O nosso tempo é o tempo da Bela e da Nana, elas nos guiam para seguirmos o tempo, os horários ou a falta deles. Por um lado, é bom sermos guiados desta forma. Querem brincar? Brincamos. Querem ficar de pijama? Ficamos. Querem passear? Passeamos. Que delícia os 2 e 4 anos. Assim temos tempo de ver de perto cada sorriso, cada nova palavra aprendida, cada gesto de carinho, cada música entoada, cada passo de dança tentado, cada nova brincadeira inventada. Temos a chance de vermos a vida de pertinho, de sentirmos o amor por estas duas em todos os nossos dias. Que privilégio para estes pais que tanto sonharam em ter filhos e que agora, por ironia do planeta, tem a chance de viver ainda mais intensamente o amor que a maternidade e a paterninade nos proporciona. Viva o tempo da Nana e da Bela!
E no tempo do amor, vamos seguindo, com uma calma manhã, embora a Nana ainda bem congestionada. Sem febre e um pouco mais animada que ontem. Suas gripes não passam de resfriados, graças a Deus. Demos um passeio de carro com a Vovó Cecília que tinha que buscar algumas coisas na Gávea e voltamos. Pensamos que pelo resfriado a Nana não quisesse ir à escola, mas isso é mais do que castigo. Quis ir sem pestanejar. Levamos e avisamos que caso se sentisse cansada, era só nos ligar. Nenhuma ligação e a nossa baixinha "média", como se entitula, volta feliz da vida com sua amiguinha Bebel e Tia Teresa aqui para casa. Delírio da Teté que ama receber os amiguinhos da Nana, ainda mais a doce Bebel que a cobre de carinhos. Uma das cenas da tarde foi com as duas deitadas vendo vídeo enquanto a Bebel fazia carinho na cabecinha da Bela, praticamente sem cabelo. Bela levanta a cabeça para a Bel e Tia Teresa e diz: "A Bebel ama eu, não é"? Respondemos que sim e perguntamos "e você?". Resposta: "Eu também". Muito fofas mesmo.
Bebel vai para casa depois de muitas brincadeiras com a Nana e Bela. Nana já começava a pifar e fomos acalmando a baixinha com atividades mais calmas até que dormisse lá pelas 9 na noite. Enquanto isso, tínhamos a Bela ainda animada, querendo brincar. Assim fizemos, fomos brincar e conversar em seu quarto para acalmá-la. Muitos papos. Já consegue formular longas frases, e agora que aprendeu os significados da palavras "porque" e "aí", consegue emendar uma frase na outra criando verdadeiros monólogos maravilhosos. Além de ser impressionante, é muito divertido. No final de um dos monólogos disse para a mamãe colocar as mãos juntinhas "assim" (em posição) e rezar para o papai do céu. Lógico, antes mesmo de sugerirmos ela já estava dando as ordens.
Toda esta energia é devida ao descanso do soninho da tarde. Já pensamos em tirar este soninho para que consiga dormir mais cedo a noite. Mas voltando ao tempo da Bela, para que? O soninho é o que o corpo dela pede, ajuda a passar o tempo de hospital. Ajuda a passar o tempo enquanto a Nana não está em casa. Permite que tenha mais tempo acordada a noite com o papai depois que ele chega do trabalho. Então viva o soninho da tarde! Que ele dure enquanto tiver que durar. Assim como a recuperação da medula, não há o que se fazer, então que o tempo de recuperação seja o que tiver que ser. Assim vamos tentando nos planejar pelos próximos 5 dias. Quinta em casa, sexta com exames, se tiver critério, internamos no sábado, saímos no domingo e voltamos para o day clinic na segunda para o ínicio do novo bloco da QT Ara-C. Ah, neste primeiro dia de Ara-C, temos também a intratecal, aquela aplicação de QT no sistema nervoso central com anestesia geral que também nos preocupa. Mais uma vez o nosso amigo MTX, só que direto. Enfim, os dias pela frente prometem!
Mas vamos que vamos, a luz láááááá no fim do tunel começa a se aproximar mais um pouco, com o trem nos trilhos e sem parar. Muito obrigada a todos vocês pelas mensagens sempre tão carinhosas e agora também solidárias, se envolvendo nestas causas pelas quais todos nós fomos abduzidos neste ano. Muito obrigado por estarem sempre aqui, nos ajudando a pilotar e empurrar o trem junto conosco. Fiquem com Deus e até amanhã.
23 comentários:
Bom dia a todos!
Hoje inaugurei o blog.
Adorei o tom do post de hoje. Deu sinal amarelo nos exames, mas vcs estão aproveitando para curtir as meninas. Ótimo! Vamos que vamos, no tempo que tem que ser.
Gente a Renata vai ter que trocar de celular mesmo..rs...
Nem eu nem a Liana conseguimos falar com ela. Só dava caixa postal. Acho que congestionamos tudo!
Mas se não conseguir falar com ela, sábado estou lá no MacDonald´s.
Um boa sexta-feira para todos, principalmente para a Bela e para o Gui.Que os anjinhos da guarda os acompanhem e que o final de semana seja bom também.
Um abraço a todos,
Renata Serpa Coelho.
Gente, estou muito surtada,
bom final de semana? Mas hoje ainda é quinta-feira!
Sorry, até amanhã!
Renata Serpa Coelho.
O tempo do amor! Esse o tempo descrito, todos os dias, por vocês, no blog.
Tempo do amor é esse em que não usamos o relógio e olhamos para o outro. Como vocês, subvertendo o tempo cronológico, assumindo com prazer o tempo emocional. Quem disse que é para dormir a tal hora ou comer ao meio dia? Nunca vi mamãe gato reclamando dos horários da ninhada. Nunca vi papai cachorro olhando severamente para seu relógio de pata (pulso) e dizendo para sua lady: vamos nos atrasar para a festa! Nem o leão do zoológico se tocou que não era "hora" de namorar a leoa!
A hora é essa que nós fazemos (um cheiro de Vandré no ar!).
Vocês fazendo essas deliciosas horas com as filhotas e nós aproveitando para aprendermos a viver mais desenvergonhadamente o amor, inclusive comendo (sem culpa) um Big Mac!
Por falar em Big Mac vou arriscar um palpite. Tem muita gente grande que não pode dizer que adora um Big Mac. Não é mais "nutricionalmente correto" dizer isso. Mas que vai se esbaldar no dia 30, vai! Vai ter gente que nos contará que comeu 2. Quando viu tinham sobrado 2 vouchers e aí...
Beijo- Cooper
ps Renata- acho que o clima do blogo de hoje te fez desejar bom final de semana. Parecia texto de sexta feira, antecipando final de semana. Como nossos amigos estão nos ensinando a subverter o tempo cronológico, nada contra você desejar um bom final de semana, na quinta!
Bel e Rodrigo,
Diferente de muitos aí, que não se dizem fã de Big Mac, fast food. Pois eu adoro o Big Mac!! Mas, claro que, como muito raramente e geralmente com peso na consciência,mas infelizmente não tenho por que comê-lo aqui na Coréia. Se tem este dia aqui, com certeza não será este sábado, já chequei!!
Mas, já falei para a Lucinha comprar uns tickets com a Renata, eu como em pensamento, tipo dieta da luz.
Enfim, vamos rezar para que TUDO continue dando CERTO, por que está dando e muito certo. Só temos que ter paciência,palavrinha irritante eu sei. Outra palavra insuportável é Calma. Tem alguma coisa mais chata que quando você está nervosa alguém manda você ter calma.
Mas, não querendo ser chata, sendo logo!!
Tenham CALMA e PACIÊNCIA, que neste final de semana vai começar, ou melhor recomeçar este BENDITO em todos os sentidos protocolo.
Adriana Gottschalk
Bel e Rodrigo,
Já estou sem escrever há algum tempo -- exceto os e-mails trocados sobre o Gui. Mas sou leitora muito assídua, seja no computador ou no telefone, de casa, do trabalho, do táxi, onde der. De tempos em tempos, escrevo para contar que estou aqui, sempre.
Também vou me cadastrar como doadora de medula. Nunca tinha pensado nisso, nem sabia da existência do banco de doadores, obrigada por me abrirem essa possibilidade.
Também vou participar do Mc Dia Feliz. Com a Mari, costumávamos ir todos os anos. Ela era apaixonada pelo Mc Donald`s e a boa causa era o pretexto para me convencer a apresentar ao André as delícias da culinária junkie -- segundo ela, no que dependesse de mim, ele só conheceria brócolis e alface... Na verdade, não sou muito adepta desse tipo de comida, mas sou ainda mais contra o fanatismo que se criou em torno de tudo o supostamente faz mal.
Estou amando o relato de vocês sobre esses últimos dias, com tempos de espera e muita curtição com as crianças. Nada melhor na vida.
Estou aqui na torcida pelos resultados dos próximos exames e contem sempre com minhas orações e pensamentos diários.
Um beijo com carinho da
Marília
Meus queridos,
Uma mensagem rapida so para dizer que estou aqui, rezando por vcs...
bjs mil,
Patty langoni
Gente,
eu sou mais uma das que não conseguiram falar com a Renata...
Acho que hoje não vou tentar mais porque tenho que me concentrar num trabalho que entrego amanhã...
A minha principal dúvida, já que moro longe, é se o ticket comprado com ela tem que ser entregue em mãos ou podemos imprimí-lo via internet...
De qualquer forma, sábado estaremos lá...
Achei bonitinho que a Ana Clara, mesmo não gostando do Bic Mac, pediu que comprássemos e dividíssemos um em nome dela porque ela também queria ajudar as crianças que estivessem doentes...
Acho que vou comer minha metade babando...
Aliás, imagino como você Bel ficou babando com o comentário da Bela reconhecendo o amor da amiguinha Bebel por ela...
Nossas crianças são muito preciosas não são?!
Indiscutivelmente nosso maior tesouro, cravado de amor e cintilante de alegria!
E se, por hora só vos resta esperar, que essa espera seja muito bem aproveitada, deixando lembranças mais que gostosas no coração de todos vocês!
Beijos,
Suzana.
Suzana e demais blogueiros interessados em falar com a Renata:
basta mandar um e-mail para rcguerra@gmail.com . Fica mais fácil para ela.
Consegui falar com a Renata mais cedo e ela me disse que as pessoas podem buscar os tickets no Humaitá ou em Ipanema. Mas se o grupo for grande (tipo empresa)e no centro talvez ela tenha como entregar. Vale a tentativa.
Aqui no meu escritório estamos mobilizadíssimos. Já conseguimos várias adesões.
Aliás, como advogado é um bicho muito vaidoso está rolando uma verdadeira disputa velada de qual escritório compra mais... incrível! É e-mail pra cá, e-mail pra lá: "Aqui compramos tanto, pois no outro compraram mais tanto"... e por aí vai.
Ainda bem que a causa é nobre para aliviar tamanho pecado.
Vamos que vamos. Um abraço a todos!
Renata Serpa Coelho.
Adorei o post de hoje. Vcs escrevem muito bem, com emoção!!!
Dá para sentir o amor nas palavras e imaginar cada gesto da familia, dos amigos, das meninas....
Sabe aquele livro que vc começa a ler e não consegue parar? Assim é o Blog da Bela, cada dia um capítulo e a história da vida de vocês nos emociona, nos surpreende. Uma lição de vida!!!
Quinta feira com cara de sexta, um sol lindo lá fora e a torcida para que as taxas estejam boas e a Bela pronta para continuar o protocolo.
Beijos
Aninha
Bel eRodrigo,aproveitem bastante ,passa tão rápido esta fase.Elas crescem muito depressa.Estou ca da dia mais encantada com as maninas e com voces.quanto amor distribuido....
bjs tia Lélia
Olá Bel e Rodrigo,
Torcida mais que organizada para que as taxas da Bela estejam no nível para começar a próxima fase!
Gostaria de agradecer a vocês e a Renata a oportunidade de participar da campanha. Hoje veio um portador me entregar os vales para sábado.
Blogueiros é melhor enviar um e-mail para Renata Guerra rcguerra@gmail.com).
Fiquem com DEUS.
bjs Lu, Dudu, Duda e Gi
Queridos,
Estou um pouco sumida dos comentários, mas continuo acompanhando vcs diariamente.
Que bom que a nossa Bela já está de volta!!!! fazendo suas gracinhas de sempre, uma FOFA!!!
Temos certeza que amanhã a medula já estará "cheia" permitindo a internação de sábado.
Aliás, sábado já está na agenda, o Mc Dia Feliz, tenho que confessar que a-d-o-r-o um Big Mac...vou mandar um e-mail pra Renata (tomara que ainda dê tempo).
Devo ir ao hemorio amanhã fazer a tipagem. Tb mandei e-mails para todos os meus contatos, com as explicações da Anna Cláudia, vamos ter muuuuiiitos doadores.
Fiquem com Deus e Nossa Senhora.
Muitos Beijos,
Isabella, Liginha, Rubens, Marianna e Marcella
Queridos Bel e Rodrigo,
Este post está divino !
Uma extraordinária lição de resiliência.
Conheço esta palavra de quando fiz Engenharia, um jargão bem técnico significando resistência à choque.
Hoje é a palavra da moda no mundo empresarial.
Ah, mas como é fácil de ser dita e difícil de ser praticada.
Ser relisiente é não se deformar permanentemente com o choque, com o não esperado.
Ou seja, envergar mas não quebrar.
Se adaptar, se flexibilizar, saber reagir sem se desestruturar.
Usar as fortalezas para superar as fraquezas.
Ver oportunidades e não apenas as ameaças.
E como fazer isso ?
Como vocês fazem !!!
Dão-nos aula todos os dias !!!!!! Fantástico !!!
Sofrem e doam-se quem sofre.
Transformam a angústia e expectativa em valor para os filhos.
Não escondem a dor e a alegria, o medo e a felicidade.
Não pararam nada, nem mesmo a obra do novo apartamento.
Tudo vai sendo moldado e segue seu caminho, ainda que vivendo em outro planeta.
Não se tornaram amargos e com isso, não amargaram a vida de quem vocês amam e ama vocês.
Ao contrário, fizeram deste tempo, desta limitação, um privilégio !
Ainda que num cenário de doença, buscaram qualidade de vida e manteram-se saudáveis.
Perceberam oportunidade de desfrutar do privilégio de estar mais perto das filhas !
Paradoxal, mas este privilégio é fruto da dedicação exclusiva que a situação requer.
Não queríamos que a agenda fosse aberta por este motivo, mas se é o que temos, aproveitemos o lado bom !!!!
Me lembra aquela máxima que diz “não tenho tudo que amo, mas amo tudo que tenho !”
Pura verdade ! Não temos tudo, sentimos saudades do que já tivemos um dia e não temos mais, sonhamos com o que desejamos e está por vir (tomara !).
Existe passado, existe futuro mas é no presente que temos que ser resilientes.
Porque é no presente que se faz a vida, que ela acontece.
Em que tempo ?
No tempo necessário para sermos felizes !!!!!!!!!!
Desejo que o resultado esperado seja alcançado amanhã.
Se não for, já sabemos: ainda não era para ser.
Se for, pé na tábua queridos !!!!!
QT no fim de semana tem vantagem também, que é a presença do super-papai-que-trabalha-e-assiste-a-família !!!!!
Muitos beijos e dedinhos cruzados !!!!
Anna Cláudia
PS1: Queridos blogueiros, os comentários estão lindos !!!!! Suspiro quando os leio !
PS2: Hoje o Hemo-Rio veio até a Intelig para doação de sangue. Ainda não foi para doação de medula. Fazer o bem é muito bom e doei quase 500 ml de sangue. Sangue bom e animado !!!!!! rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs
PS3: Cooper, lindo post (as usual) ! Concordo com você, vai ter muita gente se sentindo liberada para comer Big Mac. Era tudo que eu queria ! Uma caloria do bem ! Eu adoro comida saudável. Mas do mesmo jeito que rola uns vinhozinhos e uns pecados gastronômicos sofisticados, rola um junk food de vez enquando ! rsrsrsrsrsrsrs
Gente, muito bom : li a coluna do Ancelmo esses dias e hoje, tirando o atraso do blog, vejo que tinha o dedo da Gê nessa historia !
Já que os McD da vida vão bombar esse sábado, que tal a gente tentar marcar de se encontrar em um deles ? Vou me sentir igual à festas de criança que têm lá : uma mesa enorrme e um monte de batatas, caixinhas de sanduiches, muita farra. Vai ser divertido !
Que tal o Mc do Leblon ??
Isso me lembra uma viagem de uns 6-7 anos atras : estava , acho que em Salvador ,e o vôo atrasou umas 4 horas. A cia aérea nos deu vouchers de comida (naquele tempo o ato voar ainda preservava alguma dignidade) e àquela hora só tinha o McD (ou seria Bob's - ??) aberto.
O valor do voucher era mto mais do que uma pessoa normal comeria de junkie, mas tb não queríamos dar moleza pra Varig !Só lembro de uma mesa imensa, muita batata, milk shake, hamburguer.. e ainda umas crianças que estavam por lá ganhando lanche da gente. Foi divertido, já que tinhamos que esperar de qq maneira.
Mais ou menos como Bel e Rô fazem tão sabiamente : já que o tempo é de esperar, que seja da melhor maneira. Não podemos controlar muita coisa na nossa vida, apesar da gente ter a ilusão de que consegue , mas se tem uma coisa que a gente detém é o poder de se reinventar, como a Bela faz todos os dias.
PS : Marilia, seu comentário me deu uma saudade muito gostosa da Mari ! Realmente McD é a cara dela!! Obrigada por estimular essa lembrança .
Um beijo em todos
Anne
Bééééééél e Rodrigo,
Ando correndo contra o tempo, não sei como vocês conseguem!
Serei, certamente, uma das q. vai dizer que "sobrou um ticket, tive q. comer mais de 1"! Todo ano vou. Já perguntei à Renata - espero q. dê tempo dela responder: eu soube, ano passado, que a doação Só VALE para quem compra O BIG-MAC individualmente.Quem compra o kit-lanche não estaria ajudando em nada. Disseram que é por CÓDIGO de compra e o item "BIG-MAC" é diferente (claro!) do "KIT-LANCHE" (c/ refri + fritas), portanto, ATENÇÃO!!!!!! Na dúvida, é melhor perguntar na hora, caso ninguém saiba nos orientar aqui.
No mais, continuamos atentos, torcendo, mentalizando, rezando.
Beijos mil,
Denise, Carlos, Lourenço e Olavo.
Bel e Rodrigo
Adorei o post de hoje! Que delícia estas duas fofinhas, estão cada dia mais gostosas!
Que amanhã o resultado do exame da Bela seja surpreendente, estou rezando para que os próximos dias de tratamento não sejam tão pauleira.
Fiquem com Deus e tenham uma sexta feira iluminada.
Bjs para os 4
Lia Taliberti
PS Anne - Seu comentário me lembrou uma viagem que fiz para Aruba, onde cheguei faminta, não conhecia nada e já era um horário tarde, com tudo fechado. Eis que surge um oásis: vislumbrei um
o grande M amarelo e cheguei até ele, absolutamente salivando. Acho que foi o Big mac mais gostoso que comi na vida !!!!!! rsrsrsrsrsrs
PS: Durante o tratamento, da mesma forma que a bela gamou no milho, minha filha só queria batata frita do Mc Donalds. às vezes era a única refeição do dia e por incrível que pareça, eu ficava feliz da vida que entrava algum carboidrato. Êta batatinha do bem (e gordurosa, engordativa, crocante e saborosa ! rsrsrsrsrsrs)
PS Bel - Amanhã, sexta-feira, minha filha vai em uma festa de aniversário das 16 às 20 hs, no play do prédio novo que vão morar. É aniversário de uma das filhas daquela moça que conheço (a do 103). Ou seja, amanhã tem Rua Itaipava e boa noite para as tartarugas !!! Não disse que em breve as duas ainda vão brincar ? Muitos beijos, Anna Cláudia
Bel e Rodrigo,
Vocês são mesmo sensacionais! Além de ajudarem o Gui, ainda estão divulgando a maravilhosa campanha do Mc Dia Feliz! Sempre participo comprando tickets antes e consegui falar com a Renata para comprar este ano. Obrigada pela divulgação da Renata!
Realmente o INCA precisa de muita ajuda. Fiz alguns trabalhos com eles (na parte de tratamento do tabagismo) e as condições são muito precárias, eles precisam de ajuda. Muito legal o que a Renata está fazendo.
Que a Bela fique cada dia melhor!
Beijos,
Juju
Gente, que delícia de post.
Amigos, a-d-o-r-e-i a idéia da Anne. Acho ótimoooooooo! McDonalds do Leblon? Que horas? Vai estar LOTADO, mas não vejo outra alternativa... todos estarão. Podemos levar nossos lanches ultra calóricos (e deliciosos) para a praia e fazer logo uma farofa completa! Cruzes! Annezita, estou dentro. Umas 16h, que tal? 91990803!
Agora voltando ao dia de hoje no Blog. Tá lindo demais. A gente sente cada movimento das meninas, cada sorrisinho, cada frase emendada com "aí" da Bela, cada brincadeira. Ai que vontade de estalar um beijo nessas bochechas.
Sobre o tempo das meninas, deixa e dividir uma historinha. Crente que eu estava abafando, matriculei o Bob no Playgym (na Hipica), para fazer umas atividades voltadas para bebês com todo um conteúdo lindo pedagógico, piscológico, de motricidade etc. Fui 3 vezes. Mas chegando lá, as sessões de 50 minutos acabam em 15 porque o Bob chora, fica cansado e quer dormir. Não é engraçado? Ele não tá nem aí. Só quer colinho, chupeta e um bom soninho. Eu fui lá assisti palestra, me engajei na coisa e, no final, vou ficar amarradona com ele em casa mesmo e na pracinha. E já tá ótimo! Já é uma curtição. hahahaha.
Bel e Rô, Anna Claudia já disse tudo, mas não cansamos de repetir: que lindo exemplo vcs nos passam todos os dias. Vcs só merecem coisas boas!
Beijos enormes em todos. Ótimo fim de semana, como diz a Renata. Já está chegando!
Ahh, Tininha, adorei te encontrar hoje. A gente se "fala" todo dia, agora vai ser ver mais também!
Beijos, queridos.
Gê
Bel e Rô, sobre as próximas semanas, com MTX, ARA-C etc, com certeza não parece um mundo cor de rosa. Mas pelo que lemos aqui há 218 dias é que nada e nenhuma QT vai segurar vcs. A luz parece um pouquinho mais forte a cada dia lá no fim do tunel. Pela primeira vez - gostei isso! - vcs falam dela. Parece que já conseguem enxergar aquele pontinho de luz e se animam com isso. É por aí!!!
Mais beijos, Gê
Bel e Ro,
que hoje o dia tenha sido como o de ontem, de muita curtição com as meninas e que amanhã o sinal verde se abra para a internação no sábado.
Já estou com os meus tkts do Mc na mão e os demais devidamente distribuidos. Achei ótima a ideia da Anne de nos encontrarmos no Mc do Leblon para outra confraternização. Para mim, a sugestão da Gê, as 16h está ótimo!
Gê, também adorei te encontrar hoje de surpresa! No sábado voce leva o Bob para eu conhecer? Levarei o Joao Eduardo.
Um beijão pra todos,
Tininha
Galera,
tudo bom? A campanha esta um sucesso!! Amei!! Desculpe-me pelo meu telefone, cada vez que estou numa ligação entra outra chamada e cai na secretaria eletronica!! Por email a comunicação e melhor anotem ai, por favor, renatacguerra@gmail.com
Bjo em todos e obrigada pela ajuda!!
Renata Guerra
Postar um comentário