domingo, 15 de junho de 2008

D145 (M49), oitavo final

Nessa segunda entraremos no oitavo final do bloco M, do MTX, o Methotrexate, se as taxas permitirem. Parecia uma eternidade, mesmo quando contávamos os dias somente deste bloco, as oito semanas, os cinquenta e seis dias, quase dois meses, que além das semanas de internação para a QT intravenosa, corre o tempo todo em paralelo a administração da QT oral em casa, dia sim, dia não. Rápido? Ainda temos muito pela frente, mas muito mais já tem ficado para trás. Daqui a pouco mais um novo bloco. A figura de hoje é apenas para nos dar a dimensão desse tempo desse bloco, de um iceberg, onde apenas um oitavo do total do seu volume emerge acima da superfície do mar.

Como o hemograma de sexta não nos habilitava para voltarmos para o MTX, a hematologista achou por bem não fazermos mais uma checagem hoje, domingo, e darmos um dia a mais de recuperação para a medula da Bela. Entretanto, a logística de internação é sempre mais complicada do que uma simples ida ao hospital para colher um hemograma e trocar o curativo do cateter. Como fomos relativamente bem sucedidos nas semanas anteriores, entrando na segunda e saindo na quinta, porque não acreditarmos na entrada na terça e saída na sexta? Portanto, amanhã fica day-clinic, para os exames de checagem e curativo do cateter e no final do dia, dependendo do resultado, nos preparamos para irmos na terça com mala e cuia, para montar o playpital da Bela no Copa D'Or. Já dissemos que internar a baixinha com bom estado geral, animada, falante e andante não é nada fácil, mas é muito melhor do que não vê-la assim nesse estado. Que saiamos atrás dela empurrando os equipos conectados no seu bracinho ou façamos malabarismos para fazer passar o seu dia. Toc toc toc.

Sem defesas, sem muitas opções e a reclusão ou passeios curtos ficam sendo a opção do momento. Horários de acordar em escadinha, com a Bia sendo a última a se levantar. Coitada, passarinho que anda com morcego acorda de cabeça para baixo. Não está acostumada com os horários, ou melhor a falta de horários, do nosso mundinho planetário e seu corpinho pediu o descanso merecido pela hora em que todas foram dormir ontem. Tarde, mais uma vez. A acordada tarde da turma também nos deu um tempinho extra de sono pela manhã, nos recuperando da animadíssima festa da amiga blogueira Ana Paula. Foi ótimo poder estar com os amigos depois de tanto tempo.

Hoje tivemos novamente direito ao bucólico laguinho das tartarugas, debaixo da frondosa jaqueira da Rua Itaipava. Dessa vez até a Vovó Lena e o Vovô Beto foram apresentados às famosas tartarugas. Brincadeiras no play, com a Bela pedindo para voltar para casa, para tomar um bom banho de gato, almoçar e tirar o seu soninho da tarde. Ela faz o seu ritmo e consegue acompanhar até certo ponto a Bia e Nana. Chega uma hora que não aguenta, tanto por ser menorzinha, com passinhos mais curtos, como também pela sua anemia, acreditamos. Respeito total ao seu limite, que nos surpreende sempre positivamente.

Soninho da tarde longo mais uma vez, quando recebemos a visita das priminhas Clara e Joana, com os Tios Marquinhos e Renatinha. Bela acordou, mas achamos mais prudente darmos uma enrolada e não ter contato com as priminhas. Sorry Rê e Marquinhos, mas realmente o preço da nossa liberdade tem sido nossa eterna vigilância. Preocupações legítimas, mas que talvez possam ser exageradas. Na dúvida, enclausuramos.

Infelizmente era hora da Bia ir embora, pois os dindos já estavam com saudades. Também era dia de mais uma festinha da amiguinha da Nana da escola, outra Bia querida. Falamos com a Bela que a mamãe iria levar a Nana na festa, mas que o papai ficava. A Bia também iria para casa, para ver seus pais, que estavam com saudade. Para não sofrer à toa, um convite para um bom e longo banho de banheira, com brincadeiras mil, enquanto a casa ficava vazia. Sai lindinha e serelepe, cheirosinha e fica brincando com o papai, Nini e Eva. Feliz. Para mudar um pouco de ares, buscar a Nana e Mamãe na festa foi uma alegria só, podendo ver alguns amiguinhos da Nana pela janela do carro e feliz por ter ganho o cobertorzinho rosa do brinde da festa, que a Tia Vanessa gentilmente lhe trouxe. Adorou. Abriu-o na sala e colocou todas as bonecas para dormir nele.

Uma ótima da princesinha na noite de hoje, que merece ficar registrado para que leia um dia. Dançando na nossa cama com a Nana, cantando e acompanhando os ritmos do Hi-5 (quem está na fase, sabe bem o que é e como prende a garotada), vai seguindo a música: "... solte sua voz para cantar!!!". Rapidamente fala: "Voz? Vós! Tem a Vovó Lena, tem a Vovó Cecília...".

Pensamentos e orações para que o hemograma de amanhã nos habilite para a última semana da administração do MTX internados, para que cumpramos à risca o protocolo e que continuemos fazendo o incontrolável calendário do Planeta Leucemia seguir no ritmo gregoriano. Lendo, relendo comentários e encontrando com amigos também fora do mundo virtual, não temos dúvidas que o suporte e apoio que nos dão, delicadamente perguntando, pacientemente ouvindo e calorosamente nos carregando é o que nos sustenta. Obrigado.

Que seja mais uma boa e última semana deste bloco de QTs, que tenhamos todos uma excelente semana. Fiquem com Deus e até amanhã.

PS: Lulu e Paulinho, parabéns pelo aniversário do nosso queridíssimo Chico. Bia e Angelo, parabéns pelo aniversário do Felipe. Amanhã tentaremos levar a Nana lá na festinha. Marcelo, parabéns pelo seu aniversário.

14 comentários:

Anônimo disse...

Queridos Rodrigo e Bel, em primeiro lugar gostaria de agradecer a presença de voces na festa da minha filha Ana Paula. Muito obrigada , vocês são mesmo incríveis!!!
Depois que na terça-feira, dia de Santo Antonio, de quem sou devota, estive na Igreja onde recebí a benção, e rezei muito pela Bela e por vocês. Trouxe um santinho bento que vou deixar aí amanhã.
Desejamos que a Bela tenha uma boa semana, apesar da internação e que tudo corra bem,
E para terminar , quero comentar a gracinha que a Nana estava indo para a festa da amiga Bia, toda de cor de rosa, com um casaco branco jogado nas costas, uma gatinha muito charmosa. Encontrei com ela e a Bel na portaria saindo para a festa.
Por hoje é só. Um abraço carinhoso e fiquem com Deus. Cecilia e Oswaldo.

Anônimo disse...

Bel e Rodrigo,
Estou em contagem regressiva, dentro de algumas horas começo minha viagem com destino final Brasil.
Vou tentar ser a a mais assídua possível, mas de qualquer forma, mesmo não estando aqui digitando diarimente podem ficar certos que meu pensamento estará na Bela. Afinal, esta luta também é nossa!!!
E, quando chegar aí, o MTX, já será passado!!!!!!!!!!!
Bem, vamos para o fechamento das malas e a sorte está lançada!!
Fiquem com Deus!
Adriana Gottschalk

Anônimo disse...

Bel e Rodrigo

Desejo que o resultado dos exames hoje seja muito bom para que a Bela possa prosseguir com o tratamento desta semana.

Apesar de todas as limitações, o fim de semana de vcs foi bem agitado e é claro que deu para vcs darem uma desligada. Muito bom,pois durante a semana estaremos todos super concentrados e ligados pelas orações para a finalização deste bloco.

Fiquem com Deus e tenham uma semana cheia de de surpresas boas.

Bjs para os 4
Lia Taliberti

Suzana disse...

Depois de um final de semana tão gostoso, recheado de festas, brincadeiras e muito carinho, a semana promete ser realmente excelente, com tudo correndo dentro do esperado!
Seguiremos com nossos pedidos confiantes de que eles continuarão sendo amorosamente acolhidos e atendidos pela turma lá de cima!
A aparente lentidão do Planeta Leucemia não nos assusta ou incomoda porque vamos aproveitando esse ritmo para refletirmos, aprendermos e amadurecermos, incorporando novos valores, conhecimentos e experiências aqui compartilhados e desfrutando dessa troca sincera e gostosa de carinho que esse blog tem nos proporcionado.
Aliás, esse tempo nos permite melhor absorvermos os sentimentos e as alegrias que compõem a nossa vida.
Nossos planos, daqui pra frente, talvez se apresentem mais simples e talvez a vida nos surpreenda com uma nova dimensão da felicidade...
E esse lindo ninho de amor tão bem descrito ontem pela Tininha será palco de incontáveis alegrias e depositário de muitas lembranças felizes!
O caminho continua fluindo sem congestionamentos, vocês indo na frente e nós, mantendo uma distância segura, seguimos logo atrás!
Um grande beijo, Suzana.

Adriana,
Nossos pensamentos positivos viajarão junto com vocês e aguardaremos com carinho seus deliciosos comentários.
Boa Viagem!

Anônimo disse...

Pensando positivamente será menos uma semana,e se DEUS quiser vai correr bem depressa,e com certeza com as nossas orações bem intensificadas.bjs LÉLIA

Anônimo disse...

Bom dia Bel, Rodrigo e meninas todas as 4. cada vez que eu leio o blog e os comentários vejo como é belo se ter amigos e família unida em torno de um mesmo ideal, a fraternidade.
Deus dá a cada um segundo as suas possibilidades, porém ele jamais descuida dos seus filhos, por isso vocês estão passando por cada uma das fazes com extrema segurança e vitória.
Essa semana não será diferente, muita fé em Deus e tudo dará certo, disso não tenho nenhuma dúvida.
Uma semana cheia de emoções fortes, porém abençoada e coroada de mais vitórias.
Abraços fraternais,
Elaine Vieira

Anônimo disse...

Bel e Rodrigo,
Desejamos que o resultado do exame seja o esperado para que a Bela possa fazer a última fase da MTX.
Continuamos com orações e pensamentos positivos.
Fiquem com DEUS!!
bjs Lu, Dudu, Duda e Gi

Anônimo disse...

Querida Bel,
estive fora uns dias para visitar a minha mãe, mas não deixamos de pensar em vocês. Estamos com saudades. A torcida e as orações continuam, com força total. A Bela é uma grande guerreira cercada de amor por todos os lados e cantos do mundo. Vamos tentar juntas as crianças qualquer dia?
um beijo carinhoso
Lu, Décio e João Prado

Anônimo disse...

Queridos Bebel e Rodrigo,

Estamos torcendo aqui pelas taxas da Bela! Bem melhor do que torcer pelo Brasil contra o Paraguai, não acham? E na quarta, vou é continuar a torcer só pela Bela...

Vocês estão certos de manter a clausura. Parece horrível, mas na dúvida, melhor é não dar mole. Vão colher os frutos, com certeza. E em se tratando da Renata e do Marquinhos, tenho certeza de que compreendem, tão fofos que são. Eu me lembro quando o Erik nasceu, eu me postava na frente da porta do quarto dele e, quem viesse visitá-lo, eu mandava parar no lavabo antes para lavar as mãos. Que antipático, não? Mas fazer o quê...

Bom, obrigada pela lembrança do aniversário, a vocês e a todos que me cumprimentaram. É realmente muito agradável ter feito novos amigos através dos velhos (amigos, quero dizer - rsrsrs)!

Boa semana e beijos a todos,

Moara, Marcelo e Erik.

Anônimo disse...

Bel e Rodrigo,
Desejo uma ótima semana para vocês. Meus pensamentos vão se deslocar mais uma vez do Jardim Botânico para o Bairro Peixoto. E, como sempre, as orações continuam.
Um beijo com muito carinho da
Marília.

Anônimo disse...

Parece que Rodrigo previu o friozinho dessa segunda feira na foto do iceberg de ontem.
Muito importante a dica que Bela deu ao compreender a musica do h-5E assim que esta sendo na cabeça dela.
Voz,Vos,VOVOS!!!
No Planeta,tudo esta na lingua PLANETEZZZZZZ!
Muito bem Bela!Continuamos a criar esse mundinho grande e especial aonde voce comanda tudo!
Estamos pensando e afirmando que nada que nao for sagrado nao entra no corpo da Bela!
Bjs
ps-computer sem teclas de acento......sorryy
Lucia

Anônimo disse...

Queridos Bebel e Rodrigo,
Muita força pra vcs nessa semana. Vcs estão sempre nos nossos corações e nas nossas orações! Que a Bela continue animada e nos encantando com o seu jeitinho sempre!
Um beijo carinhoso,
Lucia e Sergio

Anônimo disse...

Queridos Bel e Rodrigo,
Fiquei uns dias sem ler o blog e hoje coloquei todas as notícias em dia. Final de semestre para mim é sempre muito corrido, sobretudo agora que estou fazenddo mestrado e que estou com trabalhos orais e escritos para apresentar. Mas o tempo para rezar e pensar nos amigos nunca falta. Diariamente acorod e rezo por vocês e pela querida Bela, pela recuperação da sua saúde. As nossas orações agora serão para que a Bela possa fazer mais esse ciclo de quimioterapia para poder acabar essa fase. Nada como um dia após o outro...
Aproveito para lhes agradecer a atenção com o pai da minha amiga que estava precisando de doação de sangue. Na semana passada, depois de 22 dias internado, muito fraco, ele faleceu, em meio aos familiares, de forma muita serena e tranqüila.
É muito legal ler as notícias de vocês e ver que estão mantendo a paz, o humor e, aos poucos, estão podendo freqüentar festas e voltar a ter um pouco de vida social.
Um grande beijo para vocês, Martha, Marcelo, Maria, Luiza e Carla

Anônimo disse...

Não sei o que estão tomando, mas podem encomendar para mim.
Horários difusos e confusos, stress natural com taxas, imunidade, tratamento, invenção mis de lazer e prazer para (e com) a Bela, idas e vindas para o Playpital, escrever no blog todo santo dia (e é uma crônica, não uma nota), lembrar de aniversários e parabenizar os ditos cujos, sair para jantar no dia dos namorados, ir em festas (provavelmente dançaram mais que o resto dos convivas), trabalhar, administrar a casa, cardápios, planejar logísitca e mais um mundo de coisas!
Quero tomar essa coisa que estão tomando. Além dessa energia toda, ainda eleva o bom humor e contamina com amor.
Beijo- Cooper