O aniversário foi comemorado todo o tempo. Bela tinha a noção exata que a festa era para ela, que aquele era o seu dia. A alegria era contagiante, atendeu telefonemas e contava para todos que via que estava fazendo 3 anos. Tanta alegria que também contagiou nossa linda morena Nana, que estava radiante com o dia da irmã. "Olha Teté, vem abrir os seus presentes"! Ficamos as vezes surpresos com tamanho carinho que a Nana tem pela irmã. Sem ciúmes, sem comparações, um amor verdadeiro e puro, que sentimos que brota do fundo e que é demonstrado espontaneamente, sem nenhuma cobrança. Esta semana mesmo Nana teve um passeio com a escola no MAM e perguntou se a Teté iria. Dissemos que não, que seria só para a sua turma e ela respondeu que iria ficar com muita saudade da irmã. Nossa Nana não perde seu posto de também protagonista de toda a nossa luta, com toda a sua sensibilidade sabe perfeitamente da sua importância e de todo o amor que Teté e nós sentimos por ela. Só temos que agradecer por estas filhas tão maravilhosas e pela tão bonita relação que une nossos dois tesouros.
Foram ótimas festinhas! Domingo em casa, só com a família e o querido Pepê, praticamente mais um irmão. O Pula Pula inflável, presente da dinda e dindo, fizeram a noite ainda mais divertida. A festinha na escola no dia seguinte também foi outro sucesso. Não podia acreditar que estava ali, com todos os seus novos amiguinhos da turma e mais os tão amados papai, mamãe, Nana, Vovós Cecilia e Lena, Nini, Eva, Pepê, Bebel, Antonio e Chico. Todos na sua sala, vendo seus desenhos, seu lugar de brincadeiras e também cantando parabéns e soprando mais uma vez as velinhas. Foi muito bom!
Estes têm sido dias para lá de corridos. Rodrigo com o trabalho a mil por hora e todos nós em contagem regressiva para terminarmos a reforma e nos mudarmos. Agora precisamos realmente correr, pois fechamos o aluguel do nosso apartamento, que precisamos prepará-lo para os novos inquilinos que chegarão. Nesse meio tempo algumas idas rápidas ao Planeta Leucemia, para os hemogramas de checagem. Por sinal, bons exames. Melhora da parte vermelha e a parte branca, exatamente dentro da faixa esperada, agora com a quimioterapia oral "full". Esperamos que seja sempre assim pelos longos meses que ainda temos pela frente. Pelas contas atuais, até fevereiro de 2010, quando ainda teremos a nossa pequena heroína ainda no limite da neutropenia, das baixas defesas, mas algumas boas.
Falando em Planeta Leucemia, podemos dizer que na terça a noite passamos lá. Parecia uma ida de uma casa antiga, de onde estamos saindo, de onde trouxemos muita coisa e deixamos muito pouco por lá. Terça foi o dia da última punção intratecal do nosso amigo de jogo MTX! Outra data tão aguardada por nós e que parecia estar tão longe... Pelo protocolo do tratamento foi a última anestesia para a aplicação da quimioterapia no sistema nervoso central. Graças a Deus. É de cortar o coração ver a nossa baixinha ir apagando, ainda mais agora que a cada dia volta a ser uma criança normal, de 3 anos recém completos. Levá-la para o hospital é realmente uma tarefa nada fácil, mas a "colaboração com o inevitável" é sempre lembrada.
Talvez pior do que o ir apagando, e também ter que deixá-la com os médicos para o procedimento, tem sido sua volta da anestesia. Foram tantas que perdemos as contas. É melhor mesmo nem ficar fazendo. Demorou mais uma vez muito para acordar, assustada e chorando muito, se contorcendo, parecendo dor. Mais um "hello!" do Planeta Leucemia, que não poderia deixar de ir se despedindo facilmente. Adormeceu novamente nossa Bela, acordando uma hora a mais depois, no estilo grilinha falante, feliz, cantante, não deixando de passar no coffe shop, para comprar uma torta de chocolate, "que a Nana vai adorar!". É realmente muito bacana o carinho de uma com a outra, com várias demonstrações que nos respondem que estamos com mais acertos do que erros na missão de educar. Nessa noite nossa baixinha foi dormir quase uma da manhã, pois foram quase duas horas de sono entre seis e oito da noite no hospital, que por sinal é um lugar onde nos sentimos relativamente bem. Estranho?
MTX injetado significa trabalho de rescaldo redobrado. Zofran venoso entra em seguida e em casa nosso amigo Vonau (substituto mais em conta do Zofran) vem fazendo direitinho o seu papel. É importante, pois amanhã já é dia de MTX oral. Pelo visto vamos de Vonau até segunda próxima. E agora será a rotina de QTs orais noturnas diárias, reforçadas pelo MTX na quinta, reforços de Vonau e exames de sangue periódicos, no mínimo a cada duas semanas. Nesse intervalo buscando afastá-la de gripes, resfriados e quaisquer vírus usuais de uma criança de 3 anos, da melhor forma que pudermos. Continua a nossa célebre frase de diversas fases do tratamento do "preço da liberdade ser a eterna vigilância".
Chegamos ao fim de um ciclo importante do tratamento, continuando outro não menos importante, mas mais brando, mas longo. Não podemos ainda nos despedir do planeta que habitamos por muito tempo, que nos ensinou muita coisa bacana e nos aproximou de uma realidade que não fazíamos a menor questão de conhecer. Por coincidência, chega agora uma resposta que sequer esperávamos que teríamos, a essa altura do campeonato. A Editora Elsevier respondeu a um projeto de lançamento do livro “Você e a Leucemia, Um Dia de Cada Vez”, pela primeira vez traduzido para português e distribuído no Brasil. É um projeto de tradução, publicação e distribuição gratuita, com palestras e cartazes em centros de oncologia pediátrica e também com comunicação via assessoria de imprensa. Será que sua empresa se interessaria em contribuir para esse projeto? Estamos tentando fazê-lo junto à ABRALE (http://www.abrale.org.br/), que receberia as doações, com as isenções fiscais de uma OSCIP. Quem se interessar, por favor mande um email para o Rodrigo (rodrigo.capistrano@gmail.com), que a gente passa mais detalhes.
Por enquanto é só. Esperamos que a nossa Bela continue resgatando seu tempo de vida, recuperando sua vida, iluminada e alegre como tem sido nos últimos dias. Só temos que agradecer a Deus por mais este ano, pela sua recuperação e por sua saúde. Seu cabelinho já começa a ter cachinhos, continua espichando e pela primeira vez percebe-se nitidamente que está ficando mais "encorpadinha". Está realmente adorando a escola. Como há duas Belas, além da professora, ela é Bela "Teté". Que seja assim, que possamos viver os próximos 10-12 meses que temos ainda pela frente dessa forma. É a vida que podemos ter e temos que agradecer, pois está maravilhosa.
Antes de nos despedirmos, gostaríamos de compartilhar o email que recebemos da Isabela, professora da nossa Bela, no dia do seu aniversário, que muito nos tocou, que expressa lindamente nossa linda guerreirinha. Fiquem com Deus, muito obrigado por estarem por aqui e até o próximo post.
.
.
"Bel e Rodrigo,
Todos os pais sonham com o primeiro dia de aula de seus filhos. Sem dúvida, todos são tomados por muita emoção e felicidade. A torcida é para que aquelas primeiras tardes passem bem devagarzinho, assim todos os momentos são registrados, nas milhares de câmeras- claro!- mas principalmente em seus corações.
Todos os pais sonham com o primeiro dia de aula de seus filhos. Sem dúvida, todos são tomados por muita emoção e felicidade. A torcida é para que aquelas primeiras tardes passem bem devagarzinho, assim todos os momentos são registrados, nas milhares de câmeras- claro!- mas principalmente em seus corações.
Já vivi muitos primeiros dias, não como mãe, ainda, mas como parceira delas, como alguém que quer muito ver todos os pequeninos felizes, aprendendo, brincando e se desenvolvendo em um ambiente seguro e saudável.
Durante o ano, são muitas as emoções e alegrias para vocês pais, mas também para nós. São desenhos, relatórios, teatros, apresentações, tiradas- quantas tiradas!-, novas curiosidades, muitas descobertas.
Tenho certeza que para vocês toda essa emoção se triplica e transborda em ver nossa pequena guerreira começando sua vidinha escolar e social.
Poder acompanhar a Teté nesses primeiros momentos foi e é um presente. Nos faz simplesmente parar e agradecer. Cada passo, seus olhinhos- que falam- observando a tudo e a todos. A vontade de mergulhar de cabeça naquele mundo, antes só da Nana, mas ainda uma certa resistência pelo desconhecido. Cada novidade, ganha um sorriso tímido (a lingüinha da Bela fica pra fora e os olhos mais expressivos do que nunca!) de quem está muito feliz em estar ali, mas que ainda quer um tempinho para “entregar seu coração”. A vozinha rouca nos chama e diz exatamente o que quer. Presentes para a mamãe, papai, Nana, Leni e para as primas Bia e Carol, fazem a ponte com seu mundinho seguro e muito conhecido; assim como os muitos desenhos de todos no quadro e o orgulho com que diz “É a minha família!”.
Aulas de música, inglês, pinturas e muitas brincadeiras. Bela está se deixando conquistar aos poucos. A alegria em ser ajudante, as trocas no lanche com os novos amiguinhos- Bem irmã da Nanoca, adora um biscoitinho!-, as histórias que tanto gosta. Nos conta muitas novidades de casa, das vovós, viagens e não esconde o entusiasmo quando a Nana vem com as amigas ficar um pouquinho em nossa sala. Papa Vento e Mágico, definitivamente, nos tiram do parcão e parquinho. A Bela reclama do barulho e me pede para brincar na sala. Junto com os outros amiguinhos que não gostam do barulho, brinca mais à vontade e conversa bastante. Certos estão eles!
Aos pouquinhos, Teté vai se sentindo segura para estar ali e aproveitar ao máximo cada momento, cada descoberta!!
Hoje, desejo a ela, pequena guerreira, ainda mais alegrias e a certeza de momentos maravilhosos, sempre perto dessa família tão linda, que vocês têm. Deixo um beijo bem grande para vocês dois, pelo exemplo que foram, e são, para tanta gente, pela força e, acima de tudo, pelo amor que os une. Não esquecendo, claro, de uma pessoinha também iluminada e que desde tão pequena demonstrou muita sabedoria e generosidade: Nana. Fico feliz em ter feito parte de sua vida e como já disse tantas vezes a você, Bel, minha admiração por ela só faz crescer. Linda, querida, educada, amiga e uma irmã maravilhosa! Parabéns a vocês quatro! E toda a família! Teté, hoje é o seu dia, que dia mais feliz! Parabéns! Parabéns! Parabéns!
Amanha vou mandar um vídeo pequenino, em que ela brinca, ajuda e já mostra estar bem entrosada com sua sala, amiguinhos e professores. Ficou muito pesado para mandar por aqui e não quis colocar na Internet.
Com certeza, esse será um ano de muitas alegrias!!
Contem comigo, Tati e toda a escola. Estamos muitos felizes em ter a Bela conosco!!
Esse e-mail não foi da professora, da escola, mas de alguém que torceu muito por vocês, e que está muito feliz em poder dividir momentos tão especiais!
Um beijo bem grande,
Isabela.
Contem comigo, Tati e toda a escola. Estamos muitos felizes em ter a Bela conosco!!
Esse e-mail não foi da professora, da escola, mas de alguém que torceu muito por vocês, e que está muito feliz em poder dividir momentos tão especiais!
Um beijo bem grande,
Isabela.
19 comentários:
Queridos Bel e Rodrigo,
Kleenex, Kleenex, Kleenex !!!
Muitos Kleenex !
Já estava desacostumada dessa emoção assim pela proa, queridos.
Aguenta coração !
Desembaça os olhos e segura o funga-funga do nariz !
As fotos estão divinas e expressam a magnitude desta conquista. Que sabor maravilhoso tem este aniversário de 3 anos depois de tantos momentos difíceis !
Sim, vocês conseguiram !!! Graças a Deus, a dedicação de vocês, ao carinho da Nana e a fibra desta menina guerreira e iluminada que é a Bela.
A carta da Isabela professora é a síntese do paraíso. Obrigada Isabela por nos dar notícias tão emocionantes desta pequena tão querida. Você fez nossos corações dispararem e a emoção ficar a flor da pele. Que carta lindamente escrita !
Bel e Rodrigo, estamos torcendo pela mudança logo ! Que este novo espaço abra uma nova fase de alegrias, deixando a porta do planeta sofrimento para trás.
Fiquei feliz em saber que cai mais um símbolo do Planeta leucemia: fim das aplicações de mtx intratecais !
Vivam os cachos da Bela !
Mais uma vez, parabéns para todos !
Até o próximo post !
Grande beijo,
Anna Cláudia
Bel e Rodrigo,
quanta emoção!
Cada um dos obstáculos foram vencidos. Vcs quatro, campeões em uma maratona cheia de surpresas agora vão ter o merecido tempo da colheita. As notícias boas vão se multiplicar. E do lado de cá, cada um dá Graças ao Senhor por compartilhar a alegria de vcs.
Bjs, Maria Elisa
Belzita e Rodrigo,
faz tempo que eu nao deixo um recadinho, o que nao quer dizer que nao entro mais no blog, muito pelo contrario... todos os dias, só para ver se tem atualizações.
Um grande beijo atrasado para a Teté, de fato um super guerreira.
Meus olhos encheram de lágrimas com o email da professora da Bela, realmente isso tudo foi uma lição de vida para todos nós.
As fotos estão lindas!!! Amei cada festinha.
Um grande beijo muito especial,
Coli
Só para dizer que estou por aqui...Aproveito para deixar um parabéns atrasado com carinho pelo aniversário da Bela!
A sumida foi porque estou começando vida nova, agora no Sistema Globo de Rádio.
Beijos
Paula
Bel e Rodrigo
Que fotos mais gostosas, isto é que é felicidade!!!!
A família reunida celebrando a vida, isto sim não tem preço! A Bela cheia de vida, graças a Deus, cercada de amigos, primas, vovôs e vovós, dindos, pode ter coisa melhor que isso? Acho que agora só faltará a viagem à Disney porque a casa nova, depois de mais de um ano de espectativa, é a realização!
Bem, nós da Faro vamos sentir muita falta das bonecas, mas pode deixar que serão minhas convidadas várias vezes.
Parabéns pelo post, está leve, bonito e principalmente muito feliz. Como disse a Anna Claudia, o KLeenex entrou em ação, mas agora, de tanta felicidade!
Que bom que a última anestesia foi dada, agora nova fase!
Fiquem com Deus e curtam bastante esta fase maravilhosa das meninas, é uma pena que passe tão rápido!
Bjs para os 4.
Lia Taliberti
PS1- Adorei o presente dos dindos, o big pula-pula fez sucesso!
PS2- Linda a carta da Isabela! Fiquei emocionada.
PS3- Bjs para todos os blogueiros, acho que já está na hora de um novo encontro, vcs não acham?
Béééééééél e Rodrigo!
Nana e Bela !!!!!!!!!
Adorei as fotos tão esperadas!
Que carta! Mais uma linda Isabela na história das suas vidas!
Gostei de ler "terça PASSAMOS lá". Viram como tudo PASSA?
A VIDA, venceu!
Boa sorte no projeto do livro.
Parabéns pela votória do INCA!
Beijos e até a próxima!
Denise,Carlos, Lourenço e Olavo.
P.S.: Concordo c/ novo encontro...
Oi Gente !
Passado mais de um ano do nosso Bate ponto aqui no blog, acho que sinto tantas saudades de vocês blogueiros quanto dos Paixão Capistrano. O carinho que sinto pela Bel, Rô, as meninas, e toda a familia aos poucos foi se esparramando por todos que passam por aqui e também compartilham um pouco das suas vidas.
Por isso concordo com a Lia, vamos promover um novo encontro !
quero saber noticias da gravidez dos gêmeos netos dela, as travessuras das crianças todas, o planeta Ásia das nossas amigas-correspondentes Nika e Adriana..
Gostei da ida ao Jd Botânico no final do ano. Que tal a gente repetir a dose no final de semana que vem ?
Resolvi dar a primeira sugestão pra desencadear logo o processo, mas fiquem à vontade para sugerir outros programas
Beijos
Anne
Bel e Rodrigo,
Amei as fotos das meninas.
Fiquei muito feliz com as noticias e eh claro, emocionada com o e mail da professora da Bela.
Lembrei do primeiro dia de aula das criancas, quanta expectativa nossa e quanta emocao.... E imagino como deve ter ficado o coracao de vcs, vendo a Bela ali, na Escola, como sempre sonhamos e acreditamos que aconteceria em breve....
E a vida vai passando .... E a nossa torcida por essa familia tao querida e especial continua, com pensamentos positivos e oracoes.
E agora vou dizer para vcs que acho otimo que vcs escrevam apenas de vez em quando pois a vida no planeta terra eh corrida demais mas tenho que confessar que sentimos falta dos posts, da forma gostosa que escrevem, das fotos lindas das meninas e seus amigos, das licoes que nos ensinam e dos comentarios dos amigos que fizemos aqui.
Lia e Anne, eu fecho qualquer programa para nos encontrarmos e matarmos a saudade.
Cade as organizadoras? Anne, Anna Claudia e Ge, trabalho pra vcs.
A todos um beijo carinhoso e saudades,
Aninha
Adriana e Nika: Espero que vcs estejam bem ai do outro lado do mundo.
Blogueiros
Vou dar uma fugida, vou descansar porque meu segundo semestre promete! Como fiquei com água na boca dos passeios da Anna Claudia pelo nordeste, aproveitei promoção de milhas, me mando com o maridão dia 27/3 e volto 6/4, vamos para Recife, Joâo Pessoa e adjacências.
Vamos fazer uma celebração de Páscoa? Lembrem-se a Páscoa é vida nova e a Família Paixão Capistrano está super inserida nesse contexto. (se for quando eu estiver viajando não vou ficar chateada).
Pensem nisso, bjs para todos.
Lia Taliberti
Bel e Rodrigo,
Lindo o post!!!! Fiquei emocionada, fico muito feliz em ver como a Bela está bem e cada dia mais linda! Linda também a relação das 2 irmãs, que carinho que elas têm!!!! Como elas são fofas!!!!
Vamos sentir saudades de vcs quando se mudarem, mas esperamos continuar nos encontrando pelas ruas Faro e Itaipava...
Beijos,
Juju
Bel e Rodrigo,
as fotos estão lindas e os sorrisos estampados + olhinhos brilhando valem mais que mil palavras.
Sem dúvida nenhuma o Kleenex entrou em ação semana passada quando acessei o blog. A correria e a ida à São Paulo me impediram de me manifestar..rs...
Só temos a agradecer, não é? Exames e procedimentos complicados sendo deixados para trás... Escola e novos amiguinhos... Passeios e viagens... A vida da Beloca como tem que ser. Feliz, feliz com sua linda família! Que Deus continue a abençoar vcs!
Vamos repetir a dose do Jardim Botânico? Eu topo! Topo outra pizza na Fiammeta também!
Germana, o que vc acha? Vamos reunir a patotinha? Domingo que vem, dia 29?
Anna Claudia, vê se dessa vez vc consegue ir, hein?
Será que as duas princesinhas poderão ir? Aguardemos o número de adesões..rs..
Beijos para todos!
Cadê o pessoal da Ásia? Espero que esteja tudo bem por lá!
Renata Serpa Coelho.
Gente,
esqueci de comentar:
Muito legal o projeto de publicação do livro!
E quanto ao INCA, que maravilha ver as coisas acontecendo, não é? Poder ajudar um pouco e ver o resultado das nossas boas ações. Muito legal mesmo. Dá mais esperanças de termos um mundo melhor, não?
Abraços,
Renata S C
Queridos sobrinhos,
Muito, muito, muito bom, poder ler notícias tão boas, ver fotos tão lindas, poder participar com grande alegria da felicidade de
vocês !!!!!!
Beijos carinhosos para os 4 da
tia Cristina
Como é bom ler tanta coisa boa!!!!!!!!! Fotos maravilhosas, cada palavra mais linda que a anterior. Saber que ela ta super feliz na escola, já cheia de amiguinhos, é muito bom. Adorei tb ver que ela já sabe direitinho que aquela festa era para ela, que aquela alegria toda era em torno dela.
E a Nana? Bel e Rô, vcs realmente se superaram e criaram filhas lindas demais. Como já dissemos aqui, num ano tão dificil como 2008, seria mais do que natural que a Nana ficasse um pouco carente, talvez até um pouco enciumada da irmã. E o que foi que aconteceu? Ela passou a curtir ainda mais a irmã caçula. Uma graça ver que Nana passa na sala dela, com suas amiguinhas, para dar uma atenção à irmã.
É bom demais abrir o blog e dar de cara com um post maravilhoso desses. Vcs sumiram (sinto saudades!), mas tb quando decidem postar... sai de baixo!!!
Parabéns tb pela casa nova e que bom que já têm inquilino para a casa antiga. Meu Deus, quanta eficiência!!!!
Parabéns, mil vezes, pelo fim do ciclo do MTX!!! Obrigada Papai do Céu!
Felicidades para vcs e todos os blogueiros!!!!!!!!!!
Uma perguntinha... ninguem mais tem PS agora nessa nova fase? Eu tenho!!!!! Bob, que acabou de completar um ano, começou a andar nesse sábado (21/03) e já quer correr e chutar a bola. Tb está adaptado à creche, embora ainda faça um dramalhão cada vez que chega lá. Depois passa o choro e ele brinca. simples!
Sobre o encontro, vcs mandammmmmmmmmmm! Domingo, 11h, JB é sempre uma boa. só não vou,s e por um milagre, lédio conseguir ir para Petropolis. Mas a chance é quase zero mesmo...
Silveira, querido, Vascooooooooooooooooooooooo!
Beijões
Muito bom abrir o site e ler um post novo!!
Muito bom saber que a recuperação avança a passos largos.
Muito bom, reencontrar nos comentarios os blogueiros sumidos, é como alguém ja disse, agora vcs fazem parte da nossa vida.
Excelente passar o domingo com a familia reunida no Alto e depois em Sao Conrado.
Melhor ainda assistir à entrada da Nana na sala de TV e pimba: gol do Vasco! Em seguida entrada da Teté na sala e pimba de novo: gol do Vasco!!
Alguma duvida de que elas são iluminadas??
Beijos da familia SP2
Faz tempo que não escrevo aqui. Estamos todos com nossos tempos mais fluídos, deslizantes. Me lembro dos dias em que muitos de nós esperavámos o próximo post. Vários esperando aquele horário das 11h59min que poderia acontecer a qualquer hora! Era uma vício afetivo-emocional. Todos nos blog adicted! Era o canal cotidiano de acompanhar a família. Como diz o sub título do livro- a day at a time. Agora temos mais time, every day. Ufa!
Mas deu saudade deste espaço e resolvi passar para deixar um abraço. E aí o raio do blog me pega pela emoção! Ver a capa do livro que me ajudou tanto quando eu era pediatra e ver que ainda pode ajudar tanta gente, me fez lembrar desses tempos e, em particular de uma paciente que tivemos (Garrido e eu)no hopistal da Lagoa- Suely. Paciente marcante que não sobreviveu, mas nos marcou muito. Seu pai era funcionário da Telerj (era Telerj!) e eu o chamava pelo sobrenome- Barcellos. Pois bem, alguns anos depois da nossa residência (e do falecimento da Suely), encontro o Barcellos na Rua Itaipava. Tinha sido alocado para aquela área. E cada vez que nos encontrávamos, ambos ficávamos com lágrimas nos olhos. Essa capa do livro me trouxe essas lembranças emocionadas.Depois, a carta da professora da Bela. Que beleza de carta, de carinho, de amor.
E assim, vim com saudades e saio carregado de emoção.
Aproveito a lado Dazibao do Blog para recomendar a leitura de um livro indicado pelo Rodrigo (que deveria colocar a imagem da capa no blog). O livro se chama Anticancer, escrito por um médico, David Servan-Schreiber. Um médico ortodoxo, pesquisador nos EUA que tem um câncer cerebral. Narra o que ele conseguiu compilar de evidências a respeito de alimentação e hábitos de vida que podem contribuir para a prevenção do câncer. Sou um cético chato. Desses que leem um livro como este procurando defeito em cada palavra. Pois bem, vale a pena ler o livro. Eu mudaria o título. Ao invés de Anticancer eu o chamaria de A favor da vida.
E antecipo que se alguns aqui seguirem essa recomendação, vamos ver, muito brevemente, um papo Chá Branco com linhaça, ou soja com alho, acompanhado de exercícios e meditação.
Isso dito por mim, assim sem muita explicação, pode dar até internação!
Beijo-Cooper
dinda e dindo amo todos voces
bejao Bia
Postar um comentário