quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

D+22, descemos a primeira

Quem não se lembra dos jogos de bingo da infância, quando se dizia "dois patinhos na lagoa, vinte e dois!" Pois é, o nosso D+22 não teve nada de bucólico, com dois lindos patinhos nadando em uma linda lagoa, refletindo um lindo dia ensolarado. Talvez a analogia seja que sejamos realmente dois patos novos nessa lagoa. Pato novo não dá mergulho fundo, mas já estamos tomando nossos caldos. Poderíamos dizer que hoje nós descemos a primeira grande onda. Anna Claudia, obrigado por sua aproximação. Vamos sim procurá-la, mas queremos um momento em que nós dois possamos estar juntos e ouvir sua experiência, de quem pelo visto surfou ondas inimagináveis.

Abrimos o dia com a neuro pediatra dando uma geral no exame e na Bela e ficamos no 99% mesmo, pois é medicina! Sendo nossa referência ontem ou anteontem o resultado do dia de hoje para quem faz planilha em Excel foi #DIV/0!, pois para nós a base era Zero!!! Dizem que dias piores virão, então que venham e iremos abaixo de zero, pois estaremos mais fortes e preparados para enfrentá-los. Mas se puderem não vir, bem que a gente prefere. A Bela teve um dia comparativamente bem melhor, mas longe dos seus melhores dias de tratamento - qualquer coisa incomparável ao seu estado normal antes da doença. Ficou mais animada, dormiu muito menos, riu, conversou pouco, mas conversou, alimentou-se mais ou menos, que é melhor do que nada, enfim interagiu mais. Fechamos o dia com a endocrino com o time de hematologia buscando uma forma de estabilizar o metabolismo dela e forte efeito dos quimioterápicos, que imagina-se ser o causador de efeito tão devastador sobre a Bela. Acredita-se que medicação venosa "estabilizadora" feita no final da noite de ontem já possa ter sido causadora de um dia melhor. Vamos torcer para que tenhamos acertado e dias melhores possam vir.

A Nana voltou às aulas na Escola Nova e para grande alegria dela reencontrou todos os amiguinhos, sendo que a grande maioria continua lá e ainda se juntou à turminha o amigo Antônio, filho dos nossos grandes amigos Lulu e Paulinho. Como havíamos planejando, Rodrigo cedo no hospital para a Bel passar o dia com a Mariana. A Bel conseguiu fazer o que queria, não na hora que gostaria, mas conseguiu e levou a Nana para o seu primeiro dia de aula.

Um capítulo a parte foi o carinho que a Bel recebeu de todas as mães dos amiguinhos, amigas e amigos com filhos em outras turmas, professoras e diretoras da escola foi maravilhoso, super acolhedor. Aqui na primeira pessoa, o meu muito obrigada a todas vocês. Já recebia o suporte via comentários, telefonemas e emails e agora ter o verdadeiro abraço de todos vocês foi demais. Talvez tenha sido o primeiro dia da Bel fora do eixo hospital-casa em quase um mês - sem chuva com certeza foi.

Como dissemos a Mariana não quer voltar para casa sem a Bela, mas não é amanhã ou depois de amanhã que ela volta e infelizmente ela tem que se acostumar com a idéia da casa vazia. Confessamos que dormir em casa não é a mesma coisa sem a Bela. A casa não é local "fun" para ela e não passa a segurança que sempre teve. Para facilitar a volta para casa, a sempre tão solícita Dinda ajudou, "cedendo" a priminha e grande amiga Bia, levando na hora ela para dormir na nossa casa com a Nana e com a Bel. Temos que alegrar a casa, mesmo com a ausência da Bela. Amiguinhos da escola e vizinhos, preparem-se para visitarem a Nana "muito, muito!".

22 comentários:

daniella disse...

Bel querida,

Tenho deitado muito tarde estes dias (ainda nao voltei aos meus treinos de corrida) e confesso que antes de deitar sempre entro no blog para saber noticias de vcs. É engraçado como nos que estamos aqui do outro lado da tela nos sentimos tão mais pertos de vcs. Parece que ouço vc falando e imagino como mãe, como o dia de hoje possa ter sido ao mesmo tempo feliz ao lado da Nana e angustiante por estar longe da Bela, mas saiba que toda nossa força do lado de cá, com tantos comentários lindos que com certeza nos emociona MUITO, com esta troca de energia boa, positiva, a Bela estará recebendo e com certeza vai se recuperar completamente. A velinha que acendo para ela esta aqui ao meu lado da cama.Pequenina, delicada e cheira a jasmim.
Queria tb falar que fiquei muito feliz e orgulhosa (mas sem me causar espanto pois sei o quanto vcs sao queridos)do resultado do banco de sangue.Não tinha duvida!
Vou ficar por aqui, pois deu para ver pelo tamanho do meu comentário que o silêncio e todos dormindo aqui em casa fica mais fácil escrever.
Fique com Deus!
Um beijo carinhoso
Daniella (V+C+F)

Anônimo disse...

Oi Bebel e Rodrigo,
estava ansiosa por notícias (durmo sempre muito tarde) e faço minhas as palavras da sua amiga, realmente estamos tão longe mas ao mesmo tempo tão próximos através do computador, muito louco não é! Como é bom saber que o dia a dia está dando cada vez mais força para voces, é sempre a mão de Deus que está sobre todos nós agindo da maneira Dele silenciosa e profunda.
Fiquem com Deus com muito carinho,
Isadora,Claudinha e Jô

Marília disse...

Bel e Rodrigo,
Também estou acordada até agora e, como sempre antes de dormir, dei uma passadinha pelo blog.
Apesar das notícias de ontem, passei a tarde de hoje mais tranqüila pois recebi a seguinte mensagem da Anna Paula: "me liga. tenho notícias da Bela (boas)." Acabamos nos desencontrando o dia todo, mas, lendo agora o blog, acredito que as novidades tenham vindo do colégio. Na verdade, eu estava torcendo muito para a Bel conseguir estar lá hoje.
Fiquei ainda mais aliviadas com as notícias completas e continuarei na torcida.
Com relação à Mariana, pela minha própria experiência, tenho certeza de que com todo o carinho que está recebendo ela passará por tudo isso muito melhor do que é possível imaginar. E ainda sairá mais fortalecida e madura.
Contem comigo para o que vocês precisarem.
Bjs,
Marília.

Anna Claudia disse...

Bel e Rodrigo,

"Mas é claro que o sol
Vai voltar amanhã
Mais uma vez eu sei
Escuridão já vi pior de endoidecer gente sã
Espera que o sol já vem
Nunca deixe que lhe digam
que não vale a pena
acreditar num sonho que se tem
Ou que seus planos nunca vão dar certo
Confie em si mesmo
Quem acredita sempre alcança... !!!" (Renato Russo)


Que boas notícias !!!
Sabe, é emocionante ver o relato de vocês, buscando ter bom-humor e leveza para suportar o dia-a-dia.
Eu é que agradeço a oportunidade de me aproximar de vocês. Talvez pela coincidência da idade da Bela, pela mesma época do ano, por me identificar com a forma descontraída e transparente de abordar o dia-a dia da doença, por me lembrar da reação dos amigos, fiquei extremamente mexida e mobilizada com o momento de vocês. É como se eu, através de vocês, estivesse lendo um diário da minha vida. Tenho certeza, que esta tempestade passará para vocês também !!! A gente não entende bem porque passamos por tudo isso, mas sabe, todo mundo passa por um desafio gigante em algum momento da vida. Bela sairá forte e feliz e nós saímos com o nosso "fundo do poço" com outro referencial, outra escala. Saímos melhores e nunca mais, no nosso dia-a-dia conseguimos nos estressar ou nos indispor por coisas tão menores !!
Fiquem com Deus, com o carinho dos amigos e com essa energia maravilhosa de todos que são solidários. Vocês são especiais e através deste blog, estão se fortalecendo e certamente, já ajudando outras famílias que estão iniciando o caminho depois de vocês. Um beijão e excelente dia ! Anna Claudia

Anônimo disse...

Olá Queridos!!!!
Posso levar, suco,pão de queijo (rs rs),amor,amor e a Bebel.
Dia bonito ontem. Sol, sorriso da Bel,a Naninha desconfiada mas fofíssima chegando na salinha de aula.
O cerco de amor,fraternidade e doação que se criou, contagia. Estou animadíssima!!!!
Força e Paz para mais um dia. Seja ele de que jeito for....
Mega beijo nos corações.
Teresa,Tadeu e Bebel Wawruszczak.

Anônimo disse...

Oi Bel e Rô,
A Tati teve que fazer uma redação no colégio sobre o que espera do ano de 2008 e um dos itens que registrou foi, "...que a minha amiguinha Bela fique totalmente curada da doença que ela tem, o mais rápido possivel ..."!!!
Talvez os dias não estejam passando tão rápido para vocês, mas estão sim, tivemos o Carnaval, inicio as aulas e em breve o niver da Bela, a Páscoa, Dia das Mães, o niver Bel, Dia dos Namorados, dos Pais, da Criança e já estaremos em Outubro e quase no fim do ano ... e em cada dia a Bela se recuperando mais e mais!
Bjs + bjs + bjs + bjs
Verinha, Lipe, Tati e Guga

Anônimo disse...

Oi queridos Bel e Rodrigo,

Eu, como mãe de duas meninas praticamente da idade da Nana e da Bela também estou muito sensibilizada e por isso entro no blog diariamente. Também tenho dormido tarde e aguardo ansiosamente as notícias tão bem escritas.
Que bom que o dia da Nana na Escola Nova foi maravilhoso. É muito bom poder contar com a Verinha e todos os maravilhosos professores daquela instituição. A Nana vai receber todo o carinho e apoio necessário lá. Muito Bom!
Que bom que o dia da Bela também foi melhor (É um sinal de que Deus está ao lado de vocês e que toda essa corrente de amigos tão queridos está dando super certo!)
A minha mãe já tentou postar um comentário algumas vezes mas sempre dá algum problema e ela não consegue, então pediu que eu enviasse um beijão dela e do Oswaldo, meu padrasto para vocês e seus pais.
No mais contem conosco para o que precisarem. Como a Anne já falou sou A+ e estamos aí para o que der e vier.

Um beijão,
Ana Paula C. Branco Peracio (filha da Cecilia - sua vizinha)

Unknown disse...

Bel e Rodrigo,

Que essa onda os leve à Amendoeira em um lindo dia de outono, ou então ao Saco do Céu em uma noite de lua cheia.
Parabéns pelos amigos que vcs têm!!

Com carinho,

Cris, Zé, Rô e Gui

Anônimo disse...

Meus queridos,

Se os "posts" de vcs. começam sempre com um título, o meu de hoje deveria começar com "aquele abraço". É, minha amiga, o abraço que pude te dar ontem, significou tanto... Na rotina do dia-a-dia, sempre tão acostumada aos "obas e olás", parei para pensar quando foi o último abraço apertado que dei nos meus amigos. Nós, que estamos tão acostumadas a dar conta da casa, do trabalho, das crianças, do marido (qdo. sobra tempo..), acabamos involuntariamente esquecendo dos amigos..
Então, para os infernos com reuniões, clientes grosseiros e problemas com babás...
Se para vcs. este blog é uma catarse, para nós é uma lição sobre o verdadeiro sentido das coisas. E vamos em frente, para a próxima aula, pq. aqui ninguém vai ser reprovado por falta..
bjs.
Anna e Peninha

Anônimo disse...

Bel e Rodrigo,

só estamos esperando a escalação para levarmos o João para brincar com a Nana. Mesmo agora em outra escola, queremos manter os laços. Principalmente agora.
Um beijo com carinho
Luisa, Décio e João.

Anônimo disse...

Rodrigo e Bel,
Poxa! Ontem fiz um comentário tão grande que que deve ter excedido o espaço e acabou por não aparecer, mas tudo bem e a energia foi transferida assim mesmo, de coração para coração.
Um resumo do que tinha dito é que já tinha escrito em outro comentário que a Bela nos ensinava muito, embora tão nova e isso o Rodrigo confirmou no post de um ou dois dias atras: "...um grande exercício de cidadania, motivados pela nossa pequena Bela."
Com o problema da minha mãe, semelhante ao da Bela, tive inúmeras conversas com oncologistas sobre QT e eles foram unânimes em dizer que os efeitos colaterais são quase imprevisíveis ou pelo menos que variam muito em cada caso.
Acho que trabalham no sentido de observar o "custo x benefício" de cada passo do tratamento e encontrar o mais adequado ao caso da Bela.
Quanto ao tamanho das ondas que estão por vir, acho que o Pai vai nos "treinando" a cada dia para nos "capacitar" à suportar as maiores ondas que virão. Vc disse que dias piores virão, mas tenho certeza que estarão preparados para vencê-los utilizando a força Dele, a experência e amor de vocês e os pensamentos positivos de todos que apoiam vocês.
Grande abraço e um beijão na Bela!

Nilton

Anônimo disse...

Oi Bel e Rodrigo,
É a terceira vez que tento postar um comentário, e escrevo, escrevo e nada...
Bem, espero que dê certo desta vez.Na verdade eu sou muito amiga da Lúcia Bahia e da Paula Fontes e foi na casa de uma delas que nos conhecemos, meu nome é Adriana e meu marido Roberto Gottschalk, já estudou com a Bel.
Eu sou médica,temos 3 filhos e hoje por causa da Vale estamos morando em Seul há 6meses, depois de 4 anos em Tóquio, por isso acho que sou a primeira do planeta que vejo logo suas notícias, por que enquanto está todo mundo indo dormir eu estou em pleno dia aqui.
Como médica e mãe, não posso ler relatos tão realistas, emocionantes e ficar indiferente,eu realmente fico, estou compadecida e vivendo daqui de tão longe a dor de vocês. Mas, tenho CERTEZA, que ela VAI FICAR BOA!!! 100% de certeza!! Ela tem tudo que precisa para a cura, tratamento adequado para o corpo e principalmente para o espírito. Não percam a fé por um instante sequer. Agora outra pessoinha impressionante nesta história, se chama Mariana, vulgo Nana(nome da minha filha mais velha). Ela só tem 3 anos e é cercada e amigos, já dorme na casa deles, é impressionante, como ela é linda, independente, o mundo vai ser pequeno para esta grande menininha.
Eu sou fã da Nana!! E claro de vocês três que são os protagonista deste drama.
Mas, se o tratamento é longo, ainda bem que já se foi quase um mês e num futuro bem mais próximo do que você imaginam, Bela estará CURADA!! Como médica posso te dar 100%, que você das ciências exatas querem escutar. A Bela tem muito amor e aí está a cura, podem ter certeza.
Que Deus os abençoe a todos e dias melhores virão....
Beijos Adriana

Suzana disse...

Bebel e Rodrigo,
Vocês têm certeza de que são apenas dois?
Para quem domina ciências exatas 100% de chance de vocês dois juntos somarem o equivalente a centenas de anjos da guarda dando plantão de 24 horas para que vocês consigam dar conta de tantas tarefas!
Mas sabe o que é ainda mais bonito?
É que além dos anjos lá do céu vocês ainda contam com lindos anjos aqui na terra e, principalmente, contam com o amor e o apoio recíproco entre vocês dois!
Continuem assim, somando forças, dividindo tantas experiências enriquecedoras e tudo acabará bem!
Beijos,
Suzana, Mario e Ana Clara.

Anônimo disse...

Bel e Rodrigo,

Que mensagens bonitas as de hoje! Quanta energia positiva neste blog contagiando todos nós. É isto ai Adriana ... 100%! Meus amigos queridos merecem isto.

Duda

Anônimo disse...

Queridos primos,

Que o Pai maior, abençoe e os proteja a cada dia, lhes dando muita saúde e muita força.

Essas ondas enormes vão passar sim e a calmaria vai chegar.

Estamos todos numa grande corrente de fé e esperança de que o tratamento vai dar certo e logo a Bela estará curada.

Fiquem com Deus e que todo mal que de vocês se aproximar se transforme em bem.

Beijos com carinho, das primas,
Lucinha e Bruna

Anônimo disse...

Bebel e Rodrigo,

É sempre emocionante ler o relato do dia e os comentários. Voces são muito queridos! Força porque isso tudo vai passar!

Um beijo carinhoso,

Lucia e Sergio

Unknown disse...

Rodrigo, o Benevides em deu o endereço do seu blog hoje e já o coloquei nos meus favoritos para acompanhá-lo sempre. Estivemos fora com o Duda no Carnaval emendando a semana toda e por isso fiquei sem notícias de vocês. Conte conosco para qualquer coisa (meu sangue é O+ e já doei várias vezes sem problemas). Grande abraço pelo aniversário.
Gonçalo e cia.

Lu* disse...

Oi Bel e Rodrigo, é a Lu aqui do hotel de novo...
O mais importante é a fé em DEUS, mesmo nos momentos mais dificeis, E principalmente PENSAMENTO POSITIVO.
Ontem eu vi a Mônica tão tristinha, dava um nó na garganta e uma vontade danada de chorar.
Só de saber da aflição de vocês... nossa! terrível...
Hoje é um novo dia... um dia de sol... tudo vai ficar bem, tudo isso vai passar. Muita força sempre!!!
Estamos torcendo pela Bela.
Mil beijinhos Lu e Carol

Anônimo disse...

Queridos Bel, Rodrigo, Bela, Nana.
Essa história de "quarentena" parece que estamos ausentes...Porém, fiquem certos de que estou, sempre, muito junto a todos vocês e hoje aproveitando uma "carona" da Lena quero enviar meu grande abraço e um beijo muito carinhoso (sou beijoqueiro, vocês sabem disso...) a todos vocês, dizendo que podem contar comigo PARA TUDO E EM TUDO, em todas as circunstâncias. Em minhas preces e orações diárias, vocês estão sempre incluidos, fiquem certos disso.
Um grande abraço e um carinho especial com muito amor do
Tio Janjão.

Anônimo disse...

Bel e Rodrigo,
Junto com a turma aqui da Webb tbm estou acompanhando os detalhes da batalha da Bela. Ler o dia anterior faz vcs parecerem mais próximos. E cada dia que se passa melhor que o anterior, realmente deve ser uma grande vitória. Espero que ao lerem nossos comentários vcs também tenham esse sentimento. Que bom que a Bel conseguiu levar a Nana no primeiro dia de aula. Pelo que observei ontem foi um dia que muitas crianças voltaram as aulas... Hj o Agustim doou e voltou todo orgulhoso que tinha muitas plaquetas e logo pode doar duas bolsas. Ficamos todos muito felizes por aqui. E esperamos que a Bela as receba muito bem... Bom final de dia hj. E que amanhã seja muito melho!!!! beijão Erica Cardoso

Anne disse...

Bel e Rodrigo :
Vocês são meus William Bonner & Fátima Bernardes: meu dia não termina sem antes passar aqui no blog, assim como os muitos que esperam o boa noite do casal 20.
Na terça dormi em BH e não consegui acessar o site - praticamente tive uma crise de abstinência !!
Ontem depois que fechei o computador fiquei pensando no dia de vocês e lembrei de uma história que eu ouvi ( acho que é budista) : uma vez um rei celebrava uma grande vitória e chamou um sábio para perguntar qual aprendizado ele deveria guardar daquele momento, e o sábio disse : Tudo vai passar.
Hoje , lendo as novidades do novo dia, penso que essa é uma frase sábia mesmo ! Em geral pouco se lembra dela nos momentos que a gente não quer que acabe, como no caso da historinha , mas muitas vezes, nos maus momentos também se esquece,e é um alívio relembrar !! Que bom que "passou " , que bom que a Bel pode sair e curtir o calorzinho (!!) do dia de hoje...
Continuo na grande torcida,
um beijo carinhoso, durmam com os anjos,
Anne

Anônimo disse...

Queridos primos e toda família,

Muita força para todos vocês!
Continuamos na torcida com muita fé e esperança de que TUDO VAI DAR CERTO. De que esse tempo ruim vai passar, vai passar sim!

O amor, a dedicação e o empenho de vocês todos e da equipe médica faz parte da cura que virá.

Aguentem firme que isso vai passar.

Fiquem com Deus e que o final dessa sexta-feira + a noite e o final de semana, seja de menos desconforto e menos dor para guerreira querida BELA!

Se eu e Bruna pudermos ajudar de alguma forma, fazer qualquer coisa, podem contar com a gente, ok?

Beijos com carinho e abraços apertados com muito amor e fé,
Lucinha e Bruna