segunda-feira, 3 de maio de 2010

Última Semana

Havia uma luz no fim do túnel. Há uma luz no fim do túnel. Começamos a colocar os óculos escuros para não nos ofuscarmos com a luminosidade que está chegando. Luminosidade de um mundo novo e diferente daquele que existia quando entramos nesse breu, há mais de dois anos atrás. Um mundo novo, uma nova adaptação, um período novo em que teremos que aprender o que fazer sem as rotinas diárias do tratamento. Algumas rotinas ainda continuarão por mais 6 meses, como se fosse uma forma gradual de irmos nos adaptando ao “não mais fazer muita coisa”, muito pouco quando comparado à infindável quantidade de remédios e quimioterápicos que a Bela toma e os exames que faz.

Chegou a semana final. Começou hoje, segunda. Faltam sete dias de quimios orais noturnas, como fizemos paulatinamente nas última 83 semanas, sem falhar um único dia sequer. Confessamos que falhamos um único diazinho, uma noite em que estávamos mais do que cansados dentro de tantas outras, mas que nos causou um impacto emocional desproporcional ao acerto que se faz na dosagem do dia seguinte. Dedicação sem fim, em especial da mamãe, se entregando por completo no tratamento, exames e cura da nossa guerreirinha. Não era só atenção à farmácia, posologias, remédios que entram e saem, mas atenção a tudo o que gira em torno dela, desde espirros de amigos na sala de aula, mãos sempre bem lavadas, exames de rotina sem fim, sem sermos paranóicos e tentar fazer com que ela tivesse uma vida normal durante todo esse período. Em parte teve.

Quinta-feira teremos a última QT intramuscular, que nos acompanha pelas últimas 9 semanas, quando o organismo não mais reagia às ingestões orais semanais deste quimioterápico, nosso velho, conhecido, bom, mas estabanado amigo MTX. Não podemos prometer à Bela que essa será a última injeção no seu bumbum, pois não sabemos a exata rotina que nos espera, para colocar as todas as vacinas que deixou de tomar em dia, ou as travessuras que ainda aprontará. Podemos prometer que deste protocolo do tratamento, sim, será o último mosquitinho no bumbum, que ela tanto detesta.

Não podemos prometer que os mosquitinhos no braço, para os exames de sangue acabarão, pois eles nos acompanharão durante os próximos 5 anos. Ao menos estes ela vê e já nos disse que não gosta de mosquitinho no bumbum, que gosta é de mosquitinho no braço. Mais uma vez a resignação bate à nossa porta, colaborando totalmente com o inevitável, como diversas vezes durante o tratamento.

Na noite de domingo, dia 9 de maio, teremos a última dosagem de quimio oral. Religiosamente dada após duas horas da última refeição, por menor refeição que fosse, como uma simples água de coco. Levamos as instruções ao pé da letra, adentrando muitas madrugadas para poder lhe dar os remédios enquanto dormia. Quem sabe, madrugada de segunda e não noite de domingo... Domingo, 9 de maio, Dia das Mães, coincidência mais do que merecida, àquela que tanto se dedicou pela cura da nossa pequena, hoje já não tão pequena, Bela. Homenagem àquela certamente entregou metade de sua vida à cura da Bela nos últimos dois anos.

Chegamos ao fim do tratamento, chegamos ao início de uma nova fase. Uma nova fase de exames de checagem, para atingirmos a tão desejável palavra: cura. Mesmo que adjetivada por um “protocolarmente”, que é o que podemos ter e tanto queremos.

Chegamos ao fim de 2 anos, 3 meses e 3 semanas de tratamento, desde a internação no dia 21 de janeiro de 2008. Iniciamos um novo período de 5 anos. Começamos um tratamento com a Bela com 1 ano e 10 meses e terminaremos com ela com 9 anos de idade. Doença dura e desumana, mas que muito nos ensinou, durante todo esse tempo de tratamento, todos ensinamentos aqui relatados.

Cabe-nos aqui somente dizer um MUITO OBRIGADO a todos vocês que estiveram esse tempo todo conosco, nos apoiando, nos incentivando, nos dando colo nos momentos mais difíceis. Não nos esqueceremos disso jamais.

Fiquem com Deus. Com carinho, Bel, Rodrigo, Nana e Bela

9 comentários:

Sofy disse...

Oi Bel e familia!

Que Deus proteja todos os passos de vcs ainda mais, e em especial dessa super guerreira: BELA!

Ficamos mt felizes por esta conquista e nao tem erro, a Bela esta curada pra valer! Tenho certeza. Curtam muito, aproveitem ainda mais tudo o que "deixaram"pra tras, pq ainda tem muita vida pela frente!

Vamos ver nossos netinhos Bel, tenho fé nisso.E vai ser muito mais saboroso, afinal de contas, terao muito orgulho de terem maes como a Bela e a Sofy.

Comecamos o Bloco 3 no domingo, estamos conhecendo mais ainda o"MTX". E vamos encara-lo com tanta responsabilidade e firmeza, qto os demais 2 blocos.Disciplina sempre!

Fiquem com Deus e ate breve!

Bj gd em todos e outro maior pelo domingo, pois vc é uma mãe mais do que especial Bel.

Flavia, Nelson, Ro & Sofy

Denise Sertã disse...

Bééééééél, Rodrigo, menininhas!
QUANTA FELICIDADE !!!!
Abro aqui, às vezes, e que boa surpresa hoje!
MERECIDÍSSIMO DIA DAS MÃES!
TUDO DE BOM para vocês e tb. para todos que os cercam com apoio, atenção, conhecimento,soluções.
beijos mais que alegres,
Denise, Carlos (quase chegando de Dubai), Lourenço e Olavo.

Anônimo disse...

Bel e Rodrigo,
foi com muita emoção que acabei de ler o post de hoje.
Sempre senti um enorme otimismo em tudo o que dizia respeito ao tratamento da Bela.
Quando no penúltimo carnaval em Friburgo tive o privilégio de tirá-la do colo do Rodrigo no trenzinho e passá-la para o colo da Bel, senti uma emoção incontrolável e tive que disfarçar porque a Praça do Suspiro e o momento não permitiam uma chorona de plantão.
Mais uma vez senti que " a estrada mais difícil" estava acabando.
Por mais que protocolos, estatísticas, pesquisas, estudos e tudo mais que é cientificamente provado, diga que ainda existe um "tempo regulamentar" para considerar a Bela oficialmente curada, tenho um forte sentimento que o "tempo regulamentar de Deus" já alforriou vocês depois de tantos sustos.
Claro que as cautelas e tratamentos tem que ser mantidos, mas do fundo do meu coração já agradeço a CURA da Bela. Já acredito mais ainda no poder da oração, da união de uma família dedicada e pais maravilhosos como vocês.
O sucesso do tratamento tem muito mérito de vocês, da Nana, de toda a família.
Minha felicidade pode ser comparada ao momento em que deixei a UTI com a minha minúscula Beatriz nos braços.
Sintam-se fortemente abraçados e fiquem certos de estarão sempre em minhas orações, afinal, depois de tanto tempo, já fazem parte do "rol permanente".
Amanhã, logo cedo, darei a boa notícia para minha mãe, que sempre pergunta como vai a pequenininha que esteve doente.
Beijos,
Maria Elisa

Tina disse...

Amigos queridos,

graças a Deus a Bela fica livre dos mosquitinhos do bumbum e o dia 9 de maio será abençoado e muito bem comemorado.
Bel, farei um brinde especial a voces.

Flavia, queria aproveitar e te mandar um grande beijo e te dizer que a Sofy também está nas minhas orações.

para todas as demais amigas do blog, um beijão e um maravilhoso dia das mães

com muito carinho,
TIninha

aninha disse...

Bel e Rodrigo,

Que felicidade entrar aqui e ler esse post.

Rezamos tanto, durante tanto tempo, nos tornamos amigos, dividimos emocoes e agora o tao esperado "fim do tunel" chegou!
Vcs merecem esse descanso e a nossa querida e linda guerreirinha tb.

Bel querida, esse eh o melhor presente de dia das maes que Deus podia te dar.
Vc merece!
Beijos e todo meu carinho,
Aninha

Nika disse...

Bel e Rodrigo,
nessa vida nada é por acaso!

Feliz Dia!
Feliz todo dia!
Feliz dia das Mães!

Parabéns pela caminhada incansável nesse túnel, obrigada por deixarem tantos (agora) amigos, ajudarem nessa caminhada.

Vamos colocar óculos escuros que a luz está brilhando forte!!

Muitas alegrias para a Bela e que os mosquitinhos, se porventura aparecerem, sejam por mera travessura infantil.

Vida normal, vida que segue.
Coisa boa.

Comecei nesse blog sendo "a irmã", "a cunhada" e hoje me sinto tào próxima de vocês, tão perto, tão feliz pela nova fase que até esqueço que um dia vocês é que eram "a irmà" "o cunhado" e não esse casal bacana que eu tive o privilégio de conhecer.
Um beijo gradne
Vamos que vamos
Nika, Macarrão, Victor e Luiza
Em junho, estaremos aí, de férias.
Preparem o vinho.

Ciça disse...

Deixo aqui um beijo especial a essa família tão abençoada e linda!
Li o post com muita emoção, e agradecendo a Deus por ter iluminado o caminho de vocês, e por ter dado tanta força a todos!

As meninas estão cada dia mais lindas!!!

Beijo grande para os 4,
Ciça (escola nova)

Adriana disse...

Bel e Rodrigo,
Estamos em contagem regressiva para a ULTIMA dose!!!
Viva!! Louvado seja Deus!!!
Com certeza este e o melhor dia das maes blogueiras!
Ah! Nossa missao esta quase comprida, teremos ainda estes exames de rotina, mas Papai do Ceu, ja CUROU a BELA!! Isso e o que importa.
ACABOU!!
Beijos para todos
Adriana, Roberto, Mariana, Lucas e Pedro
P.S. Anna Claudia, voce TEM que se manifestar!! Afinal, nada como suas palavras para fecharmos com Chave de Ouro!! Ah! E tomara que este seu dias das maes esteja sendo tao maravilhoso, quanto voce merece.

Germana disse...

Agora que a Bela está CURADA, será que vamos saber quem é o anônimo???
Amanhã vou postar de verdade. Não tenho nem palavras para descrever a emoção desse domingo, a maravilha de Super Mãe que a Bel é (esse dia de hoje lembrei muito de vc, amiga). Love you!!! beijos imensos.
Anônimo, por favor, nos diga quem é!!!