quinta-feira, 8 de maio de 2008

T+107 M+11, hora do resgate

Mais uma noite longa com hiper hidratação, trocas de fralda em série, alarmes, enfermeiras, exames, médicos de manhã bem cedo, enfim uma noite padrão de internação intensificada pelo tratamento. Começamos agora a escrever, por volta de meia noite e meia e a Bela está elétrica. Fizemos a troca do curativo do catéter e estava dando tchau para as enfermeiras como se fosse meio dia. "Tchau gente! Obrigada". Não vai ser mole...

O MTX é pesado e 36 horas após o início da infusão, ou 12 horas após o término, começa o chamado Resgate, além da hiper hidratação através do soro intravenoso. Portanto, 6 PM de ontem acabou o MTX e meia-noite já entrou um medicamente chamado Leucovorin, para compensar certos "fogos amigos" do MTX que também derruba quem não era para ser acertado. São feitos exames de checagem e o primeiro que tinha sido feito durante a infusão do MTX, que ontem deu uma picada a mais na Bela pois o catéter estava sendo utilizado para a própria QT, deu uma dosagem de MTX alta no organismo. Outros resgates foram feitos durante o dia de hoje e em paralelo os controles para a checagem do nível de MTX. É assim que entendemos. Entendemos também que os 5 dias são protocolares, mas depende da reação do organismo em se adaptar a QT e em alguns casos leva-se mais tempo para a estabilização. Vocês aí juntos com a gente torcendo para que não seja o caso da Bela, para que possamos realmente ter semana sim, semana não, internados nessas 8 semanas do Protocolo atual. 7 agora.

A Bela esteve hoje um pouco mais caidinha do que seu normal dos últimos dias. Também pudera, pois a carga é intensa e os efeitos colaterais são esperados, como o da sua temperatura, com o corpinho trabalhando um pouco mais quente, nos 37º. Caidinho e pouco febril nessa hora é lucro! Mas não deixa de gerar apreensão na gente. O apetite realmente já foi muito impactado e hoje foi se alimentando de milho, azeitonas e pizza (Cooper, obrigado! Mesmo que requentada foi a salvação da lavoura!). O almoço de hoje foi via Delivery da Vovó Lena, mas nada agradou. Vovó ficou a tarde com a Bela - vide comentário do post de ontem - enquanto a mamãe ia a uma consulta médica já marcada há semanas.

O jantar foi via Delivery da Vovó Cecília, que também teve a companhia do Vovô Delfim e da Nana, que quis ir ver novamente a irmãzinha no hospital. De novo pouquíssimo apetite. Aproveitamos quando dorme para dar duas vitaminas "turbinadas" com frutas e fortificante. Uma no início da noite e outra no início da manhã. As vezes que aceita nos dá um certo conforto. A preocupação de hoje são umas bolinhas bem pequenas que apareceram na virilha e no pipi. Pode ser alergia ao medicamento, irritação das inúmeras trocas de fralda e intensa umidade no local, ou os piores cenários: fungos e infecções. Novos exames clinicos amanhã para avaliação do andamento.

Hoje é o dia 4 no calendário da Nana, pois contamos a segunda como 1. Bobeamos, pois ela achava que tudo acabaria em 5 dias... A visita da Nana é show! Levanta o astral da Bela, que com a Nana e Mamãe andaram o corredor do hospital diversas vezes, com a mamãe empurrando o equipo com o soro junto delas. Brincaram de trenzinho, de ônibus nas cadeiras de espera do corredor, cantaram músicas e visitaram algumas vezes a copa do andar. Nana fica encantada com a copa, onde estavam sendo preparados os lanches da noite. Nunca tinha visto tantos iogurtes, pãezinhos e sucos juntos, todos arrumados nas bandejinhas. Os olhinhos brilhavam dizendo, "mamãe tem tudo isso aqui? Quem vai comer?"

Papai saiu tarde do trabalho, pois ficou fazendo um trabalho de organização dos exames de Tomografias Computadorizadas passadas da Bela, que recebemos ontem e precisamos deixar disponível para o médico nos EUA. Não há hipótese de fazer em casa com a Nana demandando. Não é justo com ela, sem a irmãzinha e a mamãe ficar grudado no computador. Chegou ainda a tempo de ver o passeio das duas, mas como a gripe realmente lhe pegou, máscara descartável na cara, que a Bela fez cara feia e pediu para tirar várias vezes. Depois acostumou e até riu das palhaçadas que o papai fazia para ela.

Bem, vamos ficando por aqui, pois já é tarde e estamos bem cansados, cada um de cada lado, Bel seguindo no hospital desde segunda com a Nini, e Rodrigo em casa, com a Nana, sempre amparada pela Vovó Cecília e nossas santas ajudantes.

A torcida agora é que o organismo da Bela se recupere, que aceite bem esse resgate e se regule rapidamente para podermos ir para casa e não esticar essa estadia, que seja com data e hora de saída marcada, de preferência sexta-feira mesmo. Vamos rezar. Todo o nosso carinho de sempre para vocês, querida família e queridos amigos.

21 comentários:

Anônimo disse...

Amigos,

Vamos torcer por esta saída para que a Super mãe Bel possa curtir o seu dia em casa.

To rezando para tudo correr bem!


bjs

Duda

Anônimo disse...

NÃO ACREDITO Q. HOJE SOU A PRIMEIRA!!!!COMO DISSE A ANA CLAUDIA ONTEM,A SEMANA JÁ ESTÁ INDO E AGORA VAMOS NA CONTAGEM REGRESSIVA DE QTAS FALTAMP/ACABAR ESSA FASE.DEUS NÃO VAI DEIXAR ATRASAR NADA COM A NOSSA PEQUERRUCHA,Q. NEM CONHEÇO,MAS Q. JÁ FAZ PARTE DA MINHA MANHÃ DE TODOS OD DIAS.VOCÊS SAÕ EXEMPLOS DE COMO É GRANDE O NOSSO AMOR E DEDICAÇÃO PELOS FILHOS E ELES SENTEM Q. TEM PAIS E avÓS eXTRAORDINARIOS!!!VAI DAR TUDO CERTO.FIQUEM COM DEUS E ÓTIMOS RESULTADOS.(acho q.escrevi d+.BETH INAUGURANDO HOJE !!

Anônimo disse...

Quando voltei já tinha um antes.....Beth

Anna Claudia disse...

Queridos Bel e Rodrigo,

Bom dia !

Super MTX em ação !!!

Houston, resgate, resgate !!!

E aí, chega a pizza de manjericão !! (para quem pode e não para quem ficou com água na boca !! Aliás, vamos combinar, pizza é uma coisa tão gostosa que nem a QT altera o gosto ! rsrsrs)

Queridos, há de se brincar pois sabemos que é tempo de plantar para colher depois.

Para quem não sabe, MTX (Methotrexate) pára a produção de proteínas, evitando que um novo DNA ou novas proteínas possam ser produzidas nas células cancerosas !! Ou seja, o que se espera é o que o organismo desaprenda a fabricar células do mal e volte a produzir somente as boas !

Bolinhas na virilha ? Checar se não pode ser efeito colateral da MTX ...

Falta de apetite é um dos efeitos diretos da QT e no caso da aplicação do MTX, se houver lesão da mucosa bucal com aftas, vários alimentos ficam desconfortáveis de serem ingeridos. Minha sugestão: a super-mamadeira com nescau, neocate, dextrosol, mucilon, leite sem lactose. Alimenta muito, uma preocupação a menos e um stress poupado. Eu tive muita dificuldade de lidar com a falta de apetite da minha filha. Quando ela não comia, eu ficava muito mal, tanto fisicamente (eu deixava de me alimentar também) quanto psicologicamente (chorava ...). Me dei esse descanso !

Gostaria também de dar outra sugestão. Confesso que fiquei preocupada com o calendário. A idéia é boa mas, de coração, sugiro usá-lo em outro contexto, não aqui ...

O Planeta Leucemia não é regido pelo calendário terrestre !! Calendário gera expectativa, expressão do desejo e gera frustração quando o que se espera não se realiza. No Planeta Leucemia se vive um dia após o outro e por isso tem um protocolo com uma contagem de dias próprios (D+, M+ e etc) e é assim que precisamos aprender a viver para nos desgastarmos menos. Só sabemos que faremos tudo que precisarmos para combater a doença, é este o nosso foco e disponibilidade. A chance de vocês e Nana se frustarem é enorme por acompanhar um calendário que está totalmente fora do círculo de controle de vocês. Por exemplo, o Dia das Mães está aí e poder ser passado dentro ou fora do hospital. Não comandamos. Não temos também como evitar a expectativa, mas o calendário materializa essa contagem regressiva e não penso que faça bem. Vamos pensar em como Benigni faria em a Vida é Bela quando temos que pensar no tempo, vivê-lo sem contá-lo.

Fico hoje por aqui, de coração e alma sempre presentes, torcendo muito, sempre à postos.

Fiquem com Deus !!

Beijos,
Anna Cláudia

PS1: Família SP2, bom retorno ao blog !!! Vocês fazem muita, muita falta !!!! Esse humor e carinho contagia a gente

PS2: Delivery feito pelo Cooper pessoalmente ? Isso que um delivery VIP !!! Muito legal !!!

PS3: Impossível não lembrar da frase-marca-registrada-do-Cooper-no-blog ao ver a derrota vexaminosa do Flamengo !!! "O preço da liberdade é a eterna vigilância". Cochilaram e o cachimbo caiu !!!

Georgia disse...

Bel e Rodrigo,

Estive ausente por dois dias pois estava viajando a trabalho, mas,de volta e lendo os blogs, vi que a Bela guerreirinha está em mais uma etapa de superação e, com certeza, passará também com louvor.

Bel, domingo é Dia das Mães e você merece e muito uma felicidade intensa neste dia. Você é uma mãe maravilhosa, vigilante do seu amor e dedicação para com suas filhotas e um exemplo de fibra, força, fé e amor.
Que Deus e Nossa Senhora te abençoem e te tragam sempre a certeza de que tudo vai dar certo.

Estamos com vocês!

Beijos,

Georgia, Eduardo, Gui e Digo

Anônimo disse...

Bel e Rodrigo,
Estamos aqui na torcida para que o corpinho da guerreirinha Bela consiga reagir bem a esta nova etapa.
Sempre bom ler e sentir o amor e união das irmãs!!!
Fiquem com DEUS!!
bjs Lu, Dudu, Gi e Duda

Bel,
Sabemos que dia das mães, são todos os dias mas no Planeta Terra tem datas comemorativas, e eu desejo de todo o coração que domingo, em casa ou no hospital seja Alegre e Feliz com suas filhas e marido ao seu lado.

Aproveito para desejar as mães blogueiras PARABÉNS e UM DOMINGO DE PAZ, SAÚDE E FELICIADE.

Um beijo especial tb as Vovós da Bel e Nana que estão nesta luta diária com muito carinho e dedicação!!

Segue um texo que particularmente AMO.

bjs Luciana

Mãe, Anjo da Terra

Uma criança pronta para nascer perguntou a Deus:
- Dizem-me que estarei sendo enviado à Terra amanhã... como eu vou viver lá, sendo assim pequeno e indefeso?

E Deus disse:
- Entre muitos anjos, eu escolhi um especial para você. Estará lhe esperando e tomará conta de você.

- Mas diga-me Senhor, aqui no Céu eu não faço nada a não ser cantar e sorrir, o que é suficiente para que eu seja feliz. Serei feliz lá?

- Seu anjo cantará e sorrirá para você... A cada dia, a cada instante, você sentirá o amor do seu anjo e será feliz.

- Como poderei entender quando falarem comigo, se eu não conheço a língua que as pessoas falam?

E Deus respondeu:
- Com muita paciência e carinho, seu anjo lhe ensinará a falar.

- E o que farei quando eu quiser Te falar?

- Seu anjo juntará suas mãos e lhe ensinará a rezar.

- Eu ouvi que na Terra há homens maus. Quem me protegerá?

- Seu anjo lhe defenderá mesmo que signifique arriscar sua própria vida.

E meio triste acrescentou:
- Mas eu serei sempre triste porque eu não Te verei mais.

- Seu anjo sempre lhe falará sobre Mim, lhe ensinará a maneira de vir a Mim, e Eu estarei sempre dentro de você.

Nesse momento havia muita paz no Céu, mas as vozes da Terra já podiam ser ouvidas. A criança, apressada, pediu suavemente:
- Oh Deus, se eu estiver a ponto de ir agora, diga-me por favor, o nome do meu anjo.

E Deus respondeu:
Você chamará seu anjo de ... MÃE!

Anônimo disse...

Amigos queridos,
Agora é tb nossa hora de reforçarmos orações, mantras, preces, energias, enfim, tudo o que diz respeito ao fortalecimento do corpinho da nossa guerreira.
Estou com minha velinha verde, do Arcanjo Raphael, ardendo em meu quarto. Tudo vai ser na prefeição de Deus!
muitos beijos
paula e felipe

Anônimo disse...

Problemas com o computador pessoal dificultam minha entrada no blog. Resolvi isso indo até o Copa d´Or fazer um delivery. Acho pouco provável que outra pizzaria tenha um entregador tão especializado quanto a Fiammetta. Lá estava eu no elevador do Copa, pizza em punho, como um bom motoqueiro de entrega, com o adesivo de acesso estampado: Médico. Se é hospital, mandamos um médico entregar!
Vi D.Lena- se algum blogueiro desconfiava que ela era um anjo eletrônico, posso atestas que ela existe de verdade. E pude ver a Bela, de soslaio. Eu da porta e ela no lençol branco dela, inclinando o corpinho para ver quem era aquele ET. Um misto de curiosidade e apreensão.
Portanto, para mim, ontem foi um dia nada virutal. Foi um dia real. E,sem entrar no mérito de MTX, resgate, dias, calendários etc. foi um dia de sentir o prazer de viver. D. Lena descalça irradiava felicidade, a Bela, com toda a cautela com que me olhava, era toda vida, zero indiferença e eu felicíssimo com esse momento delicioso.
E mais, recebi uma linda carta da D.Lena. A tal que eu deveria ter paciência. Ela tinha razão, fiquei irritado! Irritado porque era uma carta curta demais!
Dito isso, a situação do planeta leucemia é de cansaço. Nitidamente percebemos isso no texto de hoje. Nada mais normal. E a Anna Cláudia deu um depoimento fundamental. Esqueçam o caléndário gregoriano. Só vai frustrar (e cansar) mais.
Cabe a nós agora, fazer todas os malabarismo possíveis para distrair o casal incrível. Como eles são melhores do que nós, sugiro copiarmos o que fazem com a Bela, traduzirmos para uma linguagem adulta e aplicarmos neles! Se funciona com a Bela, vai funcionar com eles.
O que funciona mesmo é o carinho de todos nós. Vamos que vamos!
Beijo- Cooper
ps- e o anônimo?

Unknown disse...

Concordo com a Anna Claudia. Deixem a idéia (fantástica) do calendário para situações sobre as quais temos controle quase total, já que controle total e loira inteligente são coisas proporcionais (para quem não sabe, meus cabelos brancos que estão surgindo me fizeram ser loira...)
Mas não concordo com a idéia do Cooper ser o anônimo. Pelo jeito dele, pelo perfil que fiz dele ("imaginamos" pessoas através do texto de cada um), não acho que ser o primeiro lhe fosse incômodo.

E vamos em frente!!!

Bjs,

Cris

Anônimo disse...

Belzita,
hoje esse recado é só pra você. Quero te desejar um feliz dia das mães. Que Deus a proteja sempre como tem feito nesse momento tão difícil que você tem passado. Se nesse dia de domingo você passar no hospital, tenha certeza que não faltará amor de suas filhas e do Rodrigo para deixá-la realizada e com o coração repleto de felicidades.
É bom saber que no dia 10 de maio de 2009 a família inteira estará em casa festejando essa data tão bonita com a Bela correndo saudável e de mãos dadas com a Nana pela sala.
Um beijo muito especial no seu coração,
Coli

Ps1: Tá sabendo que o filhinho da Flavinha nasceu? Ontem, 8 de maio
Ps2: Toda a vez que lembro da "casa telada" eu morro de rir.

Lia disse...

Bel e Rodrigo

Hoje é sexta-feira e está um dia bem bonito, espero que os protocolos desta semana estejam sendo cumpridos de acordo, principalmente para que possam voltar para casa e reunidos comemorarem o dia da Super Mamãe Bel.

Que as bolinhas na Bela sejam devido muita hidratação e que o apetite melhore com pizza, milho ou outra novidade qualquer.

Continuamos todos apostos e principalmente rezando bastante para que tudo continue correndo bem. Fiquem com Deus e Nossa Senhora de Fátima.

Bjs para os 4.
Lia Taliberti

Anônimo disse...

Bel e Rodrigo,

A torcida pela Bela reagir bem ao medicamento é enorme e não tenho dúvida de que ela está no caminho da cura!!!
Para vcs, meu desejo é que consigam descansar um pouco e que a Bel tenha um feliz dia das mães, onde quer que seja, em casa ou no hospital. O importante é vcs nunca esquecerem que DEUS está do lado de vocês e que tudo dará certo.
Beijos às mães blogueiras e às queridas avós!
Aninha

PS: o anômino anda sumido.... estratégia para não desconfiarmos dele?

Anônimo disse...

Bel e Rodrigo,

continuamos aqui na torcida absoluta para que tudo passe rápido e com o mínimo de desconforto para a Bela.

Bel, meu recado para vc:
Vc merece um dia das mães feliz com suas filhas, de preferência em casa. Mas tenho certeza que se isso não acontecer, se vc tiver que passar no hospital, será por uma boa causa... para cumprir os protocolos e, ao final, curar a Bela. E, se acontecer, vc vai tirar isso de letra e ano que vem vc compensa. Digo por experiência própria.
Meu primeiro dia das mães, há seis anos atrás,Carolina com sete meses, passei na Casa de Saúde São José, com minha mãe, recém operada de câncer. Almocei sozinha no restaurante de lá. Por mais que não tenha sido legal, ainda assim valia a pena pois minha mãe precisa de mim para sua recuperação. No ano seguinte, e nos demais que se seguiram, recuperei almoçando sempre com ela (que está curada, amén!) e minhas filhas. E assim será também esse ano.

E só me lembrei desse meu primeiro dia das mães "internada" agora, pois a gente depois esquece e só se apega as datas e lembranças felizes.

Mas se Deus quiser,vc vai para casa, reunir a tropa, festejar e descansar, que vc merece e muito muito.

Hoje exagerei! Beto me mata. Diz que vcs estão cansados e que não devemos ocupar muito o seu tempo. Sorry!

Um beijo especial pelo dia das mães.
Um abraço a todos.

Renata Serpa Coelho.

Anônimo disse...

Queridos Bel e Rodrigo,
ANesse momento presente, a nossa torcida é para que vocês possam sair hoje mesmo do hospital, conforme o previsto! Nada melhor do que a nossa casinha... A casa nos traz segurança, conforto, descanso, alívio, entre milhões de outras sensações gostosas.
Tudo de bom para vcs!!!! Que vcs continuem a ser super iluminados e guiados por Deus e pelo Espírito Santo.
Um beijo muito carinhoso para toda a família, Martha, Marcelo, Maria, Luiza e Carla

Anônimo disse...

Querida família,

Nossa torcida é pra Bela sair hoje do hospital e vocês poderem ir pra casa.

Bebel, nós te desejamos um ótimo DIA DAS MÃES!! Você merece muito comemorar esse dia. E, se esse ano, a comemoração é diferente, não tem problema não...você tem duas filhas lindas, maravilhosas e tem uma mãe, que é um anjo, perto de você. Além do seu maridão e de toda família. Só isso, já é motivo de alegria sim, de comemorar e de agradecer ao Pai essa graça!!

Tia Lena, Mônica e Cecília, FELIZ DIA DAS MÃES pra vocês também! Que o domingo seja de muita paz para vocês e para todas as mães aqui do Blog!

Nós não descansaremos nem um minuto. Estamos com vocês em orações, pensamentos, pedidos, agradecimentos certos de que seremos atendidos e a Bela vai ficar curada.

O CORPO REAL DA BELA É IMPENETRÁVEL E INABALÁVEL E NADA QUE NÃO SEJA DIVINO ESTARÁ DENTRO DELE.

Fiquem com Deus e que tudo corra do jeito que vocês querem!

Beijos,
Lucinha e Bruna

Anônimo disse...

Penso e rezo por vocês todos os dias!

"O CORPO REAL DA BELA É INABALÁVEL E IMPENETRÁVEL E NADA QUE NÃO SEJA DIVINO ESTARÁ DENTRO DELA!"

Muita força e fé!

Beijinhos,
Ciça

Anônimo disse...

Rodrigo, Bel e família,

super torcida para que possam curtir o final de semana em casa.
Mamãe Bel, que você tenha um excelente Dia das Mães, sob quaisquer circunstâncias.
Continuamos todos mobilizados e torcendo muito por vocês.
Beijos,
Rogério, Cris, Geórgia, Giovana e Equipe Bomtempo.

Anônimo disse...

Bel, Rô,

Estou aqui torcendo para que a Bella aumente logo o apetite e a bel possa ter um dia das mães com suas filhotas e feliz dentro da atual circunstância...

Bel o Rô é um super paia mas domingo é o SEU dia e vc é uma super mãe, dedicada e com muita fé...

muitos bjs pelo domingo, este domingo dedicarei especialmente a vc...

bjs,

Patty Langoni e Ique

Anna Claudia disse...

Queridos blogueiros,

Estava eu, hoje no almoço, fazendo compras no shopping de Botafogo, ao lado do meu trabalho.

Entrei na enjoy para comprar roupa e eis que uma moça me olhou algumas vezes. Quando fui pagar ela me perguntou se eu era a Anna Cláudia do Blog !!!

Meu deus, estou ficando figurinha fácil !!! rsrsrsrs

É a Ana paula castelo Branco, me reconheceu pela minha foto. Ela trabalha aqui praticamente no mesmo prédio que eu.

Mundo pequenininho, redondinho !

Muito legal !

Beijos,

Anna Cláudia

Teresa W. disse...

Olá queridos,
Menos um dia. Em casa ou no hospital, será sempre menos um.
Dia das Mães, são todos os dias de nossas vidas. Comemorar sim, aqui ou alí, não importa. Quem tiver que estar junto estará. É só isso.
Bel, cuide-se. Rodrigo, cuide-se.
Cuidem-se amores.
Fiquem com a PAZ.
O CORPO REAL DA BELA É INABALÁVEL E IMPENETRÁVEL E NADA QUE NÃO SEJA DIVINO ESTARÁ DENTRO DELA!

Uma beijoca grande para vocês, para os avós e as auxiliares.
Teresa Wawruszczak.

Suzana disse...

Queridos Primos,
Apesar das dificuldades e apreensões naturais, continuamos confiantes de que tudo vai correr bem.
Com todo esse tratamento de choque recebido pelo seu corpinho, a Bela continua disposta, participativa, brincando pelo corredor do hospital com a Nana!!!
Isso é incrível e admirável!!!
Ela tem absolutamente tudo de que precisa para se recuperar e ser plenamente feliz!!!
Achei super ponderado o depoimento da Anna Cláudia sobre o tempo... e penso que por mais que seja difícil controlar nossa ansiedade, precisamos confiar que a infalível misericórdia divina cuidará para que o tempo determine harmoniosamente sempre o melhor.
Bel,
Nada no mundo é mais satisfatório do que a maternidade, assim como nenhum sentimento é mais intenso do que o nosso amor de mãe...
Sua família é absolutamente linda e nenhuma circunstância poderá mudar isso!
Acredito que todos nós que daqui acompanhamos o dia a dia de vocês aguardamos esse Dia das Mães de uma maneira muito especial...
Aprendemos a te admirar de tal forma que adoraríamos poder te homenagiar neste dia tão significativo... mas, sinceramente... o Dia das Mães é só uma data!
O que realmente torna essa data especial é amor que forma e une famílias... é esse amor doação que embeleza a vida... é esse amor que resolve, que acalma, que tudo ameniza, que transforma qualquer cenário!
E esse amor verdadeiro se manifesta todos os dias, todas as horas e em qualquer lugar!
Você e o Rodrigo foram abençoados por encontrarem um no outro esse amor e terem o privilégio de experimentar a ampliação desse amor através da Nana e da Bela todos os dias.
Se na vida quase tudo é relativo, agradeçam a Deus e sintam-se profundamente felizes porque o amor entre vocês é sólido,
verdadeiro, recíproco e para sempre!
E isso, por si só, já demonstra a Mão de Deus direcionando-os sempre com infinita generosidade...
Até amanhã!
Muito carinho,
Suzana