domingo, 22 de novembro de 2009

Já é Natal aqui em casa!!!

Há mais ou menos um ano atrás, escrevíamos um post de quando montamos nossa árvore de Natal. Pois é, ontem montamos novamente a nossa árvore de Natal, para o delírio e animação das crianças. Então, segue aqui um post de mais um marco importante para nós, só que estão entremeadas aqui diversas partes do post do ano passado com as originais deste. Quanta diferença! A primeira diferença é visual e pode ser notada na foto da Bela no ano passado, com o seu cabelinho começando a crescer e as outras que seguem com o restante do texto.

“Que coisa boa esta época do ano, hora de rever o que fizemos, o que aprendemos, o que vivemos. E olha que este foi um ano para lá de vivido, minuto por minuto, hora por hora, dia por dia. Na vida a conta gotas, lá se foram 10 meses de luta por uma vida, dando tudo das nossas para salvar a da Bela. Maravilha montarmos esta árvore com ela. Árvore que significa a vida e simboliza perfeitamente a nossa alegria e esperança para o futuro.” Achamos que cabe aqui apenas corrigir que já se foram mais do que 10 meses. Nada mais a dizer.

“Que venha o Natal, com esperança mais do que renovada com o nascimento da vida de Jesus. Que venha 2009 com a Bela e Nana cada vez mais amigas, com suas turmas de amigos, que tenham muita saúde e que continuemos todos muito felizes.” E fomos atendidos. As duas demonstram explicitamente cumplicidade e fraternidade, da forma correta para suas idades. Bela na escola, um sonho. Agora é a turma de amigos da Nana e os novos amigos da Bela. Além de todos os amiguinhos da Nana, que para a Bela já eram dela, agora tem a Juju, a Maria Fernanda, a Bia, a Clara, a outra Bela, Maria Clara, Felipe, Pedro e tantos outros amiguinhos, além é claro da querida professora Bela. Professora da Nana há dois anos e esse ano uma pessoa importantíssima nas nossas vidas, a extensão da nossa casa na escola, uma verdadeira segunda mãe de uma às cinco da tarde. Obrigada Bela, a professora! E a saúde? Claro, ainda em tratamento, mas com certeza trilhando os caminhos certos, altos e baixos aqui narrados no passado recente, fase de manutenção interrompida algumas vezes, viroses aqui e acolá, mas vamos seguindo. Dias melhores realmente estamos tendo quando comparamos ao ano passado.

“Sim, hoje é a felicidade plena por estarmos aqui, com uma Bela mais saudável que no Natal anterior, com a Bela ainda em tratamento, mas sem a doença. Com o brilho em seus lindos olhos pretos, com sua cara sapeca de quem ainda vai saborear a vida com tudo de melhor que ela há de oferecer. Assim seja.” Foi, está sendo e esperamos que continue sempre assim. Que assim seja!

No ano passado escrevíamos que do exame de sangue "tradicional" a Beloca não iria escapar. Lá íamos nós para mais um mosquitinho na manhã do dia seguinte. Se as taxas estivessem boas, aumentaríamos as doses da medicação quimioterápica. Iríamos subindo gradualmente até que cheguasse a sua dose plena. E foram aumentando, aumentando e aumentando. Era o início da fase da manutenção, das 72 semanas em que ainda estamos. Não ficamos fazendo essas contas, um dia de cada vez, mas estamos com a quimioterapia full próximos a 60 semanas, com algumas intercorrências aqui e acolá. Quanto avançamos! Graças a Deus.

E ainda escrevíamos que na semana que viria, nós teríamos provavelmente a primeira intratecal de uma série de quatro, uma por mês. Relembrávamos que a intratecal era aquela aplicação de quimioterapia no sistema nervoso central, com internação em day clinic, punção de veia, anestesia geral etc. Chato, mas necessário, na verdade, inevitável, e então dizíamos: “vamos em frente, da melhor forma possível.” Quanto avançamos aqui! Tivemos nessa época do ano passado ainda quatro meses pela frente, do início da manutenção da químio oral e ainda tínhamos que levar a Bela para o hospital para as intratecais, Ufa! Reler isso nos fez bem, ao vermos o quanto de dureza já ficou para trás. Há dias, como anteontem que a Bela tossiu muito à noite e que mal dormimos, que ficamos pedindo dias melhores. Relendo o texto do post do ano passado, tudo passa a ficar bem relativo. Não temos do que nos queixar.

Mas voltemos à árvore. As meninas já nos cobravam há alguns dias a montagem da decoração de Natal da nossa casa, da nossa nova casa. Dissemos que era dia 20 e marcaram em cima. Não escapamos e com a ajuda da nossa queridíssima Tia Teresa e sua doce Bebel, além da amiguinha Lara, todas alegres ajudando a colocar os enfeites na árvore. Foi uma festa só. Mais tarde é que paramos para pensar, para repensar no momento, uma reflexão mais profunda do que a guirlanda na porta, luzinhas piscando e bolinhas e enfeites na árvore. É muito mais do que isso. As fotos recentes dizem tudo.

Que os dias continuem assim. Temos mais do que merecemos. Obrigado por estarem sempre aqui conosco. Mesmo não escrevendo muito, nós daqui e vocês daí, sempre sabemos que passam por aqui ou procuram saber da Bela e nós de outras formas. Que suas árvores tragam o verdadeir espírito do Natal para as suas casas, uma época mágica para as crianças e nós adultos, que passamos a ser mais reflexivos e melhores pessoas. Fiquem com Deus. Com carinho, Bel, Rodrigo, Nana e Bela.

"Life isn't a matter of milestones, but of moments."~Rose Kennedy

10 comentários:

Aninha disse...

Bel e Rodrigo,
Agora como seguidora do Doe vida em vida, soube logo que tinha post novo e vim correndo no blog para ver as noticias.

Fiquei emocionada de ver a comparação que fizeram da árvore de natal do ano passado e da desse ano.

PArei para pensar e refletir na vida, de vcs e na minha....

Fiquei lembrando de tudo o que passaram e que nós blogueiros, passamos juntos, acompanhando a trajetória dessa familia tão querida, todos os dias e as noites, em nossas orações.

Fiquei muito feliz na quinta feira quando encontrei vcs e pude ver a Bela crescida, cheia de VIDA, brincando no play como toda criança brinca, meiga, feliz e dengosa....
Imagino como é isso para vcs.

Vcs merecem esses momentos e essa linda familia que tem!!!!

Um beijo com muito carinho,
Aninha, Alvaro, PEdro e Maricota

Germana disse...

Que post lindo e fotos incríveis. Esse Natal, não tenho dúvida, é o Natal da esperança, do alívio, da energia para o ano que começa. Rodrigo conseguiu descansar? Há mais de um ano lendo essas páginas, vejo sempre alguim relato de que o Rodrigo precisa descansr, tirou apenas um dia ou outro off, conseguiu dar uma escapadinha para Itaipava ou Friburgo e olhe lá! Amigo, agora é a sua vez!!!

Eu já conto os segundos para tirar uns dias. Lédio faz a mesma contagem só que em rodadas. Agora falta menos uma. Risos.

Voltando às meninas, que delícia de fotos ao lado da árvore. Vi a linda Bebela, filha da Teresa na foto e outro dia a encontrei no teatrinho no shopping da Gávea. Ela e Bob maravilhados com o que viam.

E o lindo auto de Natal de vcs?
Não tenho dúvidas que será lindo e emocionante.

Um beijo enorme para essa familia linda, incluindo os avós, os dindos, as priminhas. Beijos tb para todos os blogueiros, em especial para Nika e Anna, que fazem falta aqui pertinho, e para Lia com sua dupla de netinhas fofas.

Beijos emcionados,
Gê e Bob

Família SP2 disse...

Minha querida Teté,

Seu dindo estava meio afastado deste blog. Confesso que me senti meio orfão quando Bel e Ro resolveram , sabiamente, diga-se de passagem, serem menos regulares nos posts , uma vez que você, graças a Deus, estava e está progredindo e agora necessitava de um olhar mais descontraído e ao mesmo tempo dedicado de sua mãe . e que ambos tinham que ir tocando a vida que reassumia seus dias (quase) normais.
Por outro lado novos afazeres me davam também um espaço menor e como, dando graças a Deus, novamente, você estava sem nos dar notícias,(no news, good news!) fui afastando do blog.
Até que sua Dinda me contou mais emocionada do que o normal, (isso é possivel numa familia que chora em comercial de banco?!) sobre a subida ao Céu do Robert.
Pum! Catrapás!Cabum! e todas as onomatopéias possiveis e imaginarias do antigo Batman, para ilustrarem sonoramente a minha queda para realizar o meu descaso. Para o vicio que nós mortais temos de nos acomodar e não ficarmos vigilantes.
Ppara acharmos que está tudo bem se não somos nós.
Existem duas frases exemplares para traduzir o que te digo:
"Ninguém é uma ilha" e "não pergunte por quem os sinos, dobram, eles dobram por você".
Somos todos partes do mesmo plano divino e temos dois exemplos de dedicação e desprendimento que vem desses 2 super-herois que você tem em casa: Bel e Rô.
Não importa se eles foram catalizados ou não pelo seu episódio. O que importa é que eles agem. E nós ficamos confortáveis em nossas poltronas vendo o mundo girar, agarrados ao nosso mundo intimo e sem mexer uma palha.
Orações, são importantes é claro, mas não bastam.
Temos que agir, temos que ajudar.
mesmo que ainda saibamos que muitos anjinhos irão se juntar ao Robert, temos que fazer a nossa parte ou mais do que nos cabe para amenizar, para diminuir esse numero, para conscientizar, para deitarmos nossa cabeça no travesseiro e saber que fizemos algo, para olhar para um sorriso infantil e nos regozijarmos com ele.
Resolução avançada de fim de ano: Ação já!
Bel e Rô e demais engajados, onde e quando posso ajudar?

Mulheres, leiam a reportagem do Globo deste domingo,sobre o cancer de mama.

Para não dizer que não falei de flores, as meninas estão enormes Carol já passou direto e está de férias e a Bia também encerra esta semana passando direto. Nana e Teté estão essas maravilhas que vocês veem nas fotos.
Monica ótima e eu idem.

Beijos a todos da família SP2

Família SP2 disse...

Ah e last but not the least,
O VASCÃO voltou!!
beijos e saudações cruzmaltinas!

Maria Elisa disse...

Gente, ainda não terminei setembro e já estou sendo atropelada pelo fim do ano. Mas as fotos do Natal que já chegou por aí, são animadoras. Mais uma vez Papai Noel brindou todos os blogueiros com um presentão. Vamos agradecer e tentar retribuir mesmo que um pouquinho. Bjs para todos.
PS: Germana, aposto que o Bob já está fazendo vc ver o Natal com lentes diferentes das do ano passado. Acertei, ou terei que esperar até o ano que vem?

Anônimo disse...

Ontem me lembrei de vocês. Fui buscar minha filhota para levá-la ao aeroporto, depois de uma semana de Thanksgiving no Rio. Duas ou tres meninas estavam à espreita das tartarugas que tomavam um pouco de sol.As tartarugas são um marco evocatório a começar com a minha filha pequena e as tartarugas idem, ainda na casa dela. Depois a história de vocês indo ver tartarugas com a Bela. Ontem, vendo as meninas pequenas e a Carolina (minha filha)descendo, tudo se embaralhou. Um pouco como esse post de um Natal, seguido de outro, mas com diferenças enormes (e ótimas). De fato, a vida é feita de momentos. Cada vez mais entendo (e sinto isso). Momentos ainda tem uma carcterística curiosa- são eternos. Naquele momento, por serem atemporais, suspensos do tempo, duram essa esternidade instantânea. Imagino vocês montando a árvore- sem passado, sem futuro, tudo ali, naquele momento eternamente delicioso.
Beijo- Cooper

maria disse...

Bela e Nana,

Amei a arvore de natal!

maria

Anônimo disse...

Bel e Rodrigo,
se vcs puderem acionar alguém, Nathan Garcia Leitão, de 12 anos, internado em estado grave com leucemia na UTI do Copa D'or, está precisando de qualquer tipo de sangue. Os doadores devem procurar os Hematologistas Associados, na Rua Conde de Irajá 183 - Botafogo. Ele é sobrinho de uma funcionária do Tribunal. Muito obrigada. Bjs Maria Elisa

Anônimo disse...

Pessoal, a família do Nathan agradece o empenho de todos que de alguma forma estão ajudando. Bjs, Maria Elisa

Ciça (Escola Nova) disse...

Quanta emoção!
E quanto doçura no olhar das meninas!
Que todos os dias sejam assim, lindos como essa família tão especial!

Lindos dias para vocês!
Beijinhos,
Ciça