domingo, 18 de maio de 2008

D117 (M21), páginas da nossa vida

Não é novela da Globo, mas de fato são as tartarugas da Carolina Cooper sim, assim como as folhas caindo, tão apreciadas pela Bela, são da jaqueira que fica ao lado do laguinho, em frente ao antigo prédio da Rua Itaipava. Não sabemos se as tartarugas cresceram tanto nesses anos, mas desde que a Nana era pequena passamos alguns bons minutos com as crianças vendo a dupla no pequeno lago, entre as plantas que o cobrem. Poderia ser uma novela da Globo, bem ao estilo de Manoel Carlos, que detalha bem o Rio, a Zona Sul e até mesmo a leucemia que já foi abordada em seus folhetins. Esperamos que não tenhamos momentos tão trágicos durante a novela, mas que possamos ter os seus famosos finais felizes. A foto é da Nana com um pouco mais de um ano, no lago das tartarugas, na entrada do Jardim Botânico, mais um dos lugares que fazem parte da nossa "novela".

Nada como um lindo domingo para ganharmos mais fôlego para o mergulho de amanhã, do segundo bloco de MTX, com a Bela internada pelo menos até sexta. A nossa amadurecida e agora independente Nana foi com a Tia Teresa e sua amiguinha da escola Bebel para o clube, para aproveitar o sol. Voltou depois do almoço, correndo para trocar de roupa, pois foram para uma peça de teatro no Shopping da Gávea, quando a Bela dormia, que só viu a irmã no final do dia. Aproveitamos a manhã linda para descer um pouco com a Bela, para brincar no play. Suas defesas estão "meia bomba", mas acreditamos que não podemos enclausurá-la, principalmente quando ficará internada na próxima semana e um pouco de ar puro, sol e calor lhe dão as energias que precisará para a próxima semana.

É impressionante a corrente de pessoas que estão ao nosso redor, querendo o bem da Bela, sua recuperação, o nosso bem. Nosso play é vizinho a um prédio antigo, de 3 andares, na própria Rua Faro. Há um casal de portugueses que acompanham as crianças brincando no play desde que são pequeninas, quando estão em sua área de serviço. Havia um papagaio de um parente que estava hospedado com eles que aprendeu a chamar pela Mariana, de tanto brincar no play, que lhe tirava gargalhadas, quando ainda mal sabia falar. A senhora, sempre tão atenciosa, sabia da leucemia da Bela e sempre que nos encontra pergunta pela Bela e diz que tem rezado por ela. Não só tem rezado, como acabou de voltar de viagem. Foi a Chaves, em Portugal, no Santuário de São Caetano, sobre o qual nunca tínhamos ouvido falar. É dito um santo milagroso, de diversas curas, de quem são devotos e foram lá pedir também pela Bela. Trouxeram cartões do santuário e uma Oração de São Caetano. Não só isso, mas hoje presenteou a Bela com balas portuguesas, tipo dragée. Azuis e rosas, deixando a Bela feliz, pois o azul é sua cor favorita e o rosa da Nana, sabendo que também agradaria a sua irmã. Vendo a atenção e carinho dessa nossa vizinha, que pouco conhecemos, não temos dúvidas que são belas explicações do nosso "para quê" de tudo isso que vivemos.

Realmente poderia ser uma novela da Globo. Como viajar pelo bairro, na Rua Faro ou Rua Itaipava, com detalhes de tartarugas, jaqueiras, vizinhos, papagaios etc é realmente gostoso, e resolvemos viajar um pouco mais longe e fomos para Portugal, procurar Chaves. Procurando no Google Maps é uma cidade pequena, bem ao Norte, no caminho de Bragança, quase fronteira da Espanha. Por maiores que já tenham sido nossas andanças em Portugal, o mais perto que tivemos de Chaves foi quando saímos de Viana do Castelo, passando pela Serra do Gerês, um almoço delicioso e inesquecível na Pousada de São Bento, na Barragem da Caniçada e descida para Guimarães, sem antes uma parada em Braga, para visitar ao santuário de Bom Jesus de Braga. Quem quiser viajar rapidamente um pouco conosco pelo Norte de Portugal ou conhecer Chaves, basta clicar aqui, ou no link acima marcado.

Voltando da rápida viagem a Portugal, que sempre nos faz muito bem, voltamos novamente ao Rio, com um final de dia com visita à casa dos Dindos para a Bela e Nana poderem ver suas priminhas e os Dindos, é claro. Uma felicidade total, permitindo que espairecesse mais um pouco, vendo mais gente, que gosta muito, que lhe quer bem e lhe faz bem, lhe dando o fôlego e se preparando para a internação de amanhã, que foi antecipada. Recebemos ligação dos médicos hoje a noite, pedindo para que internássemos a Bela por volta de 10:30 da manhã, para que tudo comece 2 da tarde. A mesma rotina da semana anterior que começou às 6 da tarde, mas a antecipação faz sentido, pois nos futuros resgates pós-QT do MTX e os hemogramas de checagem ficam fora do horário próximo à troca dos turnos. Até que não é tão ruim para a gente, pois nunca conseguimos dormir no hospital antes de meia-noite e acordar às seis não era nada agradável e agora a rotina será sempre às 2 e 8 da manhã, tarde e noite.

Vamos ficando por aqui, pois amanhã a baixinha começa a segunda semana de QTs mais fortes e esperamos que saia tudo como na primeira, com o nosso melhor conhecimento das reações da Bela e das medicações que podem lhe estabilizar. Vamos manter muito forte nossos pensamentos positivos, orações, vibrações e ter muita fé que dará tudo certo novamente. Esperamos que na sexta possamos estar voltando com a Bela mais uma vez para casa.

Tenham todos uma excelente semana e fiquem com Deus. Obrigado por sua presença aqui sempre conosco. Nos faz um bem enorme.

28 comentários:

Denise Sertã disse...

Béééééééél e Rodrigo!
Acabo do voltar de Portugal pela "Google Linhas Aéreas"! SERTÃ é mais ao sul, 3 horas depois de Braga! Tenho fotos tiradas pelo Silvio (avô do Ricardo) mas ainda não estive lá.
Realmente este Blog nos une e surpreende a cada dia: as tartarugas da filha do Cooper, minha amiga MªElisa e o Carlos que estudaram com a mãe da Moara, caramba!
Mas o mais relevante é que estamos
TODOS COM A BELA !!!!!!!!!!!!!!!!
Beijos, beijos, beijos,
Denise, Carlos, Lourenço e Olavo.

Anônimo disse...

Queridos Rodrigo, Bel, meninas,
Nada como um lindo domingo de sol seguido por uma lua quase cheinha ao final do dia para recarregar as baterias!!!! Sigo na - cada vez mais longa - corrente pela Bela, rezando e pedindo que os desejos de vcs sejam todos atendidos.
Um grande beijo,
Maria Luiza

Anônimo disse...

Bel e Rodrigo,
Depois deste final-de-semana merecido e com as baterias totalmente recarregadas, tenho certeza que esta segunda semana será tirada de letra, afinal os Benigni voltam a atacar no "pital".
Continuamos nos nossos postos enviando nossas orações para o Pai Misericordioso.
Adriana Gottschalk

Anônimo disse...

Que esta semana passe rápido
Se depender de nossos pensamentos voces estao protegidos aqui,em Portugal,no mundo todo!!!!!
Com certeza o 'PORQUE" esta bem em frente dos nossos rostos.
Vamos juntos pela semana.
beijo para voces!
Lucia

Lia disse...

Bel e Rodrigo

A vizinha é a "tia Silvina", ela viu as mais de 60 crianças do Solar de Ouro Preto crescerem. Quando chegavam ao play fazendo aquele tumulto já gritavam "tia Silvinaaaa.." e ela é claro, corria para pegar as balas que eram disputadas e divididas por todos (jogadas da área de serviço).
Ela sabe o nome de todos os que cresceram aqui e cada vez que encontra algum pai ou mãe, pergunta pelas "crianças". É uma pessoa maravilhosa e o que vcs contaram é bem dela, sempre tão atenciosa!
É por essas e outras que a Rua Faro é tão especial, parece que vivemos numa cidade do interior.

Bem, o domingo foi de recarga com o sol brilhando e a família reunida, desejo que a semana seja show com o tratamento correndo muito bem.

Fiquem com Deus, Nossa Senhora e agora também com São Caetano e é claro com todos os outros santos que tão bem têm olhado pela Bela.

Bjs para os 4
Lia Taliberti

Anônimo disse...

O mergulho de ontem tinha uma característica (várias) interessante: um mergulho para cima! O casal sobe, junto com as bolhas de ar. Incentivado, ampliei a foto. Não vi os tubarões, vi golfinhos! Talvez eu já precise de uma ampliação maior!
Quanto às tartarugas, símbolo de longevidade, eu fiquei com um gosto de emoção saborosa no coração. Essas inter relações fantásticas. Carolina ganhou duas tartaruguinhas mínimas, dessas que se coloca em um pires com água, quando tinha uma idade entre Nana e Bela. E agora, anos mais tarde e tartarugas crescidas, fazem a alegria de amigos, no laguinho do prédio onde Carolina ainda mora.
E já que estamos no recordar é viver da novela, no alto da Rua Faro tem um Figueira. A Figueira da Rua Faro. Essa é parte da minha história. Foi essa árvore, junto com um tarado exibicionista (lenda?) que acelerou a fundação da AMA Jardim Botânico. Tive o prazer de ser o primeiro presidente dessa AMA e fui a Brasilia, acompanhado pelo Leonel Kaz, defender a Figueira, que ficou de pé! Mais um símbolo de luta que resultou em longevidade.
Hoje, mais uma etapa dessa luta. Pontuada por santuários novos, relações antigas, tartarugas e figueiras. Pontuada pela poesia de folhas que caem -D. Lena é hora de recitar Verlaine, o poema que anunciou o dia D (mais um símbolo) -Chanson d'automne- pontuada pela poesia da vida. E declamada com o amor que vocês têm uns pelos outros nessa linda família.
Beijo- Cooper
ps- depois eu posto o poema do Verlaine. É bonito
ps Teresa- eu enviei o roteiro no dia 13 e ontem novamente. Chegou?

Anônimo disse...

Queridos Primos,

Também não conheço o Santuário de São Caetano e tão pouco fui à cidade de Chaves, mas a Serra de Gerês já é uma bélissima amostra do poder divino, o lugar á realmente imperdível. Na minha opinião é o local mais bonito de Portugal (e olha que beleza não falta nas terras lusitanas).
Estas lembranças sempre nos trazem coisas boas e este é um bom indício para a semana que se inicia.

Beijos dos primos do Recreio

Carlos Roberto Capistrano

Anônimo disse...

Olá Bel e Rodrigo,
Que bom que o final de semana foi tranquilo e vocês puderam repor um pouquinho das energias para mais uma semana da MTX.
Estamos na torcida para que tudo corra bem como na primeira etapa.
Continuamos sempre com orações e pensamentos positivos.
Fiquem com DEUS!!
bjs Lu, Dudu, Duda e Gi

Anônimo disse...

Bel,

Tudo vai correr bem e na semana que vem você terá um lindo aniversário.

Estamos na torcida

Bjs

Duda

Anônimo disse...

Queridos Bel,Rodrigo e amadas meninas.
Que esta semana passe bem ràpida, e cheia de boas realizações para Bella e vcs. Será uma semana de muitas preces a nossa Mãezinha para interceder junto a seu Filho e nosso Pai por vocês. Com muito carinho Gilda Maurício e filhos

Anônimo disse...

Bel e Rodrigo,

que bom que o fim de semana foi tranquilo e alegre. A descrição é uma delícia de se ler.

Esperamos que essa semana passe muito muito rápida e que a Bela tire tudo de letra!

Seguimos rezando forte, incluindo agora São Caetano, claro!

Um abraço para todos e boa semana,

Renata Serpa coelho e família.

Anônimo disse...

Leio o site todos os dias, ainda que anonimamente (mas juro que não sou a pessoa tão procurada..), me emociono muito e sempre rezo pedindo a Deus pela recuperação da Bela, que Ele guie seus caminhos com muita luz. Mas hoje não posso deixar de registrar meu comentário. Qual não foi minha surpresa hoje, quando, ao sair do Copa D'or (em visita ao meu irmão, operado de cálculo renal), vejo a Bel e Bela na recepção, e tive a felicidade de conhecê-las pessoalmente. Realmente a Bela é muito linda (mais ainda pessoalmente) e senti uma emoção muito grande e uma energia muito positiva que a envolve. Realmente, agora entendo porque uma criança que eu nem conhecia estava sempre presente nos meus pensamentos e orações. Simplesmente porque a Bela é muito especial, uma criança guerreira, alegre e cativante. E sempre admirei também seus pais e avós, pela força, carinho, amor, alegria e dedicação. E como é bom ver o enorme carinho e amor que a Nana tem, principalmente com a irmã. Gostaria que soubessem que sempre estive e estarei junto com vocês nesta corrente positiva, tenho uma filha que também se chama Isabela (1 ano e 2 meses) e sempre coloquei as 2 Isabelas em todas as orações. Continuo aqui na torcida para que esta semana seja a melhor de todas, que a Bela estenda seu lençol branco no chão e brinque bastante, fazendo a hora passar mais rápido para chegar logo o dia de voltar para a casa. Boa sorte e fiquem com Deus.
Flavia

Suzana disse...

Rodrigo,
Se fosse novela da Globo, você seria o próprio Manoel Carlos, mas acho que suas doces narrativas dariam um adorável Best Seller...
Que Delícia a oportunidade de testemunhar que as tartarugas de uma criança podem fazer, anos mais tarde, a alegria de outras crianças, tanto quanto a luta pela sobrevivência de uma ou mais árvores influencia o vida de futuras gerações...
Esse é um aprendizado fundamental para modificarmos nossa maneira imediatista de viver!
Para exercitarmos o desprendimento dos nossos interessses particulares e vislumbrarmos a nossa possibilidade de participação, ainda que silenciosa, na vida futura!
Se forem necessárias bandeiras e mobilizações comunitárias, que assim seja, mas jamais devemos despresar gestos individuais, como a da simpática D.Silvina que vem marcando com tanto carinho a infância da vizinhança...
Lembranças que farão a alegria futura das suas meninas!
Lembranças doces e coloridas pela própria alegria infantil!
Lembrei-me agora de um adorável professor que tive anos atrás...
Seus livros, já antigos, eram tão bem cuidados que não tinham uma só "orelha" sequer: Ele dizia que cuidava de seus livros com muito carinho porque no dia que não estive mais conosco queria que outras pessoas os recebessem em bom estado de conservação!
De forma semelhante, uma vez "herdei" um livro da tia de uma amiga... Lendo o livro me deliciava com seus amorosos comentários feitos à lápis e dirigidos ao autor...
O amor é um sentimento que se perpetua infinitamente e um valioso exemplo jamais se perde, ainda que passem muitas gerações!
Envolvidos nessas vibrações que tanto contribuem para a nossa saúde emocional tenho ainda mais convicção de que tudo correrá maravilhosamente bem em mais uma semana protegida e abençoada pelo Alto!
Com muito carinho, Suzana.

Anônimo disse...

Estou aqui na torcida para que esta semana tudo corra bem com a Bela, e como lembrou a Dudinha, dia 27 a Bel tenha um lindo dia de aniversario...

bjs Patty Langoni e Ique

Família SP2 disse...

ora pois pois! Vcs com vizinhos lusos hein? E da terra do presunto que embora nao seja de Parma nap faz feio, principalmente se o acompanhar um queijinho de Azeitao e um pedaco de pao...
Les longs sanglots des violons d hiver blessent mon coeur d une langueur monotone.
tal como eles foram responsaveis pela insureicao da resistence no dia D, que eles tambem sejam prenuncio da resistencia da Tete que certamente honrara seu sangue bleu, blanc, rouge!
Alias um fim de semana maravilhoso gracas aos Capistranos.
Primeiro a visita nos dois dias das meninas e dos superpais, quando podemos ver o que nosso coracao ja antecipava, que a Tete esta mt bem!
Segundo os dindos cuidando da Bia e a Cecilia buscando Bia e Carol na festinha para que pudessemos comemorar 17 anos desde a cerimonia na Casa das Canoas.
Obrigado dindos e Cecilia mts beijos da
familia SP2

Ligia maria disse...

Queridos Primos,

Fim de semana tranquilo, que gostoso ler sobre o passeio de vocês com a Bela, eu também adoro dar uma voltinha à pé vendo as arvores, pegando sol e ar puro(fim de semana tem menos transito e o ar fica melhor).
Vamos ficar na torcida para que tudo corra bem, que a semana passe rápido para vocês voltarem logo para casa. Agradecendo tudo que já passou e rezando para que a nossa Bela guerreira suporte bem outro pancadão.
É muito bom saber que o apetite está melhor,adorei o "feijão turbinado", se o blog virar um livro, no final pode ter as receitas da vovó Cecília para uma neta campeã!
Gostei muito de passear por Portugal(vi hoteis muito bonitos, bons preços) linda a Pousada de São Bento, nunca pesquisei roteiro no Google, sempre olho no Michelin, gostei da dica.

Fiquem com Deus e que Nossa Senhora de Fátima proteja vocês durante toda a semana.

Um beijo grande,
Liginha,Rubens,Isabella,Marianna e Marcella

Georgia disse...

Bel e Rodrigo,

Que bom ler notícias boas sobre o fim de semana de vocês com as crianças e poder viajar um pouquinho para Portugal também, visitando a Pousada de São Bento.

Vamos juntos para mais uma semana. Vai dar tudo certo! A Bela é forte, guerreira e está protegida por Deus, Nossa Senhora e todos os santos e santas que a acompanham diariamente.

Estamos aqui, diariamente, acompanhando esta torcida.

Mil Beijos,

Georgia, Eduardo, Gui e Digo

P.S.: O Gui ganhou duas medalhas de ouro no revezamento 4x50m livre e medley neste fim-de-semana. Será um futuro Thiago Pereira??

Anônimo disse...

Queridos Primos,

Recebam nossa energias POSITIVAS para a semana que se inicia.

Continuamos firmes e fortes em nossas orações agradecendo e pedindo com muita fé, que a Bela responda bem a mais esse bloco de MTX. Que o desconforto seja mínimo e sem dor alguma. Tudo vai dar certo. E isso vai passar, vai sim!

O CORPO REAL DA BELA É INABALÁVEL E IMPENETRÁVEL E NADA QUE NÃO SEJA DIVINO ESTARÁ DENTRO DELA!

Força e coragem pra vocês.

Fiquem com Deus.

Beijos
Lucinha e Bruna

Anônimo disse...

Queridos primos,
Tenham uma semana abençoada, de mais algumas lutas, e certamente mais vitórias. Tudo vai dar certo.
Hoje a Isadora faz 3 anos e quando logo mais à noite o "clã Igré" estiver reunido vamos fazer uma oração especial pela priminha guerreira Bela.
Beijos de
Adriana, Viviane, Roberta e Rê

Família SP2 disse...

ERRATA

Les sanglots longs des violons d´automne,
blessent mon coeur d´une langueur monotone

SORRY, cafundi automne com hiver... coisas que acontecem quando não temos as ruas atapetadas de folhas mortas que as árovres despiram.

Família SP2

Anônimo disse...

Queridos Bebel e Rodrigo,
Como estava na Bahia no final da semana passada e no fim-de-semana, aproveitei para ler hoje os posts e comentários atrasados. São lindas descrições, emoções, mensagens de força e fé que dão energia a todos os que acompanham o blog. É um presente de vcs para todos nós. Continuamos aqui na torcida por essa menininha que sempre nos encanta. Boa semana, com a certeza de que tudo vai correr bem!
Um beijo carinhoso,
Lucia e Sergio

Anônimo disse...

Bel e Rodrigo,
Desejo energias dobradas para a semana que chega.
Se fosse novela a gente ía dizer que era iverossímil. Tartarugas de estimação, professoras, vizinhas... Sei não, acho que esse livro aqui vai dar mais ibope que novela do Manuel Carlos .
Gosto de sentir a corrente do bem que emana dos comentários, a beleza dos textos, a simpatia de todos, a certeza do sucesso.
Como já disse antes (estou ficando repetitiva, deve ser a idade, já bastam os óculos de perto que de "de vez em quando" já viraram "sempre"), essa leitura diária faz bem para a alma e nos enche de esperanaça na humanidade.
Além de cega, piegas.
Beijos
Nika Pougy

Anônimo disse...

Bel e Rô queridos,
Um beijo grande nessa segunda, que a semana seja tão linda quanto o post de hoje.
Estamos sempre pensando em vocês!!
beijos carinhosos
Paula e Felipe

Anne disse...

Nossa, esse blog está servindo para também dar vazão à veia literária do financeiro e da economista, quem diria ?!
Também, tanta sensibilidade e emoção desses dias tem que "sair" de algum jeito, e que bom que é de um jeito que encanta a todos nós: belo, poético,leve.
Um belo astral para começar a semana, vai dar tudo certo !
bjs
Anne

Anna Claudia disse...

Queridos Bel e Rodrigo,

Post muito especial o de hoje !

Amei a história das tartarugas, da Rua Faro, da jaqueira, da vizinha, da figueira, da AMA-JB, do tarado exibicionista e a de Chaves.

E por que a de Chaves ? Além do santuário, que por si só é uma linda história, Chaves tem relação com minhas origens.

Meu nome é Anna Cláudia Chaves e o Chaves vem da família paterna, cuja origem vem de Chaves, em Portugal. Tenho a árvore genealógica paterna levantada pois minha família é descendente de Tiradentes. Os pais de Tiradentes são meus "avós" de 6o. grau. Tiradentes tem uma irmã (Antônia Rita de Jesus Xavier) cuja filha (Thereza Maria de Jesus Xavier) casou-se com Manoel Rodrigues Chaves (meu avô de 4o. grau). Manoel veio de Chaves, tinha muitos irmãos que se casaram todos dentro da família Xavier. É uma grande (enorme!) rede de parentesco. A origem da família Chaves é uma só, tanto o ramo de Minas quanto a do Pará e está no livro Fundadores de Cataguases, pois aí vivia a família dos pais de Tiradentes.

Como diz um amigo, coincidência gostosa !

Algo mais neste folhetim vivo que liga nossas histórias com muito carinho !

Desejo que o dia tenha sido produtivo, que o MTX seja bem incorporado ao organismo da Bela com menos lesões possíveis. Estou confiante !!!

Que venha a canção de outono e a do inverno, porque a que eu espero é a da primavera !!!! Com vinho e pizza de milho !!!

Beijos, fé, amuletos, santinhos, figas, todos os pensamentos positivos e recursos possíveis para nos mantermos acolhidos e serenos nesta nova etapa que se inicia !!!!!!

Anna Cláudia

Anônimo disse...

Queridos Bebel e Rodrigo,

É lindo ler os comentários de vcs e de toda essa gente que participa desse blog e tbem os q estão fora dele, numa corrente de amor, carinho e solidariedade!!! Sinto-me previlegiada por tambem poder participar dela!

Que maravilha de fim de semana, cheio de novidades e coisas boas!!!

Que essa semana tudo corra calmo e sereno, sem maiores problemas com a nossa pequena grande Bela,voltando para casa na sexta e poderem aproveitar o próximo fim de semana com mais intensidade e muitas novidades.

Fiquem com Deus!
Bjs da tia Rôrô

Anônimo disse...

Bel e Rodrigo,

Que corra tudo bem nesta semana!!! Que a Bela fique cada vez melhor!!!

Linda a história das tartarugas da R Itaipava. Coisa de novela mesmo. Realmente, morar nestas redondezas é um sonho.

Beijos,
Juju

Anônimo disse...

Oi Bel e Ro,
Que simpáticos esses vizinhos portugueses, ora pois ... Aproveitei o link com o google e visitei a Figueira da Foz, terra do meu querido paizinho, que muito visitamos no passado!!
Já estava ciente pela Monica que o domingo de vocês tinha sido ótimo! Que a semana tenha começado bem e para terminar melhor ainda é só "emprestar" a Nana para ir para Angra com a gente. Fala prá ela que a tia Verinha vai fazer brigadeiro e precisa da ajuda dela!!
Bjs e boa noite,
Com carinho,
Verinha