domingo, 9 de maio de 2010

CHEGOU O DIA!!!

Chegou o dia que tanto esperávamos, o dia que tanto sonhamos, que tanto contamos. Hoje, dia 9 de maio de 2010, a Bela toma o último quimioterápico da sua vida. Assim seja!

Como mamãe chorou de emoção... Como se um filme passasse na sua cabeça. Era tarde e toda a casa dormia naquele domingo. Só ela acordada, como foram mais de 300 outros dias parecidos com aquele. Só que aquele era o último. Não iria se repetir. Nunca mais. Nossa Senhora estava ali presente. Ela tinha certeza. Era dia das mães. Ela estava lá. Ela rezou já não se lembra quantas vezes a Ave Maria segurando a medalhinha de Nossa Senhora de Fátima que a acompanha desde os gêmeos (...) com uma das mãos e a mão da Bela com a outra. A Bela estava linda, serena, tranqüila, como sempre dorme, um anjinho.

Assim foi o nosso último dia de quimioterapia. Bel lembrou de tudo e de todos vocês. Lembrou mais uma vez de agradecer por tudo. Acho que nunca encontrará as palavras suficientes para tal, mas enfim, só para saberem de como tudo aconteceu.
.
Foram mais de 800 dia de tratamento, quase dois anos e meio e confessamos que ao longo de todo o tratamento perdemos as contas de quantos dias de internações no Copa D’Or, de quantos exames de sangue, mais de 200 com certeza, de quantos dias de quimioterápicos, de check ups, de intervenções, de intercorrências, de sustos, mas agora passou! As páginas desta história vão sendo lentamente viradas, mas já devidamente escritas e registradas no livro das nossas vidas.

Ainda temos alguns deveres de casa pela frente. Agora uma serie de exames de check-up de coração, ultrasom de abdome e exames mais completos de sangue. Em breve consulta com hematologista e novos planos de exame. Pelo que entendemos, nestes primeiros 6 meses as consultas e os exames devem ser mensais, depois provavelmente espaçaremos. Bela também deve continuar com a imunidade ainda mais baixa nestes primeiro semestre sem os quimioterápicos até a medula se recuperar plenamente, enquanto isso, vamos mantendo toda a atenção e cuidados de sempre. Ainda mais que temos o inverno pela frente...
.
Iniciamos agora o período de 5 anos de “espera”, que também não é muito fácil. Período em que deixamos de ser ativos para sermos ainda mais pacientes e esperarmos por bons resultados a cada exame realizado. Assim seja!! Após este período Bela recebe “protocolarmente” o diagnóstico da cura, o que para nós, já é um fato hoje.

Chegou o dia tão esperado, aquele dia que parecia nunca chegar lá no início do tratamento. Hoje temos uma Bela radiante, que conta com um fantástico mundo imaginário, dando ordens para seus amigos (as vezes também imaginários), pais, primos e quem estiver pela frente. Ela é a mãe, a médica, a professora. Liderança absoluta, fortaleza que a vida lhe impôs e que esperamos que tire dela o seu melhor proveito. Aos poucos vamos dosando sua sede de aproveitar ao máximo as brincadeiras sendo sempre a famosa líder. Difícil fase de aprender a perder nos jogos. Os campeões de audiência por aqui são o Can Can (o Mau Mau da nossa época), o Lince, o Mico, Pega Varetas e tantos outros. Sem contar seus desenhos incríveis com menininhas sorridentes e jardins floridos que já enfeitam nossos armários junto com tantos outros incríveis desenhos da Nana.

Que delícia ouvir as histórias das duas na escola, agora praticamente com vidas iguais, aniversários, lanches, amigos, apostilas, boletins, avaliações, festas, infância! Assim, como deve ser a vida de uma criança, cheia de brincadeira e feliz! Que bom ver as duas chegando animadas em casa e brincado, agora sem muita vontade de fazer grandes programas, sentimos que curtem a casa e principalmente, que se curtem. E como! Brincam, ouvem música, dançam, jogam. Lógico que as vezes, brigam e se implicam, mas na maioria das vezes como fazem companhia uma para a outra, uma graça.

Bela e Nana continuam com seus temperamentos e jeitos bem diferentes e complementares. Nana continua assim, mais política, talvez um ainda um pouco mais tímida, mas aos poucos vencendo e desabrochando. A escola vem desempenhando seu papel tão importante para seu desenvolvimento. Muito sociável, Nana ama ter amigos! Hoje mesmo ela perguntou se poderia ir para uma escola maior para ter mais amigos. Não sabemos a quem puxou... Depois perguntou quantas pessoas tinham no Brasil. Mamãe respondeu que tinha 180 milhões, então ela ficou feliz e concluiu que daria para ter muitos amigos.

Com segurança Nana começa a enveredar pelo maravilhoso mundo da leitura, com todo o interesse e fascínio que ele merece. Fonemas devidamente aprendidos, palavras que passam a fazer sentido e ela maravilhada vai começando a entender placas, histórias e pequenos livros. Que máximo é para nós pais podermos ser testemunhas deste momento tão mágico. Bela é lógico que está louca para também aprender a ler e fica repetindo os sons das junções das sílabas pronunciadas pela Nana, como um gravador. “Sa, as, sa, pa, pa, to,to”, “sapato”, “Bela, para de me imitar”, “Nana, eu também sei ler”, e assim vão os diálogos. Cabe a nós nos divertirmos.

Bela enquanto isso continua se divertindo com suas amigas e se não tiver amiga, tudo bem, brinca com a Nana, com papai e mamãe, ou sozinha, no seu mundo imaginário, onde é a médica, a mãe, ou um bichinho, qualquer coisa. Normalmente, tem vários filhos, 4, 5 as vezes 8. Vários são “levados” e ficam de castigo. Seria uma projeção? Pois é, as vezes temos que colocar a bichinha um pouquinho nos eixos, pois volta e meia tem uma manha ou outra mas a hora de educar é agora, mas nada que podemos reclamar. Hoje ela é uma menininha plena, segura e feliz.

Agora chegou a hora então de agradecer. Agradecer a todos, por tudo! Nada melhor então do que uma missa. Para isso, estamos esperando nosso amigo Padre Klein chegar de viagem e marcar dia, hora e local. Será em Junho. Assim que tivermos isso fechado, passamos para vocês.
Um grande beijo e muito obrigado por estarem conosco nesta longa e linda caminhada de fé, esperança e amor até aqui.

Fiquem com Deus e até logo.
Bel e Rodrigo

4 comentários:

Tina disse...

Bel e Rodrigo,

A caminhada foi longa mas foi cheia de amor, esperança e fé como voces mesmo colocaram, e no final, a graça alcançada. Amém!

Que sensação maravilhosa de plenitude. Agora é só agradecer, agradecer, agradecer e acompanhar o lindo futuro que certamente terão pela frente.

Nas fotos do dia da Mães voces estão radiantes! Cada uma mais linda e feliz que a outra.

Grande beijo em cada uma,
Tininha

Maria Elisa disse...

Esse relato emocionante não será esquecido. Será lembrado como um testemunho da fé de uma família. De obstáculos superados com união. Junto com vocês dou Graças à Deus. Fiquem com Ele.
Bjs, Maria Elisa

Anônimo disse...

Bel e Rodrigo (vai para Mariana e Bela também o comentário). Lembrei hoje logo cedo de ter lido há algum tempo sobre a tal última milha e pulei da cama para ver se a linha de chegada já tinha sido cruzada. Feliz coincidência essa de encontrar um post fresquinho e poder ser um dos primeiros a comentar a notícia tão boa do final feliz desse tempo difícil que foi enfrentado por vocês todos de forma tão corajosa. Só posso imaginar o quão difícil foram os dias contados um a um até essa vitoria de agora. Cada post nesse tempo deu uma visão fragmentada, embora contundente, do que foi a mistura de angústia, tensão, esperança, felicidade, tristeza, amor, amizade e superação. As entrelinhas (ou "entreposts") devem ter sido bem mais complexos do que pode imaginar quem não viveu, como vocês, hora a hora, minuto a minuto, todo o drama. Não ousarei falar da fé, já que não tenho esse dom, mas vi com admiração e uma pontinha de inveja o quanto isso foi determinante para que vocês pudessem atravessar essa provação de forma inspiradora para todos que acompanharam essa viagem até aqui. Mesmo sendo um ser virtual, enquanto personagem aqui no blog, quero passar um sentimento real de admiração por vocês e o desejo, meu e todos aqui em casa, de que esse tempo de felicidade dure por toda a vida de vocês, que os sustos e angústias dos mais de dois anos que se passaram sejam só mais uma experiência na vida bonita que todos vocês merecem ter e que certamente terão pela frente. Segue a vida normal agora, embora um tanto vigiada, com os sobresaltos que fazem da vida o que ela é mas, principalmente, com a alegria, paz, serenidade e realização que todos buscamos e que vocês certamente terão. Continuarei acompanhando essa história aqui no mundo virtual mas torcendo para que possamos nos encontrar em breve no mundo físico. Parabéns e um beijo para todos
Roberto Newton, Tania, Maria Elisa, Ana Cecilia e Mariana.

Quarta-feira, Maio 19, 2010

Marthinha disse...

Bel e Rodrigo,

Hoje recebi uma mensagem da Mônica falando sobre o estado de saúde da Bela. Fiquei surpresa, porque a gente se falou na semana passada e tudo estava tão bem...
Quero saber mais notícias, mas não quero te ligar, porque imagino que você deva estar super ocupada com a Bela.
Mais uma vez, conte com as nossas orações que foram redobradas. Temos certeza que foi apenas um susto que vai passar logo e que a Bela vai voltar a ter aquele ânimo maravilhoso que vcs redescobriram depois do final do tratamento.
Bjs muito carinhosos, Martha, Marcelo, Maria, Luiza e Carla

Terça-feira, Maio 25, 2010