sexta-feira, 15 de agosto de 2008

D206 R33, momentos de superação

Definitivamente a Bela não está mais prostrada. Pelo contrário, está cada dia mais animada e falante. Estamos vencendo a limitação da depressão forte que os corticóides lhe impuseram. A Bela de hoje está melhor do que a de ontem, e assim tem sido, desde o domingo passado, cada dia uma melhora percebida. Ainda há limitações, mas ela vai superando-as, uma a uma, dentro das fronteiras impostas pela vida que pode ter no momento. Voltam as lições de resignação e a baixinha vai se conformando com o que tem.

A animação tem sido tanta, que agora luta inclusive com o seu sono da tarde, nosso velho aliado para a recuperação das forças da pequena e para que conseguíssemos passar o tempo mais rapidamente no hospital. Ruim por um lado, excelente por outro. É a nossa Bela! Estamos terminando de superar o primeiro obstáculo das doses maciças de corticóides. Maravilha! Entretanto, vamos para um segundo limitador, que tem sido a sua condição física, de um corpinho fragilizado pelos corticóides, principalmente seus músculos. Tem dificuldade até para subir na sua caminha e nos sofás. O abdome distendido também atrapalha bastante. Nem liga, vai do jeito que dá e se preciso for, um discreto empurrãozinho nosso no bumbum resolve. Contorna-se e é questão de tempo. Já assistimos essa volta uma vez e aguardamos por mais uma agora. Entretanto, ainda temos o limitador da falta de defesas. Esse não há empurrãozinho que resolva e precisamos aguardar que sua medula "pegue" de novo, após os sucessivos trancos que tomou dos nossos amigos quimitoterápicos das últimas 5 semanas. Reclusão total, para que continuemos os trilhos.
.
Com a Bela alegre e animada, as restrições ficam mais claras para ela. Hoje não foi diferente. Arrumamos a logística da manhã para a Nana ir para o clube com o Pepê, sendo levada pela Vovó Lena. A prudência nos impõe que a Bela fique em casa, mas com muita tristeza e choro ao ver a sua irmã ir. Repetia aos prantos "Eu quelo íh", "Eu quelo ih". Muitas conversas e tentativas de distração, mas em vão. Foram alguns minutos de muito choro, bem sentido. É duro, mas a causa é mais do que nobre. Queria ir tomar sorvete de tarde e conseguimos contornar, levando-a para buscar a Nana na escola. Do jeito que dá, conseguimos tirá-la de casa, com todo o cuidado, para que não fique o tempo todo enclausurada. Não é da forma que gostaria, mas agora que está mais animada ela sente, mas rapidamente se conforma.

Bel aproveita a calmaria e alegria do almoço da guerreira para fazer alguns alongamentos na academia do prédio. A coluna agradece. Rodrigo consegue sair mais cedo do trabalho e tira um bom sono no final da tarde/início da noite, restaurador. A melhora do humor e menor prostração da Bela nos animam bastante, ajudam na recuperação das nossas forças, nos permite relaxar um pouco, apesar dos cuidados extremos com suas defesas. Relaxamos, mas não ficamos desatentos, pois esses cuidados todos nós já conhecemos há mais de duzentos dias e já estão no automático aqui de casa. Não nos assusta, mas ficamos atentos a tudo e a todos.

Teremos um final de semana de tratamento, pois nossa janela do protocolo está quase fechando. Amanhã é dia de hemograma de checagem, para vermos se há critério para a última aplicação do Erwinase. Tudo dando certo, domingo é dia de QT. Esperamos que consigamos fazer essa QT que falta, apesar de acharmos que ainda teremos que esperar um pouco mais para que tenhamos os critérios para iniciar uma nova fase nesse protocolo, com novos amigos quimioterápicos chegando para jogarem juntos de nós. Se as taxas permitirem, já na segunda há nova internação para mais QTs. Novas QTs.

Tendo critério, domingo é mais um dia de QT com o nosso amiguinho Gui. Mais uma sobra preciosa da Bela e, tudo dando certo, como vai dar, ele já ficará com uma ampola cheia que sobrará da Bela. O tratamento dele é bem mais intensivo do que o da Bela e ele precisará das 5 ampolas que estão sendo importadas e chegam no dia 22. Com isso ele cobre quase que todo o seu protocolo, que é de alto risco. Sua janela protocolar deve dar para a aplicação total. Agradecemos de todo coração as inúmeras mensagens de apoio ao Gui. Estaremos respondendo todos os emails que faltam e dando as informações para todos vocês. A ajuda é muito bem-vinda, principalmente por vocês terem colocado o Gui junto da Bela em seus pensamentos, orações e intenções.

Tenham todos um excelente final de semana. Por mais que saibamos que o noso será intenso, em função do tratamento e que a Bela esteja sem defesas, por termos ela voltando a ser o que era já nos deixa muito mais tranquilos. Agradecemos a Deus e hoje em especial a Nossa Senhora. Dia 15 de Agosto, dia de Assunção de Nossa Senhora, que teve uma presença especial, marcante, na história que já contamos sobre o nome das meninas no post do D35. Fiquem com Deus e Nossa Senhora e até amanhã.

PS1: Anna Claudia, ficamos felizes demais com as notícias na Anna Luísa! Podemos afirmar de carteirinha que nenhuma outra notícia pode deixar os pais mais felizes do que esta. Que bom! Dê muitos beijos nelo por nós.

PS2: Adriana, excelente viagem de volta com sua família para o "outro lado do mundo". Voltamos a nos reencontrar através do blog. Foi muito bom estarmos juntos aqui no Rio. Estaremos juntos, apesar dos fusos horários trocados.

6 comentários:

Anônimo disse...

No blog de hoje (ontem), falam que começam a relaxar, mas permanecem atentos. Aí está a chave! Relaxar não é desleixar. Acredito que muitos de nós temos dificuldade em relaxar porque soa como desleixo. Para não nos sentirmos desleixados, nos entupimos de atividades e nossa personalidade formigal operária, se acalma. Mas, se nosso lado fabril fica aliviado com tanta atividade, o mesmo não acontece com o lado celular, biológico, bioquímico, corporal. Se o corpo não relaxa, não há anima (alma, essência) que resista. E o desanimo (ausência de alma, essência) se instala. Para combater o desanimo, cuidemos do corpo. E este pede que relaxemos. Se não fosse assim, não haveria o sono! O sono é a prova da necessidade de relaxarmos. Todos nós conhecemos o desastre que é não dormir, dormir mal etc.
A insistência no tema é porque a olimpíada ainda tem muitos jogos pela frente. E, por falar em olimpíada, perfeita a escolha do cartoon do Mordillo (que é brilhante) postada hoje. Uma mistura de competição com humor, de usar as limitações como vantagem competitiva. Um retrato de como vocês conduzem o dia a dia. Se não dá para pular, passam por baixo! E fazem isso rindo.
Final de semana carregado e intenso. Mas não esqueçam de meia hora de alongamento, uma soneca, 10minutos ao sol na piscina do prédio (de olhos fechados, sem colocar em dia nada!).
Beijo- Cooper

Anne disse...

Querida familia Targifor :
(adorei essa, Silveira !)
Muitos avanços nesta semana, né ?
Que bom, maravilhoso ver a boa Bela de volta e a amizade tão linda que ela formou com o Gui.
Mto fofo !!
Vou eleger a casa de vocês como a casa do picolé ( sou testemunha do estoque que eles têm em casa!), do expresso maravilhoso e .. do pão de queijo !! Já deu pra ver que as meninas amam esse quitute. Vira e mexe, tudo acaba em pão de queijo.
Vai dar tudo certo amanhã na ultima quimio, e aí eu pergunto: qual a proxima etapa ?
Anna : fico feliz com a noticia da Anna Luiza, tenho certeza de que daqui a alguns anos vamos repetir a noticia para o Gui e a Bela !
Adriana : pena a gente não ter se visto de novo, mas o dia da pizza valeu !
Vc agora deve estar terminando a viagem e espero que tudo tenha corrido bem.
Um beijo grande
Anne

Anônimo disse...

Bel e Rodrigo,

Que boas noticias da Bela.
Fico muito feliz dela estar animada e tenho certeza que vcs saberão lidar com as limitações da Bela e inventarão programas divertidos, como sempre fazem pois são criativos e acima de tudo amorosos, não tem como dar errado!
Estive rapidamente com a Germana e o Bob no Baixo Bebê da Lagoa e ele é realmente uma coisa fofa. Tiramos fotos e a Maria adorou , me disse: Mamãe ele é muito fofinho!!!! fiquei muito feliz de conhecer o Bob e ver a alegria no rosto da Germana e o orgulho de ser mãe daquele menino tão lindo e sorridente. Sim ele riu para mim!!!
Vamos ver se na semana que vem a gente se encontra de novo. Hoje foi corrido pois acordamos muito tarde.

Um beijo para vcs e a torcida para que os exames estejam bons. Fiquem com Deus e sigam os conselhos do sábio Cooper.
Aninha


PS: Anna Claudia, vc falou com a Cris? bjs

Germana disse...

"Definitivamente a Bela não está mais prostrada. Pelo contrário, está cada dia mais animada e falante."
Valeu a pena repetir isso aqui, porque é uma vitória e tanto. Medalha de OURO! Que felicidade. Mal consigo imaginar a alegria de vcs vendo a pequena se fortalecendo a cada dia. Sim, ainda faltam muitos desafios para ela (músculos fraquinhos, barriga de choppe, defesas em baixa..) mas isso é fichinha para uma guerreira como ela. Nada mais pode impedí-la de ser feliz, de passar por cima de tudo isso! Até a saudade da Nana e a vontade de querer ir para o Clube eu vejo como sinais positivos. É a vida, Teté. Já já chega a sua carta de alforria. Falta só mais um tiquinho, ta?
Amanhã vai dar TUDOOOOOOOOOO certo com a QT. Para ela e para o Gui.
Como a Aninha já contou, nos vimos hoje rapidamente no Albani. Que linda a Maria, filha dela de 4 anos. Que fofa! A cara da mãe. Estive tb com a Ligia e com o Rubens tomando côco no mesmo point. Rola uma clima de vizinha delicioso nessas bandas.
Hoje tirei fotos com a Aninha e posto aqui no Blog. Me digam se esse Bob não vive cercado de pessoas interessantes e bacanas? Garoto de sorte!
Um beijo gigante e tudo de melhor para vcs nesse domingo com cara de "final". Gê

Suzana disse...

Empolgados com as notícias de uma Bela a cada dia melhor, seguimos confiantes de que o final de semana será bastante produtivo, com a conclusão de mais uma etapa, permitindo que em breve possam se programar para cada uma das que ainda virão...
A constante superação da Bela e de todos vocês não é uma exigência, tampouco uma obrigação, mas é linda e emocionante de se ver, e nos faz confiar, cada dia mais, que a vitória é apenas uma questão de tempo...
Hoje tinha comemoração do Dia dos Pais na escola da Ana Clara e para que as homenagens ao papai fossem ainda mais expressivas ela me acordou às 6:00 a.m. porque queria levar o café da manhã na cama para o papai...
Conclusão: minha pilha (que não é duracell) está acabando e vou dormir cedo, mas não sem antes pedir ao papai do céu que os proteja, que tenham uma boa noite de sono e que amanhã, mais uma vez, tudo bem!
Beijos,
Suzana.

P.S. Germana, a foto de hoje está linda!
Aninha, seu sorriso continua tão doce e meigo quanto na adolescência!

Dayse Stewart disse...

Bel e Rodrigo,
Maravilhoso sentir a Bela retornando ao seu humor habitual!!
Tenho certeza que o inchaço e a fome intensa já estão de partida...
Essas fases de corticóides foram as que ela mais sentiu, né?
Amanhã termina o ERW!!!
Quais serão os próximos passos? Vcs podem dar um tatibitati da próxima fase?
Muitos beijos,
Dayse