sexta-feira, 13 de junho de 2008

D143 (M47), quedas esperadas e controladas

Hoje foi dia de hemograma para a checagem das taxas, tanto para ver se haveria critério ou necessidade de transfusão. O resultado foi um não-não. Ainda não há critério, mas também não há necessidade de transfusão, apesar das taxas todas terem caído mais um pouco, até as plaquetas. Cuidado e atenção total com a nossa princesinha, para que continue passando limpa por essas fases mais delicadas. Nova checagem na segunda e não no domingo, para termos mais um tempinho de recuperação, para irmos para o último bloco do MTX, com a Bela internada. São as drogas trabalhando, acertando a fábrica do sangue que precisa ser consertada, gerando quedas, mas com um certo controle, pois temos alguns mecanismos de defesas. O melhor é termos tanto suporte, de tanta gente, para nós próprios não caírmos durantes essas quedas e sabermos lidar bem com isso.

Estamos conseguindo ajustar um pouco o fuso horário. Parte pela dormida um pouquinho mais cedo ontem e novamente a obra dois andares acima. Manhã de brincadeiras em casa e no play com as meninas, até o horário da Nana ir para a escola e da Bela ir para o hospital. Estas são suas vidas! A ida da Bela foi rápida, apenas para colher o sangue e trocar o curativo do cateter, depois de deixar a Nana na escola. Deu para segurar e tirar o soninho em casa, mas não em um horário e duração amigáveis, para o nosso projeto "cama+cedo".

No final do dia papai saiu mais cedo do trabalho para tentar buscar a Bel no hospital para ajudar na logística uma vez que a nossa babá teve que resover uns problemas particulares. Não deu tempo e a Bel contou com a ajuda da Vovó Cecília. Então, no meio do caminho mudança de planos, para buscar a Carol e Bia na saída do colégio, para que ficassem conosco, uma vez que a Dinda estava enrolada no trabalho. Alegria total das baixinhas que já estavam esperando ansiosas pelas priminhas na portaria do nosso prédio. Brincadeiras, banho e jantar juntas, uma alegria só, dos 10 anos da Carol aos 2 da Bela. Final de noite indo deixar as priminhas no trabalho da Dinda, para ajudar na sua logística para ir para casa.

Recebemos no início da noite o resultado do hemograma de hoje. Tudo caiu. A parte branca, as defesas, com leucócitos e os neutrófilos também mais em baixa, na área de baixa imunidade, quase novamente chegando ao nível considerado "sem imunidade". Essa parte não há o que se fazer, pois não se transfunde para isso e aguarda a recuperação da medula. Parte vermelha também mais em baixa, pois não tinha muito mais o que cair e está no limite para uma transfusão de hemácias. Dessa vez até as plaquetas caíram, já chegando a um nível que não são mais uma Brastemp. Usualmente nos hemogramas das sextas-feiras a situação não era nada boa, mas essa foi a pior das sextas, pós semana de MTX. Há sim uma cumulatividade. Para darmos mais tempo para a medula da baixinha se recuperar, o novo hemograma foi adiado para segunda. Para facilitar a nossa logística e não termos que ficar esperando o resultado para saber se terá critério ou não para começar o procedimento do MTX, vamos deixar para começar a QT na terça. Dando tudo certo na semana, o bloco terminará na sexta a noite e não na quinta. Entra aqui novamente as orações e pensamentos positivos de todos, para que não percamos o ritmo do protocolo, que está em dia nesta fase até hoje.

Quanto ao exame para checagem do rim, queríamos no sábado, mas só fazem de segunda à sexta e teremos que marcar na próxima semana, ou melhor para a outra semana se a Bela tiver os critérios para começarmos a QT na terça, a última semana do bloco do MTX.

Obrigado por comentários mais uma vez tão carinhosos. O jantar estava uma delícia. Fomos no nosso tão querido Carême, da nossa também tão querida e amiga Flavia Quaresma. Respondendo a perguntas são 18 de namoro e serão 15 de casados em outubro, dia 2. Para vários aqui que estavam na celebração e festa de 15 anos atrás, o tempo voa, não?

Não se esqueçam da torcida por um final de semana de recuperação da medula da Bela, para que tenha os critérios necessários na próxima segunda. Fiquem com Deus e um excelente final de semana para todos.

PS1: Queridos Lucia e Sergio, parabéns pelo primeiro aninho do Bernardo. Realmente o tempo voa...

10 comentários:

Anônimo disse...

Bel e Rodrigo,
As taxas vão ficar boa, tenho certeza, para a última semana. Tem muita gente daqui da terra se conectando com muita gente lá de cima!!!! E o AMOR de DEUS é INFINITO!! Não temos dúvidas!!
Pelo que vejo vocês casaram em 93.
Eu fui a 10 casamentos neste ano, sendo o último, o meu!!!!! no dia 9 de dezembro.
O penúltimo foi o da Lucinha e do Sérgio.
Então, todos fazemos parte do mesmo time!! Que bom!! Diante dos pais da Bel, é muito pouco tempo, mas a gente chega lá....
Tenham um ótimo final de semana.
Adriana Gottschalk
P.S. Liginha, tenho certeza que esta mudança será positiva em todos os aspectos. Principalmente, por que elas vão te dar um valor....e que bom que, é um longe perto.

Suzana disse...

Sim!
As quedas são esperadas tanto quanto a recuperação da medula da Bela!
E neste clima de fé e otimismo, vamos aguardando os próximos exames com absoluta confiança de que esta segunda fase do tratamento será encerrada de maneira triunfal!
Enquanto isso, com o sol que está lá fora, quem sabe rola uma nova tentativa de ver as tartarugas da Carolina Cooper fora da água...
Se cinco meses já se passaram mais rápido do que imaginávamos, que dirá mais um fim de semana...
Beijos, Suzana.

Germana,
Estou com saudade da sua foto com o Bob... Adorava vê-los aqui todos os dias...

Silveira,
Acho que as saudades da Família SP2 são unanimidade...
Adoramos "lê-los" por aqui!
Mas isso não é uma cobrança não, apenas uma demostração de carinho!

Anônimo disse...

Plagiando a sempre inspirada Anna Cláudia "Tudo, tudo vai dar pé". E Deus saberá conduzir de forma que os procedimentos serão feitos no melhor tempo para a SAÚDE da Bela. Continuaremos rezando.
Com carinho,
Maria Elisa

Anônimo disse...

Queridos amigos,
Mais uma vez sou vítima da virtua. Que porcaria de serviço! Estava há três dias sem conexão, e hoje estou me inteirando das novidades e firme na torcida para belos números, os perfeitos para atenderem aos critérios necessários à nossa pequena.
Um lindo sábado pra vcs, amigos do coração,
bjs
paula e felipe

Anônimo disse...

Queridos Bebel e Rodrigo,

Sou uma blogueira muito "fajuta" porque escrevo pouco, mas estou a par de tudo e estou firme nas orações e novenas que devem ser intensificadas na próxima semana.

Há 4 dias não lia os comentários, mas já recuperei e adorei saber q foram curtir os 18 anos de namoro.
O tempo passa mto rápido!!! Me lembro bem quando começaram a namorar e parabens por todos esses anos!!!

Tenham um bom fim de semana, na certeza de que Deus não é distraido
e que esta atento a tudo que acontece. Confiem Nele!!!!

Beijos carinhosos da tia Rôrô

Anônimo disse...

Paciência é uma virtude que vocês cultivam com raro brilho.
Aliás, vocês são a prova viva de um mantra que eu entôo para minha filha, desde que ela tinha uns 5 anos de idade:
paciência e criatividade.
Sempre disse para ela que, diante de uma adversidade ou situação difícil, ela tentasse exercitar a paciência e a criatividade, nessa ordem.
Agora, na prática, vejo vocês fazendo isso de uma forma belíssima.
E o tema paciência nos remete à noção de tempo. Qual o tempo? O do relógio, das tartarugas, dos continentes se movendo, das nossas emoções ou desejos? São tantos tempos! Inclusive esse do relógio, uma invenção humana que não encontramos na natureza (não existe um minuto ou hora na natureza!), que trouxe a maldição dos horários. A Bela não está fora dos horários dela. Mas, como vivemos em grupo, alguém tem que ceder (filme divertido, vale ver no dvd, se não viram ainda).
Vamos pacientemente, sendo criativos. Fazendo o tempo passar. Aliás, ele passará, não importa o que façamos. Portanto, fazendo com que a passagem do tempo seja mais divertida, ludica, leve, possível.
E celebrando cada instante (que é uma eternidade em si)de riso, frisson na porta da escola ou uma bela garfada (sem trocadilho).
E vamos juntos, porque um dos macetes de vivermos em rebanho é que quando um cansa, vem o outro e cutuca. Aprendi uma palavra em inglês que significa exatamente isso: nudge. Nunca tinha ouvido falar e recentemente li a respeito de um livro com esse nome. Na capa, uma mãe elefanta (que para os mais velhos era obrigatoriamente eliá) dá um empurrãozinho (nudge) com a tromba no traseiro do filhote.
Vamos então nos cutucando, alegremente, curtindo o que podemos curtir. Como por exemplo esse BeLOnGing.
Beijo-Cooper
ps- taxas baixas = eficácia do tratamento! Yes!

Anônimo disse...

Nao e mole nao....
Estamos com pensamento na medula da Bebela!
Para que tudo fique bem e voces possam retomar a internaçao semana que vem.
Mas acredito que todos nos juntos ,essa populaçao enorme em volta de voces,esta dando toda força e coragem que existe nesse mundo e em especial no Planeta Leucemia.
Que voces comemorem muitos dias dos namorados e daqui a muitos anos se lembrem com carinho dessa epoca ,quando voces foram tao amparados.Um beijo enorme
Lucia

Anne disse...

Bel e Rô :
Também concordo com a Adriana : tenho certeza de que vai dar tudo certo e semana que vem teremos a ultima semana de MTX !
É normal vocês se inquietarem, mas a gente que olha tudo com uma certa distância consegue ter essa certeza, porque é fácil reconhecer a força da Bela e a dedicação de vocês, o que logicamente faz toda a diferença numa situação dessas.
O dia hoje está lindo, espero que vocês estejam curtinho com as meninas.
um beijo carinhoso
Anne

Anônimo disse...

minha dinda querida!!!!
que vida a dois mais linda que vc e Rodrigo têm. quantos anos juntos!!! resultado: duas fofas!!!! fique tranquila, que dará tudo certo na próxima semana!!! realmente a conexão tá firme, segura e continuaremos neste contato com Deus e com todos que estão de plantão lá em cima!!! vai ser uma semana muito positiva, com certeza. um bjo de todas aqui de casa.
Bruna Maria.

Anna Claudia disse...

Queridos Bel e Rodrigo,

Espero que tenham aproveitado mais um sábado ao lado das meninas, vocês dois juntos, com ou sem taxas !!!!

Tudo está sob controle e caminhando bem ! Outro dia, era aniversário da Bel. Agora, já chegamos ao meio de junho e quando olharmos tudo vai ter ficado para trás !!!

Paciência, criatividade e muita, muita confiança no taco de vocês e na energia fantástica que emana desta comunidade !!

Fiquem com Deus e um bom domingo !

Beijos,
Anna Cláudia