sexta-feira, 27 de março de 2009

Anticâncer

"Aproveito a lado Dazibao do Blog para recomendar a leitura de um livro indicado pelo Rodrigo (que deveria colocar a imagem da capa no blog). O livro se chama Anticancer, escrito por um médico, David Servan-Schreiber. Um médico ortodoxo, pesquisador nos EUA que tem um câncer cerebral. Narra o que ele conseguiu compilar de evidências a respeito de alimentação e hábitos de vida que podem contribuir para a prevenção do câncer. Sou um cético chato. Desses que leem um livro como este procurando defeito em cada palavra. Pois bem, vale a pena ler o livro. Eu mudaria o título. Ao invés de Anticancer eu o chamaria de A favor da vida.E antecipo que se alguns aqui seguirem essa recomendação, vamos ver, muito brevemente, um papo Chá Branco com linhaça, ou soja com alho, acompanhado de exercícios e meditação.Isso dito por mim, assim sem muita explicação, pode dar até internação!" (parte do comentário do nosso amigo Roberto Cooper no post anterior - a parte inicial que não fala do livro está imperdível)

Médico francês conta como venceu o câncer e ensina a prevenir a doença usando defesas naturais


"Todos temos um câncer dormindo em nós." Esta frase, estarrecedora para muitos, é o ponto de partida do livro Anticâncer, do médico e pesquisador francês David Servan-Schreiber. E, de maneira nenhuma, deve ser motivo de alarme; pelo contrário, é exatamente esta certeza que nos torna capazes de vencer essa doença – a maior causa de mortalidade no mundo ocidental.
É Servan-Schreiber quem explica: "como todo organismo vivo, nosso corpo fabrica células defeituosas permanentemente. É assim que nascem os tumores. Mas nosso corpo é também equipado com múltiplos mecanismos que lhe permitem detectá-los e contê-los. No Ocidente, uma pessoa em cada quatro vai morrer de câncer, mas três em cada quatro não morrerão. Para estas últimas, os mecanismos de defesa terão dominado o câncer".

O autor não fala somente como pesquisador. Em 1981, quando tinha apenas 30 anos, Servan-Schreiber teve câncer no cérebro. Foi tratado pelos métodos convencionais, e depois teve uma recaída. Foi então que decidiu pesquisar, para além dos métodos habituais, tudo que podia ajudar seu corpo a se defender. Na qualidade de médico, pesquisador e diretor do Centro de Medicina integrado à Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, teve acesso a informações preciosas sobre as abordagens naturais que podem contribuir para prevenir ou tratar o câncer. Hoje, ele vive em plena saúde há mais de sete anos.

Em Anticâncer, Servan-Schreiber faz o relato de tudo o que aprendeu. Conta que, depois da dura experiência de combater a doença com uma cirurgia e várias sessões de quimioterapia, pediu ao seu oncologista conselhos sobre a vida que deveria levar para evitar uma recaída. "Não há nada de especial a fazer. Viva normalmente, e se o tumor reaparecer, o detectaremos bem cedo", lhe teria respondido o especialista.

Inconformado, o autor decidiu compreender aquela doença que o afligia. Precisou de meses de pesquisa para começar a entender como poderia ajudar seu corpo a se armar contra o câncer. Participou de conferências nos Estados Unidos e na Europa, percorreu bases de dados médicos e dissecou publicações científicas. "Rapidamente percebi que as informações eram parciais e dispersas, e que não adquiriam a totalidade de seu sentido senão quando reunidas", explica ele, no prefácio de seu livro.

O que a pesquisa de Servan-Schreiber tem de inovadora é dar aos nossos próprios mecanismos de defesa o papel central na luta contra a doença. "Eis o que aprendi: se todos temos células cancerosas dentro de nós, temos também um corpo preparado para frustrar o processo de formação de tumores. Compete a cada um de nós utilizá-lo", afirma o médico.
Sua pesquisa revela que na Ásia, os cânceres que afligem o Ocidente – como o câncer de mama, do cólon ou da próstata – são de sete a setenta vezes menos freqüentes. Entre os homens asiáticos que morrem de outras causas que não seja a doença, contudo, encontram-se tantos microtumores pré-cancerosos na próstata quanto entre os ocidentais. Alguma coisa na maneira de viver deles impede que os tumores se desenvolvam.

Em compensação, ele explica, entre os japoneses instalados no Ocidente, a taxa de câncer alcançou a nossa em uma ou duas gerações. Alguma coisa na nossa maneira de viver impede que o nosso corpo seja capaz de combater eficazmente essa doença.

Dos anos 40 para cá, o ambiente está cada vez mais carregado de produtos químicos sintéticos notoriamente cancerígenos – amianto, benzina, pesticidas, entre outros. Além disso, a alimentação também mudou: consumimos mais açúcar (de cinco quilos anuais por pessoa em 1830 para 70 quilos em 2000) e mais gordura hidrogenada, muitas vezes sem nem perceber. O ômega 6, uma das piores gorduras que há, está presente nas rações servidas ao gado leiteiro e de corte e às aves de granja em quase todos os países do mundo. Pesquisas revelaram que em 2000, os ovos continham vinte vezes mais ômega 6 que em 1970.

Sem jamais duvidar do poder da medicina tradicional – que lhe salvou a vida – e depois de ter testado em si mesmo tratamentos experimentais recém-saídos das pesquisas de ponta, Servan-Schreiber explica que nós podemos estimular nossas defesas naturais contra esse mal, que "é mais uma questão de estilo de vida que de genes".

Sobre o autor:

David Servan-Schreiber, 47 anos, é médico psiquiatra e professor da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, e da Universidade de Lyon, na França. Sua tese de doutorado, orientada pelo vencedor do Prêmio Nobel Herbert Simon, foi publicada na prestigiada revista Science. O premiado neuropsiquiatra, um dos fundadores do Centro de Medicina Complementar em Pittsburgh, defende o valor da medicina ocidental tradicional aliado a práticas integradas de mente e corpo.

Também é autor do best-seller Curar ("Guérir", em francês). Anticâncer vendeu mais de 300 mil cópias na França.

Vamos trazer notícias fresquinhas da Bela em breve. Está ótima. Graças a Deus.

37 comentários:

Paula Bento disse...

Bel,

As tops precisam falar com você, mande um e-mail pra gente com o seu novo e-mail?

Beijos
Paula

Adriana disse...

Bel e Rodrigo,
Ótimas notícias, lidas, mas não comentadas e estou MUITO feliz mesmo, por a Bela ter terminado as aplicações intratecais!!
Aqui o frio continua com tudo, mas passei esta semana, num resort nas Filipinas, e acho que foi o lugar mais bonito que já visitei. Tudo maravilhoso, e 30graus!!! Sol!!! Praia!! Piscina!!!
Mas, já no aeroporto, fomos recebidos por um lindo dia de sol, mas 1GRAU!! Ninguém nerece!!
Bem, mas já temos ares primaveris, as flores apareceram e meu condomínio está lindo.
Enfim, estou muito FELIZ, por só termos ótimas notícias desta fofa guerreira.
Ah! E vou recomendar esta leitura para o meu sogro, que retirou um tumor de cólon e está indo para a terceira série e 12 de quimioterapia. E graás ao meu bom Deus, está tudo indo bem.
Saudades..
Adriana
P.S. Germana, parabéns pelo Bob!!!!!!!!

Suzana disse...

Bel e Rodrigo,
Assim como alguns já mencionaram, eu também demorei um pouco para comentar sobre o post com a cobertura completa do aniversário da Bela...
Foram relatos para lá de emocionantes que me levaram a um silêncio reflexivo e gratificante...
A alegria de vocês, tão generosamente compartilhada ilumina nossos dias e engrandece a nossa própria alegria...
O tempo que "gastamos" saboreando a verdadeira felicidade, faz valer todos os momentos de dificuldade da nossa existência...
O passado fica apenas como uma lembrança de superação que nos permite reconhecer minuciosamente todas as nuances da felicidade e do amor...
Acredito que a vida não é feita exatamente por vitórias, mas por conquistas que exigem de nós equilíbrio e humildade...
Mais ou menos como se a vida se encarregasse de nos reservar uma recompensa para cada bom comportamento...
Ou como se nosso corpo e nosso espírito respondessem aos comandos de harmonia que lhes enviamos diariamente, consciente ou inconscientemente...
Temos nosso livre-arbítrio, contudo nem sempre é fácil fazer nossas escolhas, estabelecer nossas regras de vida, obedecer ao próprio bom senso e viver em perfeito equilíbrio...
Mas viver é a arte de aceitar os desafios acreditando nas possibilidades incontáveis de conquistarmos sempre um novo sorriso de felicidade...
Parabéns!
Com carinho,
Suzana.

Anônimo disse...

Bel e Rodrigo,

eu como uma genuína "blog adicted" aguardarei as notícias fresquinhas da Bela e da Nana, inclusive com a cobertura completa também do aniversário da Nana em breve..rs...

Já tinha houvido falar sobre esse livro e vou lê-lo. Como a grande maioria, tenho histórico de câncer na minha família, com bons e maus resultados. É a estatísica da vida moderna, né?

Depois das notícias da Adriana (que maravilha esse resort, hein? Qual o nome?)e dos comentários inspiradíssimos e emocionados do Cooper (post anterior) e da Suzana no de hoje, me despeço também com saudades dos demais blogueiros.

Um abraço a todos e uma excelente semana para todos nós.

Renata Serpa Coelho.

aninha disse...

Queridos Bel e Rodrigo,

Quanto tempo!!!!
Que alegria entrar no blog e apesar de não ter noticias da Bela (que está ótima, com certeza!!!) ler a indicação desse livro, além do post do Cooper...

Essa frase " todos temos um cancer dormindo em nós" é mesmo assustadora mas o fato de podermos descubrir no inicio e trata-lo ou mesmo prevenir que se desenvolva nos enche de ânimo...
Galera, vamos comprar o livro!!!

Em fevereiro eu tirei uma pinta (pretinha e mínima) que eu nunca tinha reparado que existia (santa dermatologista!) e a biopsia confirmou que era um melanoma (cancer de pele muito agressivo).

Recebi a noticia da seguinte forma: Vc tem muita sorte, ganhou na loteria. Tinha um melanoma in situ, o mais brando e bem no começinho.

Apesar do grande susto e de uma operação no mesmo dia para checar que não tinha se alastrado, guardei as palavras do médico: Abra uma champagne e comemore!
A partir dai muita coisa mudou para mim e alguém (será que foi a Anne?) me recomendou esse livro.
Não lembrava exatamente do título mas vou comprar assim que der, depois das recomendações do Cooper e do Rodrigo.
Fiz todos os exames, estou bem e passou, fiquei com uma cicatriz que me faz lembrar que devo comemorar e aproveitar a vida, me cuidando e prevenindo possiveis doenças, porque não?
Valeu pela dica!

Espero que estejam todos bem.
Suzana, que lindo o seu post!
Adriana, que delicia de férias!

Maria ficou banguela! Está se achando muito linda sem um dentinho de baixo.... Agora o irmão ficou indignado pois tem 6 anos e todos os dentes de leite! e a pequena com 4 anos perde o primeiro dentinho....
As vezes ela me pergunta pela Bela e diz que a Bela é sortuda pois vai morar no pédio da dinda dela....
E vcs, se mudaram?

Qualquer dia a gente se encontra.
Um beijo grande nas meninas e um especial para a Bela,
Aninha

Gê: Levei a Maria na escola e vi o Bob hoje, cada dia mais fofo!

Anônimo disse...

Bel e Rodrigo- I should have known better! Imaginar que iriam deixar "barato" um comentário perdido no meio de outros, só não conhecendo o Rodrigo (e a Bel). Rodrigo me indicou o livro em um e-mail simpático e eu respondi que não ia ler, que não lia auto ajuda! Agora o Rodrigo ri sozinho e me deixa fazendo publicidade do livro que ele me indicou. E estou fazendo mesmo. Com todas as ressalvas que o livro possa ter (e como tudo que não é dogma, tem), vale a leitura sim. Emprestei o meu para uma médica e já tem outros médicos na fila. Nunca vi povo mais zura (e que lê pouco)!
Com relação à Bela, excelentes notícias neste post (nenhuma!). Como nos diria nossa francofônica-mor: pas de nouvelles, bonnes nouvelles.
E assim vamos nós, ainda um dia após o outro, vivendo as delícias do cotidiano.
Eu tenho uma frase que nem sei se é minha, parecida com a que foi postada- todos temos um cancer dormindo em nós. Tem momentos em que eu penso que a vida é um processo terminal. A vida é um tipo de câncer, todos vamos morrer dessa "doença". Quando eu penso nisso e leio o que o Dr. David escreve, me ocorre que algumas pessoas quando recebem esse diagnóstico de forma enfática, produzem mudanças relevantes nas suas vidas. Independentemente da sobrevida, melhoram algo nas suas vidas. Sejam pendências emocionais, desejos adormecidos,realinhamento de prioridades, o que for. Quanto aos que não recebem esse diagnóstico, continuam vivendo com a ilusão da eternidade. Pensar na finitude deveria nos ajudar a escolher melhor (cada um que decida o que significa melhor para si)o que fazer no nosso cotidiano.
Quando eu corria, uma frase que estava em todos os livros era: correr pode não te dar mais dias de vida mas te dará mais vida nos teus dias. Acho que é isso. Eternos não seremos mesmo (sem entrar no mérito religioso, falo de eterno por aqui), como colocar mais vida no tempo que temos?
Esta e outras palpitantes respostas, nas cabeças e corações de cada um.
Beijo- Cooper

Germana disse...

Amigos, que saudade. Eu li tudo sobre o livro e deve ser uma leitura indispensável mesmo. Mas confesso que não quero lê-lo!!! Quero ler abobrinhas. Quero ler novos "Comer, rezar, amar" e similares. Pode ser tb uma crônica da Martha Mendonça ou uma revista feminina bem boba. Tb serve resumo de novela ou comentários na Internet sobre Lost! Além é claro de todo tipo de auto-ajuda sobre como criar um bebê!
Hahahahaha. Espero que meu filme não esteja MUITO queimado depois disso. Só um POUCO queimado... um pouco tá valendo.
Aninha, minha amiga querida, não há dúvida que vc é uma sortuda e deve mesmo tomar champã todo dia e agradecer a Papai do Céu por tantas bençãos na sua vida. Não apenas o diagnóstico bem no início e a CURA, mas tb pela sua cabeça ótima, pela sua família que te apóia, pelo seu astral lá em cima que deve funcionar como uma espécie de escudo contra o mal! Vc é querida demais.
Mas não quero falar de doença. Nem da crise econômica, do Senado, da devastação da amazônia! Falemos de coisas mais leves e coisas ótimas como a nossa Beloca estar mil por cento!
Aqui na vidinha cotidiana off-blog (que falta sinto do blog!!!), vai tudo bem. Bobzinho adaptado na creche, andando para todos os lados. Agora ele quer correr e chutar a bola. Já fala 3 palavras: mama, papa e... GOL (que ele fala com K: KOL). Ele fala gritando Kooollllllllllllllllll! E levanta os bracinhos quando faz a exclamação.
Ferrou! Já era! Vai ter futebol 24 horas por dia aqui em casa, como se já não bastasse um aficcionado, agora tenho dois!
Fico por aqui com a saudade enorme de sempre.
Ahh, Dri, beijos e obrigada. Já já chega o meio do ano e espero ver vc!!!
Como será que estão Dêeeeeeeeee, Maria Elisa, Lia, Tia Lena, Georgia, Rê (do Comandante) e tantos outros???? Rê e Suzana, beijos e que bom ler vcs aqui.
Beijos em todos.

Anônimo disse...

Bel e Rodrigo,

abri o blog na expectativa de novidades e nada... Cooper está certo: pas de nouvelle........

Fazer o que? Aguardemos.

Enquanto isso alguns recados:

Aninha, uma champagne só não, muitas! Que bom que descobriu rápido, cedo, tirou, acabou! Agora é se cuidar, né? Tenho duas amigas que já passaram por isso e uma delas nunca foi de pegar sol, mas teve do mesmo jeito. Achei curioso. Vc sempre pegou muito sol?
Bom, não vem ao caso, né? O bom é que é página virada.

Por falar em banguela, a Carolina está com uma janelinha em baixo e um portão em cima. Ficou arrasada, chorava dizendo que todo mundo no Santo Inácio ia ficar mexendo com ela. Morri de pena... Mas não tem jeito né? Todos passamos por isso.

Um beijo para vc e as crianças.

Cooper: a propósito do seu comentário de ontem, sobre a possibilidade de fazermos escolhas melhores se soubermos que não teremos muito tempo me lembrei de um episódio de uma série de TV americana dessas de médicos. Não me lembro se era ER, Grey´s Anatomy ou House. Tanto faz! O fato é que os médicos avisavam à uma paciente na casa dos 60 anos que ela morreria em pouco tempo (uns 4 meses). Ela sai do hospital arrasada. Depois descobrem que os exames haviam sido trocados e chamam a mulher de volta sem avisar porque e ela chega toda faceira no hospital. Quando contam que ela vai viver ela fica uma fera! Vira pro médico e fala: "- Não pode ser, doutor! Rompi com meu namorado, mandei meu chefe e meu emprego pro inferno, vendi meu apartamento com garagem e comprei passagem para Europa... ia morrer lá. O Senhor sabe como é difícil conseguir emprego na minha idade? E namorado? E conseguir um apartamento com garagem nesta cidade? É impossível. O que eu vou fazer agora? Como vai ser a minha vida? "
Quando assisti achei super interessante... E quando li seu comentário a cena me veio à cabeça na hora.

Eu particularmente prefiro saber, sempre. Assim podemos fazer nossas escolhas, não é? As vezes a notícia ruim vem para ajudar, para mudar para melhor. Por mais impactante que ela seja. Eu acredito nisso.

Germana: o Bob deve estar uma coisa fofíssima. Manda umas fotos atualizadas. Essa estória de muito futebol não sei se iria aguentar. Não sou nada fanática. Beijos.

Um abraço para todos!

Renata Serpa Coelho.

Denise Sertã disse...

Béééééééééél e Rodrigo!
Nana e Bela!!!!!!!!!!!!

Posso imaginar os preparativos para a chegada do coelhinho...Na escola, na casa das vovós...
Já desejo, então, FELIZ PÁSCOA! Mais uma passagem, com toda saúde e paz!
Beijos a todos!
Denise, Carlos, Lourenço e Olavo.

P.S.: Queridos blogueiros! Saudades!
BOB, faço uma idéia de como é fofo este sotaque!
Aninha, susto passado?
Adriana, tb. deu vontade de viajar!
Suzana! beijo!

Anônimo disse...

Queridos Bel ,Rodrigo, Bela e Nana, ao mesdmo tempo que estou muito feliz de saber que voc~es , finalmente , vão se mudar para o novo ap. estou triste de saber que os meus vizinhos de portas , pessoas ´~ao queridas, vão continuar vizinhos, mas não mais de porta, mas de prédio. vamos sentir falta da bagunça e do barulho das crianças, mas não vamos perder o contacto. O ap novo deve estar lindo!!! vou aguardar o convite para uma visita, ok?
Desejo que vocês sejam muito felizes na nova casa ,e que as meninas fiquem cada vez mais fofas.
Felicidades, fiquem com Deus, cecilia e Oswaldo.

Adriana disse...

Blogueiros,
Entrei aqui hoje para pedir orações para a irmã de uma grande amiga que tenho aqui. A Lilian é um amor de pessoa, tem uma única irmã, e as duas são super unidas. Se falam diariamente, estando uma aqui em Seul e outra nos EUA.
A irmã se chama Vivian, tem 34anos e descobriu hoje, que está com um tumor gigante na mama e é maligno. O caso é muito grave, o câncer dela muito agressivo e as chances de sucesso muito pequenas.
Sei que vocês fazem parte de uma corrente do bem e todos tem sua fé. Aqui fora, quando a gente faz uma amizade é diferente, parecemos logo irmãs em pouco tempo, afinal, a saudade, nos faz bem vulneráveis e carentes, deixando o coração mais facilmente aberto para novas e boas amizades.
Então, ver a Lilian, que só tem 27anos tão tristinha pela irmã e pela mãe, é de partir o coração.
Por isso, mentalizem só um minutinho por elas, para que Deus tenha piedade e que lhes dê muita força para consguirem vencer esta longa jornada........que está só começando.
Grande abraço Adriana

Anônimo disse...

Bel e Rodrigo,

entrei aqui para desejar uma feliz Páscoa para vcs. Lá em casa a Elisa pergunta todo dia se é dia do coelhinho. Por enquanto para ela o significado da Páscoa é esse. Tenho certeza que a Nana e a Bela vão curtir muito essa páscoa juntas, com saúde, felizes. Maravilha!

Pelo que entendi vcs já estão se mudando, não é? Que delícia!
Que vcs sejam muito felizes no novo apto.

Adriana: pode deixar que vamos rezar pela sua amiga e sua família. Vamos torcer para que esse diagnóstico ruim não atrapalhe a força de vontade delas em vencer essa guerra. Há esperanças. Medicina não é matemática, né? Vamos rezar e pedir muita força e serenidade para elas.

Um abraço a todos e uma feliz páscoa!

Renata Serpa Coelho.

Ciça disse...

Oi!
Vim aqui só para deixar um beijinho e desejar uma BOA PÁSCOA para vocês!

BEIJINHOS!

Lia disse...

Bel e Rodrigo

Espero que o 1º dia no apto novo tenha sido muito gostoso, desejo que vcs sejam muito felizes no novo lar. Agora que a Bela já está "curada" e vcs estão na casa nova (a data da mudança foi realmente muito boa) a família toda estará vivendo intensamente a vida nova.

Vamos sentir muita falta de vcs como vizinhos mas, ainda bem que vcs estarão aqui do lado.

Uma Feliz Páscoa para toda a família!
Bjs para os 4
Lia Taliberti

PS1- Germana andei sumida porque tirei 10 dias de férias, fui para Recife (e praias maravilhosas), Maragogi e João Pessoa. Para completar estive, com o maridão, em Nova Jerusalém assistindo aquele espetáculo maravilhoso.!

PS2_ Os nenês da minha filha estão ótimos, já sabemos que um é menina.

PS3- Para todos os blogueiros desejo uma ótima Páscoa, e que a Ressurreição de Cristo nos faça renascer na vida nova, bjs para todos.

Anônimo disse...

Queridos Bel, Rodrigo, Nana, Bela e blogueiros,
desejo a cada um de vocês uma Páscoa de muitas alegrias.
Beijos,
Maria Elisa
PS1: Tudo de bom na casa nova!
PS2: Adriana, rezarei por sua amiga.
PS3: Lia, parabéns pelos bebês. Maravilhoso já ter uma menininha garantida, falo assim porque minha filha é o maior presente que Deus me deu.
PS4: Renata, parece que a Elisa, como eu, é uma chocólatra.
PS5: Aninha, fico feliz em saber que o susto passou e deu tud certo.
PS6: Suzana, é sempre maravilhoso ler seus comentários.
PS7: Gê, cuidado para o Bob não resolver fazer Kooolll com ovos de Páscoa, mas se fizer fotografe e mande para nós.

Germana disse...

Amigos, que saudade! Não sei bem há quanto tempo não passo aqui, mas deve ter quase um mês. Hoje é dia 21 de abril, feriado chuvoso, e estou aqui no computador selecionando fotos do Bob para imprimir e fazendo vídeos caseiros sobre ele. Minha corugisse já chegou a um estágio patológico, eu sei!!! Qualquer coisa para mim é motivo para fotografar, filmar, mandar para a avós, os amigos. Que coisa!

E vcs? Saudades de todos e sinto falta de noticias de Nana e Bela. Sei que estão ótimas e isso é bom.

Adorei ler os últimos comentários e PSs. Parabéns pela netinha, Lia. Aguardamos notícias sobre o irmão ou irmã.

Falando em bebê, Bel vc tem falado com a Cris ex-Webb?

Rê (Serpa) eu tb não sou nada fanática por futebol, muito pelo contrário. Mas o Roberto, tão cedo, já é idêntico ao pai. Eu tenho um amigão que é louco por carro e máquinas, entende tudo de aviões, por exemplo. O filho dele, hoje com 3 anos, aprendeu a falar carro logo depois de mama e papa. O Bob tem um caso de amor pela bola e gol é palavra mais dita aqui em casa. Nâo tem mais jeito.
Beijos enormes e sadades de todos.

Déeeeeeeee, Ma Elisa, Adriana, Suzana, Rês, Anna Claudia, Anne, Nika, Tininha, Aninha, SP2... beijocas!

Suzana disse...

Olá Família!
Há quanto tempo, hein?!
Ainda bem que algumas notícias acabam chegando até aqui...(rsrsrs!)
Esperamos que estejam todos curtindo o novo apê, que a Bela continue cada dia mais linda e forte e a Nana cada dia mais doce e amiga...
Hoje comemos milho aqui em casa e espero que um dia as meninas possam curtir conosco a alegria de jogar as espigas para as galinhas do nosso vizinho... Com certeza vão adorar...
Se não estou enganada a Nana ficou mais mocinha este mês, não foi?
Tendo acertado ou não, a minha beijoca bem carinhosa já está a caminho e não aceito devoluções...
Aliás, as beijocas são extensivas a toda a família e a tantos blogueiros queridos...
Suzana.

Anônimo disse...

Bel e Rodrigo,
peço licença a vocês para, nesse espaço de amor, força e fé, onde tantas graças foram alcançadas e tantos momentos compartilhados, pedir que na próxima quarta feira, dia 29, quem puder faça uma oração pelo 7º dia de falecimento do meu pai e centenário de nascimento de minha avó. Parece que Deus decidiu que meu pai não ficaria na cama enquanto estivéssemos na missa pelo centenário do nascimento da mãe dele e resolveu levá-lo para que ele ficasse junto dela.
Bjs, Maria Elisa

Anônimo disse...

Bel e Rodrigo,

tenho entrado para saber notícias e nada, o que também é ótimo, não é? Já fez um mês o último post.

Devem estar tocando a vida, arrumando o novo apto, a Bela deve estar ótima, curtindo essa nova fase, indo à escola, fazendo novos programas.... Esse certamente será um ano de resgate para ela e para vcs. Curtam bastante!

Maria Elisa, sinto muito pela perda do seu pai. Mas me lembro de vc comentar que as coisas não estavam fáceis, que vcs estavam passando uma fase difícil com ele doente. Acredito que sua avó tenha dado uma força "lá em cima", proporcionando um descanso merecido para ele. Nessa hora difícil temos que acreditar, mais uma vez, que Deus sabe o que faz e que Ele nos dará força para superar a dor e a saudade.
Não me esquecerei do seu pedido e rezarei por ele e por sua família.
Daqui fica um abraço meu.

Um abraço também para todos os blogueiros.

D. Lena, Anna Claudia, Germana, Aninha, Anne, Lia, Denise, Renata Sertã, Família SP2, Adriana, Nika, e demais companheiros (não dá para nomear todo mundo...rs...) espero que esteja tudo bem! Saudades dos comentários de todos.

Renata Serpa Coelho.

Aninha disse...

Maria Elisa,


Um beijo grande para vc e amanha rezarei para o seu pai.
Deus sabe o que faz e receba meu abraco apertado.

Bel e Rodrigo,

Imagino que estejam ja bem instalados na casa nova e adaptados a nova vida. Mudanca sempre faz bem, da uma renovada ,,,,
Sempre penso na Bela e tenho certeza que ela esta otima.
Um beijo grande para vcs .
Aninha

Blogueiros e blogueiras, saudades de todos.
Por aqui tudo bem, Pedro e Maria estao banguelas e umas figuras!
Sisters: por onde andam? saudades de vcs tb!!!!
O unico que vejo sempre eh o Bob, de uniforme do colegio, cada dia mais fofo e eh o xodo da Garatuja, todo mundo da colinho para ele....

beijos e ate a proxima visita.

Germana disse...

Blogueiros queridos,

Queria mandar emails individuais, mas não achei o de todo mundo... computador com tilte dá nisso...

Fica aqui meu convite para o lançamento do livro do Lédio, Almanaque do Futebol, que será nessa segunda, 19h na Argumento do Leblon. O Livro é um barato, um almanaque mesmo, cheio de curiosidades - até aquelas bizarras - sobre o mundo da bola. Lembrei logo dos Botafoguenses roxos, Anna e Verinha, dos amigos-solidários Vascaínos da Familia SP2, do tricolor Rodrigo, e até dos flamenguistas Gê e Dudu (eles entram pelo sistema de cotas! Não por eles, que são queridos, mas pela escolha do time...). Nikita e seu filho certamente estariam com a gente. Vou mandar um lá para Cingapura!
Juro que não estou usando esse espaço para propaganda, no sentido frio e comercial. A saudade de todos vcs é enorme e quantas vezes não discutimos futebol aqui nesse espaço???
É um bom pretexto para nos reencontrarmos e tomarmos um café.
Segunda, dia 04, ta? Na Argumento da Dias Ferreira.

Maria Elisa, queria MUITO te ligar, mas seu telefone ficou perdido no meu cel velho que quebrou! Faço uma idéia de como se sente. Um paizinho querido, lindo como foi o seu, fazuma falta danada. Estou aqui ao lado, ta? Vou tentar catar seu telefone!!!
O meu é 91990803.

Um beijo enorme para todos,

Lia disse...

Bel e Rodrigo

Tenho certeza que com vcs está tudo bem, é muito estranho não cruzar mais com vcs na portaria, elevador, play e etc.
Estou morrendo de saudades das meninas.
Mil bjs
Lia taliberti

Ps1- Maria Elisa, rezei bastante para seu pai ontem e ele deve logo estar com a sua vó. Depois de ver nosso pai sofrendo acho que a dor da perda fica menor! Bjs

PS2- Blogueiros, quem não for viajar poderia ir curtir a exposição de orquídias no JB, devo ir amanhã, trouxe minha mãe para passear no Rio e vou levá-la.

PS3- Germana, vou tentar dar uma passada no livraria. Bjs para o Bob que deve estar lindo!

adriana disse...

Bel, Rodrigo e Blogueiros,
Acho que nem precisa perguntar se está tudo bem com a Bela, por que a "ausência" já nos diz tudo.
E Graças a Deus!!
Bem, alguns, ou algumas já sabem, mas outros não sei se sabem. Depois de 6anos de Ásia, estaremos de volta nestas férias para FICAR!!!!
O Lédio nem para me esperar!!! Com certeza, este livro é um presente certo para o meu marido que AMA futebol, mas depois tenho que conseguir dedicatória.
Enfim, a partir de julho estarei acampada na casa do meu pai e provavelmente num apto. por uma temporada para procurar um lugar para morar. Se alguém souber de alguém que esteja vendendo, ou quem sabe alugando um apartamento entre Ipanema, Leblon e Jardim Botânico, please, coloca em contato comigo.
Meu email é: ragottschalk@hotmail.com
Beijos e me aguardem!!
Adriana(ex-japa, quase ex-coreana e futura CARIOCA!!!)

Denise Sertã disse...

Béééééééél, Rodrigo, Nana e Bela!!!

Minha mãe passou ótimos momentos com seus pais e tio Janjão em NF. Já soube do super-techno-ap!!!
Quando der, mandem fotos das fofíssimas na nova casa, no novo play...
Bejos saudosos!
Denise, Carlos (embarcando esta semana p/ Asia...),Lourenço e Olavo.

P.S.: Gê, a flamenguista aqui até iria aolançamento, mas saí do trabalho às 20:30hs!
Dri - bom retorno! Boa sorte! Avise quando chegar.
Meninas (todas), para não me esquecer de ninguém, SAUDADES!

Germana disse...

Cadê esse povo!!!!??????? Risos.

Bel, entrei aqui só para te dar um beijo gigante de Dia das Mães. Vc é a maezona do ano, da década aliás. Merece toda a felicidade do mundo que essaas filhas maravilhosas te trazem todos os dias!!!

O melhor presente desse dia, todos nós já sabemos: são as meninas com saúde, graças a Deus.

Um beijo em todos os blogueiros queridos, em especial para as mamães. Beijos tb nas Vovó Lena e Cecília!

PS1: Georgia e o campeão de Natação Gui foram lá na Approach (ao lado do Sto Inácio) para uma visitinha. Amei. Gente, o garoto é incrivelmente fofo, inteligente, cheio de tiradas rápidas, conversas engraçadas. Amei, amei. Tem 11 anos e a maior pinta de campeão!

PS2: Encontrei a Aninha no Dia das Mães da nossa creche. Maricota deu um show cantando músicas lindas.

PS3: Bob é um pequeno astro da TV. Olhem que fofura. É sem dúvida a melhor obra de Lédio Carmona.
http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1022318-7824-LEDIO+CARMONA+E+GUSTAVO+POLI+LANCAM+ALMANAQUE+DO+FUTEBOL+SPORTV,00.html

PS4: Dri e Nika, não vejo a hora de vcs chegarem!

PS5: que saudade dos PSs!

Um beijo enorme em todos.

Germana disse...

Mais um PS: o fato do melhor presente de Dia das Mães para a Bel ser a saúde das filhotas não impede o Rodrigo de comprar um presentão. Combinado?
+ Beijos, queridos.

Lia disse...

Bel

Feliz dia das mães! Como bem disse a Germana, vc é a mãezona do ano! E claro que Cecília e Lena também, merecem um super parabéns pelo dia de hoje.

Sabemos que quando não temos notícias é porque está tudo bem, mas estamos morrendo de saudades até eu, que agora sou vizinha de outra rua.

Bjs para os 4.
Lia Taliberti

Ps1- Todas as mamães blogueiras sintam-se super abraçadas e parabenizadas!

PS2- Agora já está super confirmado, teremos mais duas meninas na família!

Anônimo disse...

Gente,

ontem não consegui acessar o blog, mas me lembrei muito da Bel e de todas as demais mamães e avós blogueiras.

O virtua lá de casa realmente conspirou contra mim. No pouco tempo que passei em casa recusou-se a fazer a conexão. Um estraga prazeres!!!

Mamães e vovós blogueiras um abraço carinhoso! Felicidades!

Saudades dos posts!!! Saudades dos comentários! E das fotos das meninas, então? Ai... ai...

Mas como disse a Aninha, a ausência é por uma ótima causa: vida normal à mil por hora, saúde e arrumação de casa nova! A vida como tem que ser, né? Amén!

Germana: o Bob está maravilhoso, hein? Pena que não consegui ir no lançamento do livro... queria vê-lo ao vivo.
Vamos marcar um JB?

Adriana: que legal vc voltando para o Rio, hein?

Anna Claudia: cadê vc? E a Anna Luisa? Conta umas novidades aí... estamos com saudades!

Beijos para todos!

Renata Serpa Coelho.

Germana disse...

Cadê esse povo??????????????????????????????!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Beijos, Gê

Denise Sertã disse...

Béééééééééééé´lzinha,

beijo especial pelo seu dia 27!
denise

Germana disse...

Queridos, será que vcs receberão esse recadinho? Escrevo só para dizer que mesmo sem a rotina do blog, continuo sempre pensando em vcs e nas meninas e imagino que a Bela esteja ótima! Vi vcs dois super leves (ótimo astral!) na Argumento, em abril (ou foi em maio?), e Anne me deu mais notícias tb. Mas não custava entrar aqui e comentar da saudade que sentimos! Por aqui tudo ótimo. Bob com 1 ano e 3 meses está simplesmente encantador. Fala mil palavrinhas (ele é tagarela como a mãe!), tenta se comunicar sem parar. Anda e corre muito também. Hoje, domingo, fiz um passeio com ele e com a Anne por esse Rio tão lindo de junho. Claro que perguntei por vc e vem daí esse meu post saudoso de hoje. Fiquem com Deus!!!
Bel, mande mil beijos para seus pais! Beijos para todos os blogueiros queridos. Adriana já chegou ao Brasil? A Nika está por aí!!!
Beijocas,

Anônimo disse...

Olá pessoal,
assim como a Gê estou com saudades das novidades. Ou melhor, das boas novidades. Ao que parece a BELA está MARAVILHHOSA. Quando puderem, postem uma foto mais recente. Bjs, Maria Elisa

Beto disse...

Rodrigo e Isabel,
parabens pela vitória alcançada e pelas lindas filhas.
Li seu blog inteiro, e mais uma vez parabens pelos relatos emocionantes e emocionados e pelos parentes e amigos maravilhosos que os acompanharam.
Eu e minha esposa estamos iniciando uma jornada parecida com a que voces enfretaram, pois nosso filho Robert iniciou um tratamento para Linfoma de Burkitt (cancer) há quase 2 meses. Fizemos um blog também (nossopequenoguerreiro.blogspot.com), pois temos vários parentes e amigos que moram em outros estados, e realmente ajuda bastante e nos dá força.
Gostaria de falar que só ouvimos elogios sobre voces e principalmente sobre as meninas no Copa D'or... vcs são uma unanimidade de força, coragem e bondade.
Gostaria de deixar meus contatos, e pedir para vcs ligarem, caso não se sintam "invadidos". 8869-8008 (Jana) e 8788-8008 - robertomoreira@rionet.com.br (Beto).
Saibam que a Bela e todos vcs já estão incluidos nas nossas orações diarias, assim como outros novos amiguinhos que fizemos nesse tempo de hospital.

Grande abraço e fiquem com Deus.
Beto (pai do Robert)

Lia disse...

Bel e Rodrigo

Passei par dar uma olhada e matar as saudades, como sou privilegiada, vejo a Bela quase todos os dias, e posso testemunhar o quanto ela está bem, aliás a família está ótima com esta etapa tão sofrida vencida com medalha de ouro.

Acho que está na hora de fazermos uma comemoração pelo fim desta etapa tão longa, que tal um papo no Jardim Botânico? (poderíamos matar as saudades dos blogueiros, ficamos todos um pouco carentes)

Mil bjs
Lia Taliberti

PS1- Hoje eu mando o blog das minhas netas que estão a caminho, está faltando pouco, estamos muito felizes porque elas serão criadas neste paraiso que é a Rua Faro (em frente a casa da vovó super coruja). O blog é http://mariaeduardaevalentina.blogspot.com

Ps2- Beto, tenha fé, a partir de agora o Robert contará com as orações de inúmeros amigos deste blog. Como disse o padre Klein na missa da Bela de 2 anos de vida, não perguntem Por quê? isso aconteceu mas sim Para quê? vcs irão se surpreender.

PS3- Germana estou louca para encontrar o Bob pessoalmente.

Janaina (mamae do Robert) disse...

Ola mamae e papai, sou mais uma mae passando por um desses problemas da vida que fazem a gente mudar o rumo do nosso barco...Eu e meu marido Roberto estamos no Copa Dor com nosso filho Robert na luta contra um linfoma. Gostaria muito de falar com voces...soube outro dia que vcs tambem usavam o Unibanco e eu tb sou do Unibanco. Meu celular e o 8869-8008, seria legal trocar uma ideia...Adorei ver a bela assim..ela me inspira ....abraco, janaina.

Anônimo disse...

Bel, não sei se vocês ainda estão acessando o blog, mas queria dizer que fiquei emocionada em ver a foto de vcs no caderno Zona Sul de quinta-feira. A Bela está linda demais!!!!! Fiquei muito feliz!!!!

beijos,
Juju

Anônimo disse...

POxa...sempre acompanhei o blog msm sem deixar comentarios,sempre rezei pela Bela...gostaria de ter notícias de vcs!!!Acho importante msm depois de curada, pq com fé em Deus ela está CURADA, vcs darem notícias para quem tanto torceu,rezou e acompanhou td...
Gostaria de notícias...
Bjus a tds e obrigada..