quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

2 Anos de Luta

Há exatos 2 anos atrás, nossas vidas mudaram. No dia 21 de janeiro de 2008 entrávamos com a Bela, com exatos 1 ano e 10 meses na emergência do hospital Copa D’Or para recebermos o diagnóstico de Leucemia Linfóide Aguda. Ficamos por dias, meses vivendo naquele hospital e respirando a cada minuto uma doença tão agressiva. Nossas vidas mudaram. Uma pequena parte do mundo da medicina se abriu bem a frente dos olhos de um administrador de empresas e uma economista, muito acostumados com números, empresas, mas bem distantes da oncologia, das transfusões, cateter, quimioterapias, protocolos e tudo mais.

Muito sofremos. Vimos a nossa Bela ficar deprimida, tapar os olhos e ouvidos para não ouvir vozes, ficar sem andar, sofrer com distensões abdominais, inchaços, abscesso fúngico, radiografias, tomografias, ressonâncias, milhões de exames de sangues e picadas, quem não se lembra disso tudo? Até hoje nossos olhos se enchem de lágrimas. Mas é assim, é preciso lembrar para esquecer. Vivemos e demos de tudo para que ela sofresse o menos possível. Achamos que conseguimos, as lembranças para ela são apenas das coisas boas, da árvore de Natal e do bolo de chocolate que levava para a Nana após as sessões de quimioterapia. Hoje adora brincar de médico! Se diverte com tudo, desde o aparelho de pressão, até ter o braço enfaixado e fingindo que está quebrado.

Mas como todo sofrimento é acompanhado por uma boa dose de felicidade, vimos muita coisa boa acontecer ao nosso redor. Por uma inspiração divina, começamos o blog. Ah o blog, ah os amigos, a solidariedade, as orações, o carinho, o simples gesto de ler, pensar e orar pela gente, independente de religiões ou crenças. O blog foi um marco para nós. Um bálsamo. Através dele, pudemos conviver com pessoas queridas, formar novas amizades, fazer o bem para outras crianças, orar por mais gente, todos unidos por uma causa única: solidariedade. Vocês nos ensinaram a ser mais solidários, a ver a vida por outra perspectiva.

Com a doença, com o blog e com o resgate do mais puro sentimento de amor que existe dentro de nós, passamos a enxergar o que às vezes mal víamos. O que é o amor de uma irmã por outra. Com apenas 4 anos, a Nana foi responsável por colocar a Bela em pé de novo, sem fisioterapias, apenas com a sua alegria e carinho por uma irmã. Seus amiguinhos e suas primas não se importavam se estava careca, inchada ou triste, amimavam-na da forma que mais gostava com suas brincadeiras preferidas. E quando vimos, Bela já estava caminhando e feliz de novo.

O que foi o carinho dos avós e tios, que não arredavam o pé um só minuto, nos aparando e cuidando na Nana nos momentos mais difíceis? A família é o nosso bem mais precioso, talvez um dos melhores conselhos ou relatos que já ouvimos recentemente é de que você deve tratar seus pais da forma que gostaria de ser tratado por seus filhos. Questão de harmonia e exemplo. É isso, uma grande cadeia de amor, parece simples, mas como nos esquecemos do quanto a família é importante no corrido dia-a-dia.

Vimos médicos que ficaram amigos, profissionais dedicados que sofreram e vibraram junto conosco. Vimos as pessoas queridas que trabalham até hoje na nossa casa abrirem mão de tudo para ficaram conosco, fazendo do possível ao impossível para a Bela conseguir comer em seus mais dramáticos momentos de enjôos, comida esta que foi importantíssima para a sua recuperação.

Hoje já se foram 2 anos, seguimos no ritmo da manutenção, vendo a nossa Bela na plenitude, absolutamente feliz, popular, segura e realizada. Com seus quase 4 anos, brinca como qualquer outra criança de sua idade. A diferença? Ainda ficam os exames regulares no mínimo uma picada a cada 15 dias, remédios diários, muita atenção, vários check ups endocrinológicos, ultras diversas e checkups cardíacos. Tudo nota mil! Graças a Deus. Apenas nos acompanha ao longo de toda esta manutenção uma tosse, um nariz escorrendo que após termos virado a baixinha de cabeça para baixo, concluímos que é alérgico. Menos mal, mas todo o cuidado é pouco para que isso não se transforme em gripe. Litros e litros de soro fisiológico vem nos salvando.

E assim vamos. Não sabemos ainda quando vamos terminar a jornada da manutenção. Pelas nossas contas, lá pelo meio de maio para repormos todos os períodos de suspensão do tratamento. Assim que terminarmos, ainda teremos a Bela por mais 6 meses com as defesas em baixa. Depois vários exames de acompanhamento que estarão conosco pelos próximos 5 anos até o atestado de cura médica definitiva. Longo caminho, que já foi tão mais longo...
.
Enquanto isso, vamos aproveitando, vivendo a vida bem de pertinho, saboreando nossas pequenas ao máximo em todos os seus momentos incríveis. O final de 2009 na escola e no balé foi mais um teste para nossas emoções. Muito choro do casal aqui ao ver as baixinhas todas arrumadas e penteadas para dançarem juntas o número da Amazônia. Nana era a Arara Azul e Bela, o Boto cor de Rosa. Difícil nos segurar ao ver a nossa guerreira fazendo todos os passinhos lá no palco com apenas seus 3 anos e 9 meses e dando tchau para a gente ao ver que babávamos na platéia. Talvez nunca esqueçamos este momento.

Que venha 2010, mais um ano de caminhada, de família, de superações e de amor. Que este novo ano seja ainda mais iluminado que 2009, que todos vocês possam receber mais uma vez o nosso carinho como se estivéssemos abraçando a cada um e os nossos votos de saúde, paz e harmonia.

Quanto ao fim do blog... por enquanto vamos ficando com ele, ativo e com uma sensação que ainda tem um sentido em mantê-lo. Até breve e fiquem com Deus.

13 comentários:

Anônimo disse...

Dois anos! Parece ontem, parece muito mais longe. O que é hoje, presente, além do sorriso maroto, dos passos de balé, da vida normal, é a marca de carinho (amor) que está presente em todos nós.
Se o blog foi um bálsamo para o casal, certamente foi um encontro para todos os BeLonGueiros. Nos encontramos com o sofrimento alheio, com a fragilidade da vida, com o carinho e dedicação. Nos encontramos com pedaços de nós mesmos, resgatando memórias e vivências. Nos encontramos com os outros,trocando e compartilhando pensamentos e emoções.
Vida que segue, mas todos nós, modificados por esses dois anos de convívio.
De minha parte, profundamente tocado pelo amor do casal e das famílias.
Obrigado por esses dois anos de vida.
Beijo-Cooper

Anônimo disse...

Em tempo. Fui o primeiro a comentar e, hoje, não tive inibição nenhuma.
Lembram-se do inibido que nada escrevia ou que escrevia que nada escreveria?
Pois é.....
Mais um beijo-Cooper

Anônimo disse...

Bel e Rodrigo,

mais uma data significativa...
E muito, muito a comemorar!!!

Há tempos que não me manifesto, mas cada vez que entro no blog fico embevecida com as fotos lindas das meninas. Imagino a emoção de vcs vendo a Beloca de bailarina... Meu Deus, eu certamente inundaria o teatro.

Parabéns por toda essa conquista.

Saudades eu só tenho dos inúmeros blogueiros... muitos sumidos como eu. De resto, vamos lembrar para esquecer. Que no futuro as lembranças sejam apenas das coisas boas. O que serão? As amizades retomadas e as lições de vida que aprendemos com vocês (e principalmente as lições que a Bela e a Nana nos deram ao longo desse período difícil).

Que 2010 seja um ano maravilhoso para vcs e toda a familia.

Abraços para os blogueiros de plantão!

Beijos,

Renata Serpa Coelho

Lia disse...

Bel e Rodrigo

Hoje acordei pensando muito na Bela e em vcs, 2 anos se passaram, quanta coisa aconteceu! Vcs descreveram muito bem, foram muitas emoções, sensações, tensões, inúmeros sentimentos misturados, mas, o que foi mais impressionante ... a união de todos pela Fé pedindo insistentemente para que Maria estivesse sempre junto à Beloca.

Conseguimos sermos ouvidos e, tenho certeza, que nenhum de nós foi mais a mesma pessoa. Pedíamos aos vários Santos e Santas para que intercedessem junto ao Pai pela cura da Belinha e ela está aí cheia de vida chegando ao final de um longo caminho percorrido!

Que alegria ver essas fotos e esse sorriso tão iluminado! Tenho orgulho de dizer que conheço os pais da Bela, Parabéns! Continuem fortes e acreditando, ela já está curada!

Bjs para os 4
Lia Taliberti

Germana disse...

Gente, comento outra hora!!! Estou aqui só pensando que somos nós que aprendemos a ser mais solidários com vcs, Bel. Pirou? É totalmente invertido...
Hoje, não me dou ao direito de reclamar de nada, nada mesmo! A história de vcs é um exemplo gigantesco para todos nós. beijos imensos e juro que volto mais tarde, com as palavras certas...
Fotos lindasssssssssssssssss!
Beijos

Anônimo disse...

Bel e Rodrigo,
A percepção da pasasgem do tempo é algo muito pessoal. Olhando da perspectiva de agora, pode parecer que passaram rápido esses dois anos mas eu quase posso imaginar como demoraram a passar pra vocês os minutos dos momentos mais difíceis dos primeiros tempos de convivência com a doença e como se apressaram em acabar os momentos de alívio entre um susto e outro. Agora, dois anos depois e com os sustos cada vez mais distantes, só resta aproveitar, como bem mostram as fotos lindas desse post, a felicidade do tempo que estão vivendo. Vocês merecem muito essa felicidade. Os 21 de janeiro se acumularão. Um ano depois do outro, com a Bela cada vez melhor, serão comemorados até que esse tempo seja só uma lembrança distante mas que, como bem disse o sábio Cooper no seu post de abertura hoje, terá nos modificado a todos e nos tornado melhor pelo que compartilhamos aqui com vocês. Eu não acredito que fosse preciso todo esse sofrimento para que pessoas se encontrassem e compartilhassem o que têm de melhor aqui nesse espaço virtual, mas já que aconteceu assim, que comemoremos pois o resultado do encontro e da convergência de tanta gente com o objetivo único de apoia-los na sua aventura e torcer pelo bem e pela felicidade da belíssima família que vocês formaram.
Quem sabe em uma dos próximos 21 de janeiro a Bela já possa ler os nossos escritos e colocar, ela própria, as suas impressões por escrito. Muitas boas surpresas os aguardam à frente.
Sejam felizes.
Beijos a todos.

Roberto Newton

Anônimo disse...

Bel e Rodrigo,
depois dos comentários anteriores só me resta concordar. Bjs para vcs com muito carinho, Maria Elisa

Germana disse...

Voltei! Só para dizer que salve a Bela em 2010! Como ela está linda e saudável e FOFA. Como é bom ler tudo que está aqui e pensar na Beloca lá na frente lendo o blog. Já pensaram? Beijos imensos!
Beijos à Família Blog!

Tina disse...

Bel e Rodrigo,

que felicidade essas notícias tao boas!!! Estava com saudades e sempre pensando em voces.

Que 2010 seja ainda mais abençoado e iluminado com a finalização da manutenção.

Nós tambem passamos um reveillon maravilhoso na Disney, em familia, e obviamente me lembrei muito de voces, que logo logo, estarão de malas prontas para aquele mundo mágico e encantado!!

Nessas duas semanas finais de ferias iremos a buzios com a Lulu e depois uns dias em Tere onde passaremos o carnaval.
Na volta, vida nova para o Joao Dudu que esta ingressando no Santo Inacio e passará por nova adaptação.

Beijão grande pra todos voces e todos do blog que sempre nos presentiaram com palavras tao lindas.

Tininha

Sofy disse...

Bel e Rodrigo,

Vcs foram os primeiros pais experientes neste "Planeta Leucemia", como vcs mesmo o chamaram, com o qual eu consegui falar depois da noticia da Sofy.Inacreditavelmente, ja nos conheciamos, mas por circustancias da vida, nao nos viamos desde final de 2007.Claro que fiquei surpresa qdo recebi o blog de vcs, mas por outro lado pensei: "Deus ta me aproximando novamente de pessoas tao queridas e em um momento tao ruim, isso tem que ter um bom motivo". Por isso, agradeco a Deus por ter conhecido a Monica e poder me reaproximar de vcs. Fico imensamente grata e feliz em ver que a luta é longa, mas que realmente vale tudo pela vida dos nossos filhos. Parabens pela garra, determinacao, solidariedade, humanidade e amor que permearam toda a historia dessa familia linda que vcs formam.Espero que daqui a 2 anos, possamos comemorar juntos a vitoria das nossas duas guerreiras ne? Bela & Sofy! Pode ter certeza que nao hesitaremos em falar com vcs e tenho fe que sairemos dessa, assim como vc mesmo me disse: Tem luz no fim do tunel, nao perca o foco. Deixa comigo Bel, um bj grande e que Deus continue acompanhando vcs, cobrindo-os com mt amor e saude.

verinha disse...

Oi Bel e Ro,
Pois é como o tempo passa rapido e a Bela está cada dia mais linda e forte! Quanta dor e quanta emoção aconteceram durante esses dois anos e a melhor recompensa é ver a Bela crescendo saudavel, indo para o colegio e levando uma vida normal! Sobre a Nana nem se fala ... está uma menininha cada dia mais meiga e bonita e muito amiga da sua querida irmã!
Bjs com carinho
Verinha

Suzana disse...

Bel e Rodrigo,
Há quanto tempo não me manifesto por aqui...
Como já disse uma vez uma sábia criança: "Saudade é o amor que fica."
Acredito que seja assim que tantos blogueiros se sintam ao retornar a este "ambiente" tão especial...
Aprendemos sempre uns com os outros...
Mas isso só se dá através do amor que ganha vida, forma e espaço em nossos corações...
E a Bela conquistou rapidamente um grande espaço nas nossas vidas, permitindo-nos participar afetivamente da sua própria...
Posso afirmar que "ver" seus olhinhos brilhando de felicidade ao lado da Nana e das primas me traz tanta alegria e realização quanto ver os olhinhos da minha Ana Clara "sorrindo"...
E, de repente, me sinto maravilhada pelo "milagre" do amor que tanto aproxima as pessoas, alegrando nossos dias e dando sentido a nossas existências...
Beijos com muito carinho,
Suzana, Mario e Ana Clara

Anne disse...

Publiquei a sua história em meu blog,espero que não se importem.

tudo de bom