domingo, 27 de julho de 2008

D187 R14, ainda na fase "da casinha"

Seguimos no programa "minha casinha" de ontem, com a Bela acordando totalmente prostrada hoje de manhã. Não tivemos dúvidas e ligamos imediatamente para a endócrino pediatra que faz parte da equipe que nos assiste e começamos hoje as doses complementares de hidrocortisona. Pareceu um efeito milagroso, com o humor da Bela melhorando em seguida, mas pouco depois voltando ao pedido de "minha casinha". Podemos dizer que, na média, foi um dia melhor, mas realmente o acúmulo de corticóides lhe baqueia bastante e vamos contando os dias que se passaram, tentando não olhar os dias que ainda temos pela frente. Não é fácil ver a nossa baixinha sofrendo deste jeito. Sofremos juntos com ela.

Com a repentina melhora da Bela no final da manhã, aproveitamos para irmos visitar a nossa recém nascida Maria Clara, nova irmãzinha do amiguinho Pepê. Era próximo ao horário de almoço da Bela, mas arriscamos irmos logo, e acertamos. As meninas adoraram. Ficaram admirando a pequena Maria Clara, fazendo cafunés na sua cabecinha, extasiadas. Não dava para dizer quem estava mais apaixonada pela bebezinha, se a Nana ou a Bela. Encontramos também o Pepê, que estava visitando sua irmãzinha, além de podermos dar um grande beijo e abraço nos queridos Carla e Cláudio. Parabéns! Achávamos que hidrocortisona tinha sido milagreira, mas pelo menos deu um tempo mais longo antes da Bela pedir para voltar para casa. A dúvida é se foi a hidrocortisona ou a Nana e Pepê juntos que a colocaram para cima. Talvez todos juntos.

O apetite é voraz, mas de uma forma incontrolável. Mal mastiga os alimentos, devorando o almoço rapidamente e indo para o seu restaurador soninho da tarde. Vovô Beto e Vovó Lena nos deram o prazer de sua companhia para almoço e parte da tarde. Logo em seguida tivemos a visita e companhia dos Tios Marquinhos (o Comandante) e Renata, com as fofíssimas Clarinha e a pequena Joaninha com eles, para a alegria das meninas. A Nana e Clara brincam muito que dá gosto. Duas arianas juntas e é uma mandando na outra o tempo todo. Elas que se entendam, e acabam se entendendo. Muito bom para distrair a Bela, mas Marquinhos e Rê puderam ver como varia o humor da nossa guerreirinha, que pede para deitar, com sua caixinha de "petas" e fica vendo seus vídeos, muitas vezes de olho fechado. Ficamos do seu lado, quietos, só para dizer "estamos aqui do seu lado".

Amanhã é dia de mais QTs venosas. Esperamos que tenhamos uma segunda-feira normal. Já sabemos que serão apenas duas QTs, dada toda a história do Elspar da semana passada. Mesmo assim, é programa de no mínimo umas 4 horas de day-clinic. Rezemos todos para que dê tudo certo, assim como as tentativas de recebermos a QT substituta que está sendo importada antes da data programada. Será dia de um bom exame clínico na Bela, pois seu abdome está bastante distendido. Acreditamos que seja de fato mais um dos efeitos colaterais esperados da cortisona, como o seu rostinho que está ficando uma bolinha também denuncia.

É dia também de mais um hemograma de checagem das taxas, assim como a habitual troca do curativo do cateter. Acreditamos que com os dias desta nova fase se passando tudo tenha caído um pouco e nós com menos liberdade de darmos um pouco de liberdade para a Bela. São fases realmente mais duras, onde contamos os dias que vão passando, muitas vezes as horas, tentando não olhar a linha de chegada, mesmo que sejam metas pessoais de mais curto prazo, como a data em que se encerram os corticóides.

Esperamos que tenhamos um bom dia e possamos nos ver, amigos antigos e também podermos conhecer pessoalmente tantos de vocês que estão juntos de nós virtualmente e poder agradecer-lhes por terem abraçado nossa causa e nos dando tanto apoio. Fiquem com Deus e até amanhã.

18 comentários:

EVENTO BLOGUEIROS DIA 28/07 disse...

PessoALL,

IMPORTANTE: O evento é hoje. Adesões encerradas ! Seremos 47 adultos + 4 crianças + quem sabe, Bel e Rodrigo !

Para facilitar a vida de todos nós e da Fiammetta, combinamos um pacote com valor fechado por pessoa que dá direito a pizzas (Marguerita, Calabresa, Rúcula c/ tomate sêco, 4 queijos e Portuguesa), água e refrigerantes. Crianças até 5 anos não pagam. Maiores de 5 até 12 pagam meia e acima de 12 pagam inteira. Sucos, bebidas alcoólicas e outros pratos/sobremesa/café, não estão incluídos e serão cobrados pelo valor de cardápio.

Evento: 28/07/08 às 19:30 hs
Local: Fiammetta – Botafogo – Rio Plaza Shopping (ex Off-Price)


Lista atualizada dos participantes do evento do dia 28/07

Dayse e Jacques
Adriana Gottschalk, Roberto e Denise Greca
Silveira, Monica, Bia e Carol
Nika Pougy
Tia Lena e Tio Gilberto
Paula Bento e Claudio
Denise Sertã
Maria Elisa
Georgia
Ana Paula CB e Rafa
Marilia
Luciana D'Avila e Dudu
Lucia e Sergio
Cooper
Verinha
Anne
Anna Claudia
Germana e Lédio
Paula Saraiva
Isabella e Liginha
Suzana e Mário
Lia Taliberti e Antônio
Cristiana, Zé, Roberto e Gui
Anna e Peninha
Lucinha e Bruna
Aninha
Alberto e Renata Serpa Coelho
Liana e Délio Valdetaro
Silvia Graicer

PS1: As desistências devem ser imediatamente postadas no blog ou enviadas para os e-mails de annezehoul@yahoo.com.br; germana@approach.com.br; annachaves@gmail.com

PS2: Estamos à disposição para quaisquer dúvidas.

Obrigada
Anne, Germana e Anna Cláudia

Anna Claudia disse...

Queridos Bel e Rodrigo,

Vou lhes contar algo: dentre minhas lembranças, algo que me marcou foi a fase de uso dos corticóides no tratamento (o que Bela toma ? Predinisona ? É o Meticorten ?).

Não está sendo diferente para vocês e me lembro bem a similaridade das reações descritas por vocês na primeira fase do tratamento.

Nesta fase, estavam no hospital e Bela estava debilitada com a doença.

O momento agora é outro e com a doença, Bela não mais está !

No entanto, seu corpo vem sendo bombardeado por remédios muito , que possuem alto efeito cumulativo.

O organismo da Bela, digamos assim, está na lona !
Há um caos em seu interior !
Não daria para ser diferente e é bom que assim esteja !
Tempo de profundas mudanças !
Uma revolução silenciosa !
Sua energia, sua luta trava-se dentro de um corpo miúdo (muito forte) e que precisa economizar forças !

Corticóides são medicamentos muito pesados.
Possuem efeitos de respeito ! Dentre as alterações psiquiátricas temos a euforia, alterações do humor; depressão; insônia. hiperirritabilidade.

Nunca tomei corticóide em dose alta, mais fico pensando: deve ser uma TPM ao cubo, à décima potência, daquelas com enxaqueca e cólica !!!!!!!!!

Para quem é mulher, nada mais precisa ser dito. Reconhece-se o efeito devastador deste período. E os homens, também o reconhecem de longe (nossas vítimas !).

Agora, imaginem, o que queremos nessas horas ? Resposta na ponta da língua: ficar quietinha, em casa, em silêncio, não ter que interagir com ninguém e nada, muitas vezes nem mesmo querendo ver a luz do dia.

A preferência número 1, a número 2 e a número 3 é fechar os olhos e desligar-se do mundo para não explodir de stress. Tolerância é ZERO: tudo é chato, irrita, incomoda (incomodada ? lembra-se da expressão ?).
Se alguém nos der bom dia sorrindo, respondemos trincando os dentes: só se for para você !

Nessas horas, definitivamente, a vida não tem cores e nem sabores !
Tem é desconforto !
Só queremos que passe logo.
E nem nos mexemos para não piorar !
Entramos na nossa caverna pessoal para nos proteger !
Saímos de circulação !

Traçado este paralelo, é fácil compreender como Bela se sente !
Minha casinha ! Minha casinha ! Minha caminha ! Meu soninho !

Na primeira fase, estavam no hospital e o mais longe que conseguiam ir era até o final (ou início) do corredor do 5º. andar.
Agora, em casa (salve !), o leque de alternativas para programas é exponencialmente maior.

Mas o organismo da Bela não corresponde: pede tempo !

Há também o risco de infecções. Derrapagens na etapa de taxas em declínio é um perigo !

Corticóides mascaram alguns sinais de infecção e novas infecções podem surgir durante seu uso, devido a baixa na resistência. Corticóide é anti-inflamatório e também imunossupressor ! Como diria um amigo meu: um horror !

Interessante perceber que o organismo da Bela sabe disso e faz a sua parte, deixando-a desconfortável para que de fato, sejamos induzidos (conduzidos e obrigados !) a mantê-la protegida, possivelmente na toca, quero dizer, em casa.

Preço da liberdade é a eterna vigilância !

No mais, é manter tudo como fazem, maravilhosamente bem !

Sempre na certeza de que isso passa, passa e passa !

E que agora falta infinitamente menos do que já faltou um dia !!!!

Pode parecer que andam em passos de tartarugas, mas elas vivem anos !!!!!!!!!!

Um beijo com muito carinho,
Anna Cláudia

PS1: Silveira, também adorei a foto postada ! Linda família !

PS2: Comandante Sertã, parabéns !!!!!

PS3: Continuam as preces pela Júlia ! Por favor, mantenham-nos atualizados !

Lia disse...

Bel e Rodrigo

Como postar algo depois da Anna Claudia? Ela descreve muito bem o estado físico do paciente afinal já viveu isto tudo! Mas, a descrição de como nós mulheres nos sentimos não tenho dúvidas, foi perfeita.
A Bela só precisa de um tempo para o seu organismo assimilar tanta droga, e tenho certeza que vcs estão super atentos para agitar no momento que ela estiver afim ou deixá-la quieta na sua caminha curtindo as 'petas' na hora que ela sinaliza 'to cansada'.
Que foto linda, as duas com a Maria Clara! E as duas com este olhar cheio de luz? Estas meninas são muito iluminadas, elas realmente vieram colocar muita luz e alegrias na vida de vcs!
Que o dia de hoje seja muito tranquilo no 'hopital', com certeza será uma segunda feira normal, estamos todos rezando e mandando muitas energias para a Bela.
Fique com Deus e que Nossa Senhora fique segurando a Bela no colo durante os procedimentos nos hospital.
Estamos torcendo para que vcs consigam dar passada na Fiammetta. (em pensamento com certeza estarão lá).
Bjs para os 4

Lia Taliberti

PS1: Carla, parabéns pela Maria Clara, que ela tenha muita saúde e uma vida cheia de alegrias junto ao Pepê.

PS2: Estamos orando pela Julia.

Germana disse...

Bom dia, amigos. Puxa, lendo um pouco mais, fico imaginando como deve ser dolorido para vcs acompanhar essa fase difícil da Bela. Não é só o cansaço e a vontade de ficar quietinha. É também abdome distendido, o rostinho inchado, a preocupação, essa história do apetite descontrolado. Meu único consolo é pensar que está acabando, está acabando, menos um dia!
Por outro lado, fico boba e encantada de vê-la no hospital fazendo carinho na Maria Clara. Que graça! Parabéns aos pais da pequena e do Pepê que, pelo visto, tem um papel importantíssimo na alegria da Nana e da Bela. Muito lindinhos esses 3 juntos.
Essa segunda, dia de QT e mil exames, é um dia importantíssimo e estarei pensando em vcs o tempo todo, ta?
Que seja um dia com boas notícias.
Um beijão, Gê
PS1: continuo boba de ver o gás de vcs e o cuidado/delicadeza com o próximo! Presentes, ida ao hospital, que fofos!
PS2: Comandante, mais uma vez parabéns. Tenho um tio e um primo na Marinha, ambos chamados Sergio Costa Moura, caso conheça...
PS3: aos demais blogueiros, acho que hoje é um dia especialíssimo, qando conhecerei tanta gente querida pessoalmente. Beijos antecipados em todos.

Anônimo disse...

Querdios Bel e Rodrigo,

Realmente é muito difícil escrever depois dessas palavras tão inspiradas da Anna Claudia, principalmente porque sabemos que elas são fruto de experiência vivida e sofrida. Parabéns, Anna Claudia, são palavras de consolo para os pais, mas de muita alegria para nós porque são carregadas de esperança.

Algumas pessoas perguntaram notícias da Júlia. A gente também fica querendo saber notícias, mas não quer ligar sempre porque sabemos que incomoda. Então, vemos ainda mais o quanto essa idéia do blog da Bela foi uma verdadeira inspiração poque, além de podermos falar constantemente com a Bel o Rodrigo, podemos estar sempre atualizados. Muitas pessoas que acompanham e rezam pela Bela me perguntam notívias e eu sei sempre responder, graças ao blog. Além disso, criou-se uma corrente de amor, de solidariedade, de carinho que é contagiante. Estou relamente com pena de não poder ir à reunião dos blogueiros hoje à noite. Espero que seja um verdadeiro sucesso!!!! Aproveitem bastante!!!! Depois façam os comentários.

Ontem, para aproveitar o dia maravilhoso, fomos andar de bicicleta na Lagoa e não pudemos deixar de nos lembrar dessa família tão querida que também tem na Lagoa um dos seus programas favoritos. Aliás, o nosso pensamento está constantemente voltado para vcs, assim como as nossas orações.

Esperamos que o dia de hoje transcorra em paz, apesar das doses cavalares de bombas pesadas. A Anna Claudia, hoje, deu explicações ótimas e entemos um pouquinho como é o estado da Bela. Esperamos que esse sofrimento possa ser aliviado.

Um grande beijo carinhoso, Martha, Marcelo, Maria, Luiza e Carla

Anônimo disse...

BEl e Rodrigo, realmente a disposição de vocês é invejável. Vamos que vamos.
Um dia de menos, vamos adminstrando o tempo e a ansiedade.
E hoje teremos nosso encontro. Uma união ao vivo que fortalecerá ainda mais a Bela.
É engraçado que, embora virtuais, tenho uma imagem definida de todos os persongagens desse livro. Cada um de vocês já tem cara, personalidade, estilo, tudo imaginado....Será que vai ser igual à realidade? Pouco importa....
Boa semana para todos e que os resultados, o humor e os efeitos colaterais melhorem sempre.
Nika Pougy

Anônimo disse...

Bel e Rodrigo. Menos uma semana e desejo que esta que se inicia seja tanquila, que Aguerreirinha sinta-se bem melhor. Desejo que o encontro dos blogueiros seja de alegreias e todos se sintam como uma grande família. Encantada com a foto das lindinhas com a futura amiguinha Maria Clara . Muita saúde para ela, seu irmãozinho Pepê e os pais. Com muita fé pedinho a Nossa Senhora estar sempre ao lado de vcs e das lindinhas. Com carinho Gilda e Maurício

Anônimo disse...

Queridos,

Hoje não vou estar no encontro fisicamente mas vou estar de coração! Para variar estou em SP. De qq forma pedi a minha querida amiga Anninha para dar um beijo em todos por mim.

Duda

Luciana d' Avila disse...

Olá Bel e Rodrigo,
Hoje eu e Dudu retornamos a rotinha após uma semna num hotel que nenhum celular tinha sinal, ou seja, ficamos somente curtindo as crianças e a natureza. Mas enviando pensamentos e energias positivas para vocês.
Li os posts e vi que o corpinho da Bela tem sentido um pouco as reações dos medicamentos desta fase, mas como sempre lutando com forças e com esta família maravilhosa e consegue ficar de pé e animada também.
Tentaremos comparecer ao evento, pois queremos muito conhecer todos os blogueiros que fazem uma corrente bonita para cura da Bela.
Fiquem com DEUS.
bjs Lu, Dudu, Duda e Gi

Anônimo disse...

Bel e Rodrigo,
Espero mesmo que esta fase passe logo e que o quimioterápico tão esperado entre como uma benção no corpo da Bela, só para fazer o bem.
Que linda a foto das meninas com a Maria Clara. Outra benção!!!!
Bem, meu bebê, que está febril, está me escalando, e agora impossíivel racionar.
Enfim, que esta fase corticóide passe o mais rápido possível.
MENOS UM DIA!!!!!
Adriana Gottschalk

Anônimo disse...

Queridos Bel e Rô,

É sempre muiiittoo bom estar com vocês, botarmos o papo em dia, contar as novidades e juntar as meninas para brincar, que aliás, faz a alegria da Clara (que está dormindo até agora, 11:00, de cinderela!!) Até que para duas arianas, elas se entendem bem e conseguem administrar as imposições (eu, ariana , mãe de ariana, que o diga...rsrsrrsrs).

Ontem saímos com o coração apertado de ver a Bela daquele jeitinho. Nos sentimos impotentes! Confesso que fui dormir pensando e elocubrando o que poderia fazer para ajudá-la a sentir-se melhor: presenteá-la com uma nova "pêta" para sua caixinha, chamar um mágico, ou então uma pessoa que faz contação de histórias num tapete (Lipe, lembrei-me do "costurando histórias"),um livro. Enfim, mil e uma coisas...Mas depois de tanto pensar, percebi que, claro, alguma dessas opções contrinuiria, mas não resolveria. O que ela precisa é do tempo dela, precisa ficar quietinha quando quiser, recolher-se quando sentir necessidade e brincar quando "lhe der na telha"! A única coisa boa disso é que sabemos que tem dia e hora para acabar, tão logo a avalanche de cortisona saia do seu organismo. E vamos fazer uma contagem regressiva para esse dia!

E vocês, Bel e Rô, porto seguro e ninho da Bela, a força de vocês é impressionante, mas diante daquele olhinho triste e daquele corpinho pedindo recolhimento, não tem como não fraquejar. Sigam confiantes, o dia que isso tudo vai terminar, está cada vez mais próximo!

E nós, continuamos sempre disponíveis para o que precisarem!

Beijos grandes nos 4!

Rê, Marquinhos, Clara e Joana

PS: Germana e Anna Cláudia, obrigada pelos parabéns ao novo Comandante!

PS2: Eu, Tia Rôrô (minha sogra) e Marthinha (cunhada), vamos procurar mantê-los sempre informados sobre o estado da Júlia (que tb está no Copa D'Or).

PS3: Boa pizza para todos! Fico triste da não poder estar com os já conhecidos amigos e com muita pena de não cenhecer os novos! Mas tenho certeza que não faltarão oportunidades!

Anônimo disse...

Bom, lendo o blog e o que a Anna Cláudia, com precisão, (d)escreveu, me deu um flash back de tempos pediátricos.
Como tudo que é dito é carinhoso, ainda que seja mais duro, aqui vai uma sugestão.
"Minha casinha" pode ser algo mais importante do que os momentos de irritação e cansaço. Pode ser o que a Bela precise, de fato. Essa animação ou vontade de distraí-la, completamente compreensível por todos os ângulos, pode não ser o melhor para ela, neste momento. No que tange hormônios, o organismo da Bela está em tênue equilíbrio e isso é visível. Mas o que ninguém enxerga é que, do ponto de vista de defesas, a Bela também está no limite. Anna Cláudia descreveu com precisão o que estas doses maciças de corticóide fazem: são doses imuno supressoras. É para ser isso mesmo. A imunidade cai completamente. Nesse momento, deveriam se comportar da mesma foram que quando os leucócitos somem. Toda cautela é pouco, toda circulação deve ser bem medida. Vocês sabem o quão heterodoxo e liberal eu sou capaz de ser quando o assunto é medicalização da vida, poder médico etc. Sou um crítico feroz de imbecilidades impostas por médicos (nem todos). Mas nesta situação específica, acho que vocês devem ser mais cautelosos. O desejo de dar um cotidiano o mais próximo da normalidade é louvável, mas nas circunstâncias atuais, o melhor é aceitar esta limitação temporárioa para proteger a Bela.
Metáfora de aviação: é como um avião subindo, tudo parecendo ótimo, nada errado, ganhanhando altura. Mas, se essa altura for ganha de forma inadequada, subitamente o avião estola (grafia correta?) que significa perder sustentação e se comporta como uma folha de papel caindo. Um piloto experiente sai do estol (stoll?) embicando o avião, ganhando velocidade e recuperando a sustentação. Quem sabe seja a hora de prevenir uma estolada (que é algo súbito e inesperado) e voltar para dentro de casinha um pouco mais?
Chato ser peditra chato. Pior é ser amigo mudo. Ver e não falar. Como sempre, vocês são uns crques na arte de decisões esclarecidas. Sabem ponderar, pesar. São racionais, fact based etc. Eventualmente essa racionalidade toda sofre um viés do wishful thinking. Só sinalizei algo para a reflexão de vocês.
Beijo- Cooper

Anônimo disse...

Errata:
Pode ser o que a Bela precise, de fato- acrescentar- minha casinha.
da mesma foram = da mesma forma
Toda cautela é pouco = toda cautela é pouca
Quem sabe seja a hora = quem sabe é hora.
Nota zero para mim!
Cooper

Anônimo disse...

Bel e rodrigo,
estou de volta ao Rio e hoje estarei na fiametta, se vcs forem nos veremos e se não der, teremos outras oportunidades, com certeza. O importante é que todos estamos juntos com a Bela, fazendo nossas orações e pensamentos de que essa fase de recolhimento, necessária e oportuna, passará logo e que a Bela está bem pois NADA QUE NÃO SEJA DIVINO ESTARÁ DENTRO DELA.
Como eu estive fora uns dias não sei de onde está vindo o remédio mas se vcs precisarem de alguma ajuda na Holanda, minha mãe conhece uma pessoa que foi consul na Holanda e provavelmente poderia ajudar nos trâmites. Ela me disse que poderia falar com ele, caso vcs ainda precisem. (meu celular é 8743-8791), qualquer coisa vcs podem me ligar (esse amigo dela está aqui no Rio).
Espero que a Bela se sinta melhor hoje e que seja um dia calmo no hospital.
Um beijo ,
Aninha

Anônimo disse...

Se for por erros de portugueiiiis!
To ferrada rsrsrsrsr Cooper!!!
Espero que nao fiquem olhando isso....
aqui meu teclado tem um segredo que ainda nao descobri.....nao coloco acento em nada rsrsrs
voces me perdoem !!
Espero que voce possam ir a esse encontro,comer muita pizza e que a Bela e a Nana durmam cedo(MILAGRE!!!)
Q ue Deus fique sempre zelando o sono de voces e curando a Bela dia apos dia.
Beijoca!!!
Lucia leibel

Ligia maria disse...

Queridos Primos,

Puxa vida, mas que fim de semana agitado!!
Esperamos que tudo corra bem no Day Clinic de hoje. Tomara que as taxas continuem altas.

Quem sabe se o abraço hoje vai ser pessoalmente! Um beijo.

Liginha e Isabella.

Ps1. Anna Cláudia como sempre você disse tudo, nos informando dos detalhes médicos e da vivência com a sua filha. Mal posso esperar para te dar um abraço pessoalmente.

Ps2. Cooper totalmente apoiado!

Ligia maria disse...

Ps. organizadores do evento. Vocês estão de parabéns. Gostei da idéia do pacote, facilita a vida de todo mundo. Nos vemos logo mais. Beijos

Anônimo disse...

Meus queridos. Na última noite, que passamos quase em claro, lembrei-me muito de vocês, como sempre. Durante o enorme susto depois do falso resultado do laboratório, enquanto esperávamos mais dois exames de confirmação ou não, pedia ao Pai por Sua Força e Amparo. Aquela antiga canção, muito difundida na época dos Cursilhos, veio em minha mente e a recitava como uma oração e, pouco a pouco, fui relaxando até a chegada do último resultado, desconfirmando a hipótese de enfarte.
Passo então para vocês, pois resume toda a confiança que depositamos Nele e a certeza de Sua presença amiga e paternal em todos os momentos de nossas vidas.

1. Se as águas do mar da vida quiserem te afogar. Segura na mão de Deus e vai...
2. Se as tristezas desta vida quiserem te sufocar. Segura na mão de Deus e vai...
3. Se a jornada é pesada e te cansas da caminhada. Segura na mão de Deus e vai...
4. Jesus Cristo prometeu que jamais te deixará. Segura na mão de Deus e vai...
SEGURA NA MÃO DE DEUS. SEGURA NA MÃO DE DEUS, POIS ELA, ELA TE SUSTENTARÁ. NÃO TEMAS, SEGUE ADIANTE E NÃO OLHES PARA TRÁS, SEGURA NA MÃO DE DEUS E VAI.
Com todo carinho da
MAMÃE E PAPAI.

P.S. Anna Claudia. Mais uma vez obrigado por suas palavras sensatas, sábias e consoladoras. Até mais tarde.

Martinha. Parabéns pelo aniversário amanhã. Agradecedemos ao Pai pelo dom de sua vida tão importante para as nossas.

Um beijo para todos.
LENA.