos: o hospital e os pais da paciente, com o seu Erwinase. Somente por volta de 11 horas conseguimos consensuar um horário que daria para que tudo fosse enviado a tempo para o Copa D'Or e que nos desse uma margem de segurança para a questão da validade da QT do Erwinase. Nesse meio tempo, ligações para lá e para cá, para confirmar a internação de hoje, que teria o time completo dos nossos amigos quimioterápicos em campo.

Dia de escola da Nana, que pedimos ajuda cedo para a Vovó Cecília, pois era prudente começar a rotina do day-clinic mais cedo do que o usual. Hoje não daria tempo de deixar a Nana e ir para lá e a vovó carinhosamente levou e buscou nossa "morena das neves". Horários prudentes, hoje da expedita Bel, que já conhece bem como o tempo se esvai em todo esse processo. Se tudo desse certo, do verbo nunca dá, não seriam oito horas de day-clinic, que hoje estava lotado, com Bela e Gui ocupando suas posições e mais um menino no 3º leito. Nosso sorridente amiguinho estava hoje bastante irritado. Entrou nos corticóides também. Pudera. Cada um reage de um jeito. A Bela deprime, o Gui se irrita, e como. Hoje foram mais de 3 horas gritando. Nossa baixinha mais uma vez valente, aguenta o long day-clinic, de forma serena, tranquila, na medida do possível. Sua sabedoria nos impressiona. Teve hoje a companhia da sua vida em forma de mãe e sua outra vida em forma de babá. O jogo hoje foi duro e bastante longo, com diversos parceiros de jogo, até a chegada do tão esperado, temido mas desejado, duro e desajeitado Erwinase. Em duas eternas horas fez seu papel, fechando o dia, mais um set jogado.

No estado geral, algumas preocupações: abdome bem inchado, respiração bastante ofegante e algumas alterações febris por volta de 37,3º ao longo do dia. A fraqueza muscular também permanece e continua apresentando dificuldades para se levantar do chão, tendo que se apoiar no joelho. O nariz escorrendo melhorou no fim do dia, mas a voz apresentou alguns sinais de rouquidão. Uma parte disso pode estar associada "apenas" aos corticoides ou às reações das QTs. Teremos que continuar observando 100% do tempo.

Cansaço de todos na volta do hospital, pois ao meio dia estávamos saindo para só chegar em casa de volta às 9 da noite. Loooongo dia, ainda com muita tensão. Vamos tentar descansar agora para seguirmos com a semana. Muito obrigado a todos vocês pelos comentários tão carinhosos do fim de semana e por todas as orações para que conseguíssemos superar o dia de hoje da melhor forma possível. Embora tenha sido um dia duro, superamos e vamos em frente. Fiquem com Deus, beijos e abraços e até amanhã.

15 comentários:

Germana disse...

Amigos, bom dia. Vamos combinar que a semana deveria começar na terça, ne? Fui lendo tudo e queria chegar logo a última página do livro para saber o final da história. Até o esperado final feliz, muita angústia, muito jogo de cintura pelo meio do caminho. Não são à toa as comparações com Jack Bauer. Não apenas enfrentam a doença em si, com todos os seus momentos duros, mas ainda têm que checar plano de saúde, horário da manipulação, guardar vaga no hospital, organizar quem leva a Nana para a escola e MUITO MAIS. Tudo isso sem perder a Bela de vista nem por um segundinho.
Mas VAI PASSAR!!!!!!!!!! Temos que sempre olhar para o que já ficou para trás. Como disse a Anne outro dia, o Vale está sendo vencido e agora vemos a Planície começando.
Espero que a terça seja mais light e que aqueles sintomas da Bela comecem a ceder...
VAI PASSAR!!!!
VAI PASSAR!!!!
Queria registrar de novo (pela milésima vez) a minha admiração pela maneira serena e equilibrada como vcs enfrentam tudo isso. Não é fácil, mas (nem sei se vcs percebem) há uma linha de Otimismo em cada post, uma fortaleza que não deixa a peteca cair. Mesmo nos piores dias. Desde que tudo isso começou, ao ler esse blog, nunca mais me permiti reclamar de barriga cheia ou deprimir por bobagem. Não é só discurso não. Impossível não mudar o nosso olhar depois de 200 dias de blog ao lado de vcs. É sério: vcs estão prestando um serviço público (risos) em prol das nossas almas.
Fiquem com Deus, queridos, e que essa terça seja beeeeeeeeeeeem diferente da segunda.
Beijos, Gê

Anne disse...

Bel e Rô:
Que é que a gente pode dizer ?! tudo isso faz parte, né? Não dá , infelizmente , por mais que a gente peça e ore, para fazer uma magica e tudo ficar bem. Quisera eu proporcionar isso pra vcs....
Mas a vida não é assim,e o que a gente pode fazer é pedir para que vcs todos tenham muita força pra atravessar o caminho, porque um dia ele acaba e a gente chega aonde queremos: na cura da Bela !!!
Esse dia está mais perto ,
Um beijo grande
Anne

Anônimo disse...

MAIS UM DIA FICOU PRA TRAS.É NISSO QUE TEMOS QIE PENSAR NO MOMENTO,Q. APESAR DO DIA CHEIO DE PERCALÇOS FOI MAIS UM DIA QUE FOI VENCIDO P/ A CHEGADA DA ETAPA FINAL;A CURA.BELA SEMPRE SE MOSTRANDO UMA GUERREIRINHA E VCS OS SUPER PAIS Q. SÃO!!!VAI DAR TUDO CERTO E PODEMOS PENSAR QTOS DIAS JÁ FORAM VENCIDOS P/PENSAR SÓ QUE ESTAMOS TODOS JUNTOS NESTA JORNADA DE ORAÇÕES E TORCIDAS MIL.UMA ÓTIMA 3ª FEIRA.bETH

Anônimo disse...

Menos uma segunda-feira! Mais da metade do caminho percorrido. O "VAI PASSAR, VAI PASSAR" da Germana, que parece definir o anseio de todos, logo será um "PASSOOOU!!!", com um enorme coro. Fiquem com Deus. bjs Maria Elisa
PS1: Ontem ganhei o primeiro pedaço de bolo do Olavo, que veio junto com um lindo sorriso e a carinha de "denguinho".

Anônimo disse...

Bel e Rodrigo,

A segunda feira já passou e graças a Deus, apesar de todo o cansaço e de todas as "tarefas" cumpridas, tudo correu bem e vcs estão em casa.

Agora é tempo de descansar e recuperar as energias para os próximos dias.

Espero que a noite tenha sido mais calma e que a Bela se sinta melhor, cada dia melhor.

Um beijo com carinho,
Aninha

Anônimo disse...

Vários dias sem acessar o blog por conta de várias coisas. Fiz uma leitura desses dias, para me atualizar.É muito diferente ler em bloco. Ler todo dia é como ir sabendo das coisas, acompanhando. Ler em bloco, acumulando os dias, dá uma noção mais clara das variações, oscilações. E o que eu posso depreender desses últimos dias é que o bicho pegou. Corticóide de um lado, Erwinase do outro. Bel e Rodrigo parecem aqueles malabaristas chineses do número dos pratos. Uma correria louca para balançar a varinha e impedir que o prato caia.
E os pratos não caem. O público delira. Um show!
E assim vamos, dia a dia, prato a prato.
Quanto a mim, não vou tentar recuperar dias ausente. Esse prato jã caiu!
Beijo- Cooper

Anônimo disse...

Vários dias sem acessar o blog por conta de várias coisas. Fiz uma leitura desses dias, para me atualizar.É muito diferente ler em bloco. Ler todo dia é como ir sabendo das coisas, acompanhando. Ler em bloco, acumulando os dias, dá uma noção mais clara das variações, oscilações. E o que eu posso depreender desses últimos dias é que o bicho pegou. Corticóide de um lado, Erwinase do outro. Bel e Rodrigo parecem aqueles malabaristas chineses do número dos pratos. Uma correria louca para balançar a varinha e impedir que o prato caia.
E os pratos não caem. O público delira. Um show!
E assim vamos, dia a dia, prato a prato.
Quanto a mim, não vou tentar recuperar dias ausente. Esse prato jã caiu!
Beijo- Cooper

Anônimo disse...

Bel e Rodrigo,

Muitos dias sem escrever, mas temos acompanhado o dia-a-dia de vocês.
A gente é que precisa agradecer a vocês, por nos ensinarem tanto. Como alguém já disse, a força de vocês, faz com que a gente passe a dar o valor adequado as coisas da vida. Na verdade tanta coisa deixa de ser problema...
Rodrigo, pensamos muito em você no domingo, mas acabei não te ligando para não te incomodar. De qualquer forma vocês estão em nossos pensamentos e orações.
Mesmo não estando tão perto, temos um grande carinho e admiração por vocês.
Você e a Bel, poderiam ser eleitos os pais do ano!
Tudo vai passar, e nós estamos aqui para ajudar vocês neste caminho, nem que seja rezando e torcendo por vocês.

Um beijo dos primos
Deborah, Rodrigo, Lucas e Luisa

Anônimo disse...

Bel e Rodrigo,
espero que a noite tenha sido mais tranquila.
Vocês são incansáveis no sentido mais elástico da palavra.
Nós somos aprendizes.
Agora é administrar a nova fase.
Que todos tenham uma excelente noite de sono, bem reparadora.
Canso só de ler.
Germana tem razão: nós do lado de cá estamos de barriga cheia. Temos que relativizar. E como completou a Deborah, temos que dar o valor adequado às coisas da vida.
Força aí, um dia de menos. Just for today.
Beijos
Nika Pougy
P.S Cooper, estava com saudades. Que bom ler seus (sempre) ótimos textos.

Anônimo disse...

Queridos Bel e Ro,

Amei o texto do Cooper de hj... vcs sao como malabaristas mesmos... e graças a Deus muito bons!

Estou, como sempre, na torcida pela Bela. Continuem com fe e muito malabarismo para enfrentar os ups and downs desta batalha em rumo ao final feliz!

muitos bjs,

Patty Langoni

Anônimo disse...

Queridos Bebel e Rodrigo,
Retornamos de um tempo fora e só na volta conseguimos ter bom acesso à internet. É bom estar de volta aqui no blog tendo notícias da princesinha em primeira mão. Nesses dias afastados ficávamos sabendo das novidades pela Adriana, a Paula e a Anna Paula. Bela e sua família sempre nos encantando com a forma de enfrentar essa jornada. Obrigada por nos deixar participar disso tudo! Voces sao maravilhosos! Boa continuação de semana e que Deus abençoe vcs!
Rodrigo: parabéns do fundo do coração pelo Dia dos Pais! Seu comentário no post de ontem estava lindo, super inspirador!
Um beijo carinhoso,
Lucia e Sergio

Denise Sertã disse...

Bééééééél e Rodrigo,

Dia longo,olho vivo,outra etapa superada.
Nota 10 com louvor!
Parabéns BELA !!!!
Beijos NANA !!!!!!
Denise, Carlos, Lourenço e Olavo

P.S.: Boa comparação com os pratos, Cooper.

Suzana disse...

Queridos Primos "Equilibristas",
Vocês podem não ser capazes de evitar os pesadelos da Bela, mas, com absoluta certeza, são capazes de confortá-la, dando-lhe a segurança necessária para superar todas as dificuldades!
Pode parecer que isso não seja muito, mas é tudo que ela precisa e vai continuar precisando para o resto da vida...
O carinho incansável de vocês demonstra a importância da Bela e o quanto ela é amada!
Esse é o alimento do seu coração, tão importante para o seu equilíbrio emocional e a sua felicidade!
Talvez esse seja um dos fatores que contribuem para a serenidade e a resignação que ela vem demonstrando no tratamento...
Damos graças à Deus por ela ter uma família capaz de suprir todas as suas necessidades!
Que o resultado tão positivo da dedicação de vocês possa mantê-los animados durante o percurso que ainda falta!
De qualquer forma, continuamos todos por aqui...
Beijos carinhosos,
Suzana.

P.S. Tia Cecília, ADOREI seu comentário de ontem!
Foi muito bom ler a sua descrição de histórias lindas que eu não conhecia...
Que bom que a Nana e a Bela vão poder receber sempre essa sua grande "bagagem" de carinho!
Que Deus te ilumine sempre!
Beijos da tua sobrinha-afilhada.

P.S. Germana, fiz um tour completo pelos primeiros meses de vida do Bob!
Obrigada por nos dar esta oportunidade!
Ele é lindo de qualquer jeito, mas de caipira estava absolutamente irresistível!

P.S. Cooper, depois de 200 dias você continua nos surpreendendo!
Muito boa mesmo a comparação com os pratos!

P.S. "Tio Gilberto", senti uma inveja boa das palavras que o senhor escreveu para a Anne!
Não tenho dúvidas de que ela as mereceu, mas também entendo perfeitamente o quanto ela deve ter se sentido honrada com o seu carinho...
O senhor é MUITO querido e especial!

P.S. Maria Elisa,
Quer dizer que o Olavo foi à forra?!
Mas eu aposto que foi merecido!

P.S. Desde o nosso encontro na Fiammeta fiquei com duas dúvidas:
A Paula (linda) Saraiva é a Paula zen?
Outra: A verinha não foi?

Anônimo disse...

Voltei para dizer que as fotos do baby Bob são imperdíveis, assim como a história dos seus primeiros meses de vida.
bjs Aninha

Maria Elisa disse...

Voltei para plagiar a Aninha. As fotos do Bob são realmente lindas, aliás, ele é lindo! Germana, que delícia de filhão. Os olhos além da cor maravilhosa, são expressivos, ele já tem cara de homenzinho. Parabéns para os papais! bjs, Maria Elisa