sábado, 26 de julho de 2008

D186 R13, minha casinha

As doses pesadas de cortisona mostram suas marcas no organismo da Bela. Principalmente sobre o seu humor, do seu estado de espírito. Já são 13 dos 22 dias programados, quando após o 22º dia há a retirada drástica desse amigo via oral em apenas uma semana. Tentamos nos animar e ver o que já passou, mas o efeito cumulativo é devastador e ela fica sem forças para nada, com uma variação absurda de humores e agora os intervalos muito mais curtos. Quando saímos de casa com ela, bastam 15 minutos na rua e já está desesperada para voltar para "a casinha" como ela mesmo fala. Ficamos com o coração partido.

Pelo menos os horários estão em dia, com as meninas indo dormir relativamente cedo para os padrões aqui de casa. Não são de acordar cedo, mesmo que indo para cama antes. A Nana um doce, após uma longa e boa noite de sono. A Bela bem que tenta, mas fica como se fosse sem conseguir acordar, pedindo para continuar deitada e estendemos o edredom em frente à TV, com seus DVDs e programas do Cartoon Network preferidos, abraçada com sua caixinha de "pêtas". É de dar dó. Fingimos não ser assim, mas também não tentamos forçar a barra e imprimir um ritmo diferente do que ela pode acompanhar.

Tínhamos que sair para ver assuntos da nossa obra, Rodrigo pegar umas lentes em Ipanema e comprarmos alguns presentes que estavam atrasados. Em um primeiro momento não respondia se queria ir conosco ou não, até que de repente, plim! Parece que consegue vencer a prostração, a depressão que a cortisona lhe dá e diz que quer ir conosco. Infelizmente esses lampejos de animação têm ficado mais curtos e rapidamente pede: "Quelo minha casinha", com uma voz que não há quem queira insistir e forçar a fazer algo mais. Mais da metade do programa fica pelo caminho e ainda no carro alterna momentos de euforia, cantando, fazendo palhaçadas, com outros com o rostinho virado, com os olhos fechando, fugindo do mundo. São reações exatamente iguais às que vimos na primeira fase do tratamento, mas na época com o seu organismo muito mais debilitado, internada no hospital. Agora não. Ganhou peso, está comendo bem, andando, com um estado clínico completamente diferente.

Analisando bem o que conhecemos e o muito que desconhecemos, achamos que é hora de chamarmos novamente a endocrinologista para o jogo. Certamente como da primeira vez sua glândula supra-renal para de funcionar, dada a carga de cortisona que entra no organismo e temos que artificialmente equilibrar seu metabolismo. Entretanto, são mais corticóides entrando no organismo, mas outros que ela precisa para o seu equilíbrio e há toda uma conta criteriosa com o time de hematologistas para a dosagem certa. Independentemente dessa chance, rezemos pelos 13 dias que já se foram, amanhã que já começou hoje na publicação deste post, o 14º, faltando 8 para o início da desaceleração, por mais que o famigerado efeito cumulativo ainda existirá lá na frente.
.
A Nana mais uma vez mostrando que é um dos fiéis da balança da nossa família. A Bela pedia para voltar para casa e nós mal tínhamos cumprido com a primeira tarefa do nosso "to do list". Trouxemos ela, e a Nana naturalmente aceitou ficar em casa com a Bela, nos dando mais um tempo e conforto para voltarmos para as nossas tarefas. Após o almoço, nossa moreninha pegou o velocípede da Bela, que já foi dela, e pedalou sem parar pelo Jardim Botânico inteiro, enquanto íamos ticando outras tarefas próximas, como farmácia e supermercado. Para sua felicidade a Tia Teresa liga e convida para ir ver "Irmãos Brothers" com sua amiguinha Bebel no Shopping da Gávea. Era tudo o que ela queria e aceitou sem titubear. Adorou! Na volta para casa, novamente os melhores momentos da Bela, que tendo a irmã por perto se anima, dá risadas, corridas pela casa, mas já não tão ligeiras como antes. Realmente o poder de cura do amor que existe entre elas é real. É um dos melhores remédios que a Bela tem e não há como negar que nós também aproveitamos bem.

Vamos ficando por aqui, rezando e fazendo de tudo para que esta depressão, este dasânimo e este mal estar quase que permanente sejam mais brandos sobre o corpinho da Bela pelos próximos dias. Fiquem com Deus, até amanhã e um ótimo domingo para todos.

13 comentários:

Anônimo disse...

Bel e Rodrigo,
há pouco estava pensando coisas positivas para a Bela, não foi uma oração, apenas pensei no futuro e imaginei como será bom quando tudo isso for passado.
Até lá, Deus continuará guiando todos os passos de vocês, iluminando os médicos e colaboradores.
bjs
Maria Elisa
PS 1 : também peço à Deus e Nossa Senhora pela recuperação da Júlia e pela sua família;
PS 2: para Maria Clara uma vida abençoada;
PS 3: viemos para Friburgo, para casa da Lúcia, eu, Fernando, Beatriz, Dê, Lourenço e Olavo. Imagino um dia todas essas crianças fazendo uma grande farra no gramado. Beatriz e Carol nem tão crianças... Olha a minha folga planejando um evento na casa da Vovó Lúcia(onde criança pode quase tudo). Mas tenho certeza que ela será a primeira a apoiar. E Carlos tem que estar no Brasil;
PS 4: não tenho certeza se o anônimo é o Cooper não, achei que tb pode ser o Silveira(??!?).

Ana Pinto Leite disse...

Do outro lado do oceano, continuamos a rezar... e somos muitos!

Avé Maria...

Ana

Suzana disse...

Queridos Bel e Rodrigo,
Há momentos que o que podemos fazer por nossos amores parece pouco demais...
Mas não se enganem: É justamente nesses momentos que o supostamente "pouco" representa muito mais!
Vocês dois e a Nana (+ vovós, vovôs, priminhas e queridas babás) são o porto no qual a Bela se sente segura tanto para ancorar, quanto para se aventurar nos seus pequenos passeios!
Recentemente eu reli um provérbio que diz: "Senhor, dai-me coragem para mudar o que pode ser mudado, resignação para aceitar o que não pode ser mudado e sabedoria para distinguir uma coisa da outra."
Isso se aplica à todos nós, mas, nesse momento, se encaixa "como uma luva" na situação que estão enfrentando com a necessária coragem, resignação e sabedoria, sempre regidas pelo AMOR!
Acredito que, silenciosamente, a Bela percebe toda essa maravilhosa diferença que vocês fazem na vidinha limitada, que é a que ela pode ter neste momento, tanto quanto em todos momentos de intensa alegria que ela já teve e que, em breve, terá ainda mais.
Enquanto isso, com a necessária resignação, mas também com a inseparável fé e absoluta confiança, seguimos agradecendo e pedindo que Deus siga vos guiando e protegendo com seu imensurável amor pelos possíveis "atalhos" no caminho da cura da nossa adorável princesa-guerreira...
... Sempre Iluminados!
Com muito carinho,
Suzana, Mario e Ana Clara.

P.S.1 Não é a primeira vez que aqui mencionam a Julia, menina atropela recentemente...
Agradeço a lembrança, para que não esqueçamos de pedir à Deus também por ela e por todos aqueles que sequer tem alguém a pedir por eles.

P.S.2 Silveira, poucas vezes vi alguém tão orgulhoso de sua "meninas" como você na foto postada ontem... Parabéns!

Anônimo disse...

Queridos amigos, hoje coloquei o blog em dia e fiquei ciente dos efeitos colaterais da cortisona na Bela e imagino como voces devem ficar tontos com tantos ups and downs repentinos. Ainda bem que faltam 8 dias para acabar !!!
Parabens as Vovos maravilhosas que tanto ajudam voces!!! Isso para elas e um prazer podem ter certeza!!!
Muita forca para voces e fiquem com Deus. Um abraco, Cecilia e Oswaldo.

Anônimo disse...

Queridos,

Mais 8 dias. São baby steps que temos que passar para vitória final? Bom domingo, o dia ta lindo!

Continuo com toda minha energia pensando em vcs

Bjs

Duda

Anônimo disse...

Bel e Rodrigo,
Acho que como sempre a Suzana, já disse tudo.
Sábias palavras!!
Realmente temos que agradecer, que esta fase da Bela, lembra de leve a outra fase de cortisona. Agora, Bela está em casa(com Tudo que isso significa), robusta, se alimentando, intestino funcionando, andando ou até correndo........por pior que tudo esteja parecendo, está sendo uma benção, podem acreditar.
E o melhor de tudo, que falta uma semana, que na correria do dia-a-dia, vai passar muito mais rápido do que vocês podem imaginar.
Que vocês continuem fortes e criativos para que a Bela continue tendo raros momentos de depressão, na sua vida feliz. Por que sem dúvida, Bela é uma criança muito amada e feliz.
Adriana Gottschalk

Anônimo disse...

Queridos Bel e Rô,

Depois de dois dias afastados do blog,resolvemos nos atualizar e qual não foi a nossa grande surpresa ao ver a Fragata Constituição, toda ela no nosso vídeo!!!!!! Que emoção!!! Super obrigada pela homenagem e tenham absoluta certeza que vocês foram ausências sentindíssimas nesse grande evento! Imaginamos que já tenham escutado o relato dos seus pais, mas, particularmente eu, Rê, devo lhes dizer: foi DEEEEMMMMAAIIIISSS!!! Sem dúvida, foi o momento mais emocionante, dentre todos que já vivi na carreira dele.O navio estava lindo, a cerimônia lindissima e o discurso do cara....Putz, de arrasar, sobretudo o último parágrafo, dedicado à mim, que me fez debulhar em lágimas e deixou muito almirante com os olhos lacrimejando! Sem exagero!!!
Enfim, um dia especial em que vcs fizeram muita falta! Mas, não se preocupem, assim que quiserem e puderem, o Sr. Comandante estará a postos no portaló, para recebê-los em grande estilo com toda a pompa que merecem! As meninas irão adorar, tenho certeza!Já estou vendo a Bela correndo pelos corredores, subindo e descendo aquelas escadas íngremes e olhando atentamente aquele novo universo.

Mais uma vez agradecemos o carinho, extensivos ao Silveira, Anne, Fred e Tia Lena, a quem muito agradecemos, junto ao Tio Gilberto a nobre presença!

Beijos,

Rê, Comandante Sertã, Clara e Joana

PS1: Quanto ao evento do dia 28, acho que, infelizmente, não poderemos ir. A Joana tomará a última dose da tríplice e, se for igual a útima vez, ficará febril e extremamente prostrada. Rezarei para que seja diferente, e se assim for, iremos com prazer. Mas caso, não estejamos, já sabem o motivo! Esperaremos, então o próximo!

PS2: Como bem lembrou a Rosário, no post de ontem, pedimos MUITAS orações para a Júlia, filha do tio Nono, que foi atropelada em frente o Shopping Leblon, há 15 dias. Ela continua muito grave, mas resistindo a inúmeras lesões cerebrais e às demais por todo corpo. A sua jovialidade (14 anos) tem ajudado a superá-las, mas as orações são fundamentais para que se salve e sem sequelas, ainda impossíveis de se avaliar. Amigos blogueiros, contamos com a força que as orações de todos tem, junto ao nosso Deus e Nossa Senhora.
Beijos a todos.

Anônimo disse...

Se o coraçao partir,
somos muitos em forma DE COLA PODEROSA.
Aqui, do outro lado do oceano,no mundo todo estamos fabricando remedios entre nos para voces!
E alias,continuamos a rezar que aquela medicaçao chegue logo.
Fiquem descansados na casinha!!!
E que a casinha nova seja linda!!!
beijos
Lucia Leibel

Anna Claudia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
EVENTO BLOGUEIROS DIA 28/07 disse...

PessoALL,

IMPORTANTE: As adesões encerram-se HOJE, dia 27/07/08

Para facilitar a vida de todos nós e da Fiammetta, combinamos um pacote com valor fechado por pessoa que dá direito a pizzas (Marguerita, Calabresa, Rúcula c/ tomate sêco, 4 queijos e Portuguesa), água e refrigerantes. Crianças até 5 anos não pagam. Maiores de 5 até 12 pagam meia e acima de 12 pagam inteira. Sucos, bebidas alcoólicas e outros pratos/sobremesa/café, não estão incluídos e serão cobrados pelo valor de cardápio.

Evento: 28/07/08 às 19:30 hs
Local: Fiammetta – Botafogo – Rio Plaza Shopping (ex Off-Price)



Lista atualizada dos participantes do evento do dia 28/07

Dayse e Jacques
Adriana Gottschalk, Roberto e Denise Greca
Silveira, Monica, Bia e Carol
Nika Pougy
Tia Lena e Tio Gilberto
Paula Bento e Claudio
Denise Sertã
Maria Elisa
Georgia
Ana Paula CB e Rafa
Marilia
Luciana D'Avila e Dudu
Lucia e Sergio
Cooper
Verinha
Anne
Anna Claudia
Germana e Lédio
Paula Saraiva
Isabella e Liginha
Suzana e Mário
Lia Taliberti e Antônio
Cristiana, Zé, Roberto e Gui
Anna e Peninha
Lucinha e Bruna
Aninha
Alberto e Renata Serpa Coelho
Liana e Délio Valdetaro
Silvia Graicer

PS1: As confirmações/desistências podem ser feitas diretamente no blog ou (preferencialmente) enviando e-mail para:

annezehoul@yahoo.com.br; germana@approach.com.br; annachaves@gmail.com

PS2: Estamos à disposição para quaisquer dúvidas.

Obrigada
Anne, Germana e Anna Cláudia

Anônimo disse...

Frequência e sequência. Esse o binômio que caracteriza a disciplina de longas corridas. Não adiante dar um pique, acelerar, como não adianta fazer parte do percurso. Há que se manter essa monótona, mas eficaz associção de um ritmo (frequênica) e uma ordem (sequência). Se fosse fácil, correríamos todos a maratona de Nova York ou teríamos um sucesso retumbante no que quer que fizessemos. Driblar o tédio, a irritação, a ansiedade, é o segredo.E vocês têm sido mestres nisso. Usam todas as armas possíveis: dividem tudo em tempos, movimentos e espaçõs menoores; recheiam com criatividade e embrulham com amor. Mas tem horas, humanas, que é ums saco, um porre, um horror. Horas de total irritação e indignação. Raiva mesmo. Zero problema. Até nessas horas vale a pena pensar um pouco em paciência e criatividade. Em minutos encontrarão um motivo para rir e seguir. Ninguém tem a fantasia irresponsável de dizer que o percurso é bom. Mas, dado que é o percurso que temos, vamos tirar dele o que de melhor pudermos. E, neste caso, como na maratona, o melhor que o percurso nos oferece é a oportunidade de chegarmos e sentirmos o valor da vitória pessoal. O resto, a paisagem, os outros corredores, o público, são elementos importantes, atenuadores do cansaço, mas a chegada é o grande incentivo.
E chegarão (estaremos lá, ou melhor, somos aquela torcida que vai acompanhando o corredor!).
Vamos ouvindo a descrição das variações de humor da Bela e entendendo que o de vocês também anda no mesmo ritmo. Como são adultoa, jogam o jogo de esconder um pouco etc. Zero problema também. Consultem a endócrino para as variações de humor da Bela e se distraiam com nossas contribuições para atenuar as oscilações de vocês.
Beij- Cooper
ps- anônimo- estou quase convencido que sou eu mesmo! Mas que não sou eu, não sou. Acho engraçada essa hipótese.
ps-evento- peçao ao comitê que apenas me informe o número de participantes confirmados, amanhã.

Germana disse...

Queridos amigos,
Eu que não tenho doença nenhuma fico super cansada com tanta atividade na rua. Imagina a Belinha! Acho super saudável ela se manifestar claramente e dizer que quer ficar na casinha dela. Já pensou se ela quisesse imitar a Nana em tudo e ultrapassasse seus limites??? Graças a Deus ela pede "casinha" e vcs atendem. Ela não precisa forçar nada, sabe que será respeitada no seu momento de recolhimento. E esse momento é passageiro, queridos. Eu sei que parece uma eternidade, mas agora falta uma semana! O Cooper falou em maratona e eu me comporto exatamente assim nas corridas. Vou pensando nos metros que ficaam para trás e me motivando a cada 100 metros que existem na minha frente. Divido aqueles quilômetros todos em frações pequenas e vou vencendo uma a uma... Senão, ninguém aguenta. desiste antes de começar. Pensem nisos: uma semaninha. 8 dias!
Além disso, nem precisa ser a Bela para se sentir meio em slow motion frente a esse gás de vcs dois! Mesmo com toda a ressaca da semana, toda a luta, ainda queriam ir na cerimônia do Comandante(que eve ter sido linda!) e, o mais incrível de tudo, ainda tinham disposição para comprar PRESENTES!?!? Fiquei chocada com tamanha dsposição. Euzinha aqui, sem metade da luta de vcs, mando vir tudo pela internet e olhe lá!
hahahahaha! Supermercado? Fala sério. Delivery já!
Que esses 8 dias passem voando. A nossa linda Guerreira vai ter os altos e baixos, claro. Mas isso faz parte e o pior já passou!!!
Um beijo enorme e uma semana com muitas alegrias.

PS: Cooper eu sempre errei a aposta em todos os filmes e livros de detetive que li. Mas sei lá, esse último post do anônimo estava praticamente assinado por vc!
Beijinhos e até amanhã.

Anna Claudia disse...

Queridos Bel e Rodrigo,

Um beijo de boa noite para vocês !

Daqui a pouco volto. Estou aguardando noticias frescas pois já são quase meia-noite. Mas não queria deixar te dar-lhes um abraço !

Anna Cláudia