quarta-feira, 25 de junho de 2008

D155, as defesas sumiram

A Suderj informa: "Substituição no organismo da Bela! Sai defesa. Entra apetite". No exame de hoje, voltamos a ter baixíssimas defesas, ou melhor quase nenhuma defesa. Os nossos velhos amigos e defensores, os neutrófilos, sumiram. Hemáceas bem baixas, no limite. Por outro lado, o apetite dá sinais de que está voltando. Era tudo de se esperar.

Só relembrando, os níveis ideais de neutrófilos são acima de 1500, a Bela hoje tem 63. Para os médicos, abaixo de 100, podemos substituir o "c" do cem por "s". Preocupante? Sem dúvida! Voltamos com os cuidados extremos, muita limpeza, esterilização de tudo, álcool, mãos lavadas o tempo todo e reclusão da nossa pequena guerreira. Acaba que não é tanta volta, pois já ficou meio que no automático na nossa casa. Programas para a Bela por agora, nem pensar. Sabemos que é assim mesmo, é o princípio básico da quimeoterapia, joga-se tudo para baixo, especialmente depois de 2 meses de ataque do poderoso MTX. A medula agora sentiu realmente o tranco. Era de se esperar.

Do lado das hemáceas, que também eram preocupantes, estão no limite de uma transfusão. Vamos esperar mais uns dias e prestar muita atenção no estado geral da Bela. Já sabemos, se ficar caída ou cansada, lá vamos nós para o hospital. Por enquanto, nada disso. Temos uma Bela feliz, brincando e animada. O apetite vem se recuperando. O jantar foi muito bom com uns salvadores croquetes de cenoura e couve mineira com feijão. Adorou, vai entender este paladar maluco. As plaquetas estão bem, ainda longe de uma possibilidade de tranfusão, mas também continuaremos controlando de perto.

Dentro de todas as limitações que o Planeta Leucemia e que o tempo muito frio e chuvoso no Rio nos impõe, podemos dizer que tivemos um bom dia. Manhã de hospital com Bela e Nana juntas. Perguntamos à Nana se preferia ficar brincando em casa ou ir com a Bela. Resposta imediata que queria ir, para a felicidade absoluta da Bela que repetia cantoralando: "A Nana vai com a gente, lá lá lá lá rá". A obrigação acabou virando programa. Festa com as enfermeiras apresentando a irmã e contando novidades: que tinha ido para a casa do Pepê, que tinha primas chamadas Carol e Bia e outras conversas fofas demais.

De tarde, mais um longo sono. Quase 3 horas dormindo. Optamos por não acordar. Se está dormindo, o corpinho está pedindo. Desta forma tem se mantido animada e forte, então em time que está ganhando, não se mexe. A tarde, Nana volta da escola e de novo temos uma noite animada com brincadeiras e visita da Vovó Cecília, que já chega sentando-se no chão e entrando facilmente na farra das duas.

Bel aproveita que as duas baixinhas estavam bem e já começando a desacelerar para encontrar com amigas queridas que haviam trabalhado com ela na Webb. As amigas é que sairam, por mais que a presença da Bel no trabalho neste momento seja praticamente impossível. A idéia foi ir a um lugar perto para comemorar os mais recentes aniversários, inclusive o dela. Ótimo papo e queridas amizades animam o fim de noite. Na saída do jantar o encontro casual com a querida amiga, e agora também blogueira, Germana e com a também muito querida Ana Tereza, amiga da Monica que nos apresentou a Anna Claudia. Muitas mensagens e energias novas, "ao vivo", para a Bela. Foi ótimo.

Amanhã é dia de observação, principalmente na boca, que já estamos cuidando com os remédios prescritos pela dentista. Se piorar, teremos que chamá-la para novas cauterizações. Amanhã também é dia do Rodrigo chegar de viagem, para a alegria da mamãe e das meninas que perguntam sempre quando o papai vai voltar. Pena que será tarde, mas pela hora em que as meninas estão dormindo...

Obrigado por não saírem daqui e estarem acompanhando de perto a nossa luta, que passou a ser também de vocês! um grande beijo e abraços apertados. Fiquem com Deus e até amanhã.

PS: Aninha (Fred), parabéns pelo seu dia amanhã! Muita saúde e paz para vocês!

16 comentários:

Unknown disse...

Queridos Bel e Rodrigo,
Acho que hoje serei a primeira! Que bom, porque normalmente sou uma das ultimas...
Muito fofa a ligacao entre essas duas irmas, a Nana querendo ir para o hospital com a Bela e a pequena guerreira cantarolando feliz da vida. Depois apresentando a Nana no hospital, falando das primas muito, muito fofa mesmo!
Que Deus abencoe voces e que os neutrofilos, plaquetas e hemacias cheguem aos niveis desejados.
Por aqui, rezamos por vocs todos os dias!
Um beijao,
Ana Paula C Branco Peracio

Anônimo disse...

Queridos primos,
a vida nos ensina, e vocês estão demonstrando isso muito bem, que em algumas ocasiões, é preciso fazer do limão uma limonada !
Defesas baixas, mas o apetite alto, o que importa é que a luta continua.
Recebam o abraço e as melhores orações de
Adriana, Viviane, Roberta e Rê

Lia disse...

Bel e Rodrigo

O dia está lindo, embora frio, será que isto não significa um bom presságio? Esta melhora no tempo vai trazer uma melhora nas hemácias e com certeza os neutrófilos super defensores aparecerão mais animados!
Que este dia seja de reclusão mas com a conhecida animação da Bela, estamos todos torcendo pelo super apetite e pela melhora de todas as taxas.
Acho que se de repente alguem mandasse um presente comestível seria animador, o que vcs acham? Podem dar sugestão e a gente providencia. "Olha o que a tia Lia mandou para seu almoço!" Mão seria uma boa idéia?
Fiquem com Deus e Nossa Senhora.
Bjs para os 4
Lia Taliberti

Anônimo disse...

Bel e Rodrigo, muito obrigado pela lembrança da sua afilhada de casamento. Ela ficou muito feliz com o P.S.

É impressionante como no meio desta intensa batalha diária vocês ainda continuam impecáveis.

Um grande beijo, Fred.

Anônimo disse...

Querida Amiga Bel,

Aprendemos muito com a luta de vocês. Não raro as vezes que me emociono lendo os relatos dos dias da Bela. Continuamos em oração pela recuperação completa dela. Tenham a certeza de que mesmo de longe muitas pessoas já estão nessa corrente. Força sempre e não deixem a peteca cair. Um beijo, Rodrigo Souza (Webb)

Anônimo disse...

Fico tão feliz qdo leio no blog que vcs sairam... hj que a Bel saiu... é bom sair com amigas, colocar o papo em dia e recarregar energias porque a luta continua!

Muitos bjs,

Patty Langoni

Anônimo disse...

Queridos Bel e Rodrigo,
Desculpe a intimidade, nós nem nos conhecemos pessoalmente, mas mesmo assim vocês e suas filhas são muito queridos por nós. Estamos aqui, juntos com vocês, nessa montanha russa de emoções!!!
Seguimos firme com a Bela, torcendo, rezando e sempre prontos pra ajudar. Beijos pras meninas, e um abraço apertado no Rodrigo.
Delio Valdetaro Jr. e familia.

Anônimo disse...

Meus queridos. Fiquei sem computador por um dia...Que coisa esquisita. Não consegui ler o blog de ontem, pareceia que não tinha feito minha "oração da noite"...Agora já estou sem os tais bichinhos que chamam de "virus", graças a Deus.
Ontem perguntando a Bel sobre os resultados dos exames, ela me disse que a imunidade da Bela era 0. Fiquei um pouco aflita e dentro da minha "santa ignorância", perguntei: "O que fazer" No que a Bel me respondeu: "Nada. Esperar sua reação..."
Teté querida, você tem sido uma guerreira e vai continuar sendo até a vitória final. Se o DNA tiver alguma importância nessa guerra, fique sabendo que as mulheres das famílias Charnaux e Sertã foram verdadeiras guerreiras, valentes e vitoriosas. Digo o mesmo sobre a vovó Cecília que é, realmente, uma mulher "fora de série", além de sua fortaleza, ela é uma doçura e um verdadeiro anjo, com o qual temos o privilégio de conviver. Obrigada queriga amiga, obrigada querida irmã, por tudo o que tem feito pela nossa família. Você têm sido aquele apoio e amparo nessas horas mais difíceis e em todas as outras.
Voltando às mulheres da família, a minha avó paterna Eliza Sertã, vovó Santinha, ficou viúva com 38 anos e com 7 (sete) filhos para criar. Além de ter formado todos eles, ela sózinha, ampliou os negócios do marido e constituiu um "império comercial" para aquela época, um verdadeiro "shopping" da era moderna. Vendia desde botões até selas de montaria, gêneros alimentícios e tudo o mais que fosse preciso em Friburgo. Isso tudo no XIX século e sozinha! Foi uma guerreira e vitoriosa!
A minha avó materna, Charnaux, vovó Estephania, era a verdadeira "Ana Terra" (como eu a chamava) do romance de Érico Veríssimo: O Arquipélago. Ela sabia fazer de tudo. De uma coragem e valentia que só ela mesma... Mocinha, foi o braço direito do "grand-papa" no Colégio São Carlos , em Niterói, enfrentando as adversidades com toda garra e honra. Teve 8 (oito) filhos. Morou na França com os cinco mais velhos e teve que voltar às pressas por causa da guerra de 1914-18. Ela foi demais!
Minha mãe Maria Helena foi "hors concours". Teve 7 (sete) filhos. Muitos blogueiros a conheceram e podem testemunhar de que não há exagero em minhas colocações. Ela foi uma pessoa que marcou indelevelmente todas as pessoas que por sua vida passaram. Foi uma mulher "avançada" para sua época, pois teve que, por circunstâncias adversas, enfrentar a vida profissional e com grande sucesso! Seus netos e suas alunas que o digam! E nos deixou seu maior legado: a nossa formação espiritual.
Teté querida. Por todas essas mulheres que lutaram e venceram, você também, minha queridinha, será uma vencedora, pois além de toda proteção, carinho, cuidados por parte dessas "santas pessoas" que estão ao seu lado, você tem sido o alvo de toda proteção divina através das preces e orações de inúmeras comunidades.

Fico imaginando e refletindo sobre a imunidade 0...E meu pensamento se volta para todos nós e me questiono: "Como estará a nossa "imunidade" diante dessa sociedade tão materialista, consumista, hedonista?... Como conseguir aumentar nossos "neutrofilos", nossos "leucócitos" contra tanta corrupção, ganância, deslealdades, mentiras, burlações, nesse mundo nebuloso, sem ética, nem moral?"
Meus queridos, não posso deixar aqui algum sentimento pessimista, pois apesar de toda realidade em que vivemos, existe algo de maior, que nos ultrapassa, que vai mais além, que nos transcende, e que nos faz descobrir a sensibilidade da consciência e enxergar o que é imprescindível, o definitivamente importante, o supremo sentido do mundo e da vida, o mistério divino no mistério de cada um de nós: a doação total, o desprendimento, a renúncia, a solidariedade, a fraternidade, a verdade, o perdão, a paz, o AMOR enfim, que é DEUS em todos nós! Aí estão os nossos "neutrofilos" e os nossos "leucócitos". Aí estão todos vocês, blogueiros queridos, que nos ajudam em nossas "imunidades", que nos fazem acreditar na cura da Bela e também num mundo melhor!!!
Mil beijos para todos.
MAMÃE E PAPAI.

P.S. Reconheço que hoje eu extrapolei...Desculpem pelo cansaço...Obrigada pela paciência.
Beijos.
LENA.

Anônimo disse...

Queridos Bebel e Rodrigo,
Depois desse post aí em cima da D. Lena fica difícil escrever qualquer coisa... É emocionante ver o amor das duas irmãs que,com certeza, estão mais unidas em razão dessa jornada. Essas menininhas sempre nos encantando! tudo de bom pra vcs e que Deus abençoe essa família.
Um beijo carinhoso,
Lucia e Sergio

Anônimo disse...

D. Lena andou sumida por uns dias mas voltou " gloriosa" com esse post ai de cima que nos faz refletir e nos emociona!
A imunidade pode ser pouca neste momento mas as nossas orações e a nossa fé é enorme e isso faz toda a diferença!
Um beijo para vcs e pensamento positivo de que "nada que não seja divino estará dentro da Bela".
Com carinho,
Aninha

Germana disse...

Queridos amigos blogueiros, vcs não sabem a emoção que é encontrar a Bel, de verdade, fora do mundo virtual. Me senti encontrando um daqueles atores que vc conhece tãaaaaaaaaaaaao bem da TV, mas leva um susto quando dá de cara com ele na mesa ao lado, sabem? Na hora vc leva um susto ver a pessoa fora do contexto. Foi demais ver a Bel fora do computador, linda, acompanhada de tantas amigas e sendo mimada e paparicada por elas (claro!!). Se possível, vc poderia fazer isso mais vezes (não é cobrança nem pressão!). Sua carnha onem estava boa!
Ahh, aproveitei para fazer mil perguntas básicas sobre os blogeiros. Como vcs sabem, sou muito ignorante em relação aos "personagens" da nossa pequena comunidade. Eu achava curioso, por exemplo, que parentes de SP deixassem suas filhas com Bel e Rodrigo com tanta freqüência. É que eu achava que os dindos eram de SP, por causa do código Família SP2. Hahahahah! É por causa dos sobrenomes deles, que começam duas vezes com S e P!
Ainda tenho muito a aprender!!!!
Ontem, fiz elogios a Bel por seus parentes tão fofos, tão presentes. Mas hoje D Lena foi além e mostrou que essas mulheres são realmente fora de série.
Sobre a Teté, fico feliz pelo apetite e sei que as defesas vão dar as caras de volta. Se for necessário, existe transfusão para isso e não faltam a vcs doadores. Me lembro que, na época que recebi o e-mail da Cris, vieram uns 200 nomes de candidatos a ajudar.
Estamos com vcs.
Beijos mil, Gê

Denise Sertã disse...

Béééééél, Rodrigo, Nana e Bela,
Li dois dias num só. Os meninos estão se "recuperando" de mais uma despedida do papai por 24 dias...ai,ai,ai.Podem imaginar...
Estou certa de que você,BELA, é a maior representante da atual geração das mulheres da família Sertã. Recordei muito com o texto (lindo, e não cansativo!)da vovó Lena.Que esta garra e força de driblar os adversários se mantenham firmes e fortes.
Nosso carinho num beijo,
Denise, Carlos, Lourenço e Olavo.

Anônimo disse...

Hoje eu desejo muitos neutrófilos !!
Esse habitante temmque voltar ao Planeta rapidinho!!!!
NEUTROOOOFILOOO!!!
Pronto,estamos todos gritando por ele.
Com esses croquetes de cenoura ele vai se render e chegar rapidinho.
Apesar de ser uma FLAMENGUISTAAA,
torço para o Nensesinho de voces !!!!!!!!!!!!!
Vou torcer para o fluminense..ai ai...so voces mesmo para me fazer uma coisa dessas rsrsrrsrs!
Bjos
Lucia

Anônimo disse...

Bel,Rodrigo, Nana e Bela,
vocês são um exemplo de força e perseverança. Tenho muito orgulho de poder participar da vida de vocês, mesmo que um pouco a distância. Não tem um dia que não penso na família linda que vocês tem, e em como vocês estão conseguindo viver a cada dia, sem deixar a peteca cair um só segundo, por mais difícil que tudo possa ser. Tenho certeza que vocês vão sair desta com muita bagagem, muita força e com uma família indissolúvel. Eu, Alfredo e Ricardo estamos sempre rezando muito por todos vocês. E no meio de tudo isso vocês ainda conseguem se lembrar do meu aniversário.Obrigada.
Um beijo enorme em todos,
Aninha

Anônimo disse...

Teté querida...
que saudades dessa baixinha..!!!...!!!...!!!
Defesas baixas... mas meu amor por você ainda-e sempre vai ser GRANDÃO!!!!!!!
Sempre te amarei meu amor lindo!...!!
Té.. queria muito passar amanhã com você!!!!
Espero que isso possa se tornar realidade!
Té querida,
te amo muito!
Você vai superar isso tudo!Por que eu sei disso?!?
Porque você é a ``PELELOMEM!!!``


Você é a alegria em pessoa
-o amor em pessoa
-a lissao de vida em pessoa!

Beijão,

Carol...!

Anna Claudia disse...

Queridos Bel e Rodrigo,

Sim, sai defesa e entra apetite !

A natureza é sábia ! Hora de queimar as reservas calóricas tão caprichosamente e amorosamente bem estocadas ! Bela está muito nutrida e preparada para se proteger durante a ausência dos leucócitos ! 63 hoje ? Rir é o melhor remédio ! Se pensarmos mesmo, quem segura é Deus !

Tempo de vigilância ! Sem defesa, nem febre aparece. Mais do que nunca, o que conta é o ter-mãe-metro para observar e pressentir as alterações e necessidades de exames e/ou transfusões. Super-Bel, todos os sentidos em ação !

Confesso que eu ficava muito insegura nos momentos de aplasia da medula. Hoje, entendo que elas é que me davam a prova de que lá dentro da minha filha a batalha estava acontecendo e que estávamos vencendo. Portanto, a aplasia da Bela me traz 2 sentimentos: o de alívio por constatar que os amigos desajeitados estão sendo eficientes e o de confiança e fé de que tudo transcorrerá bem.

Adorei saber que encontrou a Ana Teresa. Delícia de pessoa. Tenho uma gratidão eterna !

Fiquem com Deus, curtam a volta do Rodrigo e sorry pelo Flu. Torci muito (já disse que primeiro amor a gente não esquece, né ?)

Muitos beijos e até amanhã !!!
Anna Cláudia

PS1: D. Lena: saudades ! Entrada e saída triunfais ! Que mulheres as da sua família, não ? Bela não nega os seus ! Muito, muito bom lê-la ! Extrapole sempre !

PS2: Germana, adorei seu post ! Vai ser engraçado quando nos conhecermos a todos ! Sim, parece encontrar artista que a gente vê todo dia na TV ! rsrsrsrsrs Rolei de rir com a história de SP2. Até eu entender, também fiz esta confusão ! Em posts passados tem muitas explicações e essa é uma delas ! Imagino só o que fofocaram ! rsrsrsrsrsrsrs