quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

O catéter


Falamos tanto no catéter, sobre as facilidades que nos traz. Ganhamos uma intimidade com ele, que vemos que não é a mesma que todos têm, pelas perguntas que recebemos. Logo no dia em que foi confirmado o diagnóstico de leucemia da Bela, nos foi falado sobre a necessidade de se instalar um catéter. Essa cirurgia foi feta no dia seguinte por um cirurgião pediátrico, que instalou um catéter venoso central de longa permanência semi-implantado - CVCLPSI. Quando a Bela não está com o catéter ativado ela fica com uma bandagem no seu bracinho direito, mas que lhe dá mobilidade. Quando o catéter está ativado, ela recebe soro, por ele retira sangue para os hemogramas, recebe a QT e quaisquer outros remédios de acesso venoso. Se não fosse o catéter, a criança seria espetada diversas vezes e chegar um momento em que não tem mais veias para pegar - que me desculpem os médicos, mas é assim que entendemos e sabemos explicar. O tratamento da Bela está diretamente relacionado à preservação do catéter, todos os cuidados que as enfermeiras têm na sua manipulação e os que nós temos com a Bela em casa. Se alguém quiser se aprofundar no assunto, recomendamos o link para CVCLPSI que achamos no site do INCA.

7 comentários:

Anônimo disse...

Queridos, Queridos, Queridos!
Dá vontade de pegar os dois no colo e gritar : CORAGEM, PAZ e CONFIANÇA!!!!!
Hoje quando ví a existência do blog, fiquei feliz e muito emocionada. Adorei a ideia, pois assim, a sensação de incomodar em horas críticas desaparece.
Amores é pura bobagem, pensar que estão relegando os amigos. Tenha certeza de que nunca estiveram tão próximos, dedicados e ativos.
A luz para Tetezinha,continua acessa, assim como as orações.
Estamos aguardando a escalação para doação. Felizmente aqui somos 2 AS (+ -).
Com todo o nosso carinho,solidariedade e amor,
Tadeu,Teresa e Bebel Wawruszczak

Anônimo disse...

Rodrigo e Maria Izabel,
Minha esposa e A+ estamos pronta para Doar logo que precise.
Deixo meu forte abraço em seus corações, e estou rezando para que ela fique boa rápido.

Forte abraço,
André Rodrigues(BACA)

Anônimo disse...

Queridos Bel e Rô,
Esse blog foi uma excelente idéia, uma vez que podemos obter direto as informações da "principal fonte" e com isso deixo a Mônica livre!!!
Mas a Bel não vai ficar livre dos meus torpedos diários!!!
Foi um imenso prazer termos tido a oportunidade de passar três dias com a Nana em Angra, onde pudemos descobrir como ela é fofa, meiga, participativa, e em suma, é uma "bonequinha" ... sem falar é claro nas pernocas, que aproveitei para "apertar" bastante!!
Sei que cada dia é um dia, mas com isso os dias vão passando, e lá se foram duas semanas e em breve dois meses ... e quando formos ver a Belinha está de volta a sua rotina e vida normais!!
Com o carinho de sempre!!
Verinha, Lipe, Tati e Guga

Marcia Meira disse...

Bebel e Rodrigo,
que Deus os abençoe.Saiba que estou diariamente em oração por vocês e pela Bela. Tenha sempre fé, pois ela lhe trará paz. Confie em Deus, que é o médico dos médicos, ele vai curar seu anjinho Bela e vai ajudar vocês a passar por este momento tão dificil e solitário. Estou sempre pronta para o que precisarem,
com carinho,
Marcia Meira

Anônimo disse...

Querida Bel,

Tenho lido o bog diariamente e adorei as fotos de vcs, da Bela e da Nana. Faz nós do lado de cá ficarmos mais perto de vcs.
Quando estava lendo agora o Felippo viu as fotos e falou que lembrava de vcs. Conversamos sobre a Bela e agora tenho mas duas orações por dia. Do Chris e do Felippo! Eles estao mandando um beijo grande.

Fiquem com Deus!
Um beijo carinhoso

Daniella

Anônimo disse...

Rodrigo e Isabel,
amanhã, dia 8, a foto da Bebela estará sendo colocada nos pés da Virgem no Santuário Nossa Senhora dos Nós,em Buenos Aires. As irmãs religiosas estão fazendo uma novena pela cura total da Bebela e eu acredito que a fé move montanhas e moverá também a leucemia da querida Bebela.

Amigos, muita força, esperança e muito brilho nos olhos, pois é isto que a Bebela quer ver e sentir.

Um abraço da Isabel

Anônimo disse...

Olá, quero doar cateter para crianças que não têm possibilidades de comprá-lo.
Já tentei encontrar um link na Internet para alguma entidade que faça este trabalho mas não consigo...Ouvi falar numa chamada cat-lind( nem sei se é assim que escreve...)...mas não acho nada sobre ela.Vocês podem me indicar um lugar ou entidade onde eu possa doar?
Obrigada!
Muita força e Paz!
Patricia Vieira de Andrade Ramos
www.pilulasdefelicidade.blogger.com.br