domingo, 10 de fevereiro de 2008

D+19, uma montanha russa

Quem não se lembra do (muito chato para muitos) Galvão Bueno dizendo: "Haaaaja coração!!!". É mais ou menos assim que nos sentimos. Em um único dia vamos de alto a baixo muito rapidamente. Parece uma montanha russa, só que em alguns momentos no escuro e sem cinto de segurança. Não é nada divertido.

A Bela teve uma noite melhor do que a anterior, dormindo um pouco melhor. Assim que acordou fomos para os exames no hospital. Já oferecemos para ela sair de carro para tomar um sorvete ou uma água de côco na praia, para que carro não fique associado à hospital e algum sofrimento. Só que ela não tem vontade para fazer muita coisa e na hora de ir para o hospital não tem jeito e vai reclamando mesmo. Até que se distrai um pouquinho no caminho, vendo o movimento na rua.

No day-clinic foi feito novo hemograma e tivemos o que pode ser considerado uma boa notícia, que foi a subida da contagem das plaquetas, quando estávamos prontos para mais uma transfusão. É cedo, mas pode ser um sinal de que está respondendo ao tratamento. Por outro lado, o exame para permitir a QT de amanhã não deu legal. Como o catéter pode dar falso negativo, nova picada para fazer um exame de sangue periférico. Mais sofrimento. Não significa não fazer a QT, mas sim um atraso, pois o organismo tem que ir se recompondo. Siginfica voltar amanhã para ver se dá para fazer QT no dia seguinte. Não é uma má notícia.

Entretanto, o intestino não está nada legal. Continua solto, quando achava-se que a QT da última quinta iria prender. Como ela não se alimenta bem e vai bebendo um pouquinho de água aqui, um pouco de suco ou água de côco ali, temos que acompanhar de perto se não está ficando com a prostração que já teve, com um olhar perdido, desinteressado de tudo, de rasgar o coração, principalmente se não está ficando desidratada. Vamos de risos tímidos de alívio a olhares apreensivos muito rapidamente e algumas vezes durante o dia. Se não estiver legal, interna imediatamente. Sinceramente não tentamos nos enganar e ficamos auto-avaliando nossa interpretaçao dos sintomas da Bela o tempo todo.

Fomos ver se a Nana queria voltar para casa, mas fica difícil ela dizer sim e trocar pela alegria e brincadeiras com as priminhas e amiguinhos que estavam na casa dos dindos. É nítido que ela não quer essa situação. Pergunta pela irmã, se ela está bem, se já ficou boa. Quando falamos que vai demorar alguns dias, ou um pouco mais sobre o assunto, ela foge literalmente. Essa semana volta a escola e algumas rotinas. Não temos a segurança se ajudarão a ajustar a vida da Nana aqui em casa.

21 comentários:

Anônimo disse...

Rodrigo e Bel,

Entendo o receio e a busca em avaliar a interpretação dos sintomas de forma "pé no chão", mas também acho que o otimismo e a perseverança são fontes de energia positiva.
Acho que a volta às aulas vai ajudar a Nana ter alguns momentos livres do problema vivido pela familia e isso será bom pra todos.
Bem, acho que é isso aí! Sempre que puder deixo uma "palavrinha" e se precisar de algo basta ligar.
Beijos de todos aqui em casa para a Bela, para nossos guerreiros e vamos em frente. Um dia depois do outro!

Nilton Almeida

Suzana disse...

Bebel e Rodrigo,
há momentos que até mesmo os mais bravos guerreiros têm medo ou se sentem cansados, precisando de pequenos cuidados...
Quem sabe em alguns momentos não seja importante para a Mariana perceber que vocês continuam precisando do carinho dela...?
Quem sabe ela não se sentiria imensamente feliz de saber que pode ajudar vocês com a sua presença e o seu sorriso...?
É muito difícil para cada um de nós saber o que se passa na cabecinha de nossos pequenos, mas talvez ela possa se sentir mais participante e até aliviada se tiver uma pequena tarefa a fazer... se perceber que ajudando vocês ela também se transforma numa guerreira...e que, afinal de contas, os guerreiros continuam sendo humanos...
Eu diria que montanhas russas não são apropiadas para crianças, mas há quem não as ache apropriadas para ninguém...
Continuamos e continuaremos aqui: Longe e perto de vocês!
Que Deus os abençoe sempre!
Suzana, Mario e Ana Clara.

Anônimo disse...

Amigos,

Muita Força!
Sintam-se abraçados por nós!!!!!
Bel querida um abraço bem forteeee!

Com todo meu carinho

Daniella + Vitor,Felippo,Christiano

Anônimo disse...

Bel e Rodrigo,

Estamos acompanhando o blog juntos e continuamos a rezar e a torcer por vocês.

Com carinho dos amigos,

Marília, Rogério e Dedé

Suzana disse...

Caminha e vence!
A estrada é longa, o caminho difícil de percorrer.
Caminha, porém...
Ergue o semblante para o Alto e banha teu coração na Luz Divina transbordante de amor e carinho.
Caminha e vence!
Todos com a Bela, Todos com vocês!

Ana Pinto Leite disse...

Aqui de Portugal, no dia 11, dia de Nossa Senhora de Lourdes, vos enviamos esta oração do Papa Pio XII a N. Sra de Lourdes. Continuamos a rezar pela Bela e por todos.
Um grande beijo!

"Dóceis ao convite de vossa voz maternal, Ó Virgem Imaculada de Lourdes, acorremos a vossos pés junto da humilde gruta onde vos dignastes aparecer para indicar aos que se extraviam, o caminho da oração e da penitência, e para dispensar aos que sofrem, as graças e os prodígios da vossa soberana bondade.
Recebei, Rainha compassiva, os louvores e as súplicas que os povos e as nações oprimidos pela amargura e pela angústia elevam confiantes a vós. Ó resplandecente visão do paraíso, expulsai dos espíritos – pela luz da fé – as trevas do erro. Ó místico rosário com o celeste perfume da esperança, aliviai as almas abatidas. Ó fonte inesgotável de água salutar com as ondas da divina caridade, reanimai os corações áridos.
Fazei que todos nós, que somos vossos filhos por vós confortados em nossas penas, protegidos nos perigos, sustentados nas lutas, nos amemos uns aos outros e sirvamos tão bem ao vosso doce Jesus que me reçamos as alegrias eternas junto ao vosso trono no céu.
Amen."

Anônimo disse...

Rodrigo e Bel,

cheguei hoje de viagem e acabei de dar uma lida nas ultimas notícias da Bela. Continuamos torcendo por aqui.Coincidentemente estive em Fátima na semana passada e aproveitei para reforçar as orações de melhora. Podem ter certeza de que essa corrente é muito forte.

Embora não possa lhes ajudar como doadora, fico à disposição para o que precisarem.

Um grande beijo,
Caroline Moreira

Anônimo disse...

Bel e Rodrigo,
Acho que vai ser bom para a Nana as aulas reiniciarem sim. Ela vai voltar a rotina e ter o tempo mais ocupado, além de estar rodeada pelos seus amigos e por nós lá da escola que gostamos muito dela.

Eu imagino o quanto está sendo difícil essa verdadeira montanha russa em que vocês estão vivendo. Mas não se deixem desanimar. Infelizmente esse período é muito doloroso, porém tudo vai se ajeitar e acalmar. Continuem lutando com confiança e fé.

Aqui da minha casa eu estou tentando mandar só boas energias para todos vocês, rezando e pensando sempre com carinho.

Muita muita muita força sempre!
Com carinho,
Ciça (Escola Nova)

Anônimo disse...

Rodrigo e Bel,

A Bela é um anjinho e todos os anjinhos são completamente protegidos por Deus. Tenho certeza que Ele está ao ladinho dela, cuidando com muito amor para que ela se recupere o quanto antes. Por favor, não percam a fé. Nós estamos rezando muito por ela e por vocês que precisam de muita força. Imagino o quanto deve ser duro. Mas nós todos estamos juntos com vocês.

Que Deus envolva sempre vocês tranquilizando os seus corações.

Com carinho e amizade,
Paulinha, Anderson e Gabriel

Anônimo disse...

Meus amigos,

Estou agora aqui sem a ajuda da Paula, tentando novamente postar uma mensagem. Rodrigo, parabéns atrasado. Ano que vem tem mais, com direito a brigadeiro e a Bela cantando parabéns.
Eu fiquei pensando sobre a Nana e em como ajudar e vi os outros comentários a respeito. Talvez ajude arrumar para ela um caderninho de folhas brancas para ela desenhar, colar figurinhas, fotos a cada dia, dizer se fez sol ou choveu... Dizer que é para ela contar a historinha da vida dela..
E uma conversa com a Patrícia, da escola nova, é sempre reconfortante e tranquilizadora. Ela irá com certeza ajudar vcs.
Contem também conosco para tudo!!
Um grande beijo dos amigos
Anna e Peninha

Anônimo disse...

Bel e Rô queridos,
Eu e Felipe estamos muito conectados com vcs, rezando, pensando, trilhando mesmo que virtualmente o caminho, ou melhor, como disse no blog, a montanha russa que estao passando.
um beijo muito, muito carinhoso para vcs. Muita luz,
Paula e Felipe

Anônimo disse...

Olá Bel, Rodrigo Nana e Bela,
Tudo agora pode está difícil e diferente do normal, mas saibam que Deus em nenhum momento se afastou de voces, em breve com certeza todos estarão mas unidos e celebrando não apenas aniversários, mas conquistas muito mas valorosas a conquista da VIDA, uma prece de que gosto muito para vocês:
Oração da Serenidade
Deus, dai-me a serenidade para aceitar as coisas que eu não posso mudar, coragem para mudar as coisas que eu possa, e sabedoria para que eu saiba a diferença:
vivendo um dia a cada vez, aproveitando um momento de cada vez;aceitando as dificuldades como um caminho para a paz;indagando, como fez Jesus,a este mundo pecador,não como eu teria feito;aceitando que Você tornaria tudo correto se eu me submetesse à sua vontade para que eu seja razoavelmente feliz nesta vida e extremamente feliz com você para sempre no futuro.
Amém.
Elaine Vieira

Patricia Salamonde disse...

Esse blog está um sucesso mesmo! Legal ver todo mundo junto fazendo uma corrente de energia positiva para vocês enfrentarem a montanha russa sem cinto. Hoje outros amigos ( Paula e Cristiano) me mandaram um email se oferecendo para doar sangue, derivei para a Cris. Bjs,
Pat milongueira, candanga e chorona ( adorei Silveira!)

Anônimo disse...

Oi Bel,

Que família linda você tem! Amigos numerosos e maravilhosos, um verdadeiro tesouro. Venho acompanhando as notícias sobre a Bela desde o início, pois temos amigas em comum, a Lucia Vitoria e a Denise. Quero te dizer que tenho um carinho muito grande por você e agora também pelas suas meninas. Estou rezando muito, pedindo a Nossa Senhora que venha trazer força e conforto para vocês. Sinto no meu coração que tudo vai terminar bem. Pode contar comigo se precisar de doação, sou A+ e na semana que vem vou ao Hematologistas ver como anda a fila de doadores.
Fiquem com Deus, um beijo com muito carinho,
Grazia Franklin

Anônimo disse...

Bel e Rodrigo

Que alegria hoje abrir o blog da Bela e saber que vcs passaram o fim de semana em casa.
Feliz Aniversario Rodrigo !
Estou nessa corrente de pensamentos positivos !
bjs
Anna Carolina

Anônimo disse...

Bebel e Rodrigo
somos os pais de Luiz Felipe Estamos numa torcida muito grande para que a Izabela continue melhorando sempre, trazendo alegria para todos nós
Um grande abraço
Rosa e Fernando Castro Santos

Anônimo disse...

Bebel e Rodrigo,
que seus corações sejam renovados toda manhã com a presença de Deus. Oração da manhã. Por Larrañaga, encontro.
SENHOR,NO SILÊNCIO DESTE DIA QUE NASCE, VENHO PEDIR-TE PAZ,
SABEDORIA E FORÇA.
HOJE QUERO OLHAR O MUNDO COM OLHOS CHEIOS DE AMOR; SER PACIENTE,
COMPREENSIVO, HUMILDE, SUAVE E BOM.
VER TEUS FILHOS POR TRÁS DAS APARÊNCIAS, COMO TU MESMO OS VÊS, PARA ASSIM, PODER APRECIAR A BONDADE DE CADA UM.
FECHA MEUS OUVIDOS A TODA MURMURAÇÃO, GUARDA MINHA LINGUA DE TODA MALEDICÊNCIA, QUE SÓ OS PENSAMENTOS QUE BEM DIGAM PERMANEÇAM EM MIM.
QUERO SER TÃO BEM INTENCIONADO E JUSTO QUE TODOS OS QUE SE APROXIMAREM DE MIM, SINTAM TUA PRESENÇA.
REVESTE-ME DE TUA BONDADE, SENHOR, E FAZE QUE, DURANTE ESTE DIA, EU TE REVELE. AMÉM.

Força, esperança e paz.
Com carinho,
Marcia Meira (Teresiano)

Anônimo disse...

Bel e Rodrigo,

Desejo a vcs toda a forca desse mundo!!! Sou amiga da Denise (Greca), quem me contou sobre a minha xara, tao fofa pelo que vi nas fotos, e saibam q ja consegui 3 doadores A+ se precisarem! E se precisarem de mais, ajudo nessa busca!

TUDO de bom pra vcs! Um grande beijo,

Isabela

Anne disse...

Bel e Rodrigo :
Tenho alguns recados para vocês :
Minha mãe pede pra dizer que todas as noites reza um "caderno" pra vocês e pra Bela. Eu chamo de caderno porque é uma oração bem comprida, tem um monte de páginas.
O outro recado é do Pedro, meu amigo. Ele manda um beijo. Engraçado que ontem falamos no telefone e ele nem sabia de nada ( estava viajando). Aí espontaneamente, falou para mim de vocês, comentando que se encontraram no aniversário de uma amiga em comum e que vocês conversaram por horas. Ele queria me falar que vocês são um casal muito bacana , e são mesmo !! E por isso tenho certeza de que vão tirar todo esse processo de letra, ainda que às vezes pareça muito dificil.
Tem uma frase do Nietzsche ( que até citei pro Rodrigo) que diz assim : "O que não nos mata, nos faz mais fortes. "
A Ana Paula CB também chegou de férias hoje e na mesma hora me ligou pra avisar que ela é A+, que quer doar sangue, etc ( ela até ia escrever no blog, mas deve ter se atolado como eu).
Anyway, mandei o contato dela pra Cristiana que tem a lista dos doadores.
Bom, e vou parar por aqui pq estou conseguindo ser tão tagarela teclando quanto falando...
Um grande beijo , durmam com os anjos
Anne

daniellarudge disse...

Queridos Bebel e Rodrigo,

Estamos longe mas temos rezado pela Bela e por voces todos os dias! Adorariamos ajudar de alguma forma! Se precisarem de alguma coisa (qualquer coisa) aqui de NY e so avisar!
Com carinho,
Dani Rudge & Rick Palmgren

FamiliaKbb disse...

Bel e Rodrigo,

Estamos na torcida junto com todos esses amigos maravilhosos que vimos pelo blog. Sabemos que é um momento extremamente difícil e que precisamos mais do que palavras para acreditarmos num futuro próspero, por isso no que pudermos ajudar, estaremos prontos!

Não sabemos se conforta, mas tivemos um casal de amigos nessa mesma situação e que estão ótimos agora. Temos certeza de que com vocês acontecerá a mesma coisa. A Bela saíra firme e forte para viver o vidão que ainda tem pela frente junto com essa família maravilhosa!

Que Deus abençoe vocês.

Fernanda, Kbça Julia e Rafaela