segunda-feira, 20 de julho de 2009

Enfim notícias!!!

Queridos, aliás Muito Queridos Amigos do Blog,

Enfim notícias!!!

Desculpem-nos tanto tempo sem postar. Quatro meses sem notícias. Foram quatro meses em que podemos dizer que pudemos engrenar bem na fase de manutenção da Bela, até intercorrências recentes, dada as viroses que estão soltas no ar, das quais ninguém aqui de casa escapou, mas parece que estamos aos poucos conseguindo voltar para a velocidade de cruzeiro em que estivemos por quase 3 meses. Não contrariando a máxima de que falta de notícia é boa notícia, podemos dizer que na média foi o que aconteceu nesse último quadrimestre. É isso mesmo, muitas notícias e principalmente notícias boas para contar para vocês.

Vamos começar com a nossa super guerreira, nossa heroína Bela. Passamos um abril para lá de bom, talvez tenha sido o primeiro mês, desde o início de tudo, que pensamos muito pouco em doença, habitamos de fato o Planeta Terra. Foi o primeiro mês sem intercorrências, sem gripes, sem febres, sem tosses, sem exames de última hora. Talvez o tempo estável, sem frentes frias, tenha ajudado, ou até mesmo a empolgação pela casa nova. Sim a casa nova, tão sonhada, tão lentamente reformada e finalmente cá estávamos nós dentro dela. A Páscoa era a nossa data limite para a mudança. Quinta e sexta-feira Santa de muito trabalho, agora vivenciando além do milagre da ressurreição e o da multiplicação das caixas. Êta apartamentinho velho valente, disse o chefe da equipe da empresa de mudança, e olha que não somos tralheiros...

As meninas estão amando a nova casa! Nada como espaço para criança, muitos piques, brincadeiras, patins, patinetes, bicicletas pelo meio da casa, que para elas é um grande play. No início, algumas preocupações: brincadeira na sala, no sofá novo? Rapidamente lembramos do tempo que a Bela nem conseguia andar e rapidamente voltamos para ela, uma vez que fizemos o apartamento para ser usado, com capas nos sofás, sinteco de fácil aplicação e retoque e a casa transformada em brincadeiras. Assim foi como sonhamos, assim estamos assistindo o sonho, bem acordados, saboreando cada passo desta conquista. Na nova casa, passamos a Páscoa, com tudo o que ela representa, a passagem, renovação e esperança.

Já na Rua Itaipava passamos o Dia das Mães, o aniversário da Vovó Cecília, da Bel e do Vovô Beto. Agora com mais espaço para a família se reunir, papear na mesa da varanda, com direito a lindos nasceres da lua, próxima ao Pão de Açúcar, ou “mais perto”, bem atrás do morro da Fonte da Saudade. Ainda temos muito que fazer na casa, mas já está ficando com a nossa cara e principalmente com o calor das nossas pequenas. Vários amiguinhos presentes, tanto da Nana, quanto da Bela! No dia de conselho de classe da escola, eram 7 meninas de 5 e 3 anos espelhadas pela casa e se divertindo. Só não sabemos quem se diverte mais, se somos nós ou as meninas.

Nana também está ótima, adorando a escola e as novidades de um ano importante para a preparação da alfabetização no ano que vem. Os amiguinhos continuam para cima e para baixo, agora engordando a lista com os pequeninos e já presentes amigos da Bela. Jujú, Felipe, Maria Fernanda, Dudu, Bia e outros já entraram no seu coração. São abraços e carinhos expressamente demonstrados, brincadeiras gostosamente divididas. Recebe convite para ir ao teatrinho e brincar na casa dos novos amigos. Nenhum convite foi negado até essa fase mais complicada das viroses, e lá ia a nossa pequena social à vida que tanto sonhou. Vários também já vieram brincar com ela na sua casa para a sua felicidade total.

Enquanto isso seguiu o tratamento. Agora podemos dizer que o tratamento faz parte da nossa vida e não a nossa vida parte dele. Convivemos com o tratamento diariamente na administração de vários remédios, mas conseguimos levar a nossa vida. Continua uma farmácia extensa e o último medicamento somente duas horas após a última refeição. O lanchinho na cama antes de dormir em um dia em que está elétrica é que nos mata, pois significa às vezes dar o quimioterápico quase duas da manhã. A atenção permanente é a nossa tentativa de garantia para seguirmos firmes. Estamos agora chegando próximos à 40ª semana da fase de manutenção, que dura 72 semanas. Estamos já na segunda metade oficial, sendo que provavelmente ainda teremos uns bons acréscimos para compensações dos quimioterápicos não tomados por conta das intercorrências iniciais desta fase e principalmente nas mais recentes que não foram poucas, com momentos mais delicados.

Temos que fazer diversos procedimentos protocolares, como exames de sangue de rotina, consultas mensais com a hematologista, consultas a cada 2 meses com a endocrinologista, check-up com a neurologista, ultras, etc. A avaliação da neurologista foi excelente! Segundo ela, se pudesse dar nota 11 daria, como não pode, a Bela fica “só” com 10. Ufa! Alívio geral para nós. Continua a fraqueza nas pernas principalmente para subir escadas. Avaliação geral da fisioterapeuta que disse que não teria nada a fazer na fisioterapia. Deu algumas dicas para estimularmos a baixinha a subir as escadas, brincadeiras de correr, bicicleta, subir a nossa rua a pé, enfim turbinar ainda mais a pequena. Além disso, podemos procurar também ginástica olímpica ou capoeira para crianças. O ideal seria natação, mas com defesas incompletas nem pensar. Vamos ver o que encontramos.

Tudo ia muito bem até o início do mês passado. Na primeira semana de junho a Bel pegou da Nana uma gripe daquelas, febrão, cama, dor no corpo e tudo mais. A Nana se safou em 2 dias. Um pouco de nariz escorrendo e no dia seguinte já estava ótima. É uma tourinha! Mas com a Bel foi diferente, pegou de jeito e teve que ficar trancafiada no quarto para evitar que a nossa pequena guerreira pegasse. Esforço meio que em vão. Bela também ficou gripada, sem febre graças a Deus, mas com o vírus atuando e sua medula reagindo e mudando o padrão de exame de sangue que já estávamos acostumados a ter. Tradicionais sustos, dos quais felizmente já estávamos ficando desacostumados. Taxas altíssimas que nos remeteram a momentos que tentamos esquecer. Ficamos bem preocupados, mas a consulta com a hematologista nos tranqüilizou, mas planos de viagem que tínhamos para um final de semana antes do feriado de Corpus Christi foi alterado. Íamos com vários amiguinhos da Nana e seus pais para um hotel fazenda, mas tivemos que dividir a família. Nana, que implorou para ir, foi com a Vovó Cecília, enquanto Bel e Rodrigo ficaram com a Bela por aqui. Programação exclusiva e mais calminha com a baixinha. Aguardamos 24, 48 horas e como não teve mais nada, fomos encontrar com o resto da família no final da tarde de sábado, para tirar a Bela um pouco de casa e poder curtir os amiguinhos.

Essa saída dos trilhos está durando bem mais tempo. Há duas semanas vômito, intestino desarranjado, tosse seca, sinais típicos de uma virose. Tudo bem para uma criança que não esteja em tratamento quimioterápico. Mais um susto para nós. Exames de rotina, que haviam sido um pouco encurtados para ver como as taxas se comportavam após os picos assustadores. Começa-se com relativo relaxamento a anotar o resultado em um pedaço de papel e os números que recebíamos pareciam ser de outro mundo. E eram. Despencada geral. Pouquíssimos glóbulos brancos e dentre eles míseros 185 neutrófilos. Infelizmente lembramos dos dias em que míseros neutrófilos guarneciam o seu organismo. Lembram-se da Tropa de Elite? Isso simplesmente se deu no dia em que a Bel foi dar a entrevista que saiu no Globo Zona Sul para a campanha de doação de medula óssea no Botafogo Praia Shopping. Não tínhamos a mínima idéia e ficamos olhando um ao outro, com caras assustadas. Recebíamos o resultado após uma visita ao shopping para a matéria, e o início de uma tarde com a Bela febril, mas em nenhum momento mais do que 37,5°. Rodrigo quase enfarta. Malas são feitas correndo, pois a cartilha já diz: 38° corre para o hospital, interna e começa antibiótico venoso. Dorme-se de roupa pronta para sair, ou melhor, tenta-se dormir, tirando a temperatura da baixinha a cada hora. O organismo da baixinha reagiu de forma que não tivéssemos que voltar a um lugar que nos traz segurança, mas para o qual realmente gostaríamos apenas passar na porta e rever bons amigos que ali fizemos.

Isso fez com que as duas semanas fossem intensas, principalmente para a Bela, que teve que fazer exames de sangue a cada 2-3 dias, para vermos como suas defesas reagiam. Chegou um dia de manhã e perguntou se haveria “mosquitinho” novamente. Colaboremos com o inevitável... Foi mais uma virose daquelas que joga tudo para baixo e principalmente deixa a parte das defesas bacterianas completamente desguarnecidas. Tivemos nossa primeira experiência com uma medicação chamada Granulokine, que sabemos que é bem conhecida de diversas pessoas que fazem tratamento quimioterápico. Lembram-se que transfundíamos hemácias e plaquetas, mas na parte das defesas esperávamos a medula reagir? Dessa vez não poderíamos ficar com a Bela tanto tempo com pouquíssimas defesas e ela pela primeira vez, em 18 meses de tratamento fez o seu Granulokine. Mais “mosquitinhos”, além dos exames de sangue, que passamos a fazer em casa, pois as idas ao Lab’s D’Or do Copa D’Or estavam fazendo nossa baixinha sofrer no caminho, além da emergência lotada de pessoas com máscaras, um ambiente do qual temos que fugir a qualquer custo. Entraram de férias as duas com duas semanas de antecedência. Assim vamos driblando mais uma epidemia durante o tratamento, já se foram duas de dengue e agora a gripe suína. Haja coração!

Acreditamos que além do estímulo do Granulokine sua medula vinha se recuperando e pudemos voltar nessa última semana com a quimioterapia que ficou suspensa quase 10 dias, talvez o maior intervalo desde o início da Manutenção. Ainda não foi a carga plena, mas vamos tentando chegar na velocidade e esperamos que na tranqüilidade de dias passados.
Agora estamos com a Nana combalida, com os mesmos sintomas, tendo febre, que é raro na nossa moreninha. E vamos administrando a casa, para que o que chamamos aqui em casa de “roda” vírus saia de vez e possamos aproveitar um pouquinho das férias delas, que pelo jeito que as coisas estão, poderão ser férias bem mais longas, pois o preço da liberdade é a eterna vigilância. Pouco mudou.

Estamos agora nós dois na fase dos check-ups também, pois nunca estivemos tão doentes tantas vezes e por tanto tempo. Não podemos. Não só por nós, mas muito pela Bela, que ainda terá defesas parciais até o final da Manutenção. Creditamos ao ainda pouco sono, ao stress do tratamento e talvez ao relaxamento que essa fase possibilitou desarmarmos as nossas defesas e desmontarmos. Estamos nos recompondo, nos cuidando um pouco melhor agora.

Prometemos não ficarmos tanto tempo sem postar. Faz realmente bem à nossa alma! Desculpem-nos todos que ficaram sem respostas tanto tempo. Essa semana a gente coloca tudo em ordem, mesmo viajando de férias, se a Nana melhorar. Fiquem com Deus e muito obrigado por termos vocês conosco. Usando a nossa corrente do bem, se puderem avisar os amigos sobre as notícias que postamos, nós agradecemos. Beijos e abraços, Bel e Rodrigo.
PS 21/7: Como pedido, segue aqui a reportagem da Bel + Bela (+ Regina Lacerda, do HemoRio), para incentivar a campanha de doação de medula óssea que fizemos no Botafogo Praia Shopping nos dias 10 e 11 de julho.

12 comentários:

Lia disse...

Bel e Rodrigo

Nem acreditei quando, na minha rotina diária, cliquei no blog e, notícias do front!
Bem, algumas dessas notícias eu já sabia, afinal ainda sou vizinha, mas é muito bom saber os detalhes e, principalmente sentir a força desse casal especial para sair das "crises" de saúde.

Ainda bem que a barra está melhor mas, todo cuidado é pouco, ainda mais quando São Pedro parece não querer colaborar!

Adorei as fotos! Vamos ficar aqui rezando para que o "roda virus" já tenha rodado para outro bairro.

Mil bjs para os 4, que Nossa Senhora os proteja.

Bjs
Lia Taliberti

aninha disse...

Bel e Rodrigo,

Nossa, que saudade do Blog!!!!
Nesse tempo todo, algumas vezes tive noticias da familia mas nada como ler um texto tao bem escrito,saber que apesar das pedrinhas no caminho a vida segue e a Bela esta otima. A cara dela ja diz tudo, e como esta bonita!!!
Hoje Maricota fez 5 anos, fui ao cinema com ela + Tina e Joao Dudu.
A noite teve um bolinho em casa com a familia.
Espero que vcs consigam viajar uns dias e relaxar.
Bela e Nana, beijos grandes para vcs,
Aninha

Anônimo disse...

Que bom que vcs estão de volta com notícias fresquinhas (ia escrever "notícias quentinhas", mas poderia lembar febre, neste caso mudamos né?).

Nestes meses sempre entrava no Blog e como não havia novidades também pensava "no news, good news"

Sejam MUITO bem vindos ao seu Blog.

Um grande abraço dos Capistranos do Recreio.
Carlos Roberto, Cida, Carolina, Bruno e Mell.

Suzana disse...

Rodrigo, Bebel, Nana e Bela,
Que delícia tê-los de volta à tela dos nossos computadores com tão lindos e emocionantes sorrisos...
Se nem tudo foram flores nessa longa caminhada, temos que admitir que é um privilégio poder admirá-las com tanta freqüência...
Desejamos que a mudança de apê possa simbolizar para sempre o marco de uma nova e vitoriosa etapa na vida de vocês...
Um marco de alegria pelo milagre da vida e da constante, sábia e necessária transformação a qual ela nos convida a todo momento...
Muito legal saber que a Bel deu uma entrevista no Globo Zona Sul...
Que tal incluí-la no Blog para nós da zona oeste tomarmos conhecimento?!
Ainda hoje fui a casa de uma amiga levando um panfletinho do Hemorio.
Funciona como um incentivo para aqueles que têm vontade de participar, mas que acabam deixando para depois...
Semana que vem começo a estagiar no escritório modelo da faculdade e já coloquei na bolsa meus últimos três panfletos para distribuir por lá.
Aliás se souberem de alguma entidade carente que necessite de algum projeto de arquitetura, este é o foco do escritório.
Depois eu volto, porque minha baixinha me chama...
Beijos,
Suzana.

Bruna Maria disse...

minha Madrinha querida e querido Rodrigo, notícias boas. com alguns pequenos obstáculos, mas nada que essa família linda, unida e guerreira não possa enfrentar e ultrapassar. estamos aqui no ES muito felizes com as notícias. rezando sempre por vocês e com muitos beijos, sua afilhada Bruna Maria.

Anônimo disse...

Nada como imagens! Que sorrisos deliciosos nas fotos! A Bela exuberante, Nana linda, a família que não se cabe de alegria.
O texto? Sempre um primor, com humor (a má rima fica por minha conta).
Saudades. Talvez a melhor palavra para o sentimento sentido. E saudade é uma bênção porque é uma ausência que vira presença. Várias e várias vezes, do nada, meu pensamento deslizava para as bandas da Faro/Itaipava.
Pelo visto, as coisas nos trilhos, com avisos luminosos que cautela e canja de galinha nunca fizeram mal a ninguém.
Bom saber de tudo que contaram. Melhor do que o que foi contado, é o que você transmitem para além das palavras. Emoção, o tempo todo! E, se fosse para dar um nome a essa emoção.... atenção blogueiros- qual seria o nome que dariam?
Eu não tenho a menor dúvida que se chama amor.
Beijo- Cooper

Rodrigo Capistrano disse...

Suzana e demais amigos que não viram o Globo Zona Sul com a reportagem com a Bela e a Bel, ajudando na campanha para doação de medula óssea no Botafogo Praia Shopping, colocamos um PS no último post.

Anônimo disse...

Bel e Rodrigo,

estava em Brasilia e lá não consegui acessar o blog. Hoje cheguei aqui no trabalho e me deparei com as fotos lindas... Ai, como é bom ver a Beloca assim, toda animada com vcs, com as primas. Muito legal!

Realmente foram meses sem muitas notícias, mas sempre pensando em vcs.

Espero que o tempo melhore e essas intercorrências sumam de vez. Ninguém merece e vcs menos ainda.

Essa época do ano é triste, né? Chuvas, quedas de temperatura, etc. Lá em casa a Elisa anda meio resfriada também... Fazer o que? O negócio é tentarmos protegê-las e poupá-las um pouco, não é?

Vamos rezar para que tudo continue bem e que melhore mais, sempre!

Germana, cadê vc? Como vai o Bob, deve estar um rapaz!

Anna Claudia, que saudades também. Dê notícias suas e da Anna Luiza!

Abraços para todos. Beijocas nas princesas.

Renata Serpa Coelho.

Germana disse...

Queridos amigos e Família Blog,

Que delícia a volta do Blog!!!

Como é bom ver vcs todos assim tão bem. As meninas lindas e crescidas, Beloca cheia de amigos e mil convites para lá e para cá, Nana quase na alfabetização (como passa tudo tão rápido???), a família toda no apê novo (adorei a decisão de deixá-las brincar no sofá), a viagem de férias, a campanha de doação de medula no shopping. Nossa é muita coisa boa mesmo. Vcs sumiram do blog mas, em compensação, quando voltaram trouxeram um caminhão de coisas boas.

Ué, e as coisas ruins? Não vou falar do susto da virose e da queda das taxas porque acredito que aquilo foi exceção, não é mais a regra! Mas que foi doído demais foi!!! Vcs não mereciam esse "lembrete" do passado. Mas tenho certeza que já foi virada essa página!!!

O inverno tá bem frio e eu pego uma gripe atrás da outra há meses! Já tomei antibiótico para ver se consigo melhorar. É triste para quem tem rinite! E a paranóia da gripe A? Pânico total exatamente porque respiro muito mal e já tive 2 pneumonias... Por isso, sei que, se em mim uma gripe faz estrago, imagino na Beloca que ainda está com as defesas baixas... Mas ainda bem que deu tudo certo!!

O inverno vai passar, a vacina será fabricada e aí só vamos ter que nos preocupar com o de sempre: dengue, violência etc. Já estava de bom tamanho!!! Risos.

Renata, obrigada pelo carinho. Como vão as suas meninas??? Bob está mesmo um rapaz: corre (não anda), dança, pinta, cozinha (sim, está cozinhando na colônia de férias da escola!) e fala muitas palavrinhas, cada uma mais engraçada que a outra. Seus bichos preferidos são Naninha (Joaninha) e Bibi (Borboleta). Comida? Ogutch (iogurte). Hoje disse goooolllllllll, com direito a braços para o alto. Vovó é Gogó e ele agora deu para sambar no pé. Uma figura. Ri o tempo todo. Uma coisa!!! Posso dizer, com orgulho, que ele é MUITO feliz, tá sempre curtindo uma farra. É muito bom ser mãe dele! Risos.

Não sou porta-voz da moça, mas como muita gente pergunta sempre pela Anna Claudia, aviso a todos que o Brasil vai ficar um pouco mais pobre de sensibilidade, inteligência e bom astral. É que a nossa amiga se muda para Barranquilla, na Colômbia, na próxima sexta-feira, fim de julho. A mudança já saiu e ela está enlouquecida com os últimos “to dos” antes da viagem. Ela e a família estão adorando a novidade, parece que a cidade é toda lindinha na beira do mar do Caribe. Ahh, Anna Luisa fez 9 anos! Parece até que eu sou assessora dela, desculpem. Mas tenho certeza que todo mundo aqui quer noticias dela e, como ela tá sem tempo de blogar, eu saí avisando. Querida Anna, vc merece toda sorte do mundo e só coisas boas nessa viagem, viu?

A Adriana, pelo menos, voltou da Coreia para reequilibrar o índice de pessoas queridas no Rio. A moça já está entre nós e agora será uma das últimas a postar (risos). Lembram que ela era sempre a madrugadora oficial?

Bem, eu estava mesmo com saudade, daí o tamanho GGGG desse post.

Fiquem com Deus e contem com a gente!

PS: nem me atrevo a escrever PS para ninguém porque seriam milhares pedindo mil atualizações de todos...

Um beijão,

Anônimo disse...

Que grande alegria ver um post com lindas fotos, boas notícias e os sempre enriquecedores comentários. Volto depois com mais calma e aguardando novos comentários. Bjs para todos. Estava com saudades. Maria Elisa

Lia disse...

Bel e Rodrigo

Estou com saudades, cadê vcs? Conseguiram viajar? Não tenho visto ninguem, as minhas "convidadas" estão fazendo falta.
Acho que a hora que o tempo melhorar, poderemos combinar um encontro dos bloqueiros pra matar as saudades.
Espero que estejam todos bem, mil bjs.
Lia Taliberti

Ps1- Estou aqui no corre, corre final de casamento de filho e netas sendo esperadas para "depois" do casamento, pelo menos esperamos! Quem puder dê uma olhada no blog delas http://mariaeduardaevalentina.blogspot.com

PS2- Germana o Bob está uma fofura, parabéns!

PS3- Adriana seja bem vinda!

PS4- Anna Claudia, que vcs sejam muito felizes na nova vida! Dê notícias.

Anônimo disse...

Queridos Bel, Ro, Nana e Bela,

Amei ter chegado de ferias e ter noticias no Blog! E noticias maravilhosas!!!

As meninas estao lindas! Parabens!

bjs carinhosos,

Patty Langoni e Ique