Domingo, dia 22 de junho de 2008. Fim de mais uma parte do tratamento, a segunda, chamada Protocolo M, que terminou ontem a
noite. Fim do quarto e último bloco de QTs dessa fase, com o nosso amigo MTX entrando pesado mais uma vez e agora entramos na fase do rescaldo, pois já vimos que o seu efeito é forte e existe sim uma certa cumulatividade dos seguidos blocos. Por mais que o bloco seja dado como terminado hoje, já temos experiência de que a nossa eterna vigilância nos garantirá, no curto prazo, estabilidade e quem sabe uma pequena e curta liberdade no futuro próximo. Chegamos a 5 meses desde que fomos abduzidos para o Planeta Leucemia.
Hoje foi dia de descanso e o tempo permitiu isso, ficando todos em casa mesmo e apenas a Nana indo brincar na casa do seu grande amiguinho e vizinho Pepê, enquanto a Bela tirava o soninho da tarde. Fusos completamente confusos após os dias de internação, com a família acordando nos horários mais variados. Nossa guerreirinha acordou 11:30, após ter ido dormir mais uma vez tarde, mas resguardada pelas super mamadeiras vitaminadas que entram após sua dormida e de manhã cedo, o que nos tranquiliza para a fase de inapetência nas refeições. Achamos que o MTX tem algum efeito estimulante, pois o sono da tarde foi bem curto e a Bela nos deu uma canseira absurda para ir dormir hoje, fazendo com que batêssemos cabeça e fôssemos acordados por ela, reclamando que não éramos nós que deveríamos dormir, puxando assunto. Até que temos que rir da situação, pois ela é engraçada...
Foi dia de visita de todos os vovôs no final da tarde e também do dindo e Carol, uma vez que a dinda, gripada tem que ficar de fora e a Bia ainda não tinha voltado da sua viagem. A nossa princesinha hoje mais uma vez deu seus shows, mostrando o quanto curte estar em casa. Talvez não seja o MTX o estimulante, mas o "estar em casa" que lhe deixa alegre, falante, brincalhona e nos deixando muito confortados de que está bem. Ontem foi uma alegria só quando entrou no seu quarto, dizendo: "Olha só, a minha caminha!".
Hoje de manhã pegamos o resultado do hemograma colhido ontem na saída do hospital. Parte vermelha baixa, mas estável, tendo até subido um pouquinho. Parte branca, das defesas também estável e no limite entre baixa e nenhuma imunidade, o que nos deixa bem alertas. Plaquetas dando um show e se recuperando bem, dentro do que poderia se esperar para esse bloco. Com isso, ganhamos uma pequena folga até terça ou quarta, para novo hemograma de checagem, troca do curativo e o que é chamado heparinização do cateter. Bom, pois sabemos que a Bela sofre bastante nos 3-4 dias após o término do bloco, a inapetência e enjôo vêm fortes e teremos os dias em casa para ajudá-la a se estabilizar. Nessa hora ninguém melhor do que a super-mamãe para ajudar a Bela e se equilibrar. Essas checagens agora são importantes, pois já vimos como a medula sofre e demora a se recuperar, que até atrasou o início do último bloco do MTX, quando passamos bem perto de ter que fazer mais uma transfusão de hemácias e defesas indo para limite de "sem nenhuma imunidade".
Isso é o que nos espera no curto prazo. Checagens a cada 3 dias e todo cuidado com a Bela, dada a sua baixa imunidade. Sabemos que qualquer sintoma diferente representa internação imediata. E o médio e longo prazo? Como falamos, entraremos no que é chamado Protocolo II, ou a 3ª parte do tratamento da Leucemia, a da Bela chamada LLA (Leucemia Linfóide ou Linfoblástica Aguda), do Tipo Pré-B. Entretanto, antes de iniciarmos esse bloco, temos ainda o rescaldo do término desse último bloco de QTs, que acreditamos que ainda nos leve de uns 7 a 10 dias, até que vejamos as taxas do sangue se recuperarem. O que temos já pré-agendados é um novo mielograma de checagem. Mais um exame da medula, onde temos que encontrar os queridíssimos zeros vírgula muitos zeros. Nesse mesmo dia será feito um hemograma bem mais completo, para vermos se existem os critérios para começar o Protocolo II. Isso deve ocorrer na outra semana e nesse meio tempo continuam os exames de checagem, para ver se há o risco ou necessidade de se fazer uma transfusão.
Havendo os critérios mínimos inicia-se o novo Protocolo. Ele leva aproximadamente uns 50 dias e o seu D1 será com a nossa velha e madrasta cortisona, essa agora mais forte do que a que a Bela recebeu na largada e sofreu bastante. Aprendemos um pouco naquela fase e vamos fazer de tudo para equilibrar a baixinha, para que sofra o mínimo possível, se for possível. Pelo que já pudemos levantar é recheado de days-clinics, com alguns velhos amigos do Protocolo I entrando em cena, junto com outro novos amigos aos quais seremos apresentados. Menos internações, com uma somente pré-programada de 2 dias, que nos recordamos ter sido feita no dia da festa de aniversário da Nana na escola, no início de abril. Bloquinhos de 4 dias do nosso amigo Ara-C e intratecais de MTX novamente. Amigos do passado recente voltando ao campo de batalha, ou à quadra para jogarem do nosso lado, como alegremente algumas vezes nos referimos. Pela nossa experiência o aproximadamente é muito bem empregado, pois serão checagens constantes para sabermos se os blocos de QTs poderão ser aplicados. Poderíamos chamar esse Protocolo de uma verdadeira Salada Mista, ou talvez P de "pickles", pois tem de tudo um pouco e talvez mais ou menos com o mesmo gosto, amargo.
O que vemos é que temos Julho e Agosto pela frente, que esperamos que sejam vividos na temperatura do inverno carioca. Depois desse Protocolo II entraria a fase de manutenção, mas vamos viver cada momento de uma vez, pois temos jogos dificílimos para ganhar o campeonato e o foco agora é na recuperação da Bela da pancada recente e atenção total ao mielograma daqui a uns 10-12 dias.
Sorry pelo tamanho do post, mas vamos juntos para a nova fase que vem pela frente e agradecemos mais uma vez por estarem aqui sempre presentes, lendo, pensando na Bela, pensando em nós, comentando, fazendo-nos rir e chorar, quer seja de alegria ou de muita emoção. Tenham todos uma excelente semana e fiquem na paz de Deus.