sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Engrenando novamente

Tempo firmando e saúde idem. Julho já vai ficando bem longe e Agosto, não foi mês de desgosto. Desde que havíamos iniciado em meados de Outubro a jornada de 72 semanas da Manutenção, tivemos raríssimas intercorrências e Julho chegamos a 10 dias de interrupção na quimio, chegando até a carimbar um Granulokine no passaporte da viagem que fazemos. "Manutensão" total em Julho e curtição total em Agosto, com fotos das férias esticadas pela gripe suína aqui salpicadas, imagens que dispensam comentários, com a participação das queridas priminhas Carol e Bia.

Talvez a melhor parte daquele período mais complicado foi podermos conhecer verdadeiramente a filha que temos, que a última vez assim tinha sido em 2007. Após uns 7 dias "limpa", sem drogas para que o seu organismo se recuperasse das viroses, saindo da anemia e com defesas voltando, tivemos uns 2 ou 3 dias da Bela em sua plenitude. Uma delícia de criança, alegre, saltitante, pulante, cantante, moleca, tudo de bom! Aproveitamos ao máximo aqueles dias, pois "show must go on" e os nossos amigos de todas as noites tinham que voltar. Aos pouquinhos foram voltando, voltando e logo, em torno de duas semanas já estavam em suas cargas totais. Maravilhosamente voltamos à velocidade de cruzeiro, na qual ficamos um bom tempo no primeiro semestre e agora com o tempo um pouco mais quente, sem aqueles dias frios, chuvosos e consequentemente úmidos, sem viroses, tosses ou espirros. Velocidade de cruzeiro em céu de brigadeiro? Amém. Para ela então nem se fala, pois os "mosquitinhos" podem voltar a ser a cada quinze dias. Ultimamente foi brabo. Quase toda a semana e as vezes a cada 2 ou 3 dias. Tadinha, mas pouco reclama. Nos últimos exames brigava com a gente, dizendo que queria ver o mosquitinho quando colocávamos o seu soninho no rosto, para evitar ver a agulha e o sangue. Pediu, viu, pouco chorou e depois já estava brincando e mais uma vez colaborando com o inevitável.




;

.

.

.

Suínas a parte, tempo mais firme e volta às aulas. A Nana estava louca para voltar, perguntando todos os dias se já era dia de escola. Voltou no dia 17, como a grande maioria. Bela dizia que não queria ir à escola. Nem nós queríamos que fosse. Estava bem assim. Cá pensamos com os nossos botões que se e quando voltasse, nova readaptação na escola teríamos que fazer, pois a vontade era zero. A irmã foi indo, o tempo foi melhorando e no final daquela semana dissemos que iríamos deixar na escola o guarda-chuva que sua querida amiguinha Juju esquecera aqui em casa. Disse que ela queria ir levar e que gostaria de trocar de roupa. Malandra, já imaginava que poderia ficar, mas não falou nada. Não sabia como seria sua própria reação. Pediu para ir lá dentro, na sala de aula, para levar o guarda-chuva e... "eu vou ficar aqui um pouquinho". Nos falamos ao telefone: tempo quente, firmando, tudo aberto e escola super cuidadosa. Um pouco reticentes deixamos ela lá. Se nós adultos complicamos o fácil, nossos pequenos simplificam o que achamos difícil. Adaptação feita em 3 segundos. De lá para cá tem ido todos os dias, adorando e nos contando de forma vibrátil tudo o que faz e acontece, principalmente falando dos seus queridos amiguinhos. Uma delícia.

Mas, há uns dias que ganhamos um belo de um "helloooo" do Planeta Leucemia. Espirros e tosses? Foi a Nana! Ufa! Comemoramos. Bela tossindo? Frio na espinha. Não há uma única vez que não cheguemos perto para lhe fazer um carinho e não coloquemos a mão no seu pescoço para sentir a temperatura. Achamos que ela percebe, mas sabe que faz parte do jogo. Uma noite na semana passada, simplesmente do nada - do nada não deve ser pois alguma razão há de existir - a Bela deita e tem uma acesso de tosse, de fazê-la chorar, por não conseguir dormir, nós então... Mandingas e simpatias em vão até que um xarope acalmasse a tosse e ela conseguisse dormir. Ela sim, nós não. Rodrigo com taquicardia novamente, Bel com insônia até as 4 da manhã, perfeito para nós que queremos recuperar a nossa saúde, principalmente quando estresse e falta de sono são boas causas para uma baixa imunidade. Temos que nos acostumar a esses solavancos inesperados. Achamos que nunca nos acostumaremos.

Mas vamos seguindo, com a Bela bem, que é a mais pura verdade. Crescendo! Foi na endocrinologista outro dia e cresceu mais 4 centímetros! Já está com 97 cm, recuperando muito a distância que estava e indicando que estará acima da curva. Usualmente o crescimento fica estagnado durante a parte mais dura do tratamento x doença e depois vai se recuperando. A Bela não está diferente, graças a Deus. Comendo bem também, que nos tranquiliza muito, principalmente nos finais de semana, que o MTX que entra na quinta a noite baqueia bem e o rescaldo com o Vonau continua até segunda. Tem funcionado. Time que está ganhando não se mexe e os remédios contra enjôo continuam na roda semanalmente.

Enfim, continuamos andando, pedindo para que a primavera chegue logo, que o frio, chuva e umidade voltem somente no inverno do próximo ano, que o tempo firme, para que possamos continuar caminhando, avançando no tratamento. Outro dia mexendo em vídeos antigos, pegamos um do Carnaval desse ano. Tão ali, mas ao mesmo tempo tão longe. Parece que foi ontem, mas já se passaram 7 meses, quase 30 semanas. Parece ontem, mas foram quase 30 semanas de tratamento que já se passaram nesse período. 47 semanas corridas já ficaram para trás. Interrupções cá e acolá, retomadas com doses parciais, devemos ter umas 2 ou 3 para pagar lá na frente, pois o que vale é a dosagem plena dos quimioterápicos. Final de março, início de abril deveremos estar encerrando o tratamento. Mais provável final de abril? Talvez.

Que seja antes do inverno. Que possamos ter a nossa Bela de volta e possamos viver novamente no Planeta Terra em sua plenitude, vida de terráqueo, poder viajar para lugares que fiquem a mais de uma hora e pouco do Rio, poder viajar de avião, poder esperar febres baixarem sem se preocupar, poder não se apavorar por saber que ela tem defesas, vê-la moreninha sem sua palidez da anemia. Se Deus quiser esse dia há de chegar e desse biênio possamos extrair todas as boas lições que aprendemos e possamos usá-las para ajudar muita gente que pode precisar.

Foi bom contar para vocês mais um pouquinho de como temos andado. Beijos e abraços. É bom tê-los por perto. Fiquem com Deus e que venha o calor!

10 comentários:

Marthinha disse...

Queridos Bel, Rodrigo, Nana e Bela,

Depois de tanto tempo sem ler o blog, adorei ler as novidades e ver as fotos lindíssimas!!! Que bom saber que a Bela já voltou à escola e que, aos poucos, as coisas vão voltando ao normal, apesar das turbulências que sempre assutam. Mas, com certeza, o pior já passou e agora, a tendência é só melhorar.
Que Deus continue a iluminar o caminho de vocês e a brilhar nessa família tão querida e especial.
Um grande beijo, Martha, Marcelo, Maria, Luiza e Carla

PS: Eu não liguei para agradeecr, mas adorei a casa nova e o jantar. A noite em que estivemos aí foi muito agradável!!!!

Beto (pai do Robert) disse...

Familia vencedora, parabens pelas fotos e por cada dia de vitória. O tempo vai ajudar e a passagem do H1N1 também vai ficar para tráz...
Rodrigo, vi que a Bela tem recebido muitas abelhinhas, mas com certeza voces conhecem a pomada EMLA? é uma pomada que anestesia a parte periferica se colocada de 20 a 30 minutos antes de se tirar o sangue... não é muto divulgada, mas funciona mesmo!! minha esposa e meu filho mais velho já fizeram o teste...
Mais uma vez, força para todos nós e que tenhamos sucesso no tratamento e cura dos nossos filhos.
Grande abraço.

Anônimo disse...

Bel, Rodrigo e meninas lindas,
as fotos estão maravilhosas! O túnel terminou!!!! Ver a Bela com o cabelinho farto e lindo é um sinal exterior, algo aparentemente pouco importante, mas que me parece um marco. No carnaval em Friburgo já me emocionei muito em vê-la bem, as fotos recentes mostram uma Bela muito melhor. Quanta alegria! VAMOS DAR GRAÇAS À DEUS! Atenção blogueiros, já podemos começar a pagar nossas promessas (sei que muitos fizeram)! Eu, como sou esquecida, costumo anotar para não esquecer. Mas farei com muita felicidade, e com uma certa dose de cara-de-pau, porque, sem consultar, envolvi minha filha, algumas amiguinhas e o Lourenço da Denise. Sempre faço esta confusão, mais de uma promessa (quando a ansiedade é grande), prometo contando com participação de outras pessoas , mas no final acaba tudo dando certo. Muitos beijos para vocês. Com carinho, Maria Elisa

Suzana disse...

Bela Família,
Nada mais gratificante e emocionante do que ver nossos filhos sorridentes e felizes, descobrindo o mundo com entusiasmo...
Os pequenos medos podem até incomodar, mas normalmente fazem parte dos corações felizes e apaixonados...
E como não viver constantemente apaixonados por esses pequenos seres que, além de adoráveis, ainda retribuem tão generosamente o nosso amor?
Sentimentos sempre farão parte de todas as vidas, mas abençoados somos pela reciprocidade que nos proporciona as melhores emoções...
A "simples" existência do amor já é um sinal da abençoada presença de Deus em nossas vidas, por vezes nos fazendo sorrir, por vezes nos fazendo chorar, mas sempre dando o mais valoroso sentido às nossas existências...
E as alegrias?!
Ah! Estas com certeza estão apenas começando...
Beijos,
Suzana, Mario e Ana Clara.

Anônimo disse...

Bééééééél, Rodrigo, Nana e Bela!

Chegou o calor!
Voltaram os cachinhos!
Adoramos as notícias e as fotos!
beijos saudosos!!!!!!
Denise, Carlos, Lourenço e Olavo.

Talita disse...

Querida família,

Como é bom ver a Bela sorrindo, feliz e crescendo. As fotos transparecem isso e, Nana também mais crescida e linda!
Do lado de cá, estamos sempre na torcida por vocês e que dias como estes se repitam sempre, e ajudem a passar mais rápido esta fase, que apesar de nos pregar alguns sustos, é bem mais amena.
Um beijinho muito especial para Bela, saudades de vocês! Podíamos combinar para reunir as crianças qualquer dia.
Fiquem com Deus e Nossa Senhora,
Abraços,
Talita.

Germana disse...

Nossa, que saudade dessa Familia Blog! Como é bom ver textos e fotos tão lindas. Setembro ficou martelando na minha cabeça: faz um ano que a Bela entrou na manutenção. A gente esperava TANTOOOOOOOOOOOO pelo início da primavera ano passado, lembram? Para mim, setembro agora é o mês mais marcante do ano.
O Blog está sensacional!!! Cada foto mais linda que a outra!!
Bobzinho (agora Bobzão) está com quase um ano e sete meses, falando TUDOOOOOOO e sempre muito risonho. Hoje mesmo ele sumiu da minha vista e eu perguntei para a empregada (não estava me dirigindo a ele): "Cadê o Roberto?". Ele estava deitado no berço e a babá me contou que ele sentou na hora e respondeu "Tô aqui". Como pode? Com um ano e meio? Eu acho ele quase um Einstein, me perdoem...
Amigos queridos, desejo tudo de bom, aliás de melhor.
Um beijo com muita saudade,

Anônimo disse...

Bel, e nosso almoço?
me liga para a gente marcar, tá? Vamos tentar antes do dia 15?
beijos,
Lu

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Bel, tá fofa a cena - eu chorando com o rímel bem borrado aqui na minha sala da Coca lendo seu Blog...Tmb me lembro de uma ligação da Ana no dia 24 p/mim contando o que havia ocorrido, e da minha direção zero defensiva rumo ao Copa D'or para ver vcs...Surreal, 24 meses depois, estava sua gatinha lá na casa da Germana, muito linda, uma lourinha moreníssima, tomando banho de piscina. Vc e o Rodrigo realmente tem história pra contar olhando pra trás! E o melhor disso tudo é sempre o que o presente proporciona, como agora. Quem diria em jul/02 que haveriam estas fotos MARAVILHOSAS de duas crianças lindas de morrer, com dois pais babões que são só sorrisos???? O mesmo se pode dizer de jan/08...Mas enfim, o presente é um PRESENTE de Deus p/esta família muito linda e admirada por todos que são vcs! E o futuro então, cheio de coisas muito boas como as duas crescendo a cada dia mais fofas, amigas, EDUCADAS, tudo de bom mesmo que vcs merecem!! Agora que abrimos novamente a porteira dos encontros, NINGUÉM NOS SEGURA! Um mega beijos a vcs e vamos que vamos! Pri